SóProvas


ID
1362379
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Uma empresa que planeja aumentar a capacidade produtiva de sua fábrica, avalia se deve investir em um aumento de capacidade fixa de 350.000 unidades/mês. Isso faria com que seu custo total aumentasse mais que proporcionalmente, apesar de seus custos variáveis unitários não sofrerem alterações.

Caso essa empresa opte por mais capacidade, sua alavancagem operacional será

Alternativas
Comentários
  • GAO= ∆% Lucro / ∆% Volume , como a questao disse que o custo aumenta mais que proporcional , então o lucro aumenta mais que proporcional. Assim, o efeito da alavancagem operacional está relacionado com os gastos fixos da empresa, gastos estes que poderão constituir risco para as atividades operacionais. A alavancagem operacional vem medir qual será a proporção deste risco.

    Fonte: Wikipedia

  • Nao entedi, aumento de custo leva uma redução no lucro.

  • Gabriela, o GAO é determinado pela estrutura de custos e despesas da empresa, apresentando maior capacidade de alavancar os lucros aquela que apresentar maiores custos e despesas fixos em relação aos custos e despesas totais. Identicamente, empresas com estrutura mais elevada de custos e despesas fixos assumem também maiores riscos em razão da maior variabilidade de seus resultados operacionais.

    Tentando traduzir....

    A questão menciona que com o novo nível de operação os custos variáveis permanecem no mesmo patamar, mas há um aumento mais que proporcional no custo total, ou seja, esse aumento mais que proporcional nada mais é que um incremento no custo fixo. 

    Conforme exposto acima, a alavancagem operacional está diretamente relacionada ao custo fixo da empresa, em outras palavras significa dizer que o ganho da empresa advém da diluição desse custo fixo (economia de escala), ou seja, quanto mais ela produzir menor será o custo fixo unitário e menor, portanto, o custo unitário total.

    Já o aumento do risco está associado justamente a esse incremento no custo fixo, pois no caso da empresa necessitar reduzir sua produção (choque na demanda, por exemplo) o custo unitário total irá aumentar significativamente. Vale lembrar que se uma empresa tem 100% de seus custos variáveis e ela venha, por algum motivo, reduzir sua produção a zero o custo total dela será zero. No entanto, no caso de 100% dos custos serem fixos (aluguel do galpão, por exemplo) mesmo que a produção vá a zero a empresa continuará tendo que arcar com esse custo fixo. Daí o aumento do risco citado na questão.

    Bons estudos.   

  • Se aumenta a capacidade de uma empresa, aumenta-se também os riscos de operação dela...

  • Alavancagem = ∆% Lucro / ∆% Volume

    Lucro = PV-Cfixo-Cvariável

    Situação: Volume aumenta  na proporção X e o custo fixo aumenta (X+Y), enão o lucro não cresce proporcionalmente, o volume cresce mais do que o lucro, ou seja a variação do volume é maior do que a nova variação do lucro, fazendo com que a Alavancagem reduza. .... como pode ser A?

    Alavancagem = ∆% Lucro / ∆% Volume

    Suponha essa situação

    Volume atual de 400 mil peças com os custos abaixo

    CV/unit = $1

    CV Total = $400 mil

    CF Total = $400 mil 

    Ctotal = $800 mil

    Preço de Venda = $4

    Receita: $4 x 400 mil = $.1600

    Lucro bruto = 1.600 - 800 = $800

    Agora iremos aumentar a capacidade em 350 mil, novo volume = 750 mil

    CV/unit = $1

    CV Total = $750 mil

    CF Total = $900 mil  <<-- aumentou mais que proporcional para o custo total ser mais que proporcional

    Ctotal = $1.650 mil   <<-- aumentou mais que proporcional

    Preço de Venda = $4

    Receita: $4 x 750 mil = $.3000

    Lucro bruto = 3.000 - 1.650 = $ 1.350

    Alavabcagem Operacional = (1.350/800)/(750/400)

    = 1,6875/1,875

    = 0,9  < A alavancagem reduziu 10%