SóProvas


ID
1362532
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a lesão de esforço repetitivo que acomete o grupo muscular flexor do punho e pronador do antebraço.

Alternativas
Comentários
  • Análise das alternativas: 

    a) A Epicondilite medial é um tipo de inflamação que ocorre nos tendões flexores do antebraço, ou seja dos tendões do epicôndilo medial. As causas mais frequentes da epicondilite medial são as atividades em que ocorre flexão repetitiva do punho ou fechamento frequente dos punhos, seja inconsciente, durante o sono, a leitura ou ao dirigir um veículo, ou consciente, no manuseio de raquetes. A lesão muscular e observada na origem dos grupos musculares flexores e pronadores do punho.

    b) A epicondilite lateral geralmente esta associada a indivíduos que executam a extensão do punho contra a resistência de forma repetitiva, tais como carpinteiros, encanadores e em atividades esportivas que utilizam raquetes.

    c) Fibromialgia é uma síndrome em que a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles.

    d) Epicondilite posterior não existe.

    e) Síndrome miofascial consiste em uma disfunção neuromuscular local que se caracteriza por apresentar áreas sensíveis em bandas musculares tensas ou contraturadas que geram dor em regiões afastadas ou circunvizinhas. Esta dor miofascial pode ser oriunda de um único músculo ou pode abranger diversos músculos, levando a padrões distintos de dor.

    Logo, a lesão de esforço repetitivo que acomete o grupo muscular flexor do punho e pronador do antebraço é a Epicondilite medial.

    Resposta A 

    Bibliografia 

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. Dor relacionada ao trabalho : lesões por esforços repetitivos (LER) : distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort) / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2012.