SóProvas



Questões de Enfermagem e Saúde do Trabalhador


ID
45805
Banca
FCC
Órgão
TJ-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um profissional de enfermagem recusou-se a manusear quimioterápicos antineoplásicos devido a falta de equipa- mento de proteção individual. De acordo com as legisla- ções atuais, esta conduta é considerada

Alternativas
Comentários
  • CÓDIGO DE ÉTICA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
    SEÇÃO IV - DAS RELAÇÕES COM AS ORGANIZAÇÕES EMPREGADORAS
    DIREITOS
    Art. 64- Recusar-se a desenvolver atividades profissionais na falta de material ou equipamentos de proteção individual e coletiva definidos na legislação específica.
    NR 32
    32.2.4.7.Os Equipamentos de Proteção Individual – EPI, descartáveis ou não, deverão estar à disposição, em número suficiente, nos postos de trabalho, de forma que seja garantido o imediato fornecimento ou reposição.
  • De acordo com a nova resolução do COFEN Nº 564/2017, o artigo 64, não fala mais nada sobre recusar-se a desenvolver atividades...


ID
45826
Banca
FCC
Órgão
TJ-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na avaliação da adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, visando melhorar as condições de trabalho, conforme estabelecido na Norma Regulamentadora

Alternativas
Comentários
  • NR 17 - ERGONOMIA 


    17.1. Esta Norma Regulamentadora visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho 

    às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto,  segurança e 

    desempenho eficiente. 



ID
45829
Banca
FCC
Órgão
TJ-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A reação entre os elementos que compõem o tetraedro do fogo pode ser interrompida adequadamente por diversos métodos de extinção do fogo, tal como

Alternativas
Comentários
  • Bom dia!

    ABAFAMENTO: método de extinção de incêndio mais difícil para se aplicar, pois se deve diminuir ou impedir o contato do comburente (O2, geralmente) com o material combustível, enquanto o fogo está em andamento.

    Natália.

  • LETRA A : abafamento pela retirada do comburente.


ID
45832
Banca
FCC
Órgão
TJ-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Estabelecer medidas de prevenção e de controle de incêndio é fundamental para evitar tragédias e outros sinistros. São medidas de prevenção efetivas:

Alternativas

ID
45835
Banca
FCC
Órgão
TJ-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um trabalhador desenvolve atividades em ambiente de ruído intenso, com exposição à poeira em área de mine- ração; apresenta glaucoma e afecção musculoesquelética relacionada ao trabalho. Para avaliação adequada dessas alterações de saúde advindas do ambiente ocupacional e dos diagnósticos apresentados, é correto realizar, respec- tivamente, os exames de

Alternativas
Comentários
  • A audiometria é um exame que avalia a audição das pessoas. 
    Espirometria é um exame do pulmão feito por médicos pneumologistas e/ou cardiopneumologistas e fisioterapeutas, também conhecido como Prova de Função Pulmonar ou Prova Ventilatória.
    Tonometria de Aplanação. Exame que faz a medida da pressão intra-ocular, fundamental para o diagnóstico de glaucoma.
    O teste no dinamômetro isocinético é um dos testes que servem para avaliar a força.


    resposta C. Bons estudos

ID
45838
Banca
FCC
Órgão
TJ-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os riscos de doenças ocupacionais representam os fato- res ou condições existentes no ambiente de trabalho, ca- pazes de causar danos à saúde do trabalhador. Para o mapeamento dos riscos, segundo as diferentes classifica- ções, considere as etapas abaixo.

I. Suposição dos prováveis agentes, imaginando si- tuações que podem gerar acidentes.
II. Levantamento e identificação dos riscos.
III. Avaliação dos riscos, examinando cada risco identi- ficado.
IV. Elaboração da planta baixa (croqui) do mapa de risco.
V. Fixação do mapa de risco em local visível.

O mapeamento concreto dos riscos é contemplado na se- quência correta das etapas descritas em

Alternativas
Comentários
  • resposta E.  O risco, onde quer que se encontre, deve e pode ser facilmente analisado, visando sua eliminação ou controle. Desde que um conjunto de ações possa ser viabilizado, a compreensão de sua natureza pode ser levada a efeito. Esse conjunto de ações recebe o nome de Investigação e Análise Ambiental. A tomada de decisão, deve ser fundamentada tecnicamente em três conceitos básicos que são:
    a. Reconhecer (riscos): identificar, caracterizar, saber apontar qual dos agentes de risco de dano à saúde estão presentes no ambiente de trabalho;
    b. Avaliar (riscos): é saber quantificar e verificar, de acordo com determinadas técnicas, a magnitude do risco. Se é maior ou menor, se é grande ou pequeno, comparado com determinados padrões;
    c.Controlar (riscos): é adotar medidas técnicas, administrativas, preventivas ou corretivas de diversas naturezas, que tendem a eliminar ou atenuar os riscos existentes no ambiente de trabalho.

ID
45841
Banca
FCC
Órgão
TJ-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Visita Domiciliar é um dos instrumentos indicados à prestação de assistência à saúde do trabalhador, contri- buindo para

Alternativas

ID
45844
Banca
FCC
Órgão
TJ-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na doença ocupacional, o estabelecimento do nexo entre o trabalho e o agravo é possibilitado ao se verificar o nexo técnico epidemiológico entre a atividade da empresa e o fator mórbido motivador da incapacidade. A incapacidade resultante nesse processo deve ser reconhecida, sob perícia, pelo

Alternativas
Comentários
  • Quem faz a perícia é o INSS, somente.
  • Doenças Ocupacionais são aquelas desencadeadas pelo ambiente de trabalho. A empresa nos exames admissionais, demissionais, periódicos, mudança de função e retorno ao trabalho emitem o ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) que consta se o funcionário está apto ou não para o labor. Quando um funcionário sofre um acidente de trabalho ou é diagnosticado uma doença ocupacional deve ser emitido a CAT (Comunicação de Acidente de trabalho). Mas mesmo que no ASO conste que o funcionário não está apto ao trabalho ou que tenha aberto um CAT em decorrente de doença ocupacional, e que o médico do trabalho ou o médico particular tenham emitido atestado médico com afastamento das atividades laborais quem irá validar esse documento é o INSS nos funcionários regidos pela CLT, logo o funcionário tem que passar por perícia médica. As alternativas D e E foram só para preencher as lacunas pois não definem afastamento, são programas de saúde ocupacional.


    Bibliografia

    ATLAS. Segurança e Medicina do Trabalho - Manuais de Legislação - 75ª Ed. 2015

    Resposta: C
  • O médico assistente deve preencher o CAT que contribuirá para parecer do médico perito do INSS que deferirá ou indeferirrar o benefício.


ID
45847
Banca
FCC
Órgão
TJ-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os acidentes de trabalho podem ser causados por atos inseguros, condições inseguras e fatores pessoais de insegurança. Para a avaliação e identificação da causa específica do acidente é utilizada a árvore de causas, por ser considerada

Alternativas
Comentários
  • Árvore de Causas??? O que é isso???

  • A árvore de causas é um método de análise baseado na teoria de sistemas utilizado para a análise de acidentes por se tratar de um evento que pode resultar de situações complexas e que, quase sempre, tem várias causas. Se for bem aplicada, deve apontar todas a falhas que antecederam ao evento final (lesão ou não). O conceito básico aplicado é o de variação ou desvio, que pode ser entendido como uma “fuga" dos padrões e que tem relação direta com o acidente.

    Os componentes de uma Árvore das Causas são quatro: o Indivíduo, em seus aspectos físicos e psico-fisiológicos; a Tarefa é a sequência de operações executadas pelo indivíduo e passível de observação; o Material, representado equipamentos, máquinas, instrumentos, ferramentas, matérias-primas e insumos necessários à atividade; e o Meio de trabalho que são os aspectos físicos e em suas relações sociais.

    Trata-se de método baseado na Teoria de Sistemas, o qual aborda o acidente de trabalho como fenômeno complexo, pluricausal e revelador de disfunção na empresa, considerada como um sistema sócio-técnico aberto. Sua aplicação exige reconstrução detalhada e com a maior precisão possível da história do acidente, registrando-se apenas fatos, também denominados fatores de acidente, sem emissão de juízos de valor e sem interpretações, para, retrospectivamente, a partir da lesão sofrida pelo acidentado, identificar a rede de fatores que culminou no Acidente de Trabalho. Ou seja, é um instrumento que permite avaliar a falha humana de maneira mais fidedigna, ao estudar de forma aprofundada a causa do acidente.


    Resposta B


    Bibliografia


    Michel O. Saúde do Trabalhador: cenários e perspectivas numa conjuntura privatista. Ed LTR, 2009.


  • A árvore de causas é um método de análise baseado na teoria de sistemas utilizado para a análise de acidentes por se tratar de um evento que pode resultar de situações complexas e que, quase sempre, tem várias causas. Se for bem aplicada, deve apontar todas a falhas que antecederam ao evento final (lesão ou não).

    A árvore de causas foi criada para ajudar equipes de segurança a identificar o problema ou variação que causou um acidente de trabalho.

     

    A aplicação da árvore de causas envolve apontar os erros de processo que aconteceram um pouco antes de um evento trágico, independente se o mesmo causou ou não a lesão de alguém. A ideia é identificar onde ocorreu a fuga do padrão que devia ser seguido naquele processo de trabalho.

    Portanto,é um instrumento que permite avaliar a falha humana de maneira mais fidedigna, ao estudar de forma aprofundada a causa do acidente.

    LETRA B


ID
45853
Banca
FCC
Órgão
TJ-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes tem por ob- jetivos prevenir acidentes e doenças decorrentes do tra- balho, tornando o trabalho compatível com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. As ações conjuntas para atingir esses objetivos são promovidas por

Alternativas
Comentários
  • NR 5 - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES

    DO OBJETIVO

    5.1 A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

    DAS ATRIBUIÇÕES

    5.16 A CIPA terá por atribuição:

    g) participar, com o SESMT, onde houver, das discussões promovidas pelo empregador, para avaliar os impactos de alterações no ambiente e processo de trabalho relacionados à segurança e saúde dos trabalhadores;

    http://trabalho.gov.br/images/Documentos/SST/NR/NR5.pdf


ID
45856
Banca
FCC
Órgão
TJ-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A exposição do trabalhador aos agentes nocivos, na reali- zação da atividade ocupacional, é efetivamente comprova- da por meio do

Alternativas
Comentários
  •  

    Perfil Profissiográfico Previdenciário

    O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) é um formulário com campos a serem preenchidos com todas as informações relativas ao empregado, como por exemplo, a atividade que exerce, o agente nocivo ao qual é exposto, a intensidade e a concentração do agente, exames médicos clínicos, além de dados referentes à empresa.

    O formulário deve ser preenchido pelas empresas que exercem atividades que exponham seus empregados a agentes nocivos químicos, físicos, biológicos ou associação de agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física (origem da concessão de aposentadoria especial após 15, 20 ou 25 anos de contribuição). Além disso, todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, de acordo com Norma Regulamentadora nº 9 da Portaria nº 3.214/78 do MTE, também devem preencher o PPP.

    O PPP deve ser preenchido para a comprovação da efetiva exposição dos empregados a agentes nocivos, para o conhecimento de todos os ambientes e para o controle da saúde ocupacional de todos os trabalhadores.


    fonte:http://www.receita.fazenda.gov.br/previdencia/perfprof.htm
  • PPP OU LTCAT

  • Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) é um documento histórico-laboral que contém várias informações relativas às atividades do trabalhador na empresa, dados administrativos e resultado de monitoração biológica e ambiental.


ID
45859
Banca
FCC
Órgão
TJ-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As patologias relacionadas ao trabalho para as quais o nexo causal é claramente estabelecido com a profissão são denominadas doenças ocupacionais. Cabe ao enfer- meiro do trabalho zelar pela saúde do trabalhador, uma vez que está condicionada a aspectos hereditários, soci- ais, econômicos, entre outros. Nesse contexto, a preven- ção efetiva dessas doenças depende de fatores como

Alternativas
Comentários
  • compreensão da saúde, não apenas individual, mas da coletividade trabalhadora.


ID
45862
Banca
FCC
Órgão
TJ-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os limites de tolerância ou de exposição ocupacional tem por objetivo

Alternativas
Comentários
  • Conforme o conceito da NR () 15, item 15.1.5.

    Entende-se por “Limite de Tolerância, para fins dessa Norma, a concentração ou intensidade máxima ou mínima, relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará dano a saúde do trabalhador, durante sua vida laboral. 

    Em outras palavras, o limite de tolerância é um valor no qual abaixo, dele o trabalhador não sofrerá (ou tenderá a não sofrer) danos à sua saúde.

    LETRA E


ID
45874
Banca
FCC
Órgão
TJ-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com a finalidade de diagnosticar precocemente as doen- ças ocupacionais, são realizados exames periódicos nos funcionários da empresa. A periodicidade destes exames varia de acordo com

Alternativas
Comentários

ID
45877
Banca
FCC
Órgão
TJ-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Após afastamento do trabalhador por um período igual ou superior a trinta dias por motivo de doença, na volta às ati- vidades laborais, é obrigatoriamente realizado o exame de retorno ao trabalho

Alternativas
Comentários
  • 7.4.3.3 No exame médico de retorno ao trabalho, deverá ser realizada obrigatoriamente no primeiro dia da volta ao
    trabalho
    de trabalhador ausente por período igual ou superior a 30 (trinta) dias por motivo de doença ou acidente, de
    natureza ocupacional ou não, ou parto.

    (extraído da NR 7 - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional)


ID
45883
Banca
FCC
Órgão
TJ-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Legislação em Saúde e Segurança do Trabalho considera acidentes de trabalho todos os sofridos pelo empregado no local e/ou durante o trabalho, inclusive em

Alternativas

ID
45886
Banca
FCC
Órgão
TJ-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante o atendimento a um trabalhador, em situação de emergência psiquiátrica, é recomendável ao enfermeiro

Alternativas

ID
71323
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Norma Regulamentadora 32 ? NR32 tem por finalidade
estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de
medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores
dos serviços de saúde, bem como daqueles que
exercem atividades de promoção e assistência à saúde
em geral. (Portaria GM no 485, de 11 de novembro de
2005/ Portaria GM no 939, de 18 de novembro de 2008).

Com relação à possibilidade de exposição acidental aos agentes biológicos, o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO deve prever

I. os procedimentos a serem adotados para diagnóstico, acompanhamento e promoção da soroconversão e das doenças.

II. o tratamento médico de emergência para os trabalhadores.

III. a identificação dos responsáveis pela aplicação das medidas pertinentes.

IV. as formas de remoção para atendimento dos trabalhadores.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • NR 32 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE

    32.2.3.3 Com relação à possibilidade de exposição acidental aos agentes biológicos, deve constar do PCMSO:  
    a)  os procedimentos a serem adotados para diagnóstico, acompanhamento e prevenção da soroconversão e das
    doenças; O item I está incorreto por causa da palavra PROMOÇÃO.
    b)  as medidas para descontaminação do local de trabalho;
    c)  o tratamento médico de emergência para os trabalhadores;
    d)  a identificação dos responsáveis pela aplicação das medidas pertinentes;
    e)  a relação dos estabelecimentos de saúde que podem prestar assistência aos trabalhadores;
    f)  as formas de remoção para atendimento dos trabalhadores;
    g)  a relação dos estabelecimentos de assistência à saúde depositários de imunoglobulinas, vacinas, medicamentos
    necessários, materiais e insumos especiais.

ID
71353
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dentre os fatores de deterioração da saúde das mulheres trabalhadoras do campo, a exposição aos agrotóxicos, aguda ou crônica, constitui-se em uma das especificidades relacionadas aos agravos de saúde dessa população rural. Entre os danos mais comuns, incluem

Alternativas

ID
94993
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação aos resíduos de saúde, a Norma Regula- mentadora 32 estabelece que:

I. A segregação deve ser realizada no local da fonte geradora.

II. Na segregação dos resíduos, os recipientes existentes nas salas de cirurgia e de parto não necessitam de tampa para vedação.

III. Os recipientes para acondicionamento de material perfurocortante devem ser mantidos em suporte exclusivo e em altura que permita a visualização da abertura para o descarte.

IV. Os recipientes destinados a coleta de material perfurocortante devem respeitar o limite máximo de enchimento, localizado 5 cm abaixo do bocal.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • 32.5.3 A segregação dos resíduos deve ser realizada no local onde são gerados, devendo ser observado que:
    a) sejam utilizados recipientes que atendam as normas da ABNT, em número suficiente para o armazenamento;
    b) os recipientes estejam localizados próximos da fonte geradora;
    c) os recipientes sejam constituídos de material lavável, resistente à punctura, ruptura e vazamento, com tampa
    provida de sistema de abertura sem contato manual, com cantos arredondados e que sejam resistentes ao
    tombamento;
    d) os recipientes sejam identificados e sinalizados segundo as normas da ABNT.
    32.5.3.1 Os recipientes existentes nas salas de cirurgia e de parto não necessitam de tampa para vedação.


ID
95035
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Norma Regulamentadora 32, o programa de imunização deve incluir, além das vacinas descritas no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, a profilaxia de

Alternativas
Comentários
  • NR 32

    32.2.4.17.1 - A todo trabalhador dos serviços de saúde deve ser fornecido, gratuitamente, programa de imunização ativa contra tétato, difteria, hepatite B e os estabelecidos no PCMSO.

  • NR 32


    hepatite B, tétano e difteria.


ID
95044
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A pneumopatia ocupacional relacionada à aspiração de poeira de amianto é

Alternativas
Comentários
  • A abestose é uma doença pumonar causada pela aspiração de pó de abesto (amianto). O amianto é usado em várias áres, mineração, contrução civil...

     

    Bons estudos!

  • Asbesto é um nome diferente dado ao que conhecemos atualmente com o amianto. As partículas de amianto citadas anteriormente também são conhecidas por poeira de asbesto. Ela recebe este nome pois o  provindo do uso de produtos com amianto costuma se acumular nos lugares, assim como a poeira comum


ID
95047
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O técnico de enfermagem perfurou o dedo antes da aplicação de medicamento por via parenteral. Nessa situação, após o atendimento a este profissional, a medida admi- nistrativa cabível é:

Alternativas

ID
106870
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com base na informação abaixo, responda às questões de nos 24 a 27.

"O modelo 'História Natural da Doença' criado por Leavell e Clark, 1976, é um método que permite focalizar a promoção da saúde e a prevenção da doença em seu sentido mais amplo e pode ser aplicado a qualquer tipo de doença ou agravo à saúde."

De acordo com este modelo, o processo de adoecimento ocorre em etapas inerentes ao período patogênico. O aparecimento de sintomas ou sinais de início da doença corresponde à etapa denominada

Alternativas

ID
106873
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com base na informação abaixo, responda às questões de nos 24 a 27.

"O modelo 'História Natural da Doença' criado por Leavell e Clark, 1976, é um método que permite focalizar a promoção da saúde e a prevenção da doença em seu sentido mais amplo e pode ser aplicado a qualquer tipo de doença ou agravo à saúde."

Neste modelo, as orientações para lavagem das mãos, antes e após as refeições, desenvolvidas pelo técnico de enfermagem junto a trabalhadores, com vistas a aumentar a saúde e o bem-estar gerais, classificam-se como

Alternativas

ID
106876
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com base na informação abaixo, responda às questões de nos 24 a 27.

"O modelo 'História Natural da Doença' criado por Leavell e Clark, 1976, é um método que permite focalizar a promoção da saúde e a prevenção da doença em seu sentido mais amplo e pode ser aplicado a qualquer tipo de doença ou agravo à saúde."

Dentre as atividades deste modelo aplicado à saúde do trabalhador, envolvendo a participação do técnico de enfermagem, qual se refere à prevenção secundária?

Alternativas
Comentários
  • ·  Período de pré-patogênese => PREVENÇÃO PRIMÁRIA => Promoção da Saúde                                                                         Ex.: Programas dirigidos ao trabalhador; Aconselhamento de Saúde; Educação em higiene e segurança do trabalho etc...

    => Proteção especifica Ex.: Imunização; Proteção contra acidentes e doenças ocupacionais etc...

    ·  Período de patogênese => PREVENÇÃO SECUNDÁRIA

    => Diagnóstico precoce e tratamento imediato

    Ex.: Incapacidade relacionada à ocupação; Exames de triagem; Impedimento da propagação de doenças transmissíveis etc.:

    => Limitação da incapacidade

    Ex.: Exames pré-admissionais; Exames periódicos; Vigilância epidemiológica etc...

    ·  Prevenção Terciária => Reabilitação

    Ex.: Reintegração ao trabalho e à comunidade; Assistência ao empregado em fase de reabilitação no trabalho etc...



ID
106891
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dentre as substâncias amplamente utilizadas no mundo do trabalho, em atividades relacionadas ao comércio de combustíveis e indústria da borracha, estão os solventes. Este composto orgânico representa risco químico maior para o sistema

Alternativas
Comentários
  • Letra B
  • Todos os solventes, quando inalados em grande quantidade, levam a um estado de embriaguez, ou seja, o indivíduo tem tonturas, cefaléia, pode perder a consciência, entrar em coma e chegar a óbito caso permaneça exposto.

    O efeito acontece devido à ação que os solventes têm no sistema nervoso central. Além do efeito agudo, os solventes podem a médio/longo prazo causar danos irreversíveis ao sistema nervoso central e periférico, como paralisias e surdez.


  • Gente, protestem! Para que colocar o gabarito nos comentários se o próprio site já faz isso? Tem que colocar comentários que justifiquem a alternativa e ajude e/ou auxiliem quem está estudando.

  • o gabarito no comentário e importante sim, pra quem excedeu o limite de dez questões diárias.


ID
106894
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quando o técnico de enfermagem, acompanhado ou não pelo enfermeiro, implementa a distribuição de material educativo sobre segurança ambiental entre trabalhadores de uma empresa petrolífera, está realizando ação de

Alternativas

ID
106897
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O técnico de enfermagem do trabalho deve administrar medicamentos prescritos por enfermeiros em conformidade com os programas de saúde e com a rotina aprovada pelo Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). Este procedimento está descrito na Norma Regulamentadora de número

Alternativas
Comentários
  • NR 4 - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO 


  • A resposta esta na própria pergunta. pegadinhas básicas da banca!


  • Basta saber q o sesmt é a nr4.

ID
106900
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Norma Regulamentadora 05, que dispõe sobre a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA, estabelece que o número de membros desta comissão para empresas com mais de 500 trabalhadores deve ter, de acordo com a atividade principal, uma variação do grau de risco de

Alternativas

ID
106903
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A realização obrigatória de exames médicos com a finalidade de detectar, no trabalhador, doença ocupacional causada durante o exercício de sua função refere-se ao procedimento

Alternativas

ID
106927
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Após o atendimento de um trabalhador com um quadro agudo, o técnico de enfermagem registrou a ocorrência de hematêmese. Esta indicação refere-se a episódio de

Alternativas

ID
107059
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação a assistência de enfermagem à saúde do trabalhador, julgue os itens a seguir.

Entre as funções do auxiliar de enfermagem do trabalho, está a de preparar o ambiente de trabalho, verificando se estão em ordem os materiais e equipamentos para a realização das atividades da equipe de saúde.

Alternativas
Comentários
  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
107062
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação a assistência de enfermagem à saúde do trabalhador, julgue os itens a seguir.

Dadas as características do local de trabalho, a assistência de enfermagem do trabalho deve-se limitar ao atendimento emergencial do trabalhador na empresa.

Alternativas
Comentários
  • Aos não assinantes: GABARITO: ERRADO


ID
107068
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação a assistência de enfermagem à saúde do trabalhador, julgue os itens a seguir.

Para o atendimento adequado de primeiros socorros a trabalhadores acidentados, o auxiliar de enfermagem do trabalho deve manter seu ambiente de trabalho sempre organizado e realizar revisão periódica de equipamentos.

Alternativas
Comentários
  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
107071
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação a assistência de enfermagem à saúde do trabalhador, julgue os itens a seguir.

Cabe ao auxiliar de enfermagem do trabalho realizar visitas domiciliares e(ou) hospitalares nos casos de acidentes ou de ausências prolongadas do trabalhador.

Alternativas

ID
107074
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação a assistência de enfermagem à saúde do trabalhador, julgue os itens a seguir.

Entre as provas funcionais indicadas para os candidatos ao trabalho estão a dinamometria - medida da força de preensão - e a tonometria - medida da tensão intra-ocular.

Alternativas
Comentários
  • Devida vênia é tipo aquele jurisdiquês brega?


ID
107077
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação a assistência de enfermagem à saúde do trabalhador, julgue os itens a seguir.

Em empresas que lidam com substâncias não-divulgadas em função do segredo industrial, o trabalhador tem acesso limitado às informações e deve assumir opções próprias e o ônus de quaisquer danos à saúde que venham a ocorrer. Nesse caso, a enfermagem do trabalho limita-se a atuar nas situações de atendimento emergencial.

Alternativas
Comentários
  • Aos não assinantes: GABARITO: ERRADO


ID
107080
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação a assistência de enfermagem à saúde do trabalhador, julgue os itens a seguir.

As lesões por esforços repetitivos (LER) ou doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT) são doenças do trabalho que acometem tendões, articulações, músculos, nervos, fáscias e ligamentos e que podem causar incapacidades e trazer conseqüências socioeconômicas significativas.

Alternativas
Comentários
  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
107218
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os seguintes itens, referentes à legislação que se aplica à saúde do trabalhador, especialmente no que concerne às normas regulamentadoras (NR) de segurança e saúde do trabalho.

As normas regulamentadoras relativas à segurança e à medicina do trabalho devem ser obrigatoriamente observadas pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos das administrações direta e indireta e dos Poderes Legislativo e Judiciário que tenham empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Alternativas
Comentários
  • A CESPE indicou essa questão como correta, mas do modo que a mesma foi colocada dá a entender que só deveriam ser observadas as NRs se tivessem trabalhadores celetistas, e ao meu modo de ver instituições sem esse perfil de trabalhadores também deveriam ser obrigadas a se ater as normar de regulação (NRs).

  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
107221
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os seguintes itens, referentes à legislação que se aplica à saúde do trabalhador, especialmente no que concerne às normas regulamentadoras (NR) de segurança e saúde do trabalho.

A Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (SSST) é o órgão de âmbito nacional que tem competência para coordenar, orientar, controlar e supervisionar as atividades relacionadas com a segurança e a medicina do trabalho, entre outras.

Alternativas
Comentários
  • A Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (SSST) é o órgão de âmbito nacional que tem competência para coordenar, orientar, controlar e supervisionar as atividades relacionadas com a segurança e a medicina do trabalho, entre outras.


ID
107224
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os seguintes itens, referentes à legislação que se aplica à saúde do trabalhador, especialmente no que concerne às normas regulamentadoras (NR) de segurança e saúde do trabalho.

Uma empresa de contabilidade com 60 empregados e classificada como de grau de risco 1 deve, obrigatoriamente, constituir um Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), que, necessariamente, deve possuir um técnico ou um auxiliar de enfermagem do trabalho entre os profissionais que comporão a equipe.

Alternativas
Comentários
  • não há necessidade
    Grau de risco 1 o SESMT será obrigatório de 501 pra cima....e o numero de profissionais do SESMT é reduzido

ID
107227
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os seguintes itens, referentes à legislação que se aplica à saúde do trabalhador, especialmente no que concerne às normas regulamentadoras (NR) de segurança e saúde do trabalho.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) objetiva prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de forma a tornar permanentemente compatíveis o trabalho, a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Para isso, estabelece normas a serem seguidas pelo trabalhador tanto no horário de trabalho quanto nos horários de repouso remunerado e nos períodos de férias.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    O erro da acertiva está nos períodos de férias que a CIPA não estabelece normas de segurança objetivando esse período.


ID
107230
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os seguintes itens, referentes à legislação que se aplica à saúde do trabalhador, especialmente no que concerne às normas regulamentadoras (NR) de segurança e saúde do trabalho.

Equipamento conjugado de proteção individual é aquele composto por vários dispositivos contra um ou mais riscos que podem ocorrer simultaneamente e ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Só para melhor entender essa acertiva.

    A portaria MTE 25, de 15/10/2001, que altera e dá nova redação a NR 6, no item 6.1.1, define claramente EPI Conjugado:
    "Entende-se como Equipamento Conjugado de Proteção Individual todo aquele composto por vários dispositivos, que o fabricante tenha associado contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e que sejam suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho."
     

  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
107233
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os seguintes itens, referentes à legislação que se aplica à saúde do trabalhador, especialmente no que concerne às normas regulamentadoras (NR) de segurança e saúde do trabalho.

A NR que regulamenta as atividades e as operações insalubres objetiva estabelecer padrões que permitam adaptar as condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de forma a proporcionar-lhes máximo conforto e segurança, para que seu desempenho seja eficiente.

Alternativas
Comentários
  • Objativa o tempo de exposição ao ambiente insalubre, como afirma a NR-15.

  • A NR que regulamenta as atividades e as operações insalubres(NR15)  objetiva estabelecer padrões que permitam adaptar as condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de forma a proporcionar-lhes máximo conforto e segurança, para que seu desempenho seja eficiente.(NR 17) 

    Bons estudos.



ID
107236
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os seguintes itens, referentes à legislação que se aplica à saúde do trabalhador, especialmente no que concerne às normas regulamentadoras (NR) de segurança e saúde do trabalho.

A NR que trata de ergonomia define limites de tolerância para concentração, intensidade e tempo de exposição a determinado agente que não cause dano à saúde do trabalhador durante sua vida laborativa.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    A NR que trata de ergonomia define limites de tolerância para concentração, intensidade e tempo de exposição a determinado agente que não cause dano à saúde do trabalhador durante sua vida laborativa.

    O erro está justamente nessa afirmação que é justamente agentes que cause dano a saúde.

  • O erro da questão é que a Nr que trata sobre ergonomia - NR 17,  não aborda limites de concentração, tempo de exposição!
    A questão faz referência a NR 15 - Insalubridade.
  • NR 17 visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.


ID
107251
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em cada um dos itens seguintes, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

O gerente de uma empresa privada demitiu um funcionário porque desconfiava que ele havia desviado dinheiro da empresa. Nessa situação, o empregado despedido pode impugnar o ato de demissão mediante mandado de segurança.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    O erro da questão está na palavra impugnar que quer dizer (Contrariar com razões; refutar, contestar, pugnar contra, opor-se a, resistir) sendo que caberia mais corretamente as palavras "invalidar" o ata de demissão.

  • Não cabe mandado de segurança nessa situação. 
  • NOSSA...
    COMO O POVO ESCREVE BESTEIRA...CREDO.
    empresa privada
    empresa privada
    empresa privada
    É O MOTIVO...

    Especialmente aos que não comprarão o curso.
    resposta do gabarito: ERRADO.


  • pegadíssima!!

ID
107254
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em cada um dos itens seguintes, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Ricardo é servidor público ocupante de cargo de provimento efetivo na administração pública federal. Nessa situação, Ricardo tem direito a décimo terceiro salário, a repouso semanal remunerado e a que a duração do seu trabalho normal não seja superior a quarenta horas semanais.

Alternativas
Comentários
  • Constituição FederalArt. 39, §3º Aplica-se aos servidores ocupantes de cargo público o disposto no art. 7º, IV, VII, VIII, IX, XII, XIII, XV, XVI, XVII, XVIII, XIX, XX, XXII e XXX, podendo a lei estabelecer requisitos diferenciados de admissão quando a natureza do cargo o exigir.Art. 7ºVIII - décimo terceiro salário com base na remuneração integral ou no valor da aposentadoria (na Lei 8.112 é chamado de Gratificação Natalina);XIII - duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho (por ele ser servidor pública da Administração federal, a Lei 8.112 trata de 40h semanais de trabalho).XV - repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos;

ID
107353
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em cada um dos itens subseqüentes, é apresentada uma situação hipotética relativa à ética no serviço público, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Sueli, servidora pública, apresenta bom desempenho e tem boas relações interpessoais no trabalho. Devido a seus vínculos de amizade no ambiente de trabalho, Sueli, algumas vezes, acoberta irregularidades, de diversas naturezas, praticadas por determinados colegas. Nessa situação, a conduta de Sueli é antiética, pois privilegia aspectos pessoais em detrimento de aspectos profissionais e da ética no serviço público.

Alternativas
Comentários
  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
107356
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em cada um dos itens subseqüentes, é apresentada uma situação hipotética relativa à ética no serviço público, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Mariana, servidora pública, tem entre suas atribuições a tarefa de prestar atendimento ao público. Muitas vezes, por estar assoberbada de trabalho interno, Mariana, embora forneça informações corretas, tem má vontade e trata as pessoas sem cortesia no atendimento. Nessa situação, a conduta de Mariana é considerada ética, pois ela oferece informações fidedignas e sua descortesia é justificada pela sobrecarga de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Aos não assinantes: GABARITO: ERRADO


ID
108097
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens que se seguem a respeito das doenças relacionadas ao trabalho.

As mulheres que têm varizes de membros inferiores e trabalham em atividades que envolvem longa permanência em pé devem ter os seguintes cuidados: usar meias elásticas, elevar os membros inferiores para facilitar o retorno venoso, realizar caminhadas, e evitar sapatos de salto alto e o uso de roupas ou cintas apertadas.

Alternativas

ID
108100
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens que se seguem a respeito das doenças relacionadas ao trabalho.

Os trabalhadores que entram em contato constante com pesticidas agrícolas organofosforados têm chances elevadas de apresentarem alterações no sistema imunológico, sendo indicado, nesses casos, o tratamento com anti-histamínicos.

Alternativas
Comentários
  • INSETICIDAS ORGANOCLORADOS 

    MECANISMO DE AÇÃO: Desconhecido, atua principalmente estimulando o SNC, causando hiperexitabilidade. Parece atuar nos canais de cálcio, alterando o fluxo de sódio (sensibilização do miocárdio). Em altas doses são indutores das enzimas microssômicas hepáticas (possíveis lesões hepáticas). Toxicidade geralmente de moderada a alta; potencial de armazenamento tecidual. Absorção via oral, 

    inalatória e dérmica. 


    MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS: 

    - Náuseas, vômitos, diarréia; 

    - Fraqueza, entorpecimento de extremidades; 

    - Apreensão, excitabilidade, desorientação; 

    - Contrações palpebrais, tremores musculares, convulsões generalizadas, podendo evoluir para coma e depressão respiratória, acidose metabólica, arritmias. 

    - Pneumonite química se produtos com solventes derivados do petróleo. 


    TRATAMENTO

    - Assistência respiratória, Diazepam para convulsões, monitorização cardíaca por 6 a 8 horas; 

    - Medidas de descontaminação: cutânea, gástrica quando pertinente ( Lavagem Gástrica com Carvão Ativado em doses repetidas (recirculação entero-hepática), se ingestão pequena, só CA, sem LG, catárticos salinos. Não induzir vômitos pelo 

    risco de convulsão e aspiração. 

    - Medidas de suporte: corrigir distúrbios hidroeletrolíticos, propanolol para arritmias ventriculares. 

    - Avaliação hepática, renal, hematológica, 48 a 72 horas após quadro agudo. 

    - Para eliminação, não são efetivas, diálise, diurese forçada e hemoperfusão, devido grande volume de distribuição. 

    - Contra-indicados: alimentos lipídicos, catárticos oleosos (aumentam absorção) e simpaticomiméticos (risco de arritmias)




ID
108103
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens que se seguem a respeito das doenças relacionadas ao trabalho.

Das afecções musculoesqueléticas relacionadas ao trabalho, a mais comum é a síndrome do túnel ulnar, que se caracteriza por um quadro de dor intensa no ombro em decorrência de um processo inflamatório do músculo supraespinhoso.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA.

    A síndrome do túnel ulnar é a compressão do nervo ulnar no túnel ulnar, que é formado por duas cabeças do músculo flexor carpo ulnar, aponeurose humeral-ulnar e ligamentos médios do cotovelo. Esta condição pode ocorrer seguida a trauma ou associada com processos que produzem ampliação de nervos ou estreitamento do canal. As manifestações incluem dor no cotovelo e parestesia radiante distalmente, fraqueza dos músculos ulnares intrínsecos da mão, e perda da sensação na região hipotenar, quinto dedo e aspecto ulnar do dedo anular.

    Ou seja, não tem nada haver com dor em ombro em decorrência de processo inflamatório.

  • *       Síndrome de Guyoné uma neuropatia compressiva do nervo ulnar. É causada por qualquer alteração que leve a um estreitamento do espaço ocupado pelo nervo. A sintomatologia consiste em disestesias, dor, fraqueza e hipotrofia muscular, sensação de frio e intolerância ao calor distribuídos na margem ulnar da mão. É a compressão do nervo ulnar, ao nível do punho, quando ele passa através do túnel ulnar ou canal de Guyon, em torno do osso pisiforme.

ID
108106
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens que se seguem a respeito das doenças relacionadas ao trabalho.

São consideradas dermatoses ocupacionais as lesões tegumentares por irritação que aparecem devido ao contato com substâncias que retiram a proteção lipídica da pele, provocando o ressecamento da epiderme com descamações e fissuras.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    As dermatoses ocupacionais representam parcela ponderável das doenças
    profissionais. Sua prevalência é de avaliação difícil e complexa. Grande número destas
    dermatoses não chega às estatísticas e sequer ao conhecimento dos
    especialistas. Muitas são autotratadas, outras são atendidas no próprio
    ambulatório da empresa. Algumas chegam até o clínico e ao especialista
    nos consórcios médicos que prestam assistência em regime de
    convênio com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Apenas
    uma pequena parcela dessas dermatoses chega até os serviços especializados.
    Dermatoses causadas por agentes físicos, químicos e biológicos decorrentes
    da exposição ocupacional e das condições de trabalho são responsáveis
    por desconforto, dor, prurido, queimação, reações psicosomáticas
    e outras que geram até a perda do posto de trabalho.


ID
108109
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens que se seguem a respeito das doenças relacionadas ao trabalho.

Trabalhadores da construção civil, devido à manipulação com cimento, estão propensos a apresentarem dermatoses por irritação primária, quanto à reação por sensibilização.

Alternativas

ID
108112
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens que se seguem a respeito das doenças relacionadas ao trabalho.

Quando presente no ambiente de trabalho, o asbesto, uma substância reconhecidamente maléfica ao ser humano, pode levar a câncer no pulmão.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    A asbestose é uma formação extensa de tecido cicatricial nos pulmões causada pela aspiração do pó de amianto (asbesto).

    O amianto é composto por silicato de mineral fibroso de composição química diversa. Quando se inala, as fibras de amianto fixam-se profundamente nos pulmões, causando cicatrizes. A inalação de amianto pode também produzir o espessamento dos dois folhetos da membrana que reveste os pulmões (a pleura).

    As pessoas que trabalham com o amianto correm o risco de sofrer doenças pulmonares. Os operários que trabalham na demolição de construções com isolamento de amianto também correm risco, embora menor. Quanto mais tempo um indivíduo estiver exposto às fibras de amianto, maior é o risco de contrair uma doença relacionada com o amianto.
     


ID
108154
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O trabalho, algumas vezes, pode ser executado em ambiente insalubre, ou depender da realização de atividades e operações de risco. Entretanto, existe legislação específica que protege o trabalhador, estabelecendo quais atividades e operações são insalubres, quais são os limites de tolerância permitidos, quais são as regras para sinalização de segurança e para o uso dos equipamentos de proteção individual, entre outros.

A esse respeito, julgue os próximos itens.

Pressão, temperatura, ruído, vibração e radiação são considerados agentes físicos.

Alternativas

ID
108157
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O trabalho, algumas vezes, pode ser executado em ambiente insalubre, ou depender da realização de atividades e operações de risco. Entretanto, existe legislação específica que protege o trabalhador, estabelecendo quais atividades e operações são insalubres, quais são os limites de tolerância permitidos, quais são as regras para sinalização de segurança e para o uso dos equipamentos de proteção individual, entre outros.

A esse respeito, julgue os próximos itens.

Micro-ondas, ultravioleta e laser são radiações ionizantes.

Alternativas
Comentários
  • As microondas são um tipo de energia radiante e, assim como as ondas de rádio, a luz visível, o infra-vermelho e a eletricidade, fazem parte do espectro eletromagnético, ou seja, são uma forma de radiação eletromagnética. São classificadas como radiação não-ionizante, pois, diferentemente dos raios-X e dos raios Alfa, Beta e Gama, seus efeitos são estritamente térmicos e, portanto, não alteram a estrutura molecular do item que está sendo irradiado.

    http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/microondas.asp
  • São não~ionizante
  • Radiação ionizante é a radiação que possui energia suficiente para ionizar átomos e moléculas. A energia mínima típica da radiação ionizante é de cerca de 10 eV.[1]

    Pode danificar células e afetar o material genético (DNA), causando doenças graves (por exemplo: câncer), levando até a morte. A radiação eletromagnética ultravioleta (excluindo a faixa inicial da radiação ultravioleta) ou mais energética é ionizante. Partículas como os elétrons e os prótons que possuam altas energias também são ionizantes. São exemplos de radiação ionizante as partículas alfa, partículas beta (elétrons e pósitrons), os raios gama, raios-X e nêutrons.

  • Raios X são exemplos de radiações ionizantes.


ID
108160
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O trabalho, algumas vezes, pode ser executado em ambiente insalubre, ou depender da realização de atividades e operações de risco. Entretanto, existe legislação específica que protege o trabalhador, estabelecendo quais atividades e operações são insalubres, quais são os limites de tolerância permitidos, quais são as regras para sinalização de segurança e para o uso dos equipamentos de proteção individual, entre outros.

A esse respeito, julgue os próximos itens.

As substâncias químicas consideradas de alto risco devem ser rotuladas ou identificadas com a palavra perigo.

Alternativas

ID
108163
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O trabalho, algumas vezes, pode ser executado em ambiente insalubre, ou depender da realização de atividades e operações de risco. Entretanto, existe legislação específica que protege o trabalhador, estabelecendo quais atividades e operações são insalubres, quais são os limites de tolerância permitidos, quais são as regras para sinalização de segurança e para o uso dos equipamentos de proteção individual, entre outros.

A esse respeito, julgue os próximos itens.

O dano causado pelos agentes físicos, químicos e biológicos depende de sua natureza, concentração ou intensidade, bem como do tempo de exposição e das características individuais do trabalhador exposto.

Alternativas

ID
108166
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O trabalho, algumas vezes, pode ser executado em ambiente insalubre, ou depender da realização de atividades e operações de risco. Entretanto, existe legislação específica que protege o trabalhador, estabelecendo quais atividades e operações são insalubres, quais são os limites de tolerância permitidos, quais são as regras para sinalização de segurança e para o uso dos equipamentos de proteção individual, entre outros.

A esse respeito, julgue os próximos itens.

Em uma empresa, o programa de prevenção de riscos ambientais (PPRA) deve estar organizado de forma independente do programa de controle médico de saúde ocupacional (PCMSO).

Alternativas
Comentários
  • NR 9 item  9.1.3

  • 9.1.3. O PPRA é parte integrante do conjunto mais amplo das iniciativas da empresa no campo da preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas demais NR, em especial com o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO previsto na NR 7.

ID
108172
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O trabalho, algumas vezes, pode ser executado em ambiente insalubre, ou depender da realização de atividades e operações de risco. Entretanto, existe legislação específica que protege o trabalhador, estabelecendo quais atividades e operações são insalubres, quais são os limites de tolerância permitidos, quais são as regras para sinalização de segurança e para o uso dos equipamentos de proteção individual, entre outros.

A esse respeito, julgue os próximos itens.

Nas atividades consideradas de grau máximo de insalubridade, existe contato permanente do trabalhador com: pacientes em isolamento por doença infectocontagiosa; esgoto e lixo urbanos; e carnes, glândulas, vísceras, sangue, osso, couro, pelo e dejetos de animais portadores de doenças infectocontagiosas.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    Relação das atividades que envolvem agentes biológicos, cuja insalubridade é caracterizada pela avaliação
    qualitativa.

    Insalubridade de grau máximo
    Trabalho ou operações, em contato permanente com:
    - pacientes em isolamento por doenças infecto-contagiosas, bem como objetos de seu uso, não previamente
    esterilizados;
    - carnes, glândulas, vísceras, sangue, ossos, couros, pêlos e dejeções de animais portadores de doenças infectocontagiosas
    (carbunculose, brucelose, tuberculose);
    - esgotos (galerias e tanques); e
    - lixo urbano (coleta e industrialização).
    Insalubridade de grau médio
    Trabalhos e operações em contato permanente com pacientes, animais ou com material infecto-contagiante, em:
    - hospitais, serviços de emergência, enfermarias, ambulatórios, postos de vacinação e outros estabelecimentos
    destinados aos cuidados da saúde humana (aplica-se unicamente ao pessoal que tenha contato com os pacientes,
    bem como aos que manuseiam objetos de uso desses pacientes, não previamente esterilizados);
    - hospitais, ambulatórios, postos de vacinação e outros estabelecimentos destinados ao atendimento e tratamento
    de animais (aplica-se apenas ao pessoal que tenha contato com tais animais);
    - contato em laboratórios, com animais destinados ao preparo de soro, vacinas e outros produtos;
    - laboratórios de análise clínica e histopatologia (aplica-se tão-só ao pessoal técnico);
    - gabinetes de autópsias, de anatomia e histoanatomopatologia (aplica-se somente ao pessoal técnico);
    - cemitérios (exumação de corpos);
    - estábulos e cavalariças; e
    - resíduos de animais deteriorados.


ID
108175
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os profissionais da saúde estão expostos a agentes químicos e biológicos que podem provocar acidentes e doenças profissionais.

Acerca da legislação da medicina e segurança do trabalho relacionada a esse tema, julgue os itens subsequentes.

Todo recipiente que contém produto químico deve ser identificado com o nome do produto, a composição química, a concentração e as datas de envase e de validade.

Alternativas
Comentários
  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
108178
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os profissionais da saúde estão expostos a agentes químicos e biológicos que podem provocar acidentes e doenças profissionais.

Acerca da legislação da medicina e segurança do trabalho relacionada a esse tema, julgue os itens subsequentes.

Os trabalhadores dos serviços de saúde devem receber vacinas fornecidas gratuitamente pelo empregador.

Alternativas
Comentários
  • Pelo empregador ou pelo serviço de saúde que a disponibiliza. 

  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
108181
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os profissionais da saúde estão expostos a agentes químicos e biológicos que podem provocar acidentes e doenças profissionais.

Acerca da legislação da medicina e segurança do trabalho relacionada a esse tema, julgue os itens subsequentes.

Os locais onde são utilizados os gases ou vapores anestésicos devem ser hermeticamente fechados para impedir sua diluição com o oxigênio ambiente.

Alternativas
Comentários
  • NR 32 Os locais onde são utilizados gases ou vapores anestésicos devem ter sistemas de ventilação e exaustão, com o objetivo de manter a concentração ambiental sob controle, conforme previsto na legislação vigente.


ID
108184
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os profissionais da saúde estão expostos a agentes químicos e biológicos que podem provocar acidentes e doenças profissionais.

Acerca da legislação da medicina e segurança do trabalho relacionada a esse tema, julgue os itens subsequentes.

Se os profissionais de enfermagem realizarem um procedimento com o uso de luvas descartáveis, não é necessário que lavem as mãos após o preparo de uma medicação quimioterápica.

Alternativas
Comentários
  • Aos não assinantes: GABARITO: ERRADO


ID
110209
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Diante das inadequadas condições de trabalho oferecidas aos trabalhadores nos hospitais de muitos países, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), desde a década de 40 do século
passado, tem considerado o problema como tema de discussão e tem feito recomendações referentes a higiene e segurança com a finalidade da adequação das condições de trabalho desses profissionais.

M.H.P. Marziale, M.L.C.C. Robazzi. O trabalho de enfermagem e a ergonimia. In Rev.
Latino-Am de Enfermagem, Ribeirão Preto, dezembro 2000, v.8, p.124-27 (com adaptações).

Com relação ao tema tratado no texto e às condições ergonômicas de trabalho, julgue os itens que se seguem.

A ergonomia no trabalho compreende o conjunto de fatores interdependentes que atua de forma direta ou indireta na qualidade de vida dos enfermeiros.

Alternativas

ID
110212
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Diante das inadequadas condições de trabalho oferecidas aos trabalhadores nos hospitais de muitos países, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), desde a década de 40 do século
passado, tem considerado o problema como tema de discussão e tem feito recomendações referentes a higiene e segurança com a finalidade da adequação das condições de trabalho desses profissionais.

M.H.P. Marziale, M.L.C.C. Robazzi. O trabalho de enfermagem e a ergonimia. In Rev.
Latino-Am de Enfermagem, Ribeirão Preto, dezembro 2000, v.8, p.124-27 (com adaptações).

Com relação ao tema tratado no texto e às condições ergonômicas de trabalho, julgue os itens que se seguem.

O desenho dos equipamentos do posto de enfermagem, os movimentos realizados nas atividades de cuidado com o paciente, bem como o próprio ambiente (iluminação, temperatura etc) são fatores ergonômicos que influenciam o comportamento do trabalhador da equipe de enfermagem.

Alternativas
Comentários
  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
110215
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Diante das inadequadas condições de trabalho oferecidas aos trabalhadores nos hospitais de muitos países, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), desde a década de 40 do século
passado, tem considerado o problema como tema de discussão e tem feito recomendações referentes a higiene e segurança com a finalidade da adequação das condições de trabalho desses profissionais.

M.H.P. Marziale, M.L.C.C. Robazzi. O trabalho de enfermagem e a ergonimia. In Rev.
Latino-Am de Enfermagem, Ribeirão Preto, dezembro 2000, v.8, p.124-27 (com adaptações).

Com relação ao tema tratado no texto e às condições ergonômicas de trabalho, julgue os itens que se seguem.

As fases de análise das atividades desenvolvidas pelos trabalhadores e a avaliação das exigências do trabalho fazem parte da análise ergonômica do trabalho (AET).

Alternativas

ID
110218
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Diante das inadequadas condições de trabalho oferecidas aos trabalhadores nos hospitais de muitos países, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), desde a década de 40 do século
passado, tem considerado o problema como tema de discussão e tem feito recomendações referentes a higiene e segurança com a finalidade da adequação das condições de trabalho desses profissionais.

M.H.P. Marziale, M.L.C.C. Robazzi. O trabalho de enfermagem e a ergonimia. In Rev.
Latino-Am de Enfermagem, Ribeirão Preto, dezembro 2000, v.8, p.124-27 (com adaptações).

Com relação ao tema tratado no texto e às condições ergonômicas de trabalho, julgue os itens que se seguem.

Os trabalhadores que realizam suas atividades sentados devem ter ajustado, conforme o padrão biométrico, a cadeira utilizada, independentemente da altura de mesas ou bancadas, não necessitando de outros ajustes a serem feitos no ambiente de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Aos não assinantes: GABARITO: ERRADO


ID
110221
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Diante das inadequadas condições de trabalho oferecidas aos trabalhadores nos hospitais de muitos países, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), desde a década de 40 do século
passado, tem considerado o problema como tema de discussão e tem feito recomendações referentes a higiene e segurança com a finalidade da adequação das condições de trabalho desses profissionais.

M.H.P. Marziale, M.L.C.C. Robazzi. O trabalho de enfermagem e a ergonimia. In Rev.
Latino-Am de Enfermagem, Ribeirão Preto, dezembro 2000, v.8, p.124-27 (com adaptações).

Com relação ao tema tratado no texto e às condições ergonômicas de trabalho, julgue os itens que se seguem.

Nos locais de trabalho em que as atividades precisam ser realizados em pé, há a necessidade de um local com assentos para descanso que possa ser utilizado pelos trabalhadores durante as pausas.

Alternativas
Comentários
  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
110227
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A vigilância em saúde do trabalhador (VISAT) tem por base a investigação e a intervenção na relação do processo de trabalho com a saúde, fazendo parte dessa concepção os componentes sociais, como a situação econômica, organização e consciência dos trabalhadores, o tipo de tecnologia utilizada em determinado processo de produção, e os componentes sociais e tecnológicos que irão contextualizar o componente epidemiológico. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

As fontes de dados de morbidade, como a comunicação de acidente de trabalho (CAT) com óbito, são dados essenciais para a VISAT.

Alternativas
Comentários
  • O erro está na palavra morbidade, vide conceito:

    Morbidade
    – Variável característica das comunidades de seres vivos, refere-se ao conjunto dos indivíduos que adquiriram doenças num dado intervalo de tempo. Denota-se morbidade ao comportamento das doenças e dos agravos à saúde em uma população exposta. 

    fonte:
    http://www.inf.furb.br/sias/saude/Textos/Conceitos.htm
  • A Vigilância em Saúde do Trabalhador compreende um conjunto de ações e práticas que envolvem desde a vigilância sobre os agravos relacionados ao trabalho, tradicionalmente reconhecida como vigilância epidemiológica; intervenções sobre fatores de risco, ambientes e processos de trabalho, compreendendo ações de vigilância sanitária, até as ações relativas ao acompanhamento de indicadores para fins de avaliação da situação de saúde e articulação de ações de promoção da saúde e de prevenção de riscos.

    O CAT é importante, embora haja subnotificações, para levantar dados de morbidade e mortalidade. No caso da questão, a banca fala de CAt por óbitos, que é referente a mortalidade e não a morbidade.

    Resposta ERRADO

    Bibliografia

    http://www.saude.mt.gov.br/cosat/pagina/249/o-que-e-visat

    http://www.cvs.saude.sp.gov.br/


ID
110233
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A vigilância em saúde do trabalhador (VISAT) tem por base a investigação e a intervenção na relação do processo de trabalho com a saúde, fazendo parte dessa concepção os componentes sociais, como a situação econômica, organização e consciência dos trabalhadores, o tipo de tecnologia utilizada em determinado processo de produção, e os componentes sociais e tecnológicos que irão contextualizar o componente epidemiológico. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

A CAT, instrumento de comunicação no âmbito da previdência social, deve ser preenchida, na primeira parte, pelo funcionário dos recursos humanos da empresa, e, na segunda parte, pela testemunha que presenciou o acidente de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • É preenchida por funcionário da equipe de segurança do trabalho, e não por funcionário do RH.

ID
110248
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O diagnóstico de uma doença relacionada ao trabalho, dado pelo médico do trabalho, tem implicações médico-legais e previdenciárias que necessitam ser conhecidas e cumpridas pelos profissionais. Quanto às doenças profissionais do trabalho e relacionadas ao trabalho, julgue os itens de 77 a 85.

O auxílio-doença, benefício dado aos trabalhadores, corresponde à renda mensal recebida enquanto houver a incapacidade para o trabalho, que precisa ser avaliada pela perícia médica do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Alternativas
Comentários
  • Corresponde a 91% do salário de benefício. Para concessão de auxílio-doença é necessária a comprovação da incapacidade em exame realizado pela perícia médica da Previdência Social.

    O benefício será concedido ao segurado impedido de trabalhar por doença ou acidente por mais de 15 dias consecutivos. No caso dos trabalhadores com carteira assinada, os primeiros 15 dias são pagos pelo empregador, exceto o doméstico, e a Previdência Social paga a partir do 16º dia de afastamento do trabalho. Para os demais segurados inclusive o doméstico, a Previdência paga o auxílio desde o início da incapacidade e enquanto a mesma perdurar.

  • De acordo com a Lei 8213/91

    Art. 61. O auxílio-doença, inclusive o decorrente de acidente do trabalho, consistirá numa renda mensal correspondente a 91% (noventa e um por cento) do salário-de-benefício, observado o disposto na Seção III, especialmente no art. 33 desta Lei. (Redação dada pela Lei nº 9.032, de 1995)

    (...)

    Art. 42. A aposentadoria por invalidez, uma vez cumprida, quando for o caso, a carência exigida, será devida ao segurado que, estando ou não em gozo de auxílio-doença, for considerado incapaz e insusceptível de reabilitação para o exercício de atividade que lhe garanta a subsistência, e ser-lhe-á paga enquanto permanecer nesta condição.

            § 1º A concessão de aposentadoria por invalidez dependerá da verificação da condição de incapacidade mediante exame médico-pericial a cargo da Previdência Social, podendo o segurado, às suas expensas, fazer-se acompanhar de médico de sua confiança.

    Sucesso a todos.


ID
110251
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O diagnóstico de uma doença relacionada ao trabalho, dado pelo médico do trabalho, tem implicações médico-legais e previdenciárias que necessitam ser conhecidas e cumpridas pelos profissionais. Quanto às doenças profissionais do trabalho e relacionadas ao trabalho, julgue os itens de 77 a 85.

O atestado médico de incapacidade para o trabalho, apresentado por um trabalhador segurado pela previdência social, serve apenas para justificar seu afastamento do trabalho pelo tempo que o médico solicitar, o que justifica suas faltas nos primeiros 45 dias, período em que a empresa pagará o salário ao funcionário.

Alternativas
Comentários
  • No caso dos trabalhadores com carteira assinada, apenas os primeiros 15 dias são pagos pelo empregador, exceto o doméstico, e a Previdência Social paga a partir do 16º dia de afastamento do trabalho.

    Para os demais segurados inclusive o doméstico, a Previdência paga o auxílio desde o início da incapacidade e enquanto a mesma perdurar.


ID
110254
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O diagnóstico de uma doença relacionada ao trabalho, dado pelo médico do trabalho, tem implicações médico-legais e previdenciárias que necessitam ser conhecidas e cumpridas pelos profissionais. Quanto às doenças profissionais do trabalho e relacionadas ao trabalho, julgue os itens de 77 a 85.

Para fins previdenciários, é valorizada e avaliada pelo médico a incapacidade laborativa ou a incapacidade para o trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
110257
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O diagnóstico de uma doença relacionada ao trabalho, dado pelo médico do trabalho, tem implicações médico-legais e previdenciárias que necessitam ser conhecidas e cumpridas pelos profissionais. Quanto às doenças profissionais do trabalho e relacionadas ao trabalho, julgue os itens de 77 a 85.

Ao ser caracterizado o acidente de trabalho, para fins da previdência social, somente o segurado terá direito a benefícios como auxílio doença, aposentadoria por invalidez e auxílio- acidente, os quais não são estendidos aos seus dependentes.

Alternativas
Comentários
  • LEI No 6.367, DE 19 DE OUTUBRO DE 1976 que dispõe sobre o seguro de acidentes do trabalho a cargo do INPS e dá outras providências diz que:

    Art. 4º Em caso de acidente do trabalho, os segurados de que trata o Art. 1º e seus dependentes terão direito, independentemente de período de carência, às prestações previdenciárias cabíveis, observado o disposto nesta lei.


    .


ID
110260
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O diagnóstico de uma doença relacionada ao trabalho, dado pelo médico do trabalho, tem implicações médico-legais e previdenciárias que necessitam ser conhecidas e cumpridas pelos profissionais. Quanto às doenças profissionais do trabalho e relacionadas ao trabalho, julgue os itens de 77 a 85.

Entre os grupos de trabalhadores mais expostos às doenças infecciosas e parasitárias relacionadas ao trabalho, estão aqueles ligados a agricultura, saúde, hospitais, laboratórios, necrotérios, atividades de investigações de campo e vigilância em saúde, controle de vetores e áreas que lidam com animais.

Alternativas
Comentários
  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
110263
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O diagnóstico de uma doença relacionada ao trabalho, dado pelo médico do trabalho, tem implicações médico-legais e previdenciárias que necessitam ser conhecidas e cumpridas pelos profissionais. Quanto às doenças profissionais do trabalho e relacionadas ao trabalho, julgue os itens de 77 a 85.

A hipertensão arterial sistêmica secundária não é considerada uma doença ocupacional, pois está relacionada a fatores genéticos individuais.

Alternativas
Comentários
  • A principal causa de hipertensão secundária é por causas renais. Ex: Rins policísticos.

    Essa condição, é sempre ocorrida devido uma patologia prévia.


ID
110266
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O diagnóstico de uma doença relacionada ao trabalho, dado pelo médico do trabalho, tem implicações médico-legais e previdenciárias que necessitam ser conhecidas e cumpridas pelos profissionais. Quanto às doenças profissionais do trabalho e relacionadas ao trabalho, julgue os itens de 77 a 85.

A exposição aos agentes carcinogênicos presentes no ambiente onde se vive, o tipo de atividade desenvolvida no trabalho, o estilo de vida e os fatores ambientais produzidos ou alterados pela atividade humana podem ser fatores determinantes no surgimento do câncer.

Alternativas
Comentários
  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
110269
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O diagnóstico de uma doença relacionada ao trabalho, dado pelo médico do trabalho, tem implicações médico-legais e previdenciárias que necessitam ser conhecidas e cumpridas pelos profissionais. Quanto às doenças profissionais do trabalho e relacionadas ao trabalho, julgue os itens de 77 a 85.

Entre os agentes hematotóxicos de interesse para a saúde do trabalhador, destacam-se o benzeno e as radiações ionizantes, que podem causar lesão celular em célula primitiva multipotente, reduzindo seu número ou provocando lesões citogenéticas, que resultam em hipoprodução celular ou linhagens celulares anormais.

Alternativas

ID
110272
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O diagnóstico de uma doença relacionada ao trabalho, dado pelo médico do trabalho, tem implicações médico-legais e previdenciárias que necessitam ser conhecidas e cumpridas pelos profissionais. Quanto às doenças profissionais do trabalho e relacionadas ao trabalho, julgue os itens de 77 a 85.

O hipotireoidismo relacionado a doenças ocupacionais acomete trabalhadores expostos aos materiais a base de iodetos e fluoretos.

Alternativas
Comentários
  • A deficiência de iodo  pode causar hipotiroidismo e não o excesso...
  • Hipotireoidismo devido a substancia exógena: Chumbo e seus compostos tóxicos, Hidrocarbonetos halogenados (clorobenzeno e seus derivados), Tiuracil, Tiocinatos e Tiuréia.


ID
110275
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Suponha que um homem, de 48 anos de idade, seja trabalhador rural desde os 14 anos idade, e tenha experiência em lavoura de café, cana, algodão e soja. Atualmente, exerce sua atividade profissional em uma região de hortaliças. Apresenta sinais e sintomas que sugerem a presença de riscos e desgastes no ambiente laboral.
Considerando a situação apresentada acima e acerca de medidas de prevenção e proteção, julgue os itens subsequentes.

Queixas de indigestão, olhos irritados e enxaqueca podem estar associados ao uso de pesticidas, o qual deve ser substituído, além de acrescentar o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) adequado ao trabalho desenvolvido.

Alternativas
Comentários
  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
110278
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Suponha que um homem, de 48 anos de idade, seja trabalhador rural desde os 14 anos idade, e tenha experiência em lavoura de café, cana, algodão e soja. Atualmente, exerce sua atividade profissional em uma região de hortaliças. Apresenta sinais e sintomas que sugerem a presença de riscos e desgastes no ambiente laboral.
Considerando a situação apresentada acima e acerca de medidas de prevenção e proteção, julgue os itens subsequentes.

Para reduzir e(ou) evitar dores lombares frequentes, recomenda-se à educação em saúde laboral abordar temas como mecânica corporal, posturas e exercícios adequados para o relaxamento e fortalecimento muscular.

Alternativas
Comentários
  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
110281
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Suponha que um homem, de 48 anos de idade, seja trabalhador rural desde os 14 anos idade, e tenha experiência em lavoura de café, cana, algodão e soja. Atualmente, exerce sua atividade profissional em uma região de hortaliças. Apresenta sinais e sintomas que sugerem a presença de riscos e desgastes no ambiente laboral.
Considerando a situação apresentada acima e acerca de medidas de prevenção e proteção, julgue os itens subsequentes.

Para prevenir o câncer de pele causado pela exposição ao sol, o trabalhador deve comprar e usar, à revelia do empregador, chapéu, óculos e creme bloqueador solar que sejam adequados ao seu tipo físico e à sua preferência.

Alternativas

ID
110311
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considere que um digitador chegue ao ambulatório da empresa com queixa de dor espontânea nos punhos e nas mãos e refira diminuição da força muscular e da sensibilidade dessas partes do corpo, além de dormência e sensação de peso.

Com base na situação hipotética acima, julgue os itens a seguir acerca da atuação do profissional de enfermagem nesse caso clínico

Após colher dados do histórico do trabalhador e realizar o exame físico, caso suspeite de se tratar de uma doença do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo (DORT) relacionadas, ao trabalho, o profissional de enfermagem deve encaminhar o trabalhador para a consulta médica com o objetivo de realizar o diagnóstico médico e a terapia específica.

Alternativas
Comentários
  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
110314
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considere que um digitador chegue ao ambulatório da empresa com queixa de dor espontânea nos punhos e nas mãos e refira diminuição da força muscular e da sensibilidade dessas partes do corpo, além de dormência e sensação de peso.

Com base na situação hipotética acima, julgue os itens a seguir acerca da atuação do profissional de enfermagem nesse caso clínico

Durante a realização da consulta, o profissional de enfermagem deve orientar o trabalhador acerca da necessidade de repouso temporário para as mãos e da necessidade de avaliação das condições ergonômicas do posto de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
110317
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considere que um digitador chegue ao ambulatório da empresa com queixa de dor espontânea nos punhos e nas mãos e refira diminuição da força muscular e da sensibilidade dessas partes do corpo, além de dormência e sensação de peso.

Com base na situação hipotética acima, julgue os itens a seguir acerca da atuação do profissional de enfermagem nesse caso clínico

Nessa situação clínica, deve-se dispensar o preenchimento da comunicação de acidente de trabalho (CAT), por se tratar de uma incapacidade temporária não reconhecida como acidente do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Aos não assinantes: GABARITO: ERRADO


ID
110320
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considere que um digitador chegue ao ambulatório da empresa com queixa de dor espontânea nos punhos e nas mãos e refira diminuição da força muscular e da sensibilidade dessas partes do corpo, além de dormência e sensação de peso.

Com base na situação hipotética acima, julgue os itens a seguir acerca da atuação do profissional de enfermagem nesse caso clínico

O profissional de enfermagem deve obter dados acerca dos fatores morais e éticos que contribuem para o agravamento do caso.

Alternativas
Comentários
  • O profissional de saúde irá ater-se aos fatores ergonômicos e psicológicos

ID
130828
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Norma Regulamentadora 32, os produtos químicos, intermediários e resíduos, que implicam risco à saúde e segurança do trabalhador, devem ter ficha descritiva contendo:

I. características, formas de utilização e riscos ao meio ambiente.

II. condições, locais de estocagem e procedimentos a serem executados em situações de emergência.

III. medidas de proteção coletiva e individual, bem como controle médico da saúde dos trabalhadores.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • 32.3.4.1.1 Os produtos químicos, inclusive intermediários e resíduos que impliquem riscos à segurança e saúde do
    trabalhador, devem ter uma ficha descritiva contendo, no mínimo, as seguintes informações:
    a) as características e as formas de utilização do produto;
    b) os riscos à segurança e saúde do trabalhador e ao meio ambiente, considerando as formas de utilização;
    c) as medidas de proteção coletiva, individual e controle médico da saúde dos trabalhadores;
    d) condições e local de estocagem;
    e) procedimentos em situações de emergência.
    32.3.4.1.2 Uma cópia da ficha deve ser mantida nos locais onde o produto é utilizado.
  • Os produtos químicos, inclusive intermediários e resíduos que impliquem riscos à segurança e saúde do trabalhador, devem ter uma ficha descritiva contendo, no mínimo, as seguintes informações:

    - as características e as formas de utilização do produto;

    - os riscos à segurança e saúde do trabalhador e ao meio ambiente, considerando as formas de utilização;

    - as medidas de proteção coletiva, individual e controle médico da saúde dos trabalhadores;

    - condições e local de estocagem;

    - procedimentos em situações de emergência.

    Ou seja, todas as afirmativas estão corretas

    Bibliografia

    http://trabalho.gov.br/index.php/seguranca-e-saude-no-trabalho/normatizacao/normas-regulamentadoras


ID
130876
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os profissionais da área da saúde podem ter a saúde e segurança ameaçadas no trabalho, quando expostos a agentes físicos como

Alternativas
Comentários
  • Letra D
  • Com relação à saúde do trabalhador existem 5 tipos de riscos (agentes):

    Risco Físico – radiação ionizante, não ionizante, ruído, vibração, temperatura.

    Risco Químico – névoas, neblinas, poeiras, fumo, vapores.

    Risco Biológico – vírus, fungos, bactérias, protozoários, animais peçonhentos.

    Risco Ergonômico – trabalho físico pesado, posturas incorretas, treinamento inadequado/inexistente, trabalhos em turnos, trabalho noturno, atenção e responsabilidade, monotonia, ritmo excessivo, jornadas de trabalho prolongadas, esforço físico intenso, levantamento e transporte manual de peso.

    Risco de Acidente – arranjo físico inadequado, máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas inadequadas ou defeituosas, iluminação inadequada, eletricidade, probabilidade de incêndio ou explosão, armazenamento inadequado.

    Logo, dentre as alternativas a única que apresenta agentes físicos são ruído e radiações ionizantes.


    Resposta D


    Bibliografia


    Carvalho GM. Enfermagem do Trabalho. EPU, 2001.



ID
133279
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As diretrizes da Política Nacional de Saúde do Trabalhador, na esfera interinstitucional, compreendem:

I. Inclusão de todos os trabalhadores brasileiros e dos países vizinhos, nas áreas de fronteira, no sistema de reparação da saúde do trabalhador.

II. Precedência das ações de primeiros socorros sobre as de promoção da saúde, quando o trabalhador desenvolve atividades econômicas classificadas de alto risco.

III. Estruturação da rede integrada de informações em Saúde do Trabalhador.

IV. Incentivo à capacitação e à educação continuada dos trabalhadores responsáveis pela operacionalização da política.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Suas diretrizes, descritas na Portaria nº 1.125 de 6 de julho de 2005, compreendem a atenção integral à saúde, a articulação intra e intersetorial, a estruturação da rede de informações em Saúde do Trabalhador, o apoio a estudos e pesquisas, a capacitação de recursos humanos e a participação da comunidade na gestão dessas ações.Além disso, em esfera interinstitucional, o Ministério da Saúde desenvolve uma política de ação integrada com os ministérios do Trabalho e Emprego e da Previdência Social, a Política Nacional sobre Saúde e Segurança do Trabalho (PNSST), cujas diretrizes compreendem:
    I - Ampliação das ações, visando a inclusão de todos os trabalhadores brasileiros no sistema de promoção e proteção da saúde;
    II - Harmonização das normas e articulação das ações de promoção, proteção e reparação da saúde do trabalhador;
    III - Precedência das ações de prevenção sobre as de reparação;
    IV - Estruturação de rede integrada de informações em Saúde do Trabalhador;
    V - Reestruturação da formação em Saúde do Trabalhador e em segurança no trabalho e incentivo à capacitação e à educação continuada dos trabalhadores responsáveis pela operacionalização da política;
    VI - Promoção de agenda integrada de estudos e pesquisas em segurança e Saúde do Trabalhador.
  • Portaria nº 1.125, de 06 de julho de 2005



    Art.2º . As diretrizes da Política Nacional de Saúde do Trabalhador, na esfera Interinstitucional, compreendem: 

    I. Inclusão de todos os trabalhadores brasileiros no sistema de promoção e proteção da saúde;
    II.  Precedência das ações de prevenção sobre as de reparação;

    III. Estruturação da rede integrada de informações em Saúde do Trabalhador. 

    IV. Incentivo à capacitação e à educação continuada dos trabalhadores responsáveis pela operacionalização da política.


    Resposta letra D.
  • São Diretrizes da Política Nacional de Saúde do Trabalhador:

    - Ampliação das ações de SST, visando a inclusão de todas os trabalhadores brasileiros no sistema de promoção e proteção da saúde

    - Harmonização das normas e articulação das ações de promoção, proteção e reparação da saúde do trabalhador

    – Precedência das ações de prevenção sobre as de reparação

    - Estruturação de Rede Integrada de Informações em Saúde do Trabalhador

    - Reestruturação da Formação em Saúde do Trabalhador e em Segurança no Trabalho e incentivo a capacitação e educação continuada dos trabalhadores responsáveis pela operacionalização da PNSST

    - Promoção de Agenda Integrada de Estudos e Pesquisas em Segurança e saúde do Trabalhador

    Logo, estão corretas as afirmativas III e IV

    Resposta D

    Bibliografia

    http://www.previdencia.gov.br/arquivos/office/3_081014-105206-701.pdf


ID
133285
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para responder às questões de números 56 a 58,
considere as Normas Regulamentadoras (NR's) do
Ministério do Trabalho e Emprego.

De acordo com a NR 5, o mandato dos membros eleitos da CIPA terá a duração de

Alternativas
Comentários
  • Ministério do Trabalho e Emprego Página

    NR 5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

    5.7 O mandato dos membros eleitos da CIPA terá a duração de um ano, permitida
    uma reeleição.
  • Segundo a Norma Regulamentadora 5 referente a Comissão interna de prevenção de acidente (CIPA)

    O mandato dos membros eleitos da CIPA terá a duração de um ano, permitida uma reeleição. Além disso, é vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa do empregado eleito para cargo de direção de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes desde o registro de sua candidatura até um ano após o final de seu mandato.


    Resposta A


    Bibliografia


    http://trabalho.gov.br/images/Documentos/SST/NR/NR5.pdf


ID
133291
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Vários municípios e estados brasileiros já possuem legislação restritiva ou proibitiva ao uso do amianto porque, segundo o Ministério da Saúde, essa substância é um fator de risco de natureza ocupacional para

Alternativas
Comentários
  •  

    Os sintomas da asbestose aparecem gradualmente só depois da formação de muitas cicatrizes e quando os pulmões perdem a sua elasticidade. Os primeiros sintomas são a dispneia ligeira e a diminuição da capacidade para o exercício.

    Os grandes fumadores que sofrem de bronquite crónica juntamente com asbestose podem tossir e ter uma respiração sibilante. A respiração torna-se, gradualmente, mais difícil. Cerca de 15 % das pessoas com asbestose têm dispneia e insuficiência respiratória.

    Por vezes a inalação de fibras de amianto pode fazer com que se acumule líquido no espaço que se encontra entre as camadas pleurais (cavidade pleural). Em raras ocasiões, o amianto causa tumores na pleura, denominados mesoteliomas, ou em membranas do abdómen, chamados mesoteliomas peritoneais.

    Os mesoteliomas causados pelo amianto são um tipo de cancro que não se consegue curar. Geralmente, aparecem depois da exposição à crocidolite, um dos quatro tipos de amianto. A amosite, outro tipo, também produz mesoteliomas. O crisótilo, provavelmente, não produz mesoteliomas, mas, às vezes, está contaminado com tremolite, e esta causa-os. Os mesoteliomas desenvolvem-se, de modo geral, ao fim de 30 ou 40 anos de exposição ao amianto.

    O cancro do pulmão está relacionado, em parte, com o grau de exposição às fibras de amianto; no entanto, entre as pessoas que sofrem de asbestose, o cancro do pulmão desenvolve-se quase exclusivamente naquelas que também fumam cigarros, em especial nas que fumam mais de um maço por dia



    fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Asbestose
    Taína Serra
  • Portaria nº 1339/GM Em 18 de novembro de 1999.
    LISTA DE DOENÇAS RELACIONADAS AO TRABALHO
     
    RELAÇÃO DE AGENTES OU FATORES DE RISCO DE NATUREZA OCUPACIONAL, COM AS RESPECTIVAS DOENÇAS QUE PODEM ESTAR COM ELES RELACIONADAS

    1)      Asbesto ou Amianto
     
    ·         Neoplasia maligna do estômago (C16.-)
    ·         Neoplasia maligna da laringe (C32.-)
    ·         Neoplasia maligna dos brônquios e do pulmão (C34.-)
    ·         Mesotelioma da pleura (C45.0)
    ·         Mesotelioma do peritônio (C45.1)
    ·         Mesotelioma do pericárdio (C45.2)
    ·         Placas epicárdicas ou pericárdicas (I34.8)
    ·         Asbestose (J60.-)
    ·         Derrame Pleural (J90.-)
    ·         Placas Pleurais (J92.-)
    Portanto, resposta correta: letra D
  • Amianto ou asbesto são os nomes genéricos de minerais de silicato fibrosos de ocorrência natural e se dividem em dois grupos: serpentinas (crisotila) e anfibólios (tremolita, actinolita, antofilita, amosita e crocidolita).

    A inalação é o principal meio de exposição ao amianto que está associada ao desenvolvimento de doenças pleurais como placas pleurais e espessamento, asbestose pulmonar (fibrose do pulmão), câncer de pulmão, mesotelioma (tumor maligno) de pleura (membrana que reveste o pulmão), de peritônio (membrana que recobre a cavidade abdominal) e de pericárdio (membrana que reveste o coração), câncer de laringe e ovário.

    O amianto segundo o Ministerio da Saúde está relacionado com as seguintes patologias:

    - Neoplasia maligna do estômago

    - Neoplasia maligna da laringe

    - Neoplasia maligna dos brônquios e do pulmão

    - Mesotelioma da pleura

    - Mesotelioma do peritônio

    - Mesotelioma do pericárdio

    - Placas epicárdicas ou pericárdicas

    - Asbestose

    - Derrame Pleural

    - Placas Pleurais

    Resposta D

    Bibliografia

    http://portalsaude.saude.gov.br/


ID
177454
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Após a elaboração do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais de uma empresa prestadora de serviços de saúde, foi detectada a presença de agentes biológicos evidenciados pelos resultados de marcadores HBsAg. Visando a saúde dos trabalhadores locais, é fundamental a descrição, dentre outras, de medidas preventivas específicas no Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional quanto

Alternativas
Comentários
  • HBsAg- antígeno encontrado na superfície do HBV (vírus da hepatite B)
    Imunoproteção = Vacina

ID
177457
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O conhecimento da relação entre a origem, natureza, propriedades, mecanismos de ação e qualidade de qualquer substância química e a saúde do trabalhador pode ser baseada nos fundamentos:

I. A intoxicação pode ser definida como o conjunto de sinais e sintomas que demonstram o equilíbrio produzido pela interação do agente tóxico e o organismo.

II. O mercúrio é um metal líquido que se volatiliza, contamina a atmosfera no ambiente de trabalho e pode ocasionar a encefalopatia mercurial.

III. Fumos são suspensões de partículas sólidas geralmente com tamanho inferior a 0,1 ?, originadas por combustão incompleta e podem causar afecções respiratórias.

IV. Proceder à emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho, em casos de intoxicação, quando necessária.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • A intoxicação é um processo patológico causado por substâncias endógenas ou exógenas, caracterizado por desequilíbrio fisiológico, consequente das alterações bioquímicas no organismo. Processo é evidenciado por sinais e sintomas ou mediante dados laboratoriais. A primeira afirmativa está errada uma vez que a intoxicação leva a um desequilíbrio e não equilíbrio pela interação com o agente tóxico como é afirmado.

    O mercúrio metálico (Hg) é um metal prateado e brilhante, que ocorre em estado líquido na temperatura ambiente, e volatiliza facilmente para a atmosfera formando vapores de mercúrio. Os vapores de mercúrio são incolores e inodoros, e se formam em maior quantidade com o aumento da temperatura. As emissões atmosféricas são a principal fonte de contaminação ambiental, seguida da contaminação da água, e da contaminação do solo, quando ocorre disposição inadequada de efluentes e resíduos. O mercúrio tem efeitos adversos importantes sobre a saúde humana e o meio ambiente. Exposição a níveis elevados de mercúrio pode afetar o cérebro (encefalopatia mercurial), o coração, os rins e pulmões e o sistema imune dos seres humanos. A segunda afirmativa está correta.

    Os fumos são partículas sólidas produzidas por condensação de vapores metálicos por combustão incompleta, medem menos de 0,1 µm. Ex: fumos de óxido de zinco nas operações de soldagem com ferro. As consequências da exposição a esses fumos são doença pulmonar obstrutiva, febre de fumos metálicos, intoxicação específica de acordo com o metal.

    A quarta afirmativa também está correta, já que sempre deve ser emitido a CAT quando a intoxicação for decorrente do ambiente de trabalho.

    Resposta D

    Bibliografia

    Queiroz S. Tratado de Toxicologia Ocupacional. 2010.


ID
177460
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando os procedimentos demissionais do trabalhador, segundo a NR 7, a empresa de grau de risco 1 e 2 pode

Alternativas
Comentários
  • (EXTRAÍDO da NR7, disponível em < http://www.mte.gov.br/legislacao/normas_regulamentadoras/nr_07_at.pdf > Acesso em 09 de agosto de 2010

    7.4.3.5 No exame médico demissional, será obrigatoriamente realizada até a data da homologação, desde que o último exame médico ocupacional tenha sido realizado há mais de: (Alterado pela Portaria n.º 8, de 05 de maio de 1996)
    - 135 (centro e trinta e cinco) dias para as empresas de grau de risco 1 e 2, segundo o Quadro I da NR-4;

    7.4.3.5.1 As empresas enquadradas no grau de risco 1 ou 2, segundo o Quadro I da NR-4, poderão ampliar o prazo de dispensa da realização do exame demissional em até mais 135 (cento e trinta e cinco) dias, em decorrência de negociação coletiva, assistida por profissional indicado de comum acordo entre as partes ou por profissional do órgão regional competente em segurança e saúde no trabalho. (
    Alterado pela Portaria n.º 8, de 05 de maio de 1996)

  • Complementando a resposta da colega que contribuiu com a resposta para nossos estudos:

     No exame médico demissional, será obrigatoriamente realizada até a data da homologação, desde que o último exame médico ocupacional tenha sido realizado há mais de
     
    - 135 (centro e trinta e cinco) dias para as empresas de grau de risco 1 e 2, segundo o Quadro I da NR 4;
    - 90 (noventa) dias para as empresas de grau de risco 3 e 4, segundo o Quadro I da NR 4.

  • Conforme a Norma Regulamentadora 7, que trata do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), no que se refere as empresas de grau de risco 1 e 2 7.4.3.5 No exame médico demissional, será obrigatoriamente realizada até a data da homologação, desde que o último exame médico ocupacional tenha sido realizado há mais de: (Alterado pela Portaria n.º 8, de 05 de maio de 1996) - 135 (centro e trinta e cinco) dias para as empresas de grau de risco 1 e 2, segundo o Quadro I da NR-4; - 90 (noventa) dias para as empresas de grau de risco 3 e 4, segundo o Quadro I da NR-4. 7.4.3.5.1 As empresas enquadradas no grau de risco 1 ou 2, segundo o Quadro I da NR-4, poderão ampliar o prazo de dispensa da realização do exame demissional em até mais 135 (cento e trinta e cinco) dias, em decorrência de negociação coletiva, assistida por profissional indicado de comum acordo entre as partes ou por profissional do órgão regional competente em segurança e saúde no trabalho. (Alterado pela Portaria n.º 8, de 05 de maio de 1996).

    Reposta B Bibliografia www.mte.gov.br

ID
177463
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Alinhada com as tendências contemporâneas, uma empresa visa reduzir o índice de acidentes e doenças ocupacionais, utilizando-se dos resultados da análise, examinando os avanços conquistados e as lacunas existentes no trabalho. Ao delinear os novos modelos de prevenção de danos à saúde e segurança do trabalhador, é necessário considerar:

I. a avaliação e a gestão dos riscos, devido aos fatores multicausais presentes no processo de trabalho.

II. as ações educativas em saúde relacionadas aos agravos ocupacionais, comportamento saudável e qualidade de vida.

III. as diretrizes das políticas públicas vigentes.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • TODAS CORRETAS!


ID
177466
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A NR-24 descreve as condições sanitárias e de conforto no locais de trabalho e estabelece que:

Alternativas
Comentários
  • (Extraído da NR24. Disponível em: < http://www.mte.gov.br/legislacao/normas_regulamentadoras/nr_24.asp > Acesso em 09 de agosto de 2010

    24.1.17. Nos estabelecimentos comerciais, bancários, securitários, de escritório e afins, poderá a autoridade local competente em matéria de Segurança e Medicina do Trabalho, em decisão fundamentada, submetida à homologação do Delegado Regional do Trabalho, dispensar ou reduzir o número de mictórios e de chuveiros estabelecidos nesta Norma.

    24.1.12. Será exigido 1 (um) chuveiro para cada 10 (dez) trabalhadores nas atividades ou operações insalubres, ou nos trabalhos com exposição a substâncias tóxicas, irritantes, infectantes, alergizantes, poeiras ou substâncias que provoquem sujidade, e nos casos em que estejam expostos a calor intenso. (124.017-0 / I2)

    24.1.24.1. Serão previstos 60 (sessenta) litros diários de água por trabalhador para o consumo nas instalações sanitárias. (124.030-7 / I1)

    24.3.1. Nos estabelecimentos em que trabalhem mais de 300 (trezentos) operários, é obrigatória a existência de refeitório, não sendo permitido aos trabalhadores tomarem suas refeições em outro local do estabelecimento. (124.062-5 / I2)

    24.6.5. Os sindicatos de trabalhadores que tiverem conhecimento de irregularidades quanto ao cumprimento desta Norma poderão denunciá-las ao Ministério do Trabalho e solicitar a fiscalização dos respectivos órgãos regionais. (124.148-6 / I1)


ID
177469
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Nas últimas décadas, os avanços tecnológicos são notórios e os efeitos dessas mudanças influenciam a saúde e a segurança do trabalho. Em alguns casos, reduzem ou eliminam os danos, porém, essas reestruturações tecnológicas também originam novas situações emergentes, causando impactos negativos à saúde do trabalhador relacionados à

Alternativas
Comentários
  • Questao puramente interpretativa,se anularmos da questao o trecho que ressalta as vantagens das novas tecnologias,observaremos que a unica resposta que condiz com o enunciado e a letra C...

    a letra A esta errada devido ao uso de agrotoxicos se referir ao risco quimico e nao biologico com resta referenciado.