-
“Princípios de Administração Científica"O método administrativo de Ford apresenta os seguintes traços fundamentais com características de Taylor:1 - racionalização taylorista do trabalho, alto grau de especialização;2 - desenvolvimento da mecanização utilizando equipamentos especializados;3 - produção em massa com elevado grau de padronização;4 - salários elevados e crescentes, incorporando ganhos de produtividade.
-
Teoria da Burocracia
I. Caráter legal das normas e regulamentos;
II. Caráter formal das comunicações;
III. Caráter racional e divisão do trabalho;
IV. Impessoalidade nas relações;
V. Hierarquia da autoridade;
VI. Rotinas e Procedimentos;
VII. Competência técnica e Meritrocia;
VIII. Profissionalização dos particpantes;
IX. Completa previsibilidade do funcionamento
Críticas da Teoria da Burocracia: Internalização das regras e exagerado apego aos regulamentos; Excesso de formalismo e de paplório; Resistência as mudanças; Despersonalização do relacionamento; Categorização como base do processo decisório; Superconformidade às rotinas e procedimentos; Exibição de sinais de autoridade e Dificuldade no atendimento aos clientes e conflitos com o público.
-
TEORIA CLÁSSICA - FAYOL
I. Divisão do Trabalho - II. Autoridade - III. Disciplina - IV. Unidade de Comando e direção; - V.Subordinação dos interesses individuais (ao interesse geral) - VI. Remuneração; - VII. Centralização; - VIII. Linha de comando; - IX. Ordem - X. Equidade; - XI. Estabilidade dos funcionários - XII. Iniciativa e XIII. Espírito de Equipe.
Críticas: Obsessão pelo comando; A empresa como sistema fechado e Manipulação dos trabalhadores.
TEORIA NEOCLÁSSICA - PETER DRUCKER
I. Ênfase na prática da Administração - II. Reafirmação relativa das proposições clássicas - III. Ênfase nos princípios gerais de gestão - IV. Ênfase nos objetivos e resultados.
TEORIA CIENTÍFICA - TAYLOR
I. Estudo da fadiga humana - II. Divisão do trabalho e especialização do operário - III. Desenho de cargos e tarefas - IV. Incentivos salariais e prêmios por produtividade - V. Condições de trabalho - VI. Padronização - Supervisão funcional - VII. Homem Econômico.
-
GABARITO: D
Princípios da administração científica:
PLANEJAMENTO: o trabalho deve ser planejado pela organização com base em métodos científicos (termo padrão).
PREPARO: trabalhadores selecionados com base em suas aptidões e treinados para as tarefas planejadas (especialização)
CONTROLE: trabalho controlado para verificar se o que foi planejado está sendo cumprido devendo os trabalhadores e gerência cooperar para a eficiência dos trabalhos
EXECUÇÃO: as atribuições e responsabilidades de execução devem ser distribuídas de forma planejada.