SóProvas


ID
1363510
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

No que diz respeito à composição de rochas carbonáticas, considere as afirmativas a seguir.

I - Oólitos constituem grãos subesféricos a alongados formados por calcita microcristralina, cuja origem pode ser fecal.
II - Oncólitos correspondem a grãos esféricos a subesféricos, apresentando lâminas concêntricas, de origem microbiana.
III - Peloides são fragmentos bioclásticos que se apresentam arrendondados por retrabalhamento por ação de ondas e correntes.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Oólitos - grãos arredondados do tamanho de areia (0,25 a 2,00 mm) formados por precipitação química inorgânica de carbonato de cálcio em águas agitadas e com pouca deposição de material clástico. A precipitação ocorre geralmente em camadas concêntricas em torno de um núcleo de quartzo ou de fragmento de concha, dando origem a pequenos grãos que se assemelham, na forma, a ovos de peixe (daí o nome). Embora sejam constituídos predominantemente por CaCO3, os oólitos apresentam por vezes quantidades apreciáveis de outros materiais, nomeadamente sílica, dolomita e fosfatos diversos. A sua litificação dos oólitos origina os calcários oolíticos, muito comuns em jazidas exploradas para produção de rochas ornamentais e para material de revestimento em arquitectura.

    Pelóides - são corpos carbonatados com tamanhos entre os 0,03 mm e os 0,15 mm. São elipsoidais, esferoidais ou irregulares, sem qualquer arranjo textural interno.

     

  • Essa questão deveria ser anulada, pois nenhuma das três está correta.

  • Ooólitos: grãos esféricos a subesféricos. Origem inorgânica. Trabalhados por ondas em ambientes de alta energia.

    Oncólitos: origem microbial.

    Pelóides: grãos micríticos, submilimétricos, aloquímicos de origem diversa.