SóProvas


ID
1363642
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Há uma técnica de gerenciamento de risco que possibilita uma identificação da lógica de associação dos eventos intermediários que pode resultar na ocorrência do evento de topo. Isso é possível através da utilização de “portões lógicos”, que condicionam o tipo de associação que deve existir entre os eventos intermediários, para que ocorra o evento de topo. As associações lógicas utilizadas são a adição dos eventos ou a sua alternância. No primeiro caso, é necessário que todos os eventos intermediários de uma mesma linha se realizem, para que o evento subsequente ocorra. No segundo caso, basta que um dos eventos identificados na linha se realize, para determinar a ocorrência do evento subsequente.

Essa técnica é conhecida como

Alternativas
Comentários
  • A Análise de Árvore de Falhas (AAF) (Failure Tree Analysis – FTA) - consiste na construção de um processológico dedutivo que, partindo de um eventoindesejado predefinido (hipótese acidental),busca as suas possíveis causas. O processo segueinvestigando as sucessivas falhas dos componentesaté atingir as chamadas falhas (causas) básicas,que não podem ser desenvolvidas, e para asquais existem dados quantitativos disponíveis.O evento indesejado é comumente chamado de“Evento-Topo”.


  • Só é necessário tomar cuidado para não confundir a ETA com a FTA. A ETA diz respeito às consequências daquele evento indesejado verificado na FTA.