SóProvas


ID
1363654
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com relação à analise de consequências e vulnerabilidade, considere as afirmativas abaixo.

I – A partir de uma hipótese acidental ou cenário, pode-se partir para modelagens matemáticas e cálculos específicos para a estimativa de consequências, envolvendo produtos químicos, tais como liberações tóxicas, vazamentos, incêndios e explosões, entre outros danos.
II – Ao se estudarem os impactos ao homem ou ao meio ambiente, ou ainda à instalação industrial, fala-se em vulnerabilidade, que consiste basicamente em modelos e estudos que correlacionam as consequências físicas à capacidade de resistência dos corpos ou meios expostos.
III – Uma vez identificadas hipóteses acidentais, deve-se, então, fazer uma estimativa das consequências, com a finalidade de se obterem informações sobre o comportamento do produto no meio, bem como a quantificação dos seus efeitos físicos em termos de radiações térmicas (incêndios), sobrepressões (explosões) e concentrações tóxicas (vazamentos/liberações).
IV – Os modelos de vulnerabilidade baseiam-se, de forma geral, numa função matemática de Cleiperon (Cp), desenvolvida por Perrut, do tipo: Cp = (a x b) + b Log x, onde: a e b são variáveis climáticas, sendo que x é a quantidade da população exposta à magnitude do impacto físico e a variável Cp representa a extensão da área afetada a partir do ponto onde ocorreu o acidente.

São corretas as afirmações

Alternativas
Comentários
  • Fonte?

  • http://cetesb.sp.gov.br/wp-content/uploads/2013/11/P4261-revisada.pdf

  • Qual o erro da IV?

  • modelos de vulnerabilidade  se baseiam em uma função matemática do tipo Probit (Pr) (radiação e toxicidade) ou em valores previamente definidos (sobrepressão). Esses modelos permitem expressar a probabilidade do dano – no nosso caso, fatalidade humana – em função da magnitude dos efeitos físicos. 
     

  • A letra D está errada porque o "x" é o  elemento da multiplicação hahaha

    Cp = (a x b) + b Log x, onde: a e b são variáveis climáticas, sendo que x é a quantidade da população exposta à magnitude do impacto físico e a variável Cp representa a extensão da área afetada a partir do ponto onde ocorreu o acidente. 
     

  • Gabarito: Letra C

    7.4.2 Vulnerabilidade

    Os danos ao homem e às estruturas dependem dos efeitos físicos (radiação térmica, sobrepressão e

    toxicidade) dos cenários acidentais e da capacidade de resistência dos corpos expostos. Os modelos

    que permitem a estimativa desses danos são conhecidos como modelos de vulnerabilidade e se

    baseiam em uma função matemática do tipo Probit (Pr) (radiação e toxicidade) ou em valores

    previamente definidos (sobrepressão). Esses modelos permitem expressar a probabilidade do dano –

    no nosso caso, fatalidade humana – em função da magnitude dos efeitos físicos.

    Fonte: P4.261, Cetesb 2011.