SóProvas


ID
1363687
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A NBR 12693:2013 (Sistemas de proteção por extintor de incêndio) apresenta a definição de termos relacionados a essa área de atuação.

O termo definido com propriedade é o seguinte:

Alternativas
Comentários
  • Informações da ABNT NBR 12693:2010. Questão passível de anulação, pois a nova NBR 12693:2013, as informações não estão descrita expressamente.

    3.1 Capacidade extintora Medida do poder de extinção de fogo de um extintor, obtida em ensaio prático normalizado.

    3.3 Carga de incêndio específica Valor da carga de incêndio dividido pela área de piso do espaço considerado, expresso em megajoules por metro quadrado (Mj/m2).

    3.5 Classe B - Fogo em combustíveis sólidos que liquefazem por ação do calor, como graxas, substâncias líquidas que evaporam e gases inflamáveis, que queimam somente em superfície, podendo ou não deixar resíduos.

    3.8 Extintor portátil - Extintor de incêndio que pode ser transportado manualmente, sendo que sua massa total não pode ultrapassar 20kg.

    3.12 Risco alto - Edificações e áreas de risco com carga de incêndio específica acima de 1200 MJ/m2 e líquidos combustíveis com volume maior que 18L


  • GABARITO: LETRA A

    Segundo ABNT NBR 12693/2013

     

     

    LETRA A - correta

    Classe B: fogos em combustíveis sólidos que se liquefazem por ação do calor, tais como graxas, substâncias líquidas que evaporam e gases inflamáveis, que queimam somente em superfície, podendo ou não deixar resíduos.

    3.5 Classe B - Fogo em combustíveis sólidos que liquefazem por ação do calor, como graxas, substâncias líquidas que evaporam e gases inflamáveis, que queimam somente em superfície, podendo ou não deixar resíduos.

     

    LETRA B - errada

    Capacidade extintora: a medida do poder de extinção de fogo, utilizando-se 75% da carga do extintor, obtida em ensaio de laboratório.

    3.1 Capacidade extintora Medida do poder de extinção de fogo de um extintor, obtida em ensaio prático normalizado.

     

    LETRA C - errada

    Carga de incêndio específica: o valor da carga de incêndio dividida pela metragem cúbica do ambiente considerado, expresso em MJ/m2 .

    3.3 Carga de incêndio específica Valor da carga de incêndio dividido pela área de piso do espaço considerado, expresso em megajoules por metro quadrado (Mj/m2).

     

    LETRA D - errada

    Extintor portátil: extintor de incêndio que pode ser transportado manualmente, sendo que sua massa total não pode ultrapassar 18 kg.

    3.8 Extintor portátil - Extintor de incêndio que pode ser transportado manualmente, sendo que sua massa total não pode ultrapassar 20kg.

     

    LETRA E - errada

    Risco alto: edificações e áreas de risco com carga de incêndio específica acima de 1.800 MJ/m2 e líquidos combustíveis com volume superior a 200 litros.

    3.12 Risco alto - Edificações e áreas de risco com carga de incêndio específica acima de 1200 MJ/m2