SóProvas


ID
1364419
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia o trecho abaixo para responder a questão.

A contaminação das águas por esgotos domésticos é um
problema de grande relevância sanitária no Brasil. O tratamento
de esgotos é uma medida de extrema importância tanto para a
garantia da saúde humana quanto para a do meio ambiente.

Assinale a alternativa que apresenta como é conhecido o sistema que incorpora oxigênio em tanques para a degradação da matéria orgânica presente no esgoto.

Alternativas
Comentários
  • O sistema de tratamento denominado lodos ativados é um sistema de tratamento de efluentes líquidos que apresenta elevada eficiência de remoção de matéria orgânica presente em efluentes sanitários e industriais. O processo de tratamento é exclusivamente de natureza biológica, onde a matéria orgânica é depurada, por meio de colônias de microrganismos heterogêneos específicos, na presença de oxigênio (processo exclusivamente aeróbio). Essas colônias de microrganismos formam uma massa denominada de lodo (lodo ativo, ativado ou biológico)

    http://www.comusa.rs.gov.br/index.php/saneamento/tratamentoesgoto

  • Coagulação: adição do composto coagulante à água bruta, promovendo, através de intensa agitação, choques entre as partículas coloidais e suspensas com as moléculas do agente coagulante. O objetivo destes choques é a desestabilização elétrica das partículas coloidais através de mecanismos físicos e reações químicas que ocorrem em poucos segundos. Existem vários agentes coagulantes, sendo que os mais usualmente utilizados são o sulfato de alumínio, o cloreto férrico e o cloreto de polialumínio. Dependendo das características da água bruta, pode haver necessidade da utilização de produtos denominados auxiliares de coagulação, normalmente polímeros orgânicos sintéticos ou naturais. b) Floculação: nesta etapa ocorre a aglutinação das partículas desestabilizadas na etapa anterior, resultando na formação de flocos. Para eficiente formação destes, a água é mantida em agitação. No início, mais intensa, para propiciar condições favoráveis à ocorrência do maior número de choques possíveis. À medida que os flocos vão se formando, a intensidade da agitação é reduzida, a fim de evitar a quebra dos mesmos. c) Decantação: é o fenômeno pelo qual os flocos formados na etapa anterior, que já agregaram a si as impurezas, começam o processo de sedimentação e consequente clarificação da água. Esse fenômeno ocorre devido à baixa velocidade da água na grande área do decantador e porque os flocos, que são mais densos do que a água, afundam pela ação gravitacional, ficando depositados no fundo do tanque. A água superficial torna-se mais clara, ao longo do fluxo, e apta a seguir escoando para a próxima etapa. d) Filtração: a maioria das partículas ficou retida no decantador, porém uma parte persiste em suspensão; e é para remover essa parte que se procede à filtração. Hidraulicamente, faz-se a água transpassar uma camada filtrante, constituída normalmente por um leito arenoso, com granulometria predimensionada, sustentada por uma camada de seixos, de modo que as impurezas, as partículas, microrganismos, entre outros, fiquem retidos e a água filtrada seja límpida. e) Desinfecção: eliminação dos microrganismos patogênicos que porventura tenham conseguido atravessar as fases anteriores do tratamento. Os desinfetantes mais utilizados em estações de tratamento de água são os compostos de cloro – cloro gás e hipoclorito de sódio. f) Fluoretação: adição de compostos de flúor à água em tratamento, como medida de saúde pública, visando a diminuição da incidência de cárie dentária. Dentre os produtos químicosutilizados para este fim, destacam-se o fluossilicato de sódio e o ácido fluossilícico.