SóProvas


ID
136444
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Do ponto de vista do servidor público, a Administração Gerencial prioriza

Alternativas
Comentários
  • • Modelo Gerencial: Apóia-se no modelo burocrático. Foco no usuário-cidadão. Eficiência. Controle de resultados. Controle sobre os resultados, e não baseado nos processos. Ex: Remuneração por desempenho, constante capacitação, sistema de promoção por mérito, entre outros.
  • O paradigma gerencial contemporâneo, fundamentado nos princípios da confiança e da descentralização da decisão, exige formas flexíveis de gestão, horizontalização de estruturas, descentralização de funções, incentivos à criatividade. Contrapõe-se à ideologia do formalismo e do rigor técnico da burocracia tradicional. À avaliação sistemática, à recompensa pelo desempenho, e à capacitação permanente, que já eram características da boa administração burocrática, acrescentam-se os princípios da orientação para o cidadão-cliente, do controle por resultados, e da competição administrada.
  • Alguem poderia fazer o favor de comentar o erro na alternativa "D"?

  •   Eduardo Riella, letra D errada.

    "o recrutamento e a promoção por avaliação de desempenho"

    O recrutamento, em regra, é realizado por concurso público.

      Letra E correta.

  • letra d) errada - permanente controle está ligada à Administração Burocrática.
  • Uma maneira fácil de distinguir recrutamento de seleção:

    recrutamento - edital
    seleção - concurso público
  •  
    Wesley Cuidado. O permanente controle voltado para os resultados e não para os processos é sim uma característica da administração gerencial.
  • GABARITO: E

    Do ponto de vista do servidor, a administração gerencial vai fazer com que sua remuneração deixe de ser fixa com base no tempo de serviço e passe a ter um importante componente de remuneração variável pelo desempenho. Além disso, as promoções também são feitas pelo mérito e o servidor deverá ser constantemente capacitado para buscar a concretização dos resultados associados ao seu desempenho.
  • Acredito que a letra D também está correta, pois o concurso público também é uma avaliação de desempenho.

  • Ainda não entendi o erro da alternativa D.



    Seria pelo "permanente controle" nos resultados? Sabemos que o foco do controle está realmente nos resultados. Então o uso da palavra permanente que ferra a alternativa?



    E sobre o concurso ter sido considerado uma avaliação de desempenho? Entendo essa afirmação como correta. Um individuo prestar um concurso público é o momento no qual seu desempenho será avaliado na prova, não?!?!?



    Alguém tem como fundamentar o erro dessa alternativa D??

  • O erro da D está em "recrutamento por avaliação de desempenho".

  • a) o abandono de modelos clássicos de carreira, estruturada em níveis, por evolução funcional horizontal, com acréscimos salariais decorrentes de participação nos resultados e gratificações por funções.

     

    INCORRETA.

     

    De acordo com o PDRAE, a administração pública gerencial constitui um avanço e até um certo ponto um rompimento com a administração pública burocrática. Isto não significa, entretanto, que negue todos os seus princípios. Pelo contrário, a administração pública gerencial está apoiada na anterior, da qual conserva, embora flexibilizando, alguns dos seus princípios fundamentais, como a admissão segundo rígidos critérios de mérito, a existência de um sistema estruturado e universal de remuneração, as carreiras, a avaliação constante de desempenho, o treinamento sistemático.


    b) o recrutamento por concurso público para carreiras eminentemente técnicas e por métodos de seleção diferenciados para profissionais que ocupem funções de liderança.

     

    INCORRETA.

     

    Na realidade, o PDRAE previu implementação de ações na área de recursos humanos, que permitam o aperfeiçoamento (e não recrutamento) das capacidades gerenciais e técnicas do setor público, através de recrutamento de pessoal estratégico, a partir de concursos e processos seletivos públicos anuais para pequenos contingentes, caracterizando, desta forma, um processo permanente de atualização dos quadros do aparelho do Estado. Além disso, concurso público faz parte do processo de seleção, e não recrutamento.

     

    Ainda, não está correta a afirmação de que funções de liderança são preenchidas por métodos de seleção diferenciada.

     

    c) o recrutamento e a promoção por avaliação de desempenho e o permanente controle de resultados aliado à autonomia dos servidores.

     

    INCORRETA.

     

    Na administração gerencial há o reforço da meritocracia, ou seja, da seleção (e não recrutamento por avaliação de desempenho) por concurso público ser a regra


    d) a remuneração por desempenho, a constante capacitação e o sistema de promoção por mérito.

     

    CORRETA.

     

    A constante capacitação e o sistema de promoção por mérito são princípios mantidos e flexibilizados pela administração gerencial. No tocante à remuneração por desempenho, o modelo busca um sistema de promoções na carreira em função do mérito acompanhadas por remuneração por desempenho. Esta motivação é fundamental, sendo preciso garantir a profissionalização sem a correspondente rigidez da burocracia.


    e) o fortalecimento das carreiras formalmente estabelecidas, com garantia de ascensão preferencial dos servidores mais antigos.

     

    INCORRETA.

     

    O instituto da ascensão na carreira não foi tema das discussões do PDRAE. Inclusive, esse método de promoção foi extirpado do modelo remuneratório dos servidores e declarado inconstitucional pelo STF.

     

    Comentário Adriel Sá.

     

  • O erro da D está na palavra recrutamento.