A produção de leite e derivados é altamente difundida em todo o país, tanto em nível industrial quanto artesanal. A legislação federal estabelece contagens máximas antes e principalmente depois do processo de pasteurização. Também são preconizados os métodos de higiene na ordenha, modo de transporte e de armazenamento antes do processo e local de pasteurização. Em relação a esse assunto, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Leite pasteurizado tipo A refere-se ao leite cru não submetido a qualquer tipo de tratamento térmico na fazenda leiteira onde foi produzido.
( ) Leite pasteurizado tipo B refere-se ao leite homogeneizado, submetido à ultrapasteurização, ou seja, o Sistema UHT (Ultra Hight Temperature), que significa o aquecimento de 130°C a 150°C por 2 a 4 segundos, por meio de um processo térmico de fluxo contínuo e o imediato resfriamento à temperatura inferior a 32°C.
( ) O leite pasteurizado tipo B pode ser classificado quanto ao teor de gordura em: leite cru refrigerado tipo B, leite pasteurizado tipo B integral, leite pasteurizado tipo B semidesnatado e leite pasteurizado tipo B desnatado.
( ) O leite homogeneizado é obtido por meio da redução dos glóbulos de gordura. Este processo aumenta a estabilidade do leite e, ao mesmo tempo, evita a separação da gordura (formação da nata).