SóProvas



Questões de Ovos e laticínios


ID
164833
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Os ovos têm seu lugar garantido à mesa do brasileiro, além de entrar na formulação de muitos produtos industrializados. Seu consumo tem crescido gradativamente e seu uso em diferentes preparações tem classificado o ovo como um dos principais componentes de nossa alimentação cotidiana. Sobre ovos, analise:

I. A industrialização permite aumentar a vida útil do ovo, aproveitar os excedentes de safra e agregar valor ao produto.

II. O congelamento do ovo líquido tem aumentado seu tempo de prateleira, mas é no produto desidratado que o seu prazo de validade pode ultrapassar 180 dias, se estiver em ambiente seco e sem refrigeração.

III. O ovo desidratado é obtido por secagem (spraydryer) do ovo líquido pasteurizado. O processo de pasteurização garante, por meio de combinação de tempo e temperatura, a eliminação total de microrganismos patogênicos, mantendo integralmente as propriedades funcionais, nutricionais e culinárias do ovo in natura.

IV. Cada vez mais o setor de avicultura investe na industrialização do produto, e uma das justificativas dessa tendência é a recomendação da não utilização de ovos crus nas preparações, notadamente pelo perigo de contaminação por Salmonella.

Alternativas
Comentários
  • O ovo em pó é um alimento processado a partir do ovo liquido pasteurizado, desidratado pelo processo chamadoSpray drying. O produto final e de baixa umidade, mantendo as mesmas propriedades físicas, funcionais e nutricionais do in natura. Spray- drying e um processo de secagem aplicado em produtos alimentícios líquidos, que pulverizados por atomatizadores e uma grande corrente de ar quente de alta temperatura que os desidrata de forma quase instantânea.

    Existem três tipos de ovos industrializados: refrigerado, congelado e em pó. Mais se não houver mercado para vender liquido ai vira pó, mantendo os nutrientes do in natura. Não precisa de refrigeração podendo ser estocado por seis meses a um ano, a partir da data de fechamento das embalagens. Os usos são seguro e lucrativo, pois com um quilo de ovo em pó e possível preparar 80 porções de ovo mexido ou frito, de 51 gramas cada. Já na indústria de alimentos, o ovo em pó é utilizado pelo seu sabor, cor, valor nutritivo e propriedades funcionais, apresenta vantagens operacionais, como a sua melhor qualidade, estabilidade e uniformidade, economia na Mao- de -obra, espaço para armazenamento e facilidade para medir porções. E comercializado integral, somente gema ou clara, o que reduz desperdícios.

    Indiquei para comentário, pois não notei erro, visto que é feito através de spray drying, a partir do vo pasteurizado, mantendo suas propriedades e na pasterurização há eliminação dos patógenos se o binômio tempo e temperatura estiverem adequado.

  • As alternativas I, II e IV estão corretas.

  • De maneira geral, o ovo desidratado é um alimento produzido a partir do ovo pasteurizado (inteiro, só a clara ou só a gema), que passa por uma outra etapa de processamento chamada de Spray drying. O produto final é um alimento em pó com baixíssima umidade, mas que mantém os mesmos valores nutricionais, de aroma e sabor do alimento in natura.


ID
374782
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A redução do número de microrganismos presentes nos alimentos é um dos fundamentos previstos nos princípios da conservação dos mesmos. Em consequência, a submissão dos alimentos a elevadas temperaturas para aumentar sua vida útil e minimizar riscos de natureza biológica tem ocupado espaço relevante na evolução da tecnologia alimentar. No entanto, algumas pesquisas descrevem alterações nos constituintes químicos que comprometem, de certa forma, a qualidade nutricional de alguns alimentos ou produtos alimentícios submetidos a essa técnica.
A. M. C. Vidal-Martins et al. Evolução do índice proteolítico e do comportamento reológico durante a vida de prateleira de leite UAT/UHT. In: Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 25(4):698 - 704, out.-dez./2005 (com adaptações).

Com base nessas informações, julgue os próximos itens.

As proteínas do soro do leite são importantes fontes de lisina, triptofano e cisteína, aminoácidos que conferem ao leite excelente valor nutricional. Por serem termossensíveis, o tratamento térmico poderá provocar a insolubilização das proteínas solúveis.

Alternativas

ID
386047
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Acerca da inspeção industrial e sanitária de produtos de origem
animal no âmbito federal, julgue os itens de 47 a 56.

Quanto ao teor de gordura, o leite pasteurizado é classificado como integral, padronizado, semidesnatado ou desnatado.

Alternativas

ID
386050
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Acerca da inspeção industrial e sanitária de produtos de origem
animal no âmbito federal, julgue os itens de 47 a 56.

Os estabelecimentos de leite e derivados incluem propriedades rurais, postos de leite e derivados e estabelecimentos industriais.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o RIISPOA antigo, TÍTULO II, CAPÍTULO II, 

    Art. 24. Os estabelecimentos de leite e derivados são classificados em:

    1 - propriedades rurais

    2 - postos de leite e e derivados

    3 - estabelecimentos industriais

    Alternativa: Certo


ID
387493
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Quanto a leite humano e aleitamento materno, julgue os itens de
16 a 18.

O leite humano é uma mistura de substâncias que, ao microscópio, apresenta-se em três frações distintas: emulsão, suspensão e solução. Na solução, encontram-se todos os constituintes hidrossolúveis, como carboidratos e proteínas do soro.

Alternativas
Comentários
  • O leite humano reúne em sua composição mais de 250 substâncias diferentes, dispostas de forma hierarquizada e compartimentalizada, integrando três subsistemas ou frações: emulsão, suspensão e solução.

    A fração emulsão congrega os constituintes lipossolúveis – gordura, óleos, vitaminas, pigmentos lipossolúveis e alguns ácidos graxos livres. Praticamente todos os constituintes lipossolúveis, ou sua grande maioria, estão presentes na forma de glóbulos, envoltos por uma membrana fosfolipoproteica. Essa membrana é a mesma da célula alveolar da glândula mamária, e é responsável por dar estabilidade à emulsão.

    A fração suspensão é constituída de micelas de caseína, formadas por subfrações, como a κ-caseína, γ-caseína, α-caseína, αs1-caseína, dentre outras. O sistema caseína forma uma suspensão coloidal do tipo gel, cuja estabilidade é conferida pela fração κ-caseína que envolve a micela. A quase totalidade do cálcio e do fósforo presentes no leite humano encontra-se associado às micelas, quimicamente ligadas às frações que as integram.

    A fração solução reúne a água, principal constituinte do leite humano, que apresenta concentração de 87% p/v, bem como os demais hidrossolúveis, a exemplo das proteínas do soro, sais minerais, carboidratos e a maior parte dos imunobiológicos presentes no leite humano

  • Na visão sistêmica da composição do leite humano, a fração solução corresponde à fase que congrega todos os constituintes hidrossolúveis, como vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas, enzimas e hormônios, podendo ser considerada soro do leite 


ID
387550
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Julgue os seguintes itens, relativos a técnica dietética e utilização
de alimentos.

Na preparação da ricota fresca, utiliza-se a caseína do leite, à qual adiciona-se coalho a 10%; o produto final apresenta crosta lisa, odor e sabor próprios.

Alternativas
Comentários
  • A ricota é preparada por meio da precipitação das proteínas do soro do leite.


ID
387559
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Com relação à inspeção sanitária e industrial, julgue os itens que
se seguem.

Acidez a 12 ºD (graus Dornic) e ausência de colostro, nitratos e nitritos são características adequadas à produção de leite.

Alternativas
Comentários
  • o leite deve estar a 15°-18 °D

  • REGULAMENTO DA INSPEÇÃO INDUSTRIAL E SANITÁRIA DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL

    (art. 1 a 105) (art. 106 a 261) (art. 262 a 363) (art. 364 a 474) (art. 475 a 597) (art. 598 a 705) (art. 706 a 833) (art. 834 a 833)

    TÍTULO VIII - Inspeção Industrial e Sanitária do Leite e Derivados (artigos 475 a 705)

    CAPÍTULO I - Leite em Natureza (artigos 475 a 545)

    ART.475 - Entende-se por leite, sem outra especificação, o produto oriundo da ordenha completa, ininterrupta, em condições de higiene, de vacas sadias, bem alimentadas e descansadas. O leite de outros animais deve denominar-se segundo a espécie de que proceda.

    * Artigo com redação dada pelo Decreto nº 1.812, de 08/02/1996 (DOU de 09/02/1996, em vigor desde a publicação).

    ART.476 - Considera-se leite normal o produto que apresente:

    1 - caracteres normais;

    2 - teor de gordura mínimo de 3% (três por cento);

    3 - acidez em graus Dornic entre 15 e 20 (quinze e vinte);

    4 - densidade a 15 C (quinze graus centígrados) entre 1.028 (um mil e vinte e oito) e 1.033 (um mil e trinta e três).

    * Item 4 com redação dada pelo Decreto nº 1.255, de 25/06/1962.

    5 - Lactose - mínimo de 4,3% (quatro e três décimos por cento);

    6 - extrato seco desengordurado - mínimo 8,5% (oito e cinco décimos por cento);

    7 - extrato seco total - mínimo 11,5% (onze e cinco décimos por cento);

    8 - índice crioscópico mínimo -0,55 C (menos cinqüenta e cinco centésimos de grau centígrado);

    9 - índice refratométrico no soro cúprico à 20 C (vinte graus centígrados) não inferior a 37 (trinta e sete graus) Zeiss.

    § 1º Os Estados que dispuserem de estudos de padrão regional poderão, mediante aprovação da D.I.P.O.A., adotar outros padrões de leite para consumo local, não se permitindo comércio interestadual desse produto.

    * § 1º com redação dada pelo Decreto nº 1.255, de 25/06/1962.

    § 2º O leite individual com teor de gordura inferior a 3% (três por cento), para efeito de sua aceitação nos estabelecimentos, será considerado normal e se classifica como prevê este Regulamento

    § 3º Sempre que haja insistência na produção de leite com teor de gordura inferior e 3% (três por cento), a propriedade será visitada por servidor da D.I.P.O.A. que se encarregará das verificações e provas necessárias.

    ART.477 - As Inspetorias Regionais de Produtos de Origem Animal e de Fomento da Produção Animal, bem como os órgãos estaduais e municipais congêneres devem promover os estudos necessários para que em prazo determinado pelo D.N.P.A sejam estabelecidos os padrões regionais de leite e produtos laticínios.

    ART.478 - Entende-se por "leite de retenção" o produto da ordenha, a partir do 30º (trigésimo) dia antes da parição.

    ART.479 - Entende-se por "colostro" o produto da ordenha obtido após o parto e enquanto estiverem presentes os elementos que o caracterizem.

    Parágrafo único. É proibido o aproveitamento para fins de alimentação humana, do leite de retenção e do colostro.


ID
387562
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Com relação à inspeção sanitária e industrial, julgue os itens que
se seguem.

Considere que, em determinada situação, o leite tenha sido ordenhado em um estabelecimento rural e transportado à indústria sob a temperatura de 4 ºC. Em seguida, o leite foi pasteurizado na indústria e entregue nos pontos de venda a 6 ºC. Nessa situação, as temperaturas empregadas estão adequadas.

Alternativas
Comentários
  • O RIISPOA (Decreto nº 9.013, de 29 de Março de 2017) trouxe o seguinte texto sobre temperatura de armazenamento de leite:

    Art. 240. § 2º O leite cru mantido na propriedade rural deve ser conservado sob temperatura e período definidos em norma complementar.

    Art. 258. Na conservação do leite devem ser atendidos os seguintes limites máximos de conservação e temperatura:

    I – conservação e expedição no posto de refrigeração: 4º C (quatro graus Celsius);

    II – conservação na usina de beneficiamento ou fábrica de laticínios antes da pasteurização: 4˚C (quatro graus Celsius);

    III – refrigeração após a pasteurização: 4º C (quatro graus Celsius);

    IV – estocagem em câmara frigorífica do leite pasteurizado: 4º C (quatro graus Celsius);

    V – entrega ao consumo do leite pasteurizado: 7º C (sete graus Celsius); e

    VI – estocagem e entrega ao consumo do leite submetido ao processo de ultra-alta temperatura – UAT ou UHT e esterilizado: temperatura ambiente.


ID
387565
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Com relação à inspeção sanitária e industrial, julgue os itens que
se seguem.

Na tecnologia de pasteurização de ultra-alta temperatura (UHT), o leite é submetido, durante 10 segundos, a temperaturas de 150 ºC a 160 ºC e resfriado, imediatamente, a 20ºC, sendo envasado sob condições adequadas de higiene.

Alternativas
Comentários
  • O leite UHT (Ultra High Temperature), também conhecido como Longa Vida, é obtido pelo processo de Temperatura Ultra Alta de Pasteurização. O Leite é homogeneizado e submetido a uma temperatura de 130 a 150º, entre 2 e 4 segundos, e imediatamente resfriado a uma temperatura inferior a 32ºC.

    O choque térmico pela qual o leite passa foi nomeado de Pasteurização, este processo permite eliminar as bactérias, com isso as propriedades do leite são conservadas sem a necessidade de refrigeração, daí o nome “longa vida”.

    Fonte: 
    http://www.brasilescola.com/curiosidades/composicao-leite-uht.htm

ID
481618
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

No tocante a técnica dietética e tecnologia de alimentos, julgue os
itens que se seguem.

O processo industrial de desidratação do ovo diversifica o seu uso culinário, porém aumenta os teores de gorduras trans do produto.

Alternativas

ID
564403
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

De acordo com a legislação, iogurte é o produto obtido pela fermentação láctica, através da ação sobre o leite integral ou desnatado dos seguintes microrganismos:

Alternativas

ID
584803
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2006
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A clara de ovo apresenta duas propriedades principais:
coagulação e incorporação de ar. A temperatura, em °C, de coagulação da clara do ovo é:

Alternativas
Comentários
  • Clara 60ºC (5min)

    Gema 65ºC (8min)

    Ovo duro aprox 60ºC por 10 min


ID
594418
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Pela ação do calor, a caseína do leite precipita- se em meio ácido sob a ação de:

Alternativas
Comentários
  • Resposta E - Acidificação do leite até o ponto isoelétrico da caseína (pH 4,6), obtida por meio de fermentação láctica, adição de ácidos ao leite


ID
594421
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A gordura presente no ovo de galinha é chamada de:

Alternativas
Comentários
  • a) A amilase é uma enzima produzida pelo pâncreas e pelas glândulas salivares, que atua na digestão do amido e do glicogênio contidos nos alimentos.

    b) A ptialina (ou amilase salivar) é uma enzima da saliva, que em pH neutro, ou ligeiramente alcalino, digere parcialmente o amido e converte-o em maltose. É na boca, com a ptialina da saliva, que começa a digestão química dos polissacarídeos ingeridos.

    c)O termo lípase engloba uma grande diversidade de enzimas que apresentam um ponto em comum: atuam no processo de digestão dos lípidos, provocando a quebra destas moléculas, através de processos de hidrólise.

    d) A lignina é um dos principais constituintes da madeira. Sua função biológica é proteger o tecido vegetal contra a oxidação e a ação de microorganismos.

    e) A lecitina de ovo, ou óleo de ovos, é um nutriente de origem animal encontrado nas gemas dosovos, considerada uma rica fonte de colina e outros nutrientes, que são capazes de reduzir as taxas de colesterol ruim (LDL) e ainda auxilia no metabolismo da gordura corporal.


ID
594424
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O aumento da estabilidade da clara de ovo batida deve-se à adição de:

Alternativas
Comentários
  • Eu acho que esta alternativa está errada, já que segundo Philippi (2003), a adição de açúcar ou ácido aumenta a estabilidade, ao invés do sal que a diminui.
  • Concordo que está errada a questão!

  • Segundo Ornellas a adição de sal, ácido e açúcar em pequena porção AUMENTA a estabilidade da clara batida, apesar de RETARDAR a formação esponjosa. Então teríamos duas repostas corretas: a e d.

    Segundo Philippi a adição de açúcar e ácido confere maior estabilidade, enquanto a adição de sal diminui a estabilidade. Então a resposta correta seria: d

  • A resposta certa seria açúcar.

    O sal causa MENOR estabilidade, necessitando bater por mais tempo. Já o açúcar causa maior estabilidade, devendo bater por mais tempo, formando uma espuma menos dura e mais elástica. ( LIVRO: ALQUIMIA DOS ALIMENTOS). 


ID
594427
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Qual o tempo de cocção necessário, em fogo brando, para obtermos o ovo cozido duro?

Alternativas
Comentários
  • 5' toda a clara, 8' toda a gema, 10' ovo duro


ID
1199500
Banca
CEPERJ
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A orientação para o uso do ovo na preparação é:

Alternativas
Comentários
  • A acrescentar o ovo às misturas quentes; --> Não acrescente ovos a misturas quentes, para não talhar. Espere esfriar ou

    adicione pequena quantidade da mistura aos ovos e coloque sobre o restante.

    B incorporar a clara em neve a outros ingredientes no primeiro momento; --> Incorpore a clara em neve com os outros ingredientes somente no último momento, com movimentos suaves, para evitar a perda do ar incorporado à clara.

    C utilizar somente a clara em preparações à milanesa; --> Utilize somente a clara em preparações à milanesa, pois a cobertura fica mais crocante e o óleo espirra menos durante a fritura.

    D acrescentar o sal após a fritura do ovo; --> Adicione ácidos na água (limão ou vinagre) para a cocção dos ovos. A parte

    externa coagula imediatamente e evita vazamentos. Além dos ácidos, o sal também acelera a coagulação das proteínas.

    E mergulhar a faca em água fria para cortar o ovo em rodelas. --> Cortar ovos cozidos em rodelas fica mais fácil se a faca for antes mergulhada em água quente; isso evita que o ovo se esfarele.


ID
1364701
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Muitos são os processos tecnológicos pelos quais o leite pode ser submetido, o que permite a elaboração de queijos, doces, iogurtes e muitos outros produtos. Com base nessa informação, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1364716
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A produção de leite e derivados é altamente difundida em todo o país, tanto em nível industrial quanto artesanal. A legislação federal estabelece contagens máximas antes e principalmente depois do processo de pasteurização. Também são preconizados os métodos de higiene na ordenha, modo de transporte e de armazenamento antes do processo e local de pasteurização. Em relação a esse assunto, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

(  ) Leite pasteurizado tipo A refere-se ao leite cru não submetido a qualquer tipo de tratamento térmico na fazenda leiteira onde foi produzido.

(  ) Leite pasteurizado tipo B refere-se ao leite homogeneizado, submetido à ultrapasteurização, ou seja, o Sistema UHT (Ultra Hight Temperature), que significa o aquecimento de 130°C a 150°C por 2 a 4 segundos, por meio de um processo térmico de fluxo contínuo e o imediato resfriamento à temperatura inferior a 32°C.

(  ) O leite pasteurizado tipo B pode ser classificado quanto ao teor de gordura em: leite cru refrigerado tipo B, leite pasteurizado tipo B integral, leite pasteurizado tipo B semidesnatado e leite pasteurizado tipo B desnatado.

(  ) O leite homogeneizado é obtido por meio da redução dos glóbulos de gordura. Este processo aumenta a estabilidade do leite e, ao mesmo tempo, evita a separação da gordura (formação da nata).

Alternativas

ID
1408978
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Sabe-se que o ovo de galinha sob fogo brando transforma-se em um ovo cozido duro em quantos minutos?

Alternativas

ID
1480618
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O leite é classificado em função da carga microbiana e dos cuidados higiênicos, do tipo de ordenha e do beneficiamento. O leite proveniente de ordenha mecânica, com o processo de pasteurização realizado na própria fazenda e, por isso, com menor carga microbiana é o tipo

Alternativas
Comentários
  • O leite tipo A: leite integral pasteurizado tem elevada qualidade microbiológica, ou seja, uma carga muito baixa de microrganismos.
  • Leite tipo A - Leite natural obtido por ordenha mecânica. Extração -> Pasteurização -> Engarrafamento -> Distribuição com prioridade de tempo;

    Leite tipo B - Leite natural, pasteurizado, integral;

    Leite tipo C - Leite em pó desengordurado;

    Leite longa vida (UHT) - Envase de cartão que protege contra luz, permitem enchimento asséptico e prolongam o tempo de conservação;

    Leite esterelizado (UHT) - 135 a 150°C / 2 a 4 minutos.


ID
1487548
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O processamento do leite, resulta em diferentes tempos de conservação.
Assinale o tipo de leite que apresenta 12 meses de validade.

Alternativas

ID
1498588
Banca
SRH
Órgão
UERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A partir do leite obtemos vários produtos, tais como: leite condensado, iogurte, manteiga, queijos, entre outros. Quanto ao teor de umidade, os queijos podem ser classificados, além de muito duros e moles, em:

Alternativas
Comentários
  • MOLES OU MACIOS Com o tempo podem endurecer e concentrar o sabor, ex.: brie e camembert (formam uma casca fina).

    SEMIMOLES OU AZUIS De consistência intermediária, apresenta veios de mofo, cor azulada ou esverdeada, com sabor e odor peculiares ex.: gorgonzola e roquefort.

    DUROS Caracterizam-se pelo buracos (olhos) formados pela ação das bactérias introduzidas no coalho, que produzem bolhas que se em transformam em buracos, ex.: ddam, cheddar e gruyère.

    MUITO DUROS São envelhecidos durante muito tempo, ex.: parmesão.


ID
1498618
Banca
SRH
Órgão
UERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Ao se escolher ovos, deve-se inicialmente observar as características das cascas, pois indicam se os mesmos são frescos ou não.

Duas características sensoriais das cascas de ovos frescos são:

Alternativas

ID
1498624
Banca
SRH
Órgão
UERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A coalhada pode formar-se por via láctica ou enzimática, originando a ricota e o queijo frescal. A enzima com maior aplicação na indústria queijeira é a:

Alternativas

ID
1499407
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Bela Vista de Minas - MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

As gorduras são substâncias amplamente utilizadas em unidades de alimentação e nutrição (UAN), pois ressaltam o sabor dos alimentos, servem de meio de cocção, concentrando os alimentos e ativando seu sabor. Elas se vinculam a vitaminas lipossolúveis.

Sobre as gorduras, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Em virtude dessa composição, se deixarmos a manteiga fora da geladeira, o contato com a umidade do ar, com o oxigênio e com altas temperaturas resultará na proliferação de micro-organismos, como fungos e bactérias, que causarão um tipo de reação muito complexa, denominada rancificação.


ID
1512922
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Para estabelecer as necessidades proteicas, utiliza-se como padrão ou referência proteínas de alta digestibilidade e que proporcionam quantidades sufcientes de aminoácidos essenciais, como as provenientes do

Alternativas
Comentários
  • As proteínas de Origem Animal apresentam maior digestibilidade no organismo.


ID
1512925
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.
A composição proteica total do leite de vaca reúne várias proteínas específcas. Dentro das proteínas do leite, a mais importante é a _______________, que perfaz cerca de ______ das proteínas lácteas.

Alternativas

ID
1567801
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O leite é uma dispersão coloidal de proteínas em emulsão com gorduras, em uma solução de minerais,vitaminas, peptídeos e outros componentes. Esse alimento confere sabor, cor, maciez, umidade e cremosidade às preparações. Porém, está suscetível a diversas modificações. Acerca destas modificações é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

  • Algumas modificações podem ocorrer com o leite sob a ação de calor, ácidos e taninos.

    Efeitos do calor sobre o leite: à temperatura de 60 a 65°C, há formação de uma película fina sobre a superfície do leite, conhecida como nata, complexo formado a partir da caseína e do cálcio, resultante da evaporação da água na superfície, que causa a concentração de proteínas. Durante a fervura, pode-se evitar a formação da película tampando o recipiente ou mexendo o leite frequentemente. 

    A  albumina precipita-se quando o leite é fervido, formando um precipitado que se adere sobre o fundo e as paredes do recipiente. Para evitar que isso aconteça, o leite também pode ser aquecido em banho-maria.

    O sabor modificado pela perda de H2 e O2 , resultante da temperatura elevada, pode ser recuperado batendo-se o leite depois de frio.

    Efeito dos ácidos sobre o leite: o leite fresco sofre ação das bactérias que produzem ácido láctico, há precipitação da caseína e formação da coalhada. Outros alimentos que possuem agentes ácidos, tais como vinagre, frutas (limão, laranja) e tomates ou molho de tomates, também podem levar a coagulação do leite. 

    Coagulação das proteínas pelos taninos e pelo sal: os taninos componentes de aspargos, ervilha, repolho provocam a precipitação das proteínas do leite. Isso pode ser evitado cozinhando-se o leite com algum amiláceo, pois o amido evita que as proteínas se unam, separando-se do soro do leite. O sal, quando presente em alta concentração, provoca a precipitação das proteínas do leite. Ex.: a preparação de bacalhau com leite, na qual deve ser acrescentado leite frio aos poucos, durante o período de cocção no forno. 

    Nutrição e técnica dietética - Sônia Tucunduva 3 edição


ID
1567807
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A clara em neve possui característica de conferir leveza e esponjosidade às preparações, devido à retenção de ar pela ovalbumina. A presença de outros ingredientes tem influência nesta propriedade. O fator que aumenta a estabilidade da espuma formada é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A


ID
1580584
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em relação às propriedades e características dos ovos,pode-se afirmar que:

Alternativas

ID
1620919
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A legislação brasileira vigente (RIISPOA) classifica os ovos de galinha destinados aos comércios interno e internacional. Sobre essa classificação, assinale a(s) opção(ões) INCORRETA(S):

I- Ovo "especial" deve ter peso superior a 61 g (sessenta e um gramas), ser uniformes, íntegros, limpos e de casca lisa, com gemas translúcidas, firmes e consistentes, ocupando a parte central do ovo sem germe desenvolvido.

II- Ovo de primeira qualidade deve ter entre 49 g (quarenta e nove gramas) e 54 g (cinqüenta e quatro gramas) de peso; deve ser uniformes, íntegros, limpos e de casca lisa com gemas translúcidas, firmes e consistentes ocupando a parte central do ovo e sem germe desenvolvido.

III-Ovo de segunda qualidade deve ter entre 43 g (quarenta e três gramas) a 48 g (quarenta e oito gramas) de peso; deve ser uniformes, íntegros, limpos e de casca lisa com gemas translúcidas, firmes e consistentes, ocupando a parte central do ovo e sem germe desenvolvido.

Alternativas
Comentários
  • Decreto n°9.013 de 29 de março de 2017

    Art.224 - Os ovos destinados ao consumo humano devem ser calssificados como ovos categorias ¨A¨ e ¨B ¨

    Art.225 - Ovos da categoria A devem apresentar as seguintes qualitativas:

    I - casca e cutícula de forma normal, lisas, limpas, intactas;

    II - câmara de ar com altura não superior a 6 mm e imóvel, com contorno aparente, movendo-se ligeiramente em caso de rotação do ovo, mas regressando à posição central.

    IV - clara limpa e translúcida, consistente, semmanchas ou turvação e com as calazass intactas;

    V - cicatrícula com desenvolvimento imperceptível.

    Art.225 - Ovos da categoria B devem apresentar as seguintes qualitativas:

    I - serem considerados inócuos, sem que se enquadrem na categoria A;

    II - apresentarem manchas sanguíneas pequenas e pouco numerosas na clara e na gema;

    ou

    III -serem provenientes de estabelecimentos avícolas de reprodução que não foram submetidos a processo de incubação.

    Parágrafo único: Os ovos da categoria B serão destinados exclusivamente à incubação.

    V - cicatrícula com desenvolvimento imperceptível

    III - gema visível a ovoscopia, somente sob a forma de sombra

  • Essa questão está de acordo com o antigo RIISPOA cuja redação é dada pelo Decreto nº 1.255, de 25/06/1962.

    Segundo esse decreto, os ovos eram classificados como “extra”, “especial”, “1° qualidade”, “2° qualidade”, “3° qualidade” e “fabrico”.

    Hoje, de acordo com o novo RIISPOA (Decreto n° 9.013, de 29/03/2017, alterado pelo Decreto n° 10.468, de 18/08/2020) os ovos são classificados apenas em “A” e “B” de acordo com as suas características qualitativas.

    Parágrafo único. A classificação dos ovos por peso deve atender ao RTIQ

  • Art. 224. Os ovos destinados ao consumo humano devem ser classificados como ovos de categorias “A” e “B”, de acordo com as suas características qualitativas. Parágrafo único. A classificação dos ovos por peso deve atender ao RTIQ.

    Art. 225. Ovos da categoria “A” devem apresentar as seguintes características qualitativas:

    I - casca e cutícula de forma normal, lisas, limpas, intactas;

    II - câmara de ar com altura não superior a 6mm (seis milímetros) e imóvel;

    III - gema visível à ovoscopia, somente sob a forma de sombra, com contorno aparente, movendo-se ligeiramente em caso de rotação do ovo, mas regressando à posição central;

    IV - clara límpida e translúcida, consistente, sem manchas ou turvação e com as calazas intactas; e

    V - cicatrícula com desenvolvimento imperceptível.

    Art. 226. Ovos da categoria “B” devem apresentar as seguintes características:

    I - serem considerados inócuos, sem que se enquadrem na categoria “A”;

    II - apresentarem manchas sanguíneas pequenas e pouco numerosas na clara e na gema; ou

    III - serem provenientes de estabelecimentos avícolas de reprodução que não foram submetidos ao processo de incubação.

    Parágrafo único. Os ovos da categoria “B” serão destinados exclusivamente à industrialização. 

  • Não entendo pq a recomendação de ter casca lisa. O ideal do ovo fresco não seria a casca porosa, de acordo com Phillipi?

ID
1620949
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A legislação brasileira (instrução normativa Nº 46, de 23 de outubro de 2007) aprovou o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade de Leites Fermentados. São exemplos de leite fermentados:

Alternativas
Comentários
  • Definição: entende-se por Leites Fermentados os produtos adicionados ou não de outras substâncias alimentícias, obtidas por coagulação e diminuição do pH do leite, ou reconstituído, adicionado ou não de outros produtos lácteos, por fermentação láctica mediante ação de cultivos de micro-organismos específicos.  

    Iogurte

    Leite fermentado ou cultivado

    Leite acidófilo ou acidofilado

    Kefir

    Kamys

    Coalhada


ID
1620952
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A classificação dos queijos aplica-se a todos os tipos e não impede o estabelecimento de denominação e requisitos mais específicos, característicos de cada variedade de queijo que aparecerá, nos padrões individuais. Sobre essa classificação geral, assinale o item que NÃO corresponde aos queijos.

Alternativas
Comentários
  • queijos de muita umidade: umidade nao inferior a 55%

  • De acordo com a PORTARIA Nº 146, DE 07 de março de 1996:

     Queijos de muito alta umidade (geralmente conhecidos como de massa branda ou “mole”): umidade não inferior a 55,0%.


ID
1620958
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

"Leite desidratado" é o produto resultante da desidratação parcial ou total, em condições adequadas, do leite adicionado ou não de substâncias permitidas. Marque opção INCORRETA sobre leite desidratado.

Alternativas
Comentários
  • Segundo PORTARIA Nº 146 DE 07 DE MARÇO DE 1996:

    "2.3.3. O produto que corresponda à classificação 2.2.2.2, e que foi adicionado de cacau, chocolate, amêndoa, amendoim, fruta seca, cereais e/ou outro produtos alimentícios isolados ou misturados e que tenham sido adicionados ou não de aditivos espessantes/estabilizantes e/ou umectantes autorizados no item 5.1.1, do presente Regulamento, denominar-se-á "Doce de Leite com ....................", preenchendo o espaço em branco com o(s) nome(s) do(s) produto(s) adicionado(s). Poderá, opcionalmente, denominar-se "Doce de Leite Misto"."  


ID
1653397
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O leite é o produto da secreção das glândulas mamárias das fêmeas dos mamíferos e possui alto valor nutritivo. Leia as assertivas abaixo sobre as modificações que o leite pode sofrer sob a ação do calor.

I. Quando submetido à temperatura de 60º C, ocorre a formação de uma película fina sobre a superfície do leite, conhecida como nata, complexo formado a partir da caseína e do fósforo, resultante da evaporação da água na superfície.

II. Quando o leite é fervido, ocorre a precipitação da globulina, formando um precipitado que adere ao fundo e às paredes do recipiente.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1769572
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O leite utilizado no preparo de sobremesas NÃO pode ser:

Alternativas
Comentários
  • não entendi o porque dessa alternativa (C) alguem pode me explicar!

  • Leite cru, direto da colheita, sem passar por nenhum processamento pode vir com microorganismo que causam DTA's.


ID
1816891
Banca
VUNESP
Órgão
HCFMUSP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

No preparo de maionese, o ovo é um excelente agente emulsificante em virtude da presença, na gema, de moléculas como lipoproteínas, fosfolipídios, fosfoproteínas e lipofosfoproteínas. A principal representante dessas moléculas no ovo é a

Alternativas
Comentários
  • Na maionese, o emulsificante é a gema de ovo, que contém leciticina, responsável pelo aspecto cremoso da maionese. A lecitina é uma substância cujas moléculas têm uma extremidade polar, que é atraída pela água, e outra extremidade apolar, que é atraída pelo óleo.

  • A gema de ovo é considerada uma emulsão natural. Seu papel é mais importante do que o simples fato de dar sabor, ela é rica em LECITINA que é um agente emulsificante.

  • PROTEÍNAS DO OVO

    Ovomucina: presente na clara. Resistente ao calor, junto com a lisozima forma complexos insolúveis que caracteriza a consistência viscosa. Responsável pela estabilidade da clara batida.

    Ovoabumina: proteína principal da clara. Desnatura com agitação, responsável pela espuma pois permite incorporação de ar. Responsável pelo sabor e cor dos ovos cozidos.

    Lisozima: enzima na clara. Antimicrobiana. Inativada pelo calor.

    Fosfovitina: proteína com fósforo presente na gema. Reduz a biodisponibilidade do ferro.

    Lecitina: presente na gema, responsável por estabilizar emulsões.


ID
1905424
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Considerando que os ovos sofrem alteração na qualidade durante o período de armazenamento, é correto afirmar que

Alternativas

ID
1945324
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

0 leite condensado corresponde ao leite submetido à evaporação e adicionado de 4% de açúcar. Para reconstituir 200ml de leite condensado em leite fresco com açúcar, basta acrescentar água na quantidade de

Alternativas

ID
1945381
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

0 ovo pode ser consumido e preparado de diversas formas. Em relação a esse alimento assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Corrupção passiva

           Art. 317 - Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem:

           Pena – reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa.


ID
1948852
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Com relação à composição química dos leites de várias espécies, é INCORRETO afirmar que o leite

Alternativas

ID
2018680
Banca
FADESP
Órgão
PM-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Sobre a qualidade do leite, analise as afirmativas abaixo.

I- O pH do leite recém-ordenhado pode variar entre 5,4 a 5,8, sendo considerado um indicador da qualidade sanitária.

II- O sabor e o odor ácidos são devido às reações de fermentação de açúcares por bactérias presentes no leite.

III- O sabor amargo encontrado no leite deteriorado é decorrente da presença de peptídeos formados pela proteólise.

IV- A produção de gás no leite cru é causada por espécies de Bacillus e Clostridium, enquanto no leite pasteurizado deve-se às bactérias do grupo coliformes.

Marque a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
2042665
Banca
Aeronáutica
Órgão
FAB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Considerando a classificação dos queijos quanto à textura, relacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

1 - Fresco

2 - Tipo Azul

3 - Duro

4 - De Massa Filada

5 - Fundido


( ) emmenthal

( ) tipo minas

( ) provolone

( ) polenguinho

( ) gorgonzola

Alternativas

ID
2043445
Banca
Aeronáutica
Órgão
FAB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Quando o leite sofre processo de acidificação natural pela bactéria streptococcus lactis, torna-se

Alternativas

ID
2043505
Banca
Aeronáutica
Órgão
FAB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
2047960
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A grande diversidade de queijos auxilia a montagem de cardápios variados. Marque a alternativa que cita o queijo que é preparado por meio de percipitação das proteínas do soro do leite, não é, por conseguinte, tecnicamente classificado como queijo. Empregado usualmente em preparo de recheios de tortas e massas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E Ricota.


ID
2084212
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Para coccionar o ovo poché, deve-se:

Alternativas

ID
2114743
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A adição de clara de ovo crua em caldo fervente a fim de que as impurezas grudem às claras que serão coaguladas, dá-se o nome de

Alternativas

ID
2134669
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O iogurte é um alimento fermentado que tem sua origem creditada à Região dos Balcãs. Obtido a partir de processo fermentativo de bactérias sobre diversos tipos de leite, representa um dos produtos lácteos com maior valor comercial no Brasil. Sobre o produto em questão, afirma-se:


I - O processo de produção de iogurte envolve etapas de acidificação do leite e de formação de gel.

II - A sinérese do iogurte é um processo enzimático caracterizado pela desmine ralização das caseínas do leite.

III - A fermentação láctea para produção de iogurte pode ser realizada a part ir de diferentes tipos de leite.

IV - A adição de sólidos lácteos ao leite dificulta a formação do coágulo, prejudicando a estrutura do produto final.


São corretas as alternativas

Alternativas
Comentários
  • b) I e III.


ID
2143939
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Os ovos são constituídos por casca, clara e gema, sendo considerados fontes de proteínas e vitaminas A e D. A clara é composta por uma mistura de proteínas e água. Dentre as proteínas da clara, assinale aquela que liga-se à biotina, impedindo sua ação.

Alternativas
Comentários
  • AVIDINA (LETRA E)

    Glicoproteina que se liga â biotina (vitamina) formando um complexo avidina - biotina não absorvido pelo organismo. 

  • Avidina-biotina que impede a absorção da vitaminaa lipossoluveis , sendo então considerada um fator antinutricional.

    Além disso, age também inibindo a tripsina, porém é inativada com o uso do calor.


ID
2143942
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Diversas preparações culinárias utilizam a clara em neve conferindo esponjosidade e leveza às preparações. No entanto, a presença de outros ingredientes tem influência sobre o volume final obtido, rendimento e a estabilidade da clara em neve. A respeito da estabilidade das claras em neve, julgue as afirmativas a seguir:

I. A adição de gema reduz a estabilidade da clara em neve.

II. A adição de ácido reduz a estabilidade da clara em neve.

III. A adição de sal aumenta a estabilidade da clara em neve.

IV. A adição de açúcar aumenta a estabilidade da clara em neve.

É correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • ESSA QUESTÃO FOI ANULADA.

    Segundo Ornellas a adição de sal, ácido e açúcar em pequena porção AUMENTA a estabilidade da clara batida, apesar de RETARDAR a formação esponjosa. Segundo Philippi a adição de açúcar e ácido confere MAIOR estabilidade, enquanto a adição de sal diminui a estabilidade. 


ID
2218837
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Quantos minutos são necessários para o preparo de ovo cozido duro?

Alternativas

ID
2218858
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Assinale a opção que apresenta características do leite longa vida.

Alternativas

ID
2218879
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O leite condensado é submetido à evaporação até

Alternativas

ID
2218903
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O ovo apresenta inúmeras funções ao ser incorporado a uma preparação. Na preparação de molho maionese, a função do ovo é: 

Alternativas

ID
2218924
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Ao se bater clara de ovo, ocorre retenção de ar devido à viscosidade da ovoalbumina, o que confere esponjosidade e leveza às preparações. A adição de limão (ácido) ou açúcar às claras batidas gera:

Alternativas

ID
2238688
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O lactobutirômetro é utilizado para determinação de gordura no leite pelo método de Gerber, que envolve reações baseadas na:

Alternativas
Comentários
  • O principio do método de Gerber baseia-se na quebra da emulsão do leite com acido sulfúrico concentrado e na utilização de uma substância desemulsificante, o álcool isoamílico.

     

    Alternativa: C

  • O método tradicional de determinação do conteúdo de gordura do leite é o de Gerber. Baseia-se no tratamento de um determinado volume de leite com ácido sulfúrico e álcool isoamílico, no butirômetro de Gerber. O princípio do método é a destruição das micelas de gordura e a dissolução da caseína, facilitando a separação da gordura


ID
2238697
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Sobre as alterações sofridas pelos ovos durante o armazenamento, analise as afirmativas a seguir:

I. a clara sofre aumento de pH de valores de 7,6 a 9,2, em apenas três dias de armazenamento a 3°C, em virtude da perda de dióxido de carbono através dos poros da casca.
II. o aumento do pH da clara provoca a ruptura da estrutura de gel, característica da camada densa da clara, perdendo-se a sua consistência ou viscosidade.
III. as mudanças de pH da gema oscilam entre valores de 6 (gema fresca) e 6,5 (em 18 dias a 37°C).
IV. a cessão de vapor d’água através da casca provoca diminuição da densidade e aumento da câmara de ar.
V. para determinar a idade do ovo, são consideradas: prova de flutuação (mudanças de densidade), exame por translucidação (forma e posição da gema), medida da câmara de ar.

Assinale a alternativa que lista as afirmativas corretas:

Alternativas

ID
2255275
Banca
UFMA
Órgão
UFMA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O leite é um alimento que possui um perfeito balanço de nutrientes, fornecendo ao homem um teor de nutrientes como proteínas, lipídeos, carboidratos, minerais e vitaminas indispensáveis ao crescimento, desenvolvimento e manutenção da saúde. Torna-se um dos alimentos mais vulneráveis a alterações físico-químicas e deterioração por microrganismos. Com relação ao processo de aquecimento do leite, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2288284
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em relação a equipamentos para a indústria de leite e derivados, julgue o item seguinte.

A desnatadeira de leite separa, por centrifugação, gordura — porção mais pesada do leite — e leite desnatado — porção mais leve.

Alternativas
Comentários
  • Desnatação artificial:
    Realiza-se com o emprego de uma desnatadeira, girando em alta velocidade, o que submete o leite à uma elevada força centrífuga. Como a gordura tem um menor peso, fica próxima ao eixo da desnatadeira, e sai por um pequeno cano, enquanto que os seus outros componentes, mais pesados, são lançados às suas paredes e vão para o exterior por uma outra saída.

  • Errado- a gordura é mais leve


ID
2288287
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em relação a equipamentos para a indústria de leite e derivados, julgue o item seguinte.

Para a produção de leite em pó, utiliza-se o secador spray dryer, que funciona da seguinte forma: uma câmara com bico aspersor transforma o leite em spray (gotículas dispersas), e o ar quente que flui em sentido contrário produz as partículas secas (pó), que caem no fundo da câmara.

Alternativas

ID
2302351
Banca
FIOCRUZ
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O ovo é um composto unicelular, formado no ovário ou oviduto, muito utilizado nas preparações diárias em uma cozinha industrial, e que possui propriedades bem definidas que dão características às preparações. Sobre estas propriedades, é correto fazer as afirmações abaixo, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Como que eu faço pra dar a forma que eu quiser a um bife à milanesa só porque o envolvi com ovo?

  • E outra: sobre a alternativa "c", também não concordo que esteja correta. Acho que faltou um "gradualmente", "aos poucos", algo do tipo.

  • A alternativa B também está incorreta. A adição de sal aumenta a formação esponjosa, porém DIMINUI a estabilidade da espuma.

  • Não, apenas a ovomucoide!


ID
2303263
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Sobre os leites e os derivados, é correto dizer-se que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Homogeneização: processo pelo qual ocorre redução do tamanho dos glóbulos de gordura presentes no leite, tornando-o homogêneo e impedindo a separação da gordura. 

    Pasteurização: combinação de tempo e temperatura para destruir os microrganismos patogênicos e reduzir o número total de bactérias. O leite é aquecido de 72 a 76°C, por 15 a 20 segundos e resfriado a seguir.

    Ultrapasteurização (UHT): aquecimento do leite de 130 a 150°C, por 2 a 4 segundos e resfriamento imediato, destruindo todos os microrganismos. Pode ser transportado e armazenado em temperatura ambiente e consumido no prazo de 3 meses a partir da data do seu processamento.

    Leite modificado: leite formulado com acréscimo ou redução de nutrientes, especial para alimentação infantil; pode ser acrescido de ferro ou ter a lactose reduzida.

    Leite evaporado: leite integral tratado termicamente, com retirada parcial de água e sem adição de açúcar; indicado para preparações culinárias. 

  • Letra:B

    1-Leite longa vida (UHT-ultra high temperature): é submetido a temperatura de 135°C -150 °C ,durante dois a quatro segundos .Distribuído em embalagens de 1 litro ou individual,sendo que a conservação é assegurada por meses ,se mantido em lugar fresco.

    2-Pasteurização: há duas modalidades que é a pasteurização baixa cujo aquecimento do leite acontece a 63°C mantido por 30 minutos e resfriamento em seguida e a pasteurização em placas que consta do aquecimento de 71,1°C -75°C durante 15 segundos e resfriamento em seguida.

    3-Leite evaporado:Consiste na evaporação de 50% da água do leite, no vácuo ,a temperatura de 54 a 60°C ,para evitar que se coagulem as proteínas.A preparação final tem duplicada a concentração dos elementos nutritivos ,porque reduziu a metade do seu volume inicial.

    4-Leite homogeneizado:submetido a um processo mecânico de subdivisão dos corpúsculos de gordura.A mistura dos elementos do leite toma-se muito estável e a nata não se separa quando o leite fica em repouso.

    5-Leite modificado:leite formulado com o acréscimo ou redução de nutrientes,especial para alimentação infantil.Pode ser acrescido de ferro,proteínas ou ter a lactose reduzida.


ID
2304211
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

“Leite integral tratado termicamente, com retirada parcial de água e sem adição de açúcar”. Trata-se do:

Alternativas
Comentários
  • Leite evaporado, pra mim é leite em pó.

  • Leite evaporado é semelhante ao leite condensado, porém sem adição de açúcar. 

  • Segundo o RIISPOA (1952), 

     

    Art. 654 - Entende-se por "leite evaporado" ou "leite condensado sem açúcar" o produto resultante da desidratação parcial, em vácuo, de leite próprio para o consumo, seguido de homogeneização, enlatamento e esterilização.

     

    Alternativa: D

     

     

  • Vivendo e aprendendo.

  • Gabarito: D

    Leite evaporado: leite integral tratado termicamente, com retirada parcial de água e sem adição de açúcar; indicado para preparações culinárias. 

    Leite desnatado: leite com retirada praticamente total de gordura.

    Leite fermentado: produto desnatado, fermentado pelos lactobacilos Caseishirota, que resistem à acidez do estômago e chegam vivos e em grandes quantidades ao intestino. Atuam na defesa natural do sistema digestório e na regulação das funções intestinais.

    Leite condensado: leite integral pasteurizado, desidratado parcialmente e com adição de açúcar; indicado para preparações culinárias. Existe leite condensado desnatado, com redução de lipídio e menor valor calórico. 

    Creme de leite: é um produto produzido a partir da nata (parte gordurosa) do leite integral, por meio de evaporação e centrifugação. Há dois tipos de creme de leite: o creme de leite de uso industrial (usado na fabricação da manteiga) e o disponível para o consumidor – fresco ou em conserva. Ex.: em lata ou embalagem TetraPak.

    Fonte: TUCUNDUVA, 2014


ID
2304214
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O ovo pode ser preparado e consumido de diversas formas, sendo correto afirmar sobre as técnicas dietéticas empregadas em preparações com esse alimento:

Alternativas
Comentários
  • O açucar aumenta a temperatura de coagulação em proporção direta com a quantidade adicionada.

    A adição de sal ou ácido a clara batida, aumenta a estabilidade da mesma!

  • A adiçao de sal , aumenta a esponjaçao , mas diminui a estabilidade da espuma.

    A adiçao de açucar diminue a esponjaçao, mas  aumenta a estabilidade da espuma porem requer maior tempo de batimento.

  • A adição de ácido diminui a temperatura de coagulação e a adição de açúcar aumenta a temperatura de coagulação. Logo,

    C) A adição de limão na água de cocção de ovos pochê acelera a coagulação das proteínas

     

  • Adicionar ácidos(limão ou vinagre) na água para cocção de ovos. A parte externa coagula imediatamente e evita vazamentos.

  • A adição de limão na água de cocção de ovos pochê acelera a coagulação das proteínas

    APRENDI NO MASTERCHEF


ID
2350870
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O ovo é constituído de casca, clara e gema. A clara é composta por uma espessa mistura de proteínas e água, situada ao redor da gema, com a finalidade de mantê-la centralizada. São consideradas proteínas presentes na clara, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Livitina está presente na gema


ID
2413828
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Dentre as proteínas da clara do ovo, a ovoalbumina representa 50% do total das proteínas do ovo. Outras proteínas importantes, como a avidina e a lisozima também estão presentes na clara do ovo. São funções importantes da ovoalbumina, avidina e lisozima, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • d) responsável pela formação das claras em neve; fator antinutricional do ovo cru; ação bactericida.

  • A avidina é uma glicoproteína tetramérica com afinidade pela biotina, produzida nos ovidutos de aves, répteis e anfíbios, que se acumula nas claras dos ovos. Esta união da avidina à biotina (vitamina B7) impede a absorção de dita vitamina no intestino, pelo que comer muita clara de ovo crua não é bom para a nutrição, embora este efeito não se produza nos ovos cozinhados.

    Lisozima é uma proteína descoberta pelo médico escocês Alexander Fleming em 1922, com sua estrutura tridimensional definida por David Chilton Phillips e colegas em 1965. É encontrada nas lágrimas e no muco dos seres humanos, é também produzida pelas bactérias e por outros organismos. Ela digere certos carboidratos de alto peso molecular; assim as bactérias que contém esses carboidratos na estrutura de sua parede celular desintegram-se ou partem-se sob a ação da lisozima. A lisozima destrói o esqueleto glicosídico do peptidioglicano, ou seja, destrói a camada protetora de muitas bactérias.


ID
2446636
Banca
FUNRIO
Órgão
SESAU-RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Avalie se as seguintes técnicas para avaliar se um ovo é fresco estão corretas:
I. Verificar, no teste da luz, se o ovo está denso e escuro por igual.
II. Mergulhar cuidadosamente o ovo num recipiente com água fria. Se afundar e pousar na horizontal, é sinal de que está fresco.
III. Se o ovo for cozido, uma gema bem centralizada em relação à clara é indicativo de que o ovo é fresco.
Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra e) as afirmativas I, II e III estão corretas.

  • Ovo fresco afunda .


ID
2456293
Banca
FUNRIO
Órgão
SESAU-RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Avalie se as seguintes proteínas permitem a retenção de ar ao se bater a clara do ovo e conferem esponjosidade e leveza às preparações:

I. avidina.

II. ovalbumina.

III. ovomucina.

IV. ovoglubina.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Apenas a ovoalbumina

  • A avidina é uma glicoproteína tetramérica com afinidade pela biotina, produzida nos ovidutos de aves, répteis e anfíbios, que se acumula nas claras dos ovos.

    Clara em neve: bater a clara - retenção de ar devido à viscosidade

    da ovalbumina , conferindo esponjosidade e leveza às preparações.

     

     

     


ID
2495545
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Com relação ao pré-preparo e ao preparo dos alimentos, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
2687512
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Com relação à técnica dietética, julgue o próximo item.


A cocção excessiva do ovo forma uma fina camada cinza ao redor da gema, que acontece em razão da reação entre o enxofre da clara e o ferro da gema.

Alternativas
Comentários
  • Questão meio que incompleta, a coloração é esverdeada e enxofre e sulfeto de hidrogênio nao sao a mesma coisa.

  • Camada escura chamada de sulfeto de ferro (enxofre da clara com o ferro da gema).

  • A cor seria esverdeada.


ID
2687530
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

No que se refere a higiene de alimentos; análise microbiológica, toxicológica dos alimentos; fatores extrínsecos e intrínsecos que condicionam o desenvolvimento de microrganismos no alimento; e modificações físicas, químicas e biológicas dos alimentos, julgue o seguinte item.


O iogurte é formado pela fermentação do leite por bactérias Lactobacilus bulgaricus e Staphylococcus aureus, que reduzem seu pH e coagulam suas proteínas, o que resulta na textura típica desse produto.

Alternativas
Comentários
  • O grupo das bactérias ácido-lácticas é composto por 12 gêneros de bactérias gram-positivas: Carnobacterium, Enterococcus, Lactococcus, Lactobacillus, Lactosphaera, Leuconostoc, OenococcusPediococcus, Streptococcus, Tetragenococcus, Vagococcus e Weissella

  • O iogurte é fermentado tradicionalmente pelo Lactobacillus bulgaricus e o Streptococcus thermophilus

     

    Alternativa: Errado

     

  • Iogurte é um leite fermentado natural ou artificialmente. Uma cultura de fermentos lácteos (Lactobacilus bulgaricus e Streptococcus thermophilus) é adicionada ao leite a uma temperatura de aproximadamente 45°C, mantendo-se o leite em incubação.

    Gabarito: Errado

  • No início da fermentação, o pH do leite favorece o desenvolvimento do Streptococcus thermophilus. Com o aumento da acidificação, ou seja, do teor de ácido láctico a partir da lactose, crescem os Lactobacillus delbrurckii SSP bulgaricus.

  • É adicionado ao leite cultura de fermentos lácteos, Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus.

    Não se utiliza Staphylococcus aureus, pois ele é patogênico.


ID
2746480
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

São substâncias que favorecem a formação do glúten:

Alternativas
Comentários
  • B) clara de ovo, água

  • B) clara de ovo, água

  • B) clara de ovo, água

  • Lembrar que: A clara assim como o trigo adicionado de água causam retenção das moléculas de ar.


ID
2746498
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

No processamento e composição química do iogurte, é correto afirmar, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • c) A micela de caseína apresenta-se intacta, não precipitada. OBS: A caseína apresenta-se quase toda peptonizada.


ID
2770279
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UNIFESSPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Os ovos de galinha são alimentos ricos em nutrientes. São proteínas presentes na clara do ovo: ovalbumina, conalbumina, ovomucoide e avidina. Esta última, quando em estado nativo, tem ação antinutricional, pois liga-se à 

Alternativas
Comentários
  • c) biotina.

  • A avidina liga-se a biotina, formando um complexo que não é absorvido. É um fator antinutricional inibidor da tripsina ( uma enzima do suco pancreático) cuja função é degradação das proteínas.

  • C- O consumo excessivo do ovo cru pode levar a chamada “doença da clara do ovo”, associada ao consumo por meses (às vezes até por anos) da clara do ovo cru. Nesta encontra-se uma proteína chamada avidina, que se liga a biotina, neutralizando-a. Durante o cozimento a avidina é inativada, não interferindo no aproveitamento da biotina, importante vitamina no metabolismo de lipídeos e aminoácidos. A variabilidade no modo de como consumir o ovo (cru, cozido, frito, mexido) é a melhor saída. Caso haja preferência no consumo cru, a suplementação de biotina pode ser necessária.


ID
2911351
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Os principais nutrientes presentes nos leites e derivados são:

Alternativas
Comentários
  • O leite contém muitos nutrientes, podendo-se destacar: proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas hidrossolúveis (riboflavina) e lipossolúveis (vitaminas A e D) e minerais (cálcio e fósforo).

    Gabarito: A


ID
2913265
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A presença de alguns ingredientes ao bater as claras em neve pode aumentar ou diminuir a sua estabilidade. Assinale a opção que apresenta a correta correspondência entre o alimento e o resultado nessa estabilidade.

Alternativas
Comentários
  • Gema - Maior tempo, menor volume, menor estabilidade;

    Açúcar - Maior tempo, menor volume, maior estabilidade;

    Sal - Maior tempo, menor volume, menor estabilidade;

    Água - Maior tempo, maior volume, menor estabilidade;

    Ácido - Maior tempo e maior estabilidade, o volume não se altera.


ID
2942101
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A aparência dos alimentos em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) é fator determinante na aceitação do cardápio pela clientela. Em algumas UAN, observa-se que os ovos se apresentam com coloração esverdeada ao redor da gema e cheiro característico. Uma boa explicação para isso seria a cocção:

Alternativas
Comentários
  • Cocção excessiva do ovo, proteínas da clara contêm ácidos de enxofre, quando submetidos a altas temperaturas, liberam gás sulfeto de hidrogênio.


ID
2942107
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A albumina precipita-se quando o leite é fervido, formando um precipitado que se adere sobre o fundo e as paredes do recipiente. Para evitar que isso aconteça, o leite também pode ser aquecido em:

Alternativas
Comentários
  • banho maria

  • Sous-vide, em francês, quer dizer “sob vácuo”, e refere-se a um método de cozinhar em sacolas plásticas seladas a  em baixas temperaturas por um tempo maior que o tradicional. O tempo pode variar entre 2 horas e 72 horas e a temperatura precisa ser estável, normalmente entre 40°C e 70°C, dependendo do que se cozinha. O objetivo da técnica é manter a integridade do alimento, evitando a perda de umidade e sabor. Equipamentos profissionais podem custar algumas centenas de dólares, mas é teoricamente possível fazer em casa com máquinas de embalar a vácuo e água morna monitorada por um termômetro comum.


ID
3053269
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O ovo é um alimento muito consumido e, em algumas vezes, é usado no planejamento de cardápios em substituição à carne ou como segunda opção proteica, é também considerado boa fonte de proteínas, de vitaminas A, B e D. A composição nutricional da clara e da gema são bem distintas e possuem especificidades interessantes.


Em relação às características do ovo, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
3072394
Banca
IF-RR
Órgão
IF-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Diversos tipos de defeitos podem afetar os queijos, e suas origens são diversas. Analise as assertivas abaixo:


I – O estufamento precoce é causado por bactérias do grupo Coliformes;

II – Na maioria das vezes, tem sua origem na recontaminação do leite pasteurizado, portanto, está relacionado com falhas na higienização de equipamentos e de manipuladores;

III – O estufamento tardio leva de dez a oito semanas para se manifestar, causado por bactérias do grupo Clostridium;

IV – Os queijos duros são mais susceptíveis ao estufamento tardio, pois o processo de cozimento da massa favorece ambiente para a fermentação butírica.


Dentre as assertivas acima, estão CORRETAS

Alternativas
Comentários
  • O estufamento precoce é aquele que ocorre em queijos frescos. Ele acontece em até 8 dias após a produção, é causado por bactérias do grupo coliforme, que tem a capacidade de fermentar a lactose, presente em concentrações elevadas nesse tipo de queijo, produzindo gás carbônico. A contaminação por esse grupo de microrganismos é, normalmente, pela manipulação inadequada do alimento, falta de pasteurização ou até mesmo pela presença de antibióticos no leite.

    O estufamento tardio constitui em defeito frequentemente observado nos queijos de massa semi cozida ou cozida e de maturação prolongada. Bactérias formadoras de esporos do gênero Clostridium spp. têm sido apontadas como responsáveis por alterações do queijo, principalmente as espécies Clostridium tyrobutyricum, C.butyricume C. sporogenes.

    (http://repositorio.ufla.br/bitstream/1/28925/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O_Diagn%C3%B3sticos%20e%20a%C3%A7%C3%B5es%20visando%20o%20controle%20de%20olhaduras%20gasosas%20n%C3%A3o%20desej%C3%A1veis%20em%20queijo.pdf)

    O defeito é chamado estufamento tardio, pois demora um tempo maior para se manifestar em relação ao estufamento precoce, ou seja, se manifesta no período de 10 dias até oito semanas após a fabricação do queijo.

    (https://www.revistadoilct.com.br/rilct/article/download/600/437)


ID
3072412
Banca
IF-RR
Órgão
IF-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Osmose reversa (hiperfiltração) e ultrafiltração são operações nas quais a água e alguns solutos em solução são removidos por uma membrana semipermeável. A maior aplicação comercial da osmose reversa é a concentração do soro de leite. Marque a alternativa abaixo que não é uma aplicação tecnológica da osmose reversa.

Alternativas

ID
3205231
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São João do Oeste - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

“Crosta firme ou não formada, consistência semidura, rígida, cor branco creme, homogênea, odor característico, sabor suave e levemente salgado”. Qual alimento apresenta estas características organolépticas, as quais devem ser observadas no momento do seu recebimento?

Alternativas

ID
3210682
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O aquecimento do leite, à pressão atmosférica normal, produz a coagulação

Alternativas
Comentários
  • A) QUESTÃO CORRETA! Em condições onde o leite é aquecido à pressão atmosférica NORMAL, produz a coagulação das proteínas do soro do leite: ALBUMINA e GLOBULINA.

    B) INCORRETA! Pois, a CASEÍNA só coagula em CONDIÇÕES ESPECIAIS DE FERVURA (130 ºC por 1 hora OU por modificação do PH diminuindo para <4,8, essa modificação do PH pode ser alcançada adicionando ácido ou fermento.) A caseína é o principal componente do COALHO.

    C) INCORRETA! GLOBULINA realmente produz coagulação. Porém a CASEÍNA não!!

    D) INCORRETA! Mesma coisa... GLOBULINA realmente produz coagulação. PORÉM a LACTOFLAVINA não, pois a Riboflavina (vitamina B2) foi isolada da proteína do leite em 1879, recebendo o nome de lactocromo ou LACTOFLAVINA.

  • QUESTÃO CORRETA! Em condições onde o leite é aquecido à pressão atmosférica NORMAL, produz a coagulação das proteínas do soro do leite: ALBUMINA e GLOBULINA.


ID
3210685
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Assinale a opção que apresenta as características que garantem o frescor de um ovo.

Alternativas
Comentários
  • clara espessa, gema redonda e fixada no seu centro.


ID
3225466
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Qual o agente emulsionante utilizado no preparo do molho holandês?

Alternativas

ID
3257998
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A propriedade da clara do ovo em formar espuma pode ser modificada por diversos fatores. Identifique a proposição correta.

Alternativas
Comentários
  •  Resposta: C

  • GORDURA --> Diminui a estabilidade e a perda de volume é maior, pois a gordura reduz a

    possibilidade de as proteínas da clara revestirem as bolhas de ar, obtendo-se

    pouca ou nenhuma espuma.

    ÁCIDO --> Promove maior estabilidade com aumento do tempo de batimento.

    SAL --> Aumenta a esponjação com aumento do tempo de batimento (não adicionar

    no início), mas possui menor estabilidade.

    ÁGUA --> Torna a espuma menos estável, mas aumenta o volume e o tempo de batimento

    (não adicionar no início).

    AÇÚCAR --> Aumenta a estabilidade e o tempo de batimento, porém há perda de volume,

    produzindo uma espuma menos dura e mais elástica.


ID
3286528
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

    Em uma unidade de alimentação e nutrição (UAN), o nutricionista colocou ovo cozido (300 porções) em seu cardápio. Em sua ficha técnica de preparação, recomendava submeter o ovo à cocção, em temperatura de ebulição, por dez minutos (tempo ideal para a cocção de ovos naquela região). Porém, naquele dia, o nutricionista não acompanhou seus funcionários na produção. Na hora do almoço, uma consumidora chegou ao local e chamou o nutricionista para dizer que a preparação estava com odor desagradável e gema de coloração esverdeada e que ela achava que estava estragada.

Com base nesse caso hipotético, julgue o item subsequente.

Os ovos apresentaram coloração esverdeada porque já estavam armazenados há muito tempo e estavam velhos.

Alternativas
Comentários
  • Por conta do cozimento excessivo. O enxofre da clara se ligou ao ferro da gema formando o sulfeto de ferro.


ID
3286531
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

    Em uma unidade de alimentação e nutrição (UAN), o nutricionista colocou ovo cozido (300 porções) em seu cardápio. Em sua ficha técnica de preparação, recomendava submeter o ovo à cocção, em temperatura de ebulição, por dez minutos (tempo ideal para a cocção de ovos naquela região). Porém, naquele dia, o nutricionista não acompanhou seus funcionários na produção. Na hora do almoço, uma consumidora chegou ao local e chamou o nutricionista para dizer que a preparação estava com odor desagradável e gema de coloração esverdeada e que ela achava que estava estragada.

Com base nesse caso hipotético, julgue o item subsequente.

A cor esverdeada deve‐se à ligação do enxofre presente na clara com o ferro presente na gema. O sulfeto de ferro formou‐se porque os ovos cozinharam por tempo muito superior aos dez minutos descritos na ficha técnica.

Alternativas

ID
3319885
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Itatiaiuçu - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O ovo é um alimento cada vez mais consumido pela população. Torna-se importante conhecer suas propriedades e cuidados de conservação e manipulação durante o preparo de refeições.


Nesse sentido, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Os ovos não possuem antocianinas.

  • A- a albumina da clara possui viscosidade que permite a retenção de ar, oferecendo esponjosidade e leveza à preparação. (Correta)

    B- a gema contém pigmentos como antocianinas, xantofila e caroteno, cuja concentração depende da qualidade do ovo, em função da alimentação da galinha.

    C- ovos podem ser conservados por até dez meses em refrigerador a 10 ºC. (0 a 4°C)

    D- todas as proteínas do ovo são solúveis em solução salina e coagulam a 80 ºC. (clara coagula a 60°C e gema a 65°C)


ID
3323383
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Durante a manipulação ou preparo do alimento, é importante observar algumas características que demonstram frescor ou que podem sinalizar a deterioração desse alimento.

Em relação à qualidade e às características dos ovos, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Os ovos frescos possuem pH interno alcalino, gema centralizada e firme

    *Ovos frescos contêm um valor de pH da clara entre 7,6 e 8,7. Durante o armazenamento, as trocas gasosas através dos poros da casca do ovo, podem levar ao aumento do valor de pH da clara para valores de 9,6-9,7 (Severa et al., 2009).

  • C- O ovo fresco apresenta-se ácido pela presença do dióxido de carbono (CO2). A gema é centralizada, destacada e redonda.

    Fonte: Philippi, Nutrição e Técnica Dietética


ID
3354100
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Pará de Minas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O leite é considerado um alimento completo, rico em proteínas de alto valor biólogico, vitaminas e minerais.

Sobre o leite, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Fórmula coloidal: Não visível a olho nú ( 1nm - 100 nm - Microscópica )


ID
3442000
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Vitória - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em aula prática da disciplina de técnica dietética, a professora demonstra aos alunos uma reação indesejada que pode ocorrer com os ovos quando ocorre excesso de cocção e temperatura. O aspecto obtido é uma camada (“anel”) cinza esverdeada entre a clara e a gema, a qual é resultado da formação de

Alternativas
Comentários
  • ENXOFRE da Clara + FERRO da Gema = SULFETO DE FERRO

  • REAÇÃO DA LIBERAÇÃO DE ENXOFRE DA CLARA COM O FERRO DA GEMA


ID
3512080
Banca
AOCP
Órgão
UEFS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O ovo é um importante ingrediente na prática da técnica dietética. Uma de suas propriedades é a coagulação, que ocorre quando o ovo é aquecido e faz com que as proteínas se coagulem, transformando-as em uma massa sólida. Assinale a alternativa correta para a temperatura, em ºC, de coagulação da clara do ovo.

Alternativas
Comentários
  • Clara 60 graus e gema a 65 graus

  • A temperatura de coagulação tende a aumentar ou diminuir na presença de outras substâncias. Por exemplo: Substâncias ácidas (limão e vinagre) diminuem a temperatura de coagulação e produzem um coágulo mais espesso. Já substâncias como o açúcar tendem a aumentar a temperatura de coagulação.


ID
3706630
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2014
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Na técnica dietética, o leite industrializado homogeneizado é o leite que foi submetido

Alternativas
Comentários
  • A- à evaporação de 50% da água do leite, no vácuo, a temperatura de 54 a 60ºC. LEITE EVAPORADO

    B a um processo mecânico de subdivisão de corpúsculos de gordura. LEITE HOMOGENEIZADO

    C- a um processo de retirada da gordura. LEITE DESNATADO

    D- à evaporação de até 1/3 do volume inicial. LEITE CONDENSADO


ID
3721663
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A caseína é uma importante proteína presente no leite. Sobre essa proteína, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3721681
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Sobre a composição química do leite, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3721690
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Sobre os processos utilizados para a fabricação de queijos, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3721708
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O queijo é, geralmente, um produto produzido com poucas matérias-primas. Dessa forma, conhecer as principais características de cada uma delas é essencial para a obtenção de um produto de qualidade. Em relação às matérias-primas utilizadas na produção de queijo e suas características desejáveis, assinale a alternativa correta.

Alternativas