LETRA B
a- VERDADEIRA - Princípio da sobrecarga: é o aumento progressivo na carga de trabalho, a partir do momento em que o indivíduo adapta-se a essa carga para a melhoria da aptidão física. Segundo Dantas (2003) imediatamente após a aplicação de uma carga de trabalho, há uma recuperação do organismo, visando a restabelecer a homeostase.
b - FALSA - Pelo que entendi o princípio da Individualidade biológica, Segundo Monteiro, as diferenças existentes entre as pessoas quanto à carga genética (genótipo) e às experiências adquiridas após o nascimento (fenótipo) caracterizam a individualidade biológica. O respeito à individualidade biológica é o primeiro passo para a prescrição de um programa de exercícios seguro e coerente de acordo com a condição física de cada indivíduo. Então acho que a questão quis dizer que segundo este princípio deve ser levar em conta não um programa individual mas sim as condições físicas de cada indivíduo. Pode acontecer de encontrarmos indivíduos com estruturas físicas e características parecidas onde pode-se utilizar um mesmo programa de treinamento, mas de acordo com o princípio o programa único não será uma regra.
c- FALSA - Princípio da especificidade: este princípio tem muita inter-relação com o princípio da individualidade biológica. Ele diz que as adaptações que ocorrem no corpo humano, decorrentes da atividade física, são específicas daquele determinado programa de exercícios. O tipo de contração muscular, a velocidade, o ângulo de execução e a amplitude do movimento, a sinergia entre os músculos, a sequência de movimentos, a postura, os sistemas energéticos, todos devem apuradamente refletir a ação que o atleta realiza durante a competição, ou que o indivíduo realiza numa atividade da vida diária. Sobre o exercício abdominal, acho que a repetição dos abdominais seria baseada no Princípio da continuidade e reversibilidade, onde para se obter os primeiros resultados no desenvolvimento das qualidades físicas visadas, se faz necessário um mínimo de persistência nos exercícios, com o intuito de propiciar uma duração que permita ocorrer as alterações bioquímicas e morfológicas necessárias.