Gabarito: Letra (E)
Sobre os (Princípios Básicos da Segurança da Informação), segue a DICA:
DISPONIBILIDADE: É a GARANTIA DE QUE A INFORMAÇÃO DEVE ESTAR DISPONÍVEL, sempre que seus usuários (pessoas e empresas autorizadas) necessitarem, não importando o motivo.
INTEGRIDADE: Pelo princípio da integridade, a informação deve ser mantida na condição em que foi liberada pelo seu proprietário, garantindo a sua proteção contra mudanças intencionais, indevidas ou acidentais.
CONFIDENCIALIDADE: A confidencialidade é a garantia de que a informação, NÃO SERÁ CONHECIDA POR QUEM NÃO DEVE.
AUTENTICIDADE: É a capacidade de GARANTIR A IDENTIDADE DE UMA PESSOA (física ou jurídica), seja na emissão, ou na recepção de alguma informação, ou seja, baseia-se na qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado
indivíduo, equipamento ou sistema. (confirmação de Autoria)
Fonte: Estratégia Concursos
Gabarito: Letra E
A autenticidade é a propriedade que trata da garantia de que o emissor de uma mensagem é de fato quem alega ser. Em outras palavras, ela garante a identidade de quem está enviando uma determinada informação. Sabe quando você assina um contrato? A sua assinatura é uma forma (frágil) de garantir que você é quem diz ser! O cartório tem a sua assinatura (chamada firma) e ele pode comparar com a assinatura que consta no contrato.
Não se deve confundir Autenticidade com Autorização! A autenticidade verifica se uma pessoa é realmente quem diz ser. No entanto, não é só porque foi verificado que você é realmente quem diz ser que você deve ter acesso a todos os recursos do sistema. A autorização é o mecanismo que verifica se uma pessoa possui permissão para executar determinadas operações – esse não é considerado um dos princípios da segurança da informação!
Fonte: ESTRATÉGIA CONCURSOS