-
Acredito que o certo nessa questão seria etc/passwd e não /shadow, que é onde se vê as senha criptografadas dos usuários do sistema.
Alguém pode esclarecer isso?
-
Sérgio.
No diretório passwd estão os logins e as senhas dos usuários. Nele as senhas dos usuários estão criptografados enquanto que os nome não estão. Essas senhas podem ser facilmente quebradas através de um ataque de dicionário. Nesse diretório é possível que todos os usuários possam acessa-la. É ai que entra o diretório shadow. Nele apenas o usuário root pode acessa-lo, blindando assim ainda mais o sistema.
Como no caso o elaborador deixou claro que o usuário root é que esta acessando a senha, ele partiu do princípio que as senhas estarão armazenadas no passwd e apenas os nomes no passwd. Portanto a resposta correta será a letra D mesmo.
Segue o link onde encontrei a resposta da questão - http://www.tldp.org/HOWTO/Shadow-Password-HOWTO-2.html
Espero ter ajudado.
-
Meu caro, tire uma dúvida: o enunciado da questão diz que "O administrador" (...) "deseja verificar se a senha" (...) "foi atribuída". Pelo enunciado, não importa se ela se apresentará criptografada ou não. O que se quer saber é ela existe. Pelo passwd, é possível ver (mesmo que esteja criptografada) se existe senha vinculada a determinado usuário? Ou essa é uma característica exclusiva do arquivo shadow?
Grande abraço,
MRB
-
Passwd: é o diretório onde as informações do usuário (como nome de usuário, ID do usuário, ID do grupo, local do diretório pessoal, shell de login, ...) são armazenadas quando um novo usuário é criado.
Shadow: é o diretório onde informações importantes (como uma forma criptografada da senha de um usuário, o dia em que a senha expira, se a senha deve ou não ser alterada, o tempo mínimo e máximo entre alterações de senha,. ..) é armazenado quando um novo usuário é criado.
-
não dá para distinguir no passwd se houver uso de senhas shadow, porque vai haver um x(ou *) no passwd, e no shadow pode haver o hash da senha(caso esteja atribuída) ou um !(sem senha), *(desativada, sem login), !hash(conta bloqueada), etc..