SóProvas


ID
1365844
Banca
FCC
Órgão
TRT - 13ª Região (PB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Observe as seguintes considerações do modelo de maturidade do processo Cobit 4.1, Definir um Plano Estratégico de TI:

I. O planejamento estratégico de TI é uma prática padrão cujas exceções são detectadas pela Direção. É uma função da Direção com nível sênior de responsabilidade. A Direção é capaz de monitorar o processo de planejamento estratégico de TI, tomar decisões baseadas nesse processo e medir sua efetividade. Os planejamentos de TI, de curto e longo prazos, são cascateados de cima para baixo na organização, com atualizações quando necessário. A estratégia de TI e a estratégia global da organização estão se tornando gradativamente mais coordenadas por abordar processos de negócio, capacidades de valor agregado e alavancar o uso de aplicativos e tecnologias na reengenharia dos processos de negócios. Há um processo bem definido para determinar o uso dos recursos internos e externos no desenvolvimento de sistema e operações.

II. O planejamento estratégico de TI é compartilhado com a Direção do Negócio conforme a necessidade. A atualização dos planos de TI acontece em resposta aos pedidos da Direção. As decisões estratégicas são tomadas projeto a projeto, sem consistência com uma estratégia corporativa. Os riscos e benefícios do usuário nas principais decisões estratégicas são determinados de forma intuitiva.

As considerações I e II referem-se, respectivamente, aos níveis

Alternativas
Comentários
  • Por que não INICIAL (letra A)?

  • A última palavra do item II já mata a questão!

  • Se "As decisões estratégicas são tomadas projeto a projeto", por que não é considerado ad-hoc? Não achei que a simples presença da palavra intuitivo, já o colocaria no nível 2.

  • COBIT 4.1 ISACA : 

    Modelo de Maturidade (Em relação ao P01)

    PO1 Definir um Plano Estratégico de TI

    2 Repetível, porém Intuitivo quando

    O planejamento estratégico de TI é compartilhado com a Direção do Negócio conforme a necessidade. A atualização dos planos

    de TI acontece em resposta aos pedidos da Direção. As decisões estratégicas são tomadas projeto a projeto, sem consistência

    com uma estratégia corporativa. Os riscos e benefícios do usuário nas principais decisões estratégicas são determinados de

    forma intuitiva.

  • Óbvio que a 2 é a tradução exata, mas mesmo em inglês a 1 é muito parecida com a 2:

    1 Initial/Ad Hoc when The need for IT strategic planning is known by IT management. IT planning is performed on an as-needed basis in response to a specific business requirement. IT strategic planning is occasionally discussed at IT management meetings. The alignment of business requirements, applications and technology takes place reactively rather than by an organisationwide strategy. The strategic risk position is identified informally on a project-by-project basis.

     2 Repeatable but Intuitive when IT strategic planning is shared with business management on an as-needed basis. Updating of the IT plans occurs in response to requests by management. Strategic decisions are driven on a project-by-project basis without consistency with an overall organisation strategy. The risks and user benefits of major strategic decisions are recognised in an intuitive way.

  • Caros, o Repetível e o ad hoc são bem diferentes:

    Destaco duas diferenças:

    1) No Repetível, porém intuitivo: não há consistência com a estratégia organizacional

    No ad hoc: as coisas são informais (nem, ao menos, é possível avaliar se há consistência ou não)

    2) No Repetível, porém intuitivo: o planejamento estratégico de TI é compatilhado de acordo com a necessidade

    Já, no ad hoc: o planejamento estratégico de TI ocasionalmente é discutido.

    Além da utilização da expressão "projeto a projeto", temos que ficar ligados na utilização do termo informal. No Repetível, há uma tentativa de começar a olhar para o planejamento estratégico. No ad hoc, não. No ad hoc, é basicamente só um documento que existe, somente existe, mas, na verdade, não serve para muita coisa, a não ser para ajudar a sair do nível inexistente. :)

    Abs,

    Maurício

    mauriciorochabastos@gmail.com

  • Modelo de maturidade genérico:

    0 inexistente – Completa falta de um processo reconhecido. A empresa nem mesmo reconheceu que existe uma questão a ser trabalhada.
     

    1 inicial / Ad hoc – Existem evidências que a empresa reconheceu que existem questões e que precisam ser trabalhadas. No entanto, não existe processo padronizado; ao contrário, existem enfoques Ad Hoc que tendem a ser aplicados individualmente ou caso-a-caso. O enfoque geral de gerenciamento é desorganizado.
     

    2 repetível, porém intuitivo – Os processos evoluíram para um estágio onde procedimentos similares são seguidos por diferentes pessoas fazendo a mesma tarefa. Não existe um treinamento formal ou uma comunicação dos procedimentos padronizados e a responsabilidade é deixado com o indivíduo. Há um alto grau de confiança no conhecimento dos indivíduos e conseqüentemente erros podem ocorrer.
     

    3 Processo definido – Procedimentos foram padronizados, documentados e comunicados através de treinamento. É mandatório que esses processos sejam seguidos; no entanto, possivelmente desvios não serão detectados. Os procedimentos não são sofisticados mas existe a formalização das práticas existentes.
     

    4 Gerenciado e Mensurável – A gerencia monitora e mede a aderência aos procedimentos e adota ações onde os processos parecem não estar funcionando muito bem. Os processos estão debaixo de um constante aprimoramento e fornecem boas práticas. Automação e ferramentas são utilizadas de uma maneira limitada ou fragmentada.
     

    5 Otimizado – Os processos foram refinados a um nível de boas práticas, baseado no resultado de um contínuo aprimoramento e modelagem da maturidade como outras organizações. TI é utilizada como um caminho integrado para automatizar o fluxo de trabalho, provendo ferramentas para aprimorar a qualidade e efetividade, tornando a organização rápida em adaptar-se.

    Fonte: Guia do COBIT 4.1, página 21.

  • A confusão foi gerada quando ele colocou "as decisões estratégicas são tomadas projeto a projeto". Essa afirmação levou a entender que que é caso a caso, ou seja depende do caso, não há algo repetitivo. Logo, influenciou a assinalar Ad Hoc, letra A.

    Bem confusa essa II.