SóProvas


ID
1366438
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca de microeconomia e das curvas de procura.

O efeito substituição, ceteris paribus, é obtido por meio de um movimento que sai da curva de indiferença mais alta e vai para outra mais baixa em decorrência de uma queda no preço de um bem. Assim, é impossível separar o efeito renda do efeito substituição, dado as duas análises serem complementares.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    "O efeito renda é a variação do consumo que resulta na passagem para uma curva de indiferença mais alta. O efeito substituição é a variação do consumo que resulta de se estar localizado em um ponto de uma curva de indiferença com uma taxa marginal de substituição diferente." (MANKIW, 2001, p. 475).



  • Imagino que o erro da questão foi afirmar que ocorrerá efeito substituiçao com a queda no preço de um bem, se ocorre queda no preço de um bem o que se espera é sair de uma curva mais baixa para uma mais alta.

  • Variação no preço ROTACIONA a curva.

    Variação na renda DESLOCA a curva.

     

  • Efeito substituição - é mudança no consumo um bem em relação a outro, quando ocorre a variação de preço em algum dos dois. É negativo (variação no preço inversamente proporcional a quantidade demandada);

    Efeito renda - é a variação na demanda de um bem, causada exclusivamente, por uma variação na renda real devido à alteração de preços desse bem. 

    >O Efeito Renda, para bens normais, é positivo (variação no preço diretamente proporcional ao nível de consumo);

    >Um efeito renda positivo reforça o efeito substituição negativo;

    >O Efeito renda, para bens inferiores, é negativo (variação no preço inversamente proporcional ao nível de consumo);

    >Efeito renda negativo é sempre inferior ao efeito substituição negativo – sendo portanto, anulado por ele.

  • Acredito que o erro é dizer q o efeito substituição acontece em decorrência de uma queda no preço de um bem, na verdade seria em decorrência de uma alta no preço de um bem (por isso substitui). Além disso o efeito substituição e renda não são análises complementares necessariamente, podem ser independentes.

    Outro erro é dizer que sai da curva de indiferença mais alta e vai para outra mais baixa, no efeito substituição a troca de um produto por outro visa manter o mesmo grau de satisfação, as mesmas preferências, então mantém-se na mesma curva.

    Qualquer erro mandem msg que corrijo...