A firma monopolista, assim como a firma competitiva, só deve encerrar suas atividades no curto prazo quando, ao Rmg = Cmg, o preço for inferior ao custo variável médio (P<CVme). A explicação é que a firma obtém menos receita do que deve pagar de CV, uma vez que a receita média < CV , além de arcar com os custos fixos(RT- CV). Isso vale para qualquer estrutura de mercado. No longo prazo, ela encerrará as atividades se P<Cme, uma vez que em longo prazo CVme=Cme.
Comentário objetivo:
Quando a receita marginal de uma empresa perfeitamente competitiva for igual ao custo marginal, o lucro total no curto prazo dessa empresa será maximizado (CERTO), ou seja, se a empresa estiver no seu melhor nível de produção de curto prazo e o preço (P) estiver menor que o custo variável médio (CVme), então o empresário minimizará suas perdas mantendo sua produção no mesmo nível (FALSO).
Se:
p < Cvme
p.q < Cvme.q
Rt < Cv
Faturamento < Despesas variáveis
Ou seja, quando p < Cvme, salários, luz, água e locação não são cobertos, o que inviabiliza a produção (seja no curto prazo, seja no longo prazo).
DECORAR: custos variáveis devem ser cobertos pelo faturamento. Custos fixos são sunk costs no CP, ou seja, não interferem na produção.
GABARITO: errado
Bons estudos!