SóProvas


ID
1366471
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo à macroeconomia.

O deflator do produto interno bruto permite analisar empiricamente o crescimento médio dos preços durante determinado período em uma economia.

Alternativas
Comentários
  • O deflator do PIB é uma estatística simples calculada pela divisão do PIB nominal pelo PIB real. A importância do deflator do PIB é refletir as mudanças que ocorrem nos preços do mercado e, portanto, é usado para controlar o nível médio de preços em dada economia. O cálculo da taxa de inflação de um determinado ano leva em consideração, geralmente, o deflator do PIB desse ano em relação à mesma estatística referente ao ano anterior

  • Chama-se deflator implícito do Produto Interno Bruto (PIB) o indicador que mede a variação média dos preços de um período em relação aos preços do ano anterior. Ainda que menos citado em relação aos outros índices de preços disponíveis na economia (é divulgado apenas nas bases trimestral e anual), é provavelmente o mais abrangente, pois considera informações indisponíveis nos outros índices como, por exemplo, os preços implícitos da administração pública.

    Especificamente, o deflator implícito do PIB é a razão entre o PIB Nominal e o PIB Real. Daí vem seu nome, porque não é um índice pesquisado diretamente, como são o Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI), calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), e o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que também calcula o deflator implícito do PIB.

     

    Fonte: http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=2140:catid=28&Itemid=23. Acessado em 18 de janeiro de 2017.

     

  • o deflator é o que se usa para ter a noção de quanto os produtos foram valorizados em determinado espaço de tempo, possibilitando assim, que o Produto Interno Bruto seja compreendido como mais do que simplesmente o aumento de preço através da inflação no valor de um produto, e sim, a média entre o que o produto realmente custa, e quanto ele deve custar para os cálculos levando em consideração valores do ano base.