SóProvas


ID
1366486
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No que se refere aos principais planos de desenvolvimento vigentes na segunda metade do século XX, julgue o item a seguir.

Na reforma cambial de 1957, à medida que se alcançavam estágios mais avançados de industrialização, buscava-se eliminar a estratégia de substituição de importações.

Alternativas
Comentários
  • Governo Getúlio Vargas: A desvalorização real cambial visava à proteção da indústria nacional nascente, que provocou um aumento dos preços dos produtos importados frente aos produtos nacionais, aumentando a preferência por produtos nacionais em vez dos importados (Resultados: aumento das exportações, redução das importações, aumento do saldo da balança comercial). A desvantagem dessa desvalorização cambial era que, desta forma, aumentava também os preços das máquinas/equipamentos e matérias-primas necessárias para aumentar os investimentos.
  • Em 1957  (JK) o sistema de taxas múltiplas foi parcialmente simplificado pela chamada Lei de Tarifas, sendo q  a ACELERAÇÃO da substituição de importações era uma das principais idéias norteadoras dessa reforma, especialmente no que tange a bens de capital.

    Fonte: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/5473/000426914.pdf?seq

    Então, na verdade, a reforma cambial serviria como um instrumento incentivador da mecânica de substituição de importações, e não o contrário.


  • Em Agosto de 1957 operou-se uma nova reforma no sistema cambial. O objetivo era, em primeiro lugar, simplificar o sistema de taxas múltiplas e introduzir um sistema de proteção específica por produtos da mesma categoria. Em segundo lugar, as receitas líquidas das operações cambiais, apropriadas pelo Tesouro Nacional através do Fundo de Ágios e Bonificações gerenciado pelo Banco do Brasil, tinham vinculações de uso determinadas por lei, o que eliminava sua flexibilidade como fonte de recurso para o setor público. O reajustamento das tarifas, por seu lado, aumentava os recursos sem vinculação à disposição do Tesouro. Do ponto de vista mais amplo, a reforma de 1957 implicou um aprofundamento do processo de substituição, na medida em que se alcançava estágios mais avançados na industrialização.