-
Esse gabarito tá errado. O máximo que o Plano Cruzado conseguiu (e inicialmente) foi manter o poder de compra ao cria um abono salarial de 8% (15% p/ quem recebia salario mínimo) + Gatilho salarial (medida que fazia os ajustes inflacionários toda a vez que a inflação ultrapassasse 20%). No final essas duas medidas foram ineficazes. Por isso o Governo Sarney criou o Cruzadinho em jun/86 e o Cruzado II em nov/86, que também se mostraram ineficazes.
-
Discordo do colega Thiago. O gabarito me parece coerente. De fato, o longo congelamento de preços, aliado ao controle da inflação nos primeiros meses do plano e ao crescimento da renda no ano de 1986, conduziu ao aumento real dos salários (que não estavam congelados e com inflação baixa o gatilho não era disparado), pressionando a demanda , levando então o Governo a expandir a oferta monetária, o que reduziu os juros e levou a um aumento ainda maior da demanda. Enfim, é possível notar que o crescimento da renda aliado a preços que não aumentavam(estavam congelados) levou ao aumento do poder de compra dos salários.
-
Gabarito CERTO
Inicialmente, o Plano Cruzado obtivera sucesso, com grande queda na taxa de inflação e grande apoio popular, mas como houve aumento da demanda interna, o salário real subiu e os preços mantiveram-se congelados, houve burla ao congelamento e o Plano Cruzado falhou.
bons estudos
-
Se você congela os preços e não congela os salários, necessariamente o salário terá um maior poder de compra.
Contudo, esse maior poder de compra retroalimentou o processo inflacionário.
Resposta: CERTO.