SóProvas


ID
1367353
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação à Lei Federal nº 10.257, de 10 de julho de 2001, que regulamenta os Arts. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências, analise as afirmativas a seguir, considerando V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

(  ) A outorga onerosa do direito de construir tem sua incidência amparada pelo pressuposto básico e exclusivo da contrapartida do beneficiário.
(  ) Serão definidos por lei municipal os empreendimentos e atividades privados ou públicos que dependerão de elaboração de estudo prévio de impacto de vizinhança (EIV) para obter as licenças ou autorizações de construção, ampliação ou funcionamento a cargo do Poder Público municipal.
(  ) A lei municipal que institui o plano diretor deverá ser revista, pelo menos, a cada 5 (cinco) anos.

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Item 1- F: Art. 28. O plano diretor poderá fixar áreas nas quais o direito de construir poderá ser exercido acima do coeficiente de aproveitamento básico adotado, mediante contrapartida a ser prestada pelo beneficiário.

    Item 2- V:  Esta correta e previa no Art. 36. "Lei municipal definirá os empreendimentos e atividades privados ou públicos em área urbana que dependerão de elaboração de estudo prévio de impacto de vizinhança (EIV) para obter as licenças ou autorizações de construção, ampliação ou funcionamento a cargo do Poder Público municipal. "

    Item 3- F:  Conforme Art. 40 § 3o "A lei que instituir o plano diretor deverá ser revista, pelo menos, a cada dez anos."

  • Item 1- F: não basta a contrapartida do beneficiário, uma vez que a área objeto da outorga deve estar incluída no Plano Diretor com tal finalidade. Vejamos: art. 28. O plano diretor poderá fixar áreas nas quais o direito de construir poderá ser exercido acima do coeficiente de aproveitamento básico adotado, mediante contrapartida a ser prestada pelo beneficiário.

    Além disso, é possível isenção do pagamento da outorga, conforme art. 30, II. Vejamos: 

    Art. 30. Lei municipal específica estabelecerá as condições a serem observadas para a outorga onerosa do direito de

    construir e de alteração de uso, determinando:

    (...)

    II – os casos passíveis de isenção do pagamento da outorga;

  • Gab. D

    (❌) A outorga onerosa do direito de construir tem sua incidência amparada pelo pressuposto básico e exclusivo da contrapartida do beneficiário.

    A OODC desempenha um papel duplo no planejamento das cidades: além de um instrumento de gestão do território, configura-se também como um instrumento de financiamento 

    (✅) Serão definidos por lei municipal os empreendimentos e atividades privados ou públicos que dependerão de elaboração de estudo prévio de impacto de vizinhança (EIV) para obter as licenças ou autorizações de construção, ampliação ou funcionamento a cargo do Poder Público municipal.

    (❌) A lei municipal que institui o plano diretor deverá ser revista, pelo menos, a cada 5 (cinco) anos.

    Revisada a cada 10 anos

  • Essa banca seguiu um padrão nas alternativas, Todas que estavam certas foram repetidas 3 vezes na mesma coluna (acredito que para gerar a dúvida no candidato).