SóProvas


ID
1368202
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2000
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto LP-I

Um desafio cotidiano

     Recentemente me pediram para discutir os desafios políticos que o Brasil  tem pela frente. Minha primeira dúvida foi se eles seriam diferentes dos de ontem.  Os problemas talvez sejam os mesmos, o país é que mudou e reúne hoje mais  condições para enfrentá-los que no passado. A síntese de minhas conclusões é  que precisamos prosseguir no processo de democratização do país.
     Kant dizia que a busca do conhecimento não tem fim. Na prática,  democracia, como um ponto final que uma vez atingido nos deixa satisfeitos e por  isso decretamos o fim da política, não existe. Existe é democratização, o avanço  rumo a um regime cada vez mais inclusivo, mais representativo, mais justo e mais  legítimo. E quais as condições objetivas para tornar sustentável esse movimento
de democratização crescente?
     Embora exista forte correlação entre desenvolvimento e democracia, as  condições gerais para sua sustentação vão além dela. O grau de legitimidade  histórica, de mobilidade social, o tipo de conflitos existentes na sociedade, a  capacidade institucional para incorporar gradualmente as forças emergentes e o  desempenho efetivo dos governos são elementos cruciais na sustentação da  democratização no longo prazo.
     Nossa democracia emergente não tem legitimidade histórica. Esse requisito  nos falta e só o alcançaremos no decorrer do processo de aprofundamento  da democracia, que também é de  legitimação dela. 

     Uma parte importante desse processo tem a ver com as relações rotineiras  entre o poder público e os cidadãos. Qualquer flagrante da rotina desse  relacionamento arrisca capturar cenas explícitas de desrespeito e pequenas ou  grandes tiranias. As regras dessa relação não estão claras. Não existem
mecanismos acessíveis de reclamação e desagravo.

Com relação às idéias do texto LP-I, julgue o  seguinte  item.

Enquanto não houver mecanismos acessíveis de reclamação e desagravo, as relações entre poder público e cidadãos não serão regidas por meio de regras claras.

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com o gabarito. A meu ver, não é possível afirmar que havendo mecanismos acessíveis de reclamação e desagravo, as relações entre poder público e cidadãos serão regidas por regras claras.

  • Também não consegui dectar o erro da questão, se alguém puder ajudar? 

  • Também discordo da Questão:

     

    - Existem: "relações rotineiras  entre o poder público e os cidadãos";

    - Suas regras não estão claras, "As regras dessa relação não estão claras";

    - E "Não existem mecanismos acessíveis de reclamação e desagravo".

    O autor não diz, ou deixa implícito que ao surgirem tais "mecanismos" as relações se tornarao claras, isso é uma extrapolação do conteúdo do texto.

  • Kant dizia que a busca do conhecimento não tem fim. Na prática,  democracia, como um ponto final que uma vez atingido nos deixa satisfeitos e por  isso decretamos o fim da política, não existe

    Enxerguei a questão desta forma, pois , nunca atingiremos a democracia pelo fato dela estar sempre ocorrendo ou acompanhado com o desenvolvimento social, é utopico tal possibilidade de um dia ela existir !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

     

  • Concordo com os demais colegas, para mim, o texto não faz essa relação que a questão fez. 

     

     

  • Mais um aqui que não concorda com a interpretação unilateral da banca.

    Poderia haver regras claras as quais indicassem inexistir mecanismos de reclamação e desagravo.........

  • Ao meu ver o fato de não existirem mecanismos é só um complemento do cenário atual do governo.

    Em nenhuma passagem no parágrafo ele cita essa relação de condição!


    Enfim ... essa é daquelas questões que a gente sabe que marcaria errado na prova!


  • Correta. com relação às ideias do texto.

  •  As regras dessa relação não estão claras. Não existem 

    mecanismos acessíveis de reclamação e desagravo. 

    As regras dessa relação não estão claras, (pq) não existem 

    mecanismos acessíveis de reclamação e desagravo. 

    Fazendo a substituição pode-se inferir a razão, estamos aqui para aprender o posicionamento da banca e não ficar discordando.

  • Lucas sampaio, isso que vc fez foi justificar o gabrito.

    não tem como, nesse período, simplesmente colocar um PQ ali. isso muda completamente o sentido.

    caso tivesse esse PQ ali, ng erraria essa questão

  • GABARITO: CERTO

    As regras dessa relação não estão claras. (PORQUE) Não existem mecanismos acessíveis de reclamação e desagravo.

    LOGO:

    Enquanto não houver mecanismos acessíveis de reclamação e desagravo, as relações entre poder público e cidadãos não serão regidas por meio de regras claras.

  • extrapolou...

  • CORRETO

    Enquanto não houver mecanismos acessíveis de reclamação e desagravo, as relações entre poder público e cidadãos não serão regidas por meio de regras claras.

    Uma parte importante desse processo tem a ver com as relações rotineiras entre o poder público e os cidadãos. Qualquer flagrante da rotina desse relacionamento arrisca capturar cenas explícitas de desrespeito e pequenas ou grandes tiranias. As regras dessa relação não estão claras. Não existem mecanismos acessíveis de reclamação e desagravo.

    --> ACONTECIMENTO: Cenas de desrespeito e tirania;

    --> CAUSA: As regras não estarem bem definidas, claras;

    --> COMPROVAÇÃO DAS REGRAS NÃO ESTAREM CLARAS: Sem mecanismos de reclamação e desagravo.

    No caso dessa questão fiquei em DÚVIDA, pois não cita que o condicionamento é com esses mecanismos para se ter uma regra clara, mas como apresenta de uma forma sequencial essas informações eu interpretei como se fosse realmente o exemplo de condição dado no texto.

    Transcrevendo meu raciocínio:

    AS REGRAS NÃO ESTÃO CLARAS. NÃO EXISTEM MECANISMOS (CARA! NÃO EXISTEM NEM OS MECANISMOS. NÃO TEM NEM COMO TER REGRAS CLARAS).

  • PARAGRAFO DO TEXTO:

    Uma parte importante desse processo tem a ver com as relações rotineiras entre o poder público e os cidadãos. Qualquer flagrante da rotina desse relacionamento arrisca capturar cenas explícitas de desrespeito e pequenas ou grandes tiranias. As regras dessa relação não estão claras. Não existem

    mecanismos acessíveis de reclamação e desagravo.

    Com relação às idéias do texto LP-I, julgue o seguinte item.

    A QUESTÃO APRESENTOU UMA REESCRITA:

    Enquanto não houver mecanismos acessíveis de reclamação e desagravo, as relações entre poder público e cidadãos não serão regidas por meio de regras claras.

    Ex.: A Constituição Federal é um mecanismo acessível que permite a reclamação e o desagravo de condutas que ferem os direitos fundamentais, além de apresentar regras claras para as relações ente poder público e cidadão com base na L.I.M.P.E.