SóProvas


ID
1368211
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2000
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto LP-I

Um desafio cotidiano

      Recentemente me pediram para discutir os desafios políticos que o Brasil  tem pela frente. Minha primeira dúvida foi se eles seriam diferentes dos de ontem.  Os problemas talvez sejam os mesmos, o país é que mudou e reúne hoje mais  condições para enfrentá-los que no passado. A síntese de minhas conclusões é   que precisamos prosseguir no processo de democratização do país.
     Kant dizia que a busca do conhecimento não tem fim. Na prática,  democracia, como um ponto final que uma vez atingido nos deixa satisfeitos e por  isso decretamos o fim da política, não existe. Existe é democratização, o avanço  rumo a um regime cada vez mais inclusivo, mais representativo, mais justo e mais  legítimo. E quais as condições objetivas para tornar sustentável esse movimento  de democratização crescente?
     Embora exista forte correlação entre desenvolvimento e democracia, as  condições gerais para sua sustentação vão além dela. O grau de legitimidade  histórica, de mobilidade social, o tipo de conflitos existentes na sociedade, a  capacidade institucional para incorporar gradualmente as forças emergentes e o  desempenho efetivo dos governos são elementos cruciais na sustentação da  democratização no longo prazo.
     Nossa democracia emergente não tem legitimidade histórica. Esse requisito  nos falta e só o alcançaremos no decorrer do processo de aprofundamento   da democracia, que também é  de  legitimação dela.
     Uma parte importante desse processo tem a ver com as relações rotineiras   entre o poder público e os cidadãos. Qualquer flagrante da rotina desse   relacionamento arrisca capturar cenas explícitas de desrespeito e pequenas ou   grandes tiranias. As regras dessa relação não estão claras. Não existem
mecanismos acessíveis de reclamação e desagravo.
Julgue o  item  a seguir, a respeito das relações de sentido estabelecidas no texto  LP-I.

A idéia de “democracia” está para um produto acabado assim como “democratização” está para um processo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CERTO

    "Na prática,  democracia, como um ponto final que uma vez atingido nos deixa satisfeitos e por  isso decretamos o fim da política..."

    através desta passagem podemos inferir que a ideia de democracia como um produto pronto.

  • Alguém se habilita? Eu vejo alguns problemas aqui... A ideia da democracia como um produto acabado, como o próprio texto assevera, não existe - diferentemente do que ocorre com a democratização, que existe, segundo o próprio texto. Desse modo, a relação de um para outro não se dá da maneira ilustrada pela questão. Na minha interpretação, o problema seria o advérbio "assim", já que ele dá a entender que a relação entre democracia e democratização com suas respectivas definições trazidas são as mesmas - o que não ocorre pelo fato de uma inexistir e outra existir. 

  • Julguei como errada. Alguém para elucidar?  

  • Não entendi essa. ele fala no texto que a ideia de democracia como um produto final não existe, mas o que existe é uma democratização como processo, portanto, a questão deveria estar Errada. :/

  • "Na prática,  democracia, como um ponto final que uma vez atingido nos deixa satisfeitos e por  isso decretamos o fim da política, não existe. "

     

    Não tem como concordar com esse gabarito pelo simples fato de o autor do texto afirmar justamente o contrário: não existe democracia no sentido de ser algo concreto, concluído

  • (C)


    Interpretação textual explícita vejamos:

     Kant dizia que a busca do conhecimento não tem fim. Na prática,  democracia, como um ponto final que uma vez atingido nos deixa satisfeitos e por  isso decretamos o fim da política, não existe. Existe é democratização, o avanço  rumo a um regime cada vez mais inclusivo, mais representativo, mais justo e mais  legítimo.

  • . Na prática, democracia, como um ponto final que uma vez atingido nos deixa satisfeitos e por isso decretamos o fim da política, não existe.

    Em razão do trecho destacado, na minha opinião o item está errado.

  • A Democratização, argumento defendido no texto, refere-se a um processo, contrastando com a IDEIA, equivocada, de Democracia, como produto acabado.

  • Nossa democracia emergente não tem legitimidade histórica (produto acabado). Esse requisito nos falta e só o alcançaremos no decorrer do processo de aprofundamento  da democracia, que também é de legitimação dela (um processo).

    ENTENDI ASSIM E ACHEI MAIS COERENTE.

  • Democracia produto acabado no sentido que se foi alcançado o objetivo.

    Democratização é o processo para poder chegar no resultado final, no caso, democracia.

    Dá pra resolver a questão tendo como base esse conhecimento ou lendo o seguinte trecho:

    "Kant dizia que a busca do conhecimento não tem fim. Na prática, democracia, como um ponto final que uma vez atingido nos deixa satisfeitos e por isso decretamos o fim da política, não existe. Existe é democratização, o avanço rumo a um regime cada vez mais inclusivo, mais representativo, mais justo e mais legítimo. E quais as condições objetivas para tornar sustentável esse movimento de democratização crescente?"

  • um ponto final, não seria a mesma que dizer: Algo acabado, um produto por tanto?
  • CERTO

     Kant dizia que a busca do conhecimento não tem fim. Na prática, democracia, como um ponto final que uma vez atingido nos deixa satisfeitos e por isso decretamos o fim da política, não existe. (REPRESENTAÇÃO DA DEMOCRACIA COMO PRODUTO ACABADO OU PONTO FINAL). Existe é democratização, o avanço rumo a um regime cada vez mais inclusivo, mais representativo, mais justo e mais legítimo. (DEMOCRATIZAÇÃO COMO UM AVANÇO, OU SEJA, UM PROCESSO QUE AVANÇA).

    "A disciplina é a maior tutora que o sonhador pode ter, pois ela transforma o sonho em realidade."

  • Questão excelente... pra deixar em branco

  • estou forçando para compreender a banca, mas é complicado pois ela afirma uma coisa e nega o que disse no gabarit.

  • Caros colegas, quero deixar aqui minha breve visão sobre a questão e os comentários:

    Ao dizer "Na práticademocracia, como um ponto final... não existe. Existe é democratização..." o autor nos dá a ideia que na prática não existe a democracia como um produto acabado -como cita a questão-, porém como conceito, existe sim! A relação sintática estabelecida entre as locuções nos mostra isso, uma vez que, inexistindo o termo "na prática", o autor estaria fazendo referência a toda a democracia, portanto gabarito CERTO.

  • Dá o gabarito que eu justificarei a resposta...

  • Na prática, democracia, como um ponto final que uma vez atingido nos deixa satisfeitos e por isso decretamos o fim da política, não existe. Existe é democratização, o avanço rumo a um regime cada vez mais inclusivo, mais representativo, mais justo e mais legítimo

    DIGAMOS QUE A DEMOCRACIA SEJA ALGO CONCRETO ENQUANTO QUE A DEMOCRATIZAÇÃO E ALGO ABSTRANTO.A DEMOCRACIA EXISTE POR SÍ SO,ENQUANTO QUE A DEMOCRATIZAÇÃO DEPENDE DE OUTROS FATORES PRA EXISTIR.

    Espero ter ajudado, Boa sorte!

  • Essa prova só não tá mais fácil, pq não foi dada as respostas nas perguntas.

  • CERTO

     Kant dizia que a busca do conhecimento não tem fim. Na prática, democracia, como um ponto final que uma vez atingido nos deixa satisfeitos e por isso decretamos o fim da política, não existe. Existe é democratização, o avanço rumo a um regime cada vez mais inclusivo, mais representativo, mais justo e mais legítimo.

    #ForçaHonra