SóProvas


ID
1368244
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2000
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto LP-II

     A Revolução Industrial provocou a dissociação entre dois pensamentos: o  científico e tecnológico e o humanista. A partir do século XIX, a liberdade do  homem começa a ser identificada com a eficiência em dominar e transformar a  natureza em bens e serviços. O conceito de liberdade começa a ser sinônimo de  consumo. Perde importância a prática das artes e consolidam-se a ciência e a  tecnologia. Relega-se a preocupação ética. A procura da liberdade social se faz  sem considerar-se sua distribuição. A militância política passa a ser tolerada, mas  como opção pessoal de cada um.
      Essa ruptura teve o importante papel de contribuir para a revolução do  conhecimento científico e tecnológico. A sociedade humana se transformou, com a  eficiência técnica e a conseqüente redução do tempo social necessário à  produção dos bens de sobrevivência.
     O privilégio da eficiência na dominação da natureza gerou, contudo, as  distorções hoje conhecidas: em vez de usar o tempo livre para a prática da  liberdade, o homem reorganizou seu projeto e refez seu objetivo no sentido de  ampliar o consumo. O avanço técnico e científico, de instrumento da liberdade,
adquiriu autonomia e passou a determinar uma estrutura social opressiva,  que servisse ao avanço técnico e científico. A liberdade identificou-se com a idéia  de consumo. Os meios de produção, que surgiram no avanço técnico, visam  ampliar o nível dos meios de produção.
     Graças a essa especialização e priorização, foi possível obter-se o elevado  nível do potencial-de-liberdade que o final do século XX oferece à humanidade. O  sistema capitalista permitiu que o homem atingisse as vésperas da liberdade em  relação ao trabalho alienado, às doenças e à escassez. Mas não consegue  permitir que o potencial criado pela ciência e tecnologia seja usado com a  eficiência desejada. 

 
               (Cristovam Buarque, Na fronteira do futuro. Brasília: EDUnB, 1989, p. 13; com adaptações)

Julgue o  item  abaixo, relativo  às idéias do texto LP-II.

Depreende-se do primeiro parágrafo que a ética foi abolida a partir do século XIX.

Alternativas
Comentários
  • "Relega-se a preocupação ética."

    relegar: desprezar, rejeitar, jogado de lado.

    abolir: ocasionar o fim de; fazer com que seja extinto.

    ERRADO

    Avante!

  • ERRADO

     

    "Relega-se a preocupação ética."

    O texto quer dzer que a preocupação com a ética foi relegada, desprezada. Isso não é o mesmo que dizer que a ética foi abolida.""

     

  • GABARITO ERRADO.

    Relegar diferente de abolir.

    Daqui a pouco eu volto.

  • GABARITO: ERRADO

    → O conceito de liberdade começa a ser sinônimo de consumo. Perde importância a prática das artes e consolidam-se a ciência e a tecnologia. Relega-se a preocupação ética. A procura da liberdade social se faz sem considerar-se sua distribuição.

    → A ética não foi abolida, os seus valores foram renegados, DIMINUÍDOS, DEIXADOS DE LADO, SUPRIMIDOS, DIMINUÍRAM DE DIMENSÃO, SOFRERAM UMA SUPRESSÃO, continuaram existindo.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • gab: Errado

    (...) Relega-se a preocupação ética. 

    significado de relegar: Afastar; desprezo; desprezar, repelir, rejeitar.

  • PREOCUPAÇÃO ética

    DIFERENTE DE

    Ética (Propriamente dita)

  • Compreensão e Interpretação Textuais

    Depreende-se do primeiro parágrafo que a ética foi abolida a partir do século XIX.

    ERRADO

    No texto é mencionado uma perda e uma falta de consideração com alguns aspectos no contexto. O uso do termo "relega-se" em relação à ética leva o significado de desconsideração, não atenção, afastamento. Não significa abolição.

    --> Análise Exaustiva

    1 - Relega-se a preocupação ética.

    Pode ser alegado diferença entre preocupação ética e ética, mas o cerne desse ponto é a questão do ato de relegar que está relacionado a deixar em 2° plano, não levar em consideração. Não quer dizer que houve a abolição, mas não está sendo levado em conta.

    2 - Perde importância a prática das artes e consolidam-se a ciência e a tecnologia. Relega-se a preocupação ética. A procura da liberdade social se faz sem considerar-se sua distribuição.

    Observe que no trecho é utilizado alguns termos e que nos ajudam a entender o contexto do termo "relaga-se". Está sendo dito sobre a PERDA, mas não a extinção das artes, fala-se também de NÃO CONSIDERAÇÃO, porém sem a ideia de inexistência. Existe, todavia não está sendo considerada, está de lado, Continua existindo, mas se perdeu dentre outras coisas que são julgadas mais importantes, ou seja, saiu de vista, não considero tanto que não lembro onde está.

    "A disciplina é a maior tutora que o o sonhador pode ter, pois ela transforma o sonho em realidade."

  • a ética deixa de ser prioridade, como a eficiência, mas não foi de todo abolida

  • Parece que alguém entendeu o enunciado da B. Eu fui certo nela.