SóProvas


ID
1368247
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2000
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto LP-II

     A Revolução Industrial provocou a dissociação entre dois pensamentos: o  científico e tecnológico e o humanista. A partir do século XIX, a liberdade do  homem começa a ser identificada com a eficiência em dominar e transformar a  natureza em bens e serviços. O conceito de liberdade começa a ser sinônimo de  consumo. Perde importância a prática das artes e consolidam-se a ciência e a  tecnologia. Relega-se a preocupação ética. A procura da liberdade social se faz  sem considerar-se sua distribuição. A militância política passa a ser tolerada, mas  como opção pessoal de cada um.
      Essa ruptura teve o importante papel de contribuir para a revolução do  conhecimento científico e tecnológico. A sociedade humana se transformou, com a  eficiência técnica e a conseqüente redução do tempo social necessário à  produção dos bens de sobrevivência.
     O privilégio da eficiência na dominação da natureza gerou, contudo, as  distorções hoje conhecidas: em vez de usar o tempo livre para a prática da  liberdade, o homem reorganizou seu projeto e refez seu objetivo no sentido de  ampliar o consumo. O avanço técnico e científico, de instrumento da liberdade,
adquiriu autonomia e passou a determinar uma estrutura social opressiva,  que servisse ao avanço técnico e científico. A liberdade identificou-se com a idéia  de consumo. Os meios de produção, que surgiram no avanço técnico, visam  ampliar o nível dos meios de produção.
     Graças a essa especialização e priorização, foi possível obter-se o elevado  nível do potencial-de-liberdade que o final do século XX oferece à humanidade. O  sistema capitalista permitiu que o homem atingisse as vésperas da liberdade em  relação ao trabalho alienado, às doenças e à escassez. Mas não consegue  permitir que o potencial criado pela ciência e tecnologia seja usado com a  eficiência desejada. 

 
               (Cristovam Buarque, Na fronteira do futuro. Brasília: EDUnB, 1989, p. 13; com adaptações)

Julgue o  item  abaixo, relativo  às idéias do texto LP-II.

No segundo parágrafo, a expressão “Essa ruptura” retoma e resume a idéia central do parágrafo anterior.

Alternativas
Comentários
  • correto- o paragrafo anterior inteiro comenta a divisão científico-tecnológico e humanista causada por um momento histórico; tal divisão é equivalente a 

    "Essa ruptura", no 2° paragrafo

  • CORRETO

     

    "Essa ruptura" remete a ideia principal do texto, que pode ser encontrada na primeira linha do primeiro parágrafo: "A Revolução Industrial provocou a dissociação entre dois pensamentos: o  científico e tecnológico e o humanista"

  • GABARITO: CERTO

    →  Essa ruptura teve o importante papel de contribuir para a revolução do conhecimento científico e tecnológico.

    → pronome demonstrativo "essa" com valor anafórico (ana volta, retoma algo apresentado anteriormente), toda a ideia central do parágrafo anterior é retomada, sendo, assim, resumida.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Gaba: CERTO

    Anote no seu caderno:

    eSse ~> atráS (anafórico)

    esTe ~> frenTe (catafórico)

    Nem precisei ler o texto para saber se retoma ou não. Ganhou tempo, já pula para a próxima.

  • ANÁFORA = ANÚS

    CATÁFORA = ÓRGÃO FEMININO (KKKK)

    GABARITO = CERTO.

    AVANTE GUERREIROS.

  • SEGUE O TEXTO

    A Revolução Industrial provocou a dissociação entre dois pensamentos: o científico e tecnológico e o humanista

    Essa RUPTURA....(  científico e tecnológico e o humanista ) teve.....

  • A Revolução Industrial provocou a dissociação entre dois pensamentos:

    Essa ruptura..

  • ESSE = PASSADO

    ESTE = FUTURO

  • Compreensão Textual

    No segundo parágrafo, a expressão “Essa ruptura” retoma e resume a idéia central do parágrafo anterior.

    CERTO

    A ideia central do 1° parágrafo é a de que a revolução industrial gerou uma série de acontecimentos que causaram uma ruptura, uma modificação na forma de pensar, comportar-se e outros aspectos. Logo, o termo utilizado no início do 2° parágrafo, ESSA, retoma a ruptura citada anteriormente, que se baseia principalmente no pensamento científico e tecnológico e no humanista, bem como suas interações.

    --> Análise Exaustiva

    1 -  A Revolução Industrial provocou a dissociação entre dois pensamentos: o científico e tecnológico e o humanista.

    (Claramente um indício de ruptura, pois o fato da revolução industrial provocar uma dissociação entre dois pensamentos explicita uma separação, um distanciamento, uma nova configuração para pensamentos antes associados, uma verdadeira quebra, ruptura ou cisão.)

    2 - A partir do século XIX, a liberdade do homem começa a ser identificada [...] . O conceito de liberdade começa a ser sinônimo de consumo.

    (Se começa, então é porque claramente não existia essa configuração do conceito antes, portanto houve uma mudança, uma renovação, uma reestruturação, uma ruptura pelo fato de ser uma mudança na sociedade em geral.)

    3 - Perde importância a prática das artes [...] Relega-se a preocupação ética. A procura da liberdade social se faz sem considerar-se sua distribuição. A militância política passa a ser tolerada [...]

    (Com uma ruptura naturalmente as mudanças aparecem. O que antes era considerado pode passar para a desconsideração de uma forma generalizada. Algo antes utilizado com princípio e norteamento pode ser destinado a segundo plano. Uma a atividade considerada essencial, pode ser reclassificada como supérflua. Logo, todas essas mudanças podem tranquilamente identificar uma ruptura na estrutura antes adotada.)

    4 -  Essa ruptura teve o importante papel de contribuir para a revolução do conhecimento científico e tecnológico.

    (A ruptura falada anteriormente dos pensamentos científico e tecnológico e humanista contribuíram justamente com a revolução científica tecnológica. O termo utilizado para se referir à ruptura é "ESSA" que possui característica anafórica, ou seja, usa a referência para retomar uma ideia ou um termo.)

    "A disciplina é a maior tutora que o sonhador pode ter, pois ela transforma o sonho em realidade."