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ID
1368253
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2000
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto LP-II

     A Revolução Industrial provocou a dissociação entre dois pensamentos: o  científico e tecnológico e o humanista. A partir do século XIX, a liberdade do  homem começa a ser identificada com a eficiência em dominar e transformar a  natureza em bens e serviços. O conceito de liberdade começa a ser sinônimo de  consumo. Perde importância a prática das artes e consolidam-se a ciência e a  tecnologia. Relega-se a preocupação ética. A procura da liberdade social se faz  sem considerar-se sua distribuição. A militância política passa a ser tolerada, mas  como opção pessoal de cada um.
      Essa ruptura teve o importante papel de contribuir para a revolução do  conhecimento científico e tecnológico. A sociedade humana se transformou, com a  eficiência técnica e a conseqüente redução do tempo social necessário à  produção dos bens de sobrevivência.
     O privilégio da eficiência na dominação da natureza gerou, contudo, as  distorções hoje conhecidas: em vez de usar o tempo livre para a prática da  liberdade, o homem reorganizou seu projeto e refez seu objetivo no sentido de  ampliar o consumo. O avanço técnico e científico, de instrumento da liberdade,
adquiriu autonomia e passou a determinar uma estrutura social opressiva,  que servisse ao avanço técnico e científico. A liberdade identificou-se com a idéia   de consumo. Os meios de produção, que surgiram no avanço técnico, visam   ampliar o nível dos meios de produção.
     Graças a essa especialização e priorização, foi possível obter-se o elevado  nível do potencial-de-liberdade que o final do século XX oferece à humanidade. O  sistema capitalista permitiu que o homem atingisse as vésperas da liberdade em  relação ao trabalho alienado, às doenças e à escassez. Mas não consegue  permitir que o potencial criado pela ciência e tecnologia seja usado com a  eficiência desejada. 

 
(Cristovam Buarque, Na fronteira do futuro. Brasília: EDUnB, 1989, p. 13; com adaptações)

Quanto à organização do texto LP-II, julgue o  item  a seguir.

A argumentação do texto estrutura-se em três eixos principais: ciência e tecnologia, busca da liberdade e militância política.

Alternativas
Comentários
  • Errada.

    Militância política não faz parte do eixo principal.

  • ERRADA.

     

    Humanista não tem nada haver com busca da liberdade

  • NÃO TEM MILITÂNCIA POLITICA.

    MAS EU MATEI A QUESTÃO ASSIM: ELE NÃO BUSCA A LIBERDADE, NA VERDADE ELE RESTRINGE A LIBERDADE NA BUSCA DE PRODUÇÃO.

    GABARITO= ERRADO

  • ERRADO

    Se encontra no erro na Militância política .

    Militância = atuação , desempenho .

    Bons estudos

  • O texto apenas faz uma leve menção sobre Militância Política.

  • A Revolução Industrial provocou a dissociação entre dois pensamentos: o científico e tecnológico e o humanista. A partir do século XIX, a liberdade do homem começa a ser identificada com a eficiência em dominar e transformar a natureza em bens e serviços. O conceito de liberdade começa a ser sinônimo de consumo. Perde importância a prática das artes e consolidam-se a ciência e a tecnologia.

    #PERTENCEREMOS!

  • Compreensão Textual

    A argumentação do texto estrutura-se em três eixos principais: ciência e tecnologia, busca da liberdade e militância política.

    ERRADO

    O texto se desenrola sobre os aspectos da ciência e da tecnologia com o papel transformador marcado pela ruptura com a antiga configuração. Essa acontece justamente com a busca pela liberdade, que no texto é dita como deturpada pelo avanço tecnológico e científico, Não existe argumentação envolvendo a militância política, apenas uma menção que reforça justamente a ruptura das ciência e tecnologia.

    --> Análise Exaustiva

    1 -  A Revolução Industrial provocou a dissociação entre dois pensamentos: o científico e tecnológico e o humanista.

    (O ponto central do texto envolve justamente essa quebra com os pensamentos acima, não sendo mencionado diretamente nesse trecho nem a busca pela liberdade e muito menos a militância política.)

    2 - a liberdade do homem [...] O conceito de liberdade [...] A militância política passa a ser tolerada, mas como opção pessoal de cada um.

    (Nos períodos apresentados acima, percebe-se claramente uma indicaão bem mais forte ao conceito de liberdade e da sua busca que um conceito argumentativo utilizando o aspecto da militância política. A militância é utilizada apenas como um exemplo para a situação das mudanças que foram ocorrendo com a busca por esses novos conceitos.)

    3 - Essa ruptura teve o importante papel de contribuir para a revolução do conhecimento científico e tecnológico.

    (Novamente os aspectos científicos e tecnológicos, agora como pontos que receberam as contribuições da ruptura e com isso foram claramente modificados com o que ficou conhecido como revolução.)

    4 - O avanço técnico e científico, de instrumento da liberdade, adquiriu autonomia e passou a determinar uma estrutura social opressiva, que servisse ao avanço técnico e científico. A liberdade identificou-se com a idéia  de consumo.

    (Ciência e tecnologia no centro das atenções do textos e diretamente vinculadas às formas de exercer a liberdade.)

    "A disciplina é a maior tutora que o sonhador pode ter, pois ela transforma o sonho em realidade."

  • Militância política não faz parte do eixo principal.

  • Na minha humilde opinião a ideia central do texto é a relação da produção, com o consumo em excesso que nos priva da verdadeira liberdade, e as nuances do capitalismo .