SóProvas


ID
1368256
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2000
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto LP-II

     A Revolução Industrial provocou a dissociação entre dois pensamentos: o  científico e tecnológico e o humanista. A partir do século XIX, a liberdade do  homem começa a ser identificada com a eficiência em dominar e transformar a  natureza em bens e serviços. O conceito de liberdade começa a ser sinônimo de  consumo. Perde importância a prática das artes e consolidam-se a ciência e a  tecnologia. Relega-se a preocupação ética. A procura da liberdade social se faz  sem considerar-se sua distribuição. A militância política passa a ser tolerada, mas  como opção pessoal de cada um.
      Essa ruptura teve o importante papel de contribuir para a revolução do  conhecimento científico e tecnológico. A sociedade humana se transformou, com a  eficiência técnica e a conseqüente redução do tempo social necessário à  produção dos bens de sobrevivência.
     O privilégio da eficiência na dominação da natureza gerou, contudo, as  distorções hoje conhecidas: em vez de usar o tempo livre para a prática da  liberdade, o homem reorganizou seu projeto e refez seu objetivo no sentido de  ampliar o consumo. O avanço técnico e científico, de instrumento da liberdade,
adquiriu autonomia e passou a determinar uma estrutura social opressiva,  que servisse ao avanço técnico e científico. A liberdade identificou-se com a idéia   de consumo. Os meios de produção, que surgiram no avanço técnico, visam   ampliar o nível dos meios de produção.
     Graças a essa especialização e priorização, foi possível obter-se o elevado  nível do potencial-de-liberdade que o final do século XX oferece à humanidade. O  sistema capitalista permitiu que o homem atingisse as vésperas da liberdade em  relação ao trabalho alienado, às doenças e à escassez. Mas não consegue  permitir que o potencial criado pela ciência e tecnologia seja usado com a  eficiência desejada. 

 
(Cristovam Buarque, Na fronteira do futuro. Brasília: EDUnB, 1989, p. 13; com adaptações)

Quanto à organização do texto LP-II, julgue o  item  a seguir.

A tese para esse texto argumentativo pode assim ser resumida: nem todo “potencial-de-liberdade” gera liberdade com a eficiência desejada.

Alternativas
Comentários
  • Certa.

    Relação de Causa-Consequência do texto.

  • Certo.

    Isso fica claro no último paragrafo do texto:

     Graças a essa especialização e priorização, foi possível obter-se o elevado nível do potencial-de-liberdade que o final do século XX oferece à humanidade. O sistema capitalista permitiu que o homem atingisse as vésperas da liberdade em relação ao trabalho alienado, às doenças e à escassez. Mas não consegue permitir que o potencial criado pela ciência e tecnologia seja usado com a eficiência desejada. 

  • . Mas não consegue permitir que o potencial criado pela ciência e tecnologia seja usado com a eficiência desejada. 

     

    ESSA FRASE TORNA A QUESTÃO CORRETA.

    GAB= CERTO.

    AVANTE.

  • Que baita frase de efeito, dona Cespe!

    ''Nem todo 'potencial-de-liberdade' gera liberdade com a eficiência desejada.''

  • Compreensão Textual

    A tese para esse texto argumentativo pode assim ser resumida: nem todo “potencial-de-liberdade” gera liberdade com a eficiência desejada.

    CERTO

    Claramente essa é a ideia mostrada no texto e argumentada. Adquiriram um potencial elevado de liberdade, entretanto devido às deturpações essa liberdade foi exercida de um forma diferente da desejada. Foi utilizada para o avanço dos mios de produção, do maior consumo e não para um maior usufruto da própria liberdade alcançada, com lazer e afins.

    --> Análise Exaustiva

    1 - [..] foi possível obter-se o elevado nível do potencial-de-liberdade que o final do século XX oferece à humanidade.

    (O texto menciona claramente a conquista de um alto nível de potencial de liberdade, o que retrata que hou realmente um ganho nesse potencial, mas somente em outro trecho é explicitado o resultado gerado,)

    2 - Mas não consegue permitir que o potencial criado pela ciência e tecnologia seja usado com a eficiência desejada.

    (O sistema tem dificuldade em permitir uma eficiência desejada para o potencial que foi gerado, ou seja, o potencial de liberdade que é gerado não implica necessariamente em uma aplicação desejada.)

    3 - em vez de usar o tempo livre para a prática da liberdade, o homem reorganizou seu projeto e refez seu objetivo no sentido de ampliar o consumo.

    (Notoriamente a eficiência desejada era justamente a manutenção dos padrões de consumo, seguindo os padrões dos tempos anterior, mas com mais tempo livre justamente pelos avanços tecnológicos que permitiam um mesmo processo em menor tempo para poder aproveitar a liberdade e colocá-la em prática. Em vez disso foi feita um planejamento para aumentar o consumo e as atividades que antes restringiam a liberdade e agora iriam refazer o mesmo papel, já que o aumento do consumo seria adotado.)

    "A disciplina é a maior tutora que o sonhador pode ter, pois ela transforma o sonho em realidade."