SóProvas


ID
1368637
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Brasil pertence a uma região biogeográfica denominada Neotropical, resultado da ampliação de espaços de bacias hidrográficas dos crátons da antiga Gondwana. Foi a partir desses fragmentos de continente que a vegetação da Gondwana expandiu-se para novas áreas formadas com a deriva dos continentes. Há diferentes critérios de classificação da vegetação brasileira e sua distribuição. Segundo Ab’ Saber, a classificação em domínios morfoclimáticos considera que uma formação vegetal é resultado de sua história e de sua ecologia e reúne grandes combinações de fatos geomorfológicos, climáticos, hidrológicos, pedológicos e botânicos. Sob essa perspectiva, o domínio morfoclimático que representa suas verdadeiras características é:

Alternativas
Comentários
  • Florestas tropicais-umidas? Nao seriam florestas equatoriais-umidas? Fiquei na dúvida, se é uma região conhecida como equatorial..

  • caatinga Amazônica?

  • caatinga Amazônica ? Em que planeta ?

    Dei um Google aqui e isso existe, bizarro.

  • Pra mim essa pergunta deveria ser anulada, pois a Amazônia também possui o cerrado amazônico, além da caatinga e dos campos, a alternativa A simplesmente restringiu.

    A B está errada pois o litoral do Nordeste não tem a concentração maior de chuvas na mata Atlântica, a C está errada pois a Caatinga não é decidual (decidual é uma floresta tropical), a D está errada pois as árvores do cerrado conseguem retirar água devido às suas raízes bem profundas, e a E está errada pois os brejos do Nordeste não tem araucária, tem os mangues.

    Pra mim, passível de anulação.

  • tropical é pq fica entre os tropicos, a linha do equador está entre os tropicos então também é tropical

  • Amazônia

    A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do planeta e é composta por diversos ecossistemas: além da floresta úmida de terra firme, apresenta diferentes tipos de matas, campos abertos e até espécies de cerrado. Além disso, é de fundamental importância para o equilíbrio da Terra, pois seus rios representam cerca de 20% das reservas de água doce do planeta. Também abrange grandes reservas minerais.

    No Brasil, a Floresta Amazônica abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e ainda uma pequena área do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso.

    A Floresta Amazônica abriga uma infinidade de espécies vegetais e animais, por exemplo, são cerca de 1,5 milhão de espécies vegetais catalogadas. Entre os animais, a maior parte é de insetos, mas a floresta abriga também grande variedade de macacos e aves. Em seu trecho alagado, são comuns os mamíferos aquáticos como o peixe-boi, a lontra e os botos, e répteis como os jacarés, tartarugas e a conhecida jibóia amazônica.

    Por todas essas características, a Floresta Amazônica é considerada a maior reserva de diversidade biológicado mundo, com indicações de que abrigue pelo menos metade de todas as espécies vivas do planeta.

    Em seu trecho alagado, são comuns os mamíferos aquáticos como o peixe-boi, a lontra e os botos, e répteis como os jacarés, tartarugas e a conhecida jibóia amazônica.

    Como se não bastasse, a Amazônia também é fundamental para o equilíbrio da Terra, pois seus rios representam cerca de 20% das reservas de água doce do planeta. No Brasil, a Floresta Amazônica abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e ainda uma pequena área do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso.

    http://7a12.ibge.gov.br/vamos-conhecer-o-brasil/nosso-territorio/biomas.html

  • Me surpreendeu o termo "caatinga amazônica". Pesquisei e achei: Campina, campinarana ou caatinga amazônica:

    tipo de floresta baixa, arbustiva, variando entre 6 e 20 metros, que cresce em solos com muita areia branca, inundáveis quando ocorrem as chuvas mais fortes. Esta vegetação é caracterizada por um pequeno número de espécies e alto endemismo (ocorrência de espécies exclusivas). As folhas das plantas da caatinga são duras e rijas, o que torna sua decomposição mais lenta. Na forma mais pobre de caatinga, os arbustos são mais baixos (3 a 7 metros) e esparsos, intercalados com vegetação rasteira (gramíneas).

    Fonte: http://tupi.fflch.usp.br/sites/tupi.fflch.usp.br/files/ALGUNS%20ASPECTOS%20DA%20VEGETA%C3%87%C3%83O%20AMAZ%C3%94NICA%20E%20NA%20REGI%C3%83O%20DO%20ALTO%20E%20M%C3%89DIO%20RIO%20NEGRO.pdf


  • Apenas fazendo uma pequena correção no comentário de Gabriel Caroccia, que foi bastante útil, a Caatinga é sim decidual, pois a vegetação é xerófila! O erro da alternativa C consiste em dizer que o bioma é pobre em espécies!

    "- os arbustos costumam perder, quase que totalmente, as folhas em épocas de seca (propriedade usada para evitar a perda de água por evaporação);"

    fonte: "http://www.suapesquisa.com/geografia/vegetacao/caatinga.htm"

    "Rico em biodiversidade, o bioma abriga 178 espécies de mamíferos, 591 de aves, 177 de répteis, 79 espécies de anfíbios, 241 de peixes e 221 abelhas."

    fonte: http://www.mma.gov.br/biomas/caatinga

    mais informações: http://brasilescola.uol.com.br/brasil/caatinga.htm

     

     

  • A caatinga amazônica é a várzea?

  • "No meio da floresta aparecem tipos especiais de associações locais, que se diferenciam pela sua composição florísitca e ecológica. São os campos e a 'caatinga' amazônica, que ocorrem no alto rio Negro e no alto Solimões. São formações abertas, sempre verdes e com folhagem xeromórfica. São inteiramente diferentes da caatinga nordestina, predominando nos campos limpos (próximos à Boa Vista) e nas manchas de cerrados." (FURLAN, S. A. & CONTI, J. B. Geoecologia: o clima, os solos e a biota, in: ROSS, J. L. S (org). Geografia do Brasil. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo, 2014, p. 165).

  • Acertei a questão, vou dar meu entendimento:

    A) o domínio das terras baixas florestadas da Amazônia: a maior extensão de florestas tropicais-úmidas contínuas do mundo, que se dividem em florestas de inundação e de terra firme. No meio da floresta aparecem tipos especiais, que são os campos e a caatinga amazônica. Temperaturas constantes e precipitações elevadas favorecem a pujança da sua vegetação; (CORRETO)

    B) o domínio das florestas costeiras (mata atlântica): a mata atlântica é fisionomicamente semelhante às matas amazônicas. Guarda a maior biodiversidade por hectare entre as florestas tropicais. Sua exuberância e diversidade são causadas pela alta carga de umidade, com elevada precipitação, mais concentrada no litoral do Nordeste; (O erro está aqui no final, a predominância da Mata Atlântica está no Sudeste).

    C) o domínio das depressões interplanálticas semiáridas do Nordeste: predomínio da vegetação de caatinga. São matas secas, abertas, deciduais, que se desenvolvem em clima de baixa precipitação. Por conta da baixa precipitação, sua mata se desenvolve em solo arenoso ou pedregoso (litossolo) caracterizando um bioma pobre em espécies; (Sempre que aparecer uma alternativa em prova falando que algum bioma brasileiro é pobre, pode marcar errado, todos os biomas brasileiros são ricos em biodiversidade, sem exceção).

    D) o domínio dos Chapadões cobertos por cerrados e penetrados por floresta de Galeria: os cerrados arbóreos tem uma fisionomia marcada pelas árvores, geralmente tortuosas e espaçadas, configurando o clima seco. A escassez de água é um limitante para o desenvolvimento do estrato arbóreo, sem condições para retirar água de grandes profundidades do solo (Cerrado é conhecido como a caixa d` água do Brasil, não há do que se falar em escassez de água no Cerrado)

    E) o domínio dos Planaltos de araucária e mata subtropical: as matas de araucária são de aspecto heterogêneo e constituem a formação menos tropical do Brasil. Ocorrem em solos férteis, sob climas com temperaturas baixas a moderadas no inverno. Predomina na região Sul, mas com ocorrência nos estados do Sudeste, Centro-Oeste e até mesmo nos brejos do Nordeste. (Araucária no Nordeste? De jeito nenhum.)