SóProvas


ID
136882
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária

É uma variação patrimonial ativa independente da execução orçamentária:

Alternativas
Comentários
  • Variações Patrimoniais são as alterações sofridas pelo patrimônio na sua composição qualitativa e/ou quantitativa em virtudes de atos praticados pela administração, ou fatos vinculados às atividades da entidade ou, ainda, resultantes de fatos totalmente imprevistos ou fortuitos.

    pode ser:

    ATIVA - aumenta o patrimônio

    PASSIVA - diminui o patrimônio

  • Resposta Letra E

    Cancelamento de dívida contraída pelo ente público é
    uma VAIEO (Acréscimos Patrimoniais).

    Obs: Não confundir com Cancelamento da Dívida Ativa que é uma
    VPIEO (Decréscimos PAtrimoniais)

    Bons estudos.

  • A) DESCONHEÇO ESSA POSSIBILIDADE - o que pode se referir à Divida Ativa é CRÉDITO Tributário.
    B) aquisição de bens imóveis.  - Fato resultante da Execução Orçamentária  - Fato Permutativo, gera uma despesa de capital e uma Mutação Ativa.
    C) recebimento de multas por atraso de pagamento de tributos.  -  Receita Orçamentária - Outras Receitas Correntes
    D) receita de aluguéis de imóveis de propriedade do ente público. - Receita Orçamentária - Patrimonial
    E) cancelamento de dívida contraída pelo ente público. - VPIEO

  • A inscrição na Dívida Ativa é receita extra-orçamentária (Variação Patrimonial Ativa), que acarreta as seguintes situações:

    1) ou o ente recebe o valor inscrito e liquida a dívida - no caso vai ser uma receita ORÇAMENTÁRIA - Receita não-efetiva, afinal ele vai trocar o direito de receber pelo dinheiro em si;

    2) ou a dívida prescreve e a contabilidade vai ter que fazer o cancelamento da dívida ativa, neste caso vai ser despesa extra-orçamentária (Variação Patrimonial Passiva).
  •  
    As variações patrimoniais classificam-se segundo dois critérios. Elas podem ser ativas ou passivas, conforme aumentam ou diminuem a situação patrimonial líquida, e também podem ser orçamentárias ou extraorçamentárias, conforme decorram da execução do orçamento ou não.
     
                São variações patrimoniais ATIVAS as que provoquem aumento do ativo ou redução do passivo.

    São variações patrimoniais PASSIVAS as que resultarem de redução do ativo ou aumento do passivo.
                
                  As variações serão orçamentárias quando resultarem da execução da receita ou da despesa orçamentária. As variações extraorçamentárias são resultantes de superveniências ou de insubsistências.
     
    I - A baixa de material permanente representa uma insubsistência do ativo, que diminui a situação patrimonial líquida, classificando-se como variação passiva extraorçamentária.
     
    II - Na liquidação da despesa relativa à aquisição de material permanente da própria unidade, não há alteração da situação líquida, pois são realizados, simultaneamente, lançamento de reconhecimento de direito a receber e de obrigação a pagar.
     
    III - O empenho não altera a situação patrimonial, que ocorrerá somente no registro contábil da liquidação.
     
    IV - O recebimento de liberação financeira provoca uma variação patrimonial ativa, aumentando a situação patrimonial líquida.
     
               A contabilização da baixa, em razão de doação, provoca uma variação passiva, e, por isso, diminui a situação patrimonial líquida.


    fONTE: http://www.caiunoconcurso.com/2010/03/variacoes-patrimoniais-ativas-e.html
  • O eventual cancelamento, por qualquer motivo, da dívida inscrita em dívida ativa representa a extinção do crédito e por isso provoca diminuição na situação líquida patrimonial relativamente à baixa do direito, sendo classificada como Variação Patrimonial Passiva independente da execução orçamentária ou simplesmente Variação Passiva Extraorçamentária