SóProvas


ID
1371025
Banca
FCC
Órgão
TRT - 13ª Região (PB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A estratégia terapêutica, utilizada por diferentes categorias profissionais, dentre elas os enfermeiros, que consiste em uma técnica de abordagem ao cliente para a diminuição dos problemas associados ao uso de álcool e outras drogas, em que o principal objetivo é identificar o problema e motivar a pessoa a alcançar determinadas metas estabelecidas em parceria com o profissional de saúde, bem como estimular a sua autonomia, é conhecida como

Alternativas
Comentários
  • E

    A intervenção breve é uma estratégia terapêutica que vem sendo cada vez mais utilizada na abordagem das pessoas que têm problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas, especialmente nos serviços que compõe a rede de atenção básica à saúde. Esse crescimento se deve a alguns fatores, como baixo custo para sua implementação e manutenção, pela efetividade constatada no que se refere à diminuição de problemas associados ao consumo, especialmente do álcool, por ser usada por diferentes categorias profissionais (médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, agentes comunitários de saúde, enfermeiros e outros), e como ferramenta importante que permeia a prevenção primária e o tratamento em si.

  • Gabarito Letra E. Vejamos porque as demais assertivas estão erradas.

    LETRA A- O modelo de perspectiva social sistêmica concebido por Harold Holder nos permite compreender todas as forças que interagem entre si, influenciando o consumo de álcool em uma determinada comunidade. Para Holder, o sistema comunitário do álcool divide-se em diversos subsistemas que interagem entre si, e são agrupamentos naturais de fatores e variáveis que as pesquisas mostraram ser importantes na compreensão do uso do álcool e dos problemas relacionados. Para planejar prevenção efetiva dos problemas relacionados ao álcool, devemos considerar as interações entre esses subsistemas. O consumo do álcool é o subsistema mais importante, central; ele afeta e é afetado pelos outros subsistemas. 

    LETRA B O Projeto Terapêutico Singular (PTS), entendido como um conjunto de propostas e condutas terapêuticas articuladas em discussão coletiva interdisciplinar, configura-se como um dispositivo potencial para o planejamento das ações em saúde na Estratégia de Saúde da Família, especialmente nos serviços onde o trabalho está organizado na lógica de Apoio Matricial e Equipe de Referência.

    LETRA C - A Redução de Danos é um novo modelo e paradigma para abordar as questões associadas ao consumo de drogas lícitas e ilícitas, em seus múltiplos aspectos, incluindo prevenção, tratamento, controle e elaboração de políticas e estratégias para lidar com os problemas decorrentes do uso indevido de drogas.

    LETRA D - A Estratégia Saúde da Família (ESF) visa à reorganização da atenção básica no País, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, e é tida pelo Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica por favorecer uma reorientação do processo de trabalho com maior potencial de aprofundar os princípios, diretrizes e fundamentos da atenção básica, de ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades, além de propiciar uma importante relação custo-efetividade. 

    LETRA E - Intervenção breve é uma modalidade de atendimento com tempo limitado, cujo foco é a mudança de comportamento do paciente. No processo utilizado com usuários de álcool e drogas são estabelecidas algumas etapas, entre elas: avaliação do problema (triagem), devolutiva (feedback), estabelecimento de metas, discussão de prós e contras do uso, aconselhamento e desenvolvimento da auto-eficácia do paciente.