SóProvas


ID
1371082
Banca
FCC
Órgão
TRT - 13ª Região (PB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Diante de uma situação especial de emergência o enfermeiro autoriza a utilização do ciclo flash para a autoclavação de artigos críticos termorresistentes, porém deve estar ciente, dentre outros, que

Alternativas
Comentários
  • Esterilização “Flash" é usada para uma esterilização rápida de instrumentos que tenham se contaminado durante a cirurgia e precisa ser reutilizado. Este rápido processo de esterilização não utiliza o ciclo completo de exposição e tempos de secagem. Os ciclos de exposição são encurtados, eliminando-se o envelopamento do material ou utilização dos containers de esterilização, uma vez que espera-se que todos os instrumentos estejam expostos inteiramente ao vapor. No ciclo flash a secagem é suprimida, pois o material será usado imediatamente. Recomendações - Seguir todos os passos antecedentes à esterilização, como limpeza, descontaminação, inspeção do material, etc. - Usar somente quando for extremamente necessário. - Colocar o equipamento o mais próximo do ponto de uso do instrumental. - Desenvolver procedimentos que assegurem a propriedade asséptica dos instrumentos no transporte dos itens esterilizados. Logo, o ciclo flash só pode ser utilizado em casos emergenciais e a supressão da fase da secagem requer que o artigo esteja desembalado para uso imediato do material, destacando-se os cuidados no transporte sem recontaminação. A autoclavagem com o ciclo convencional utiliza 4 pulsos de vácuo (retirar o ar da câmara e transpassar a barreira imposta pelos invólucros), já o ciclo flash trabalha com 2 pulsos de vácuo, uma vez que o material estará desembalado. Pode acarretar presença de ar na câmara de esterilização. Ou seja, no ciclo flash tem menos pulsos. A limpeza prévia não pode ser dispensada como já referido anteriormente. A alternativa D está errada porque o ciclo flash é realizado nas autoclaves convencionais, não há um equipamento específico para essa operação. O ciclo flash não é recomendado, ele só deve ser utilizado em caso de emergência, não pode ser utilizado rotineiramente. Resposta A Bibliografia www.sobecc.org.br www.cofen.gov.br www.cve.saude.sp.gov.br
  • Ciclo flash é a supressão de algumas etapas do ciclo de esterilização com o intuito de reduzir o tempo total final. Normalmente isso ocorre em autoclaves convencionais a vácuo, ou seja, é um ciclo específico sem uma normatização, e por isso a lei, no artigo 11 especifica “autoclave a vácuo”.

    Art. 11. O ciclo flash das autoclaves a vácuo não pode ser utilizado como rotina para o processamento do instrumental e produtos para saúde utilizados nos procedimentos citados no art. 1º.

    Parágrafo único. A utilização do ciclo flash das autoclaves a vácuo só pode ocorrer em casos de urgência, como em contaminação acidental de instrumental cirúrgico do procedimento em curso. Este ciclo deve ser monitorado por indicadores químicos e biológicos. Além disso, o ciclo deve ser documentado com as seguintes informações: data, hora, motivo do uso, nome do instrumental cirúrgico ou produto para saúde e nome e assinatura do responsável pelo procedimento. Este registro deve estar disponível para a avaliação pela Autoridade Sanitária.

     

    Condicionamento: 2 pulsos de vácuo (o ciclo convencional é de 4 pulsos), uma vez que o material estará desembalado. Isso pode acarretar presença de ar na câmara de esterilização.

     

    Tempo de Esterilização: 4 minutos a 134°C

     

    Secagem: No ciclo flash esta etapa é suprimida pois o material será usado imediatamente

     

    Condição do material: O material está desembalado e será transportado de maneira que não se garante que o material não sofrerá nenhuma contaminação durante o trajeto autoclave – sala cirúrgica.

     

    Tempo total de ciclo: Aproximadamente 45 minutos

     

     

    Vejam que o ciclo flash suprimiu etapas importantes como o condicionamento e o tempo de esterilização, além disso, o transporte autoclave – sala cirúrgica é inadequado, uma vez que permite que o material se contamine.

     

     

    Segue abaixo algumas recomendações:

     

    • Siga todos os passos antecedentes a esterilização, como limpeza, descontaminação, inspeção do material, etc..

    • Use somente quando for extremamente necessário.

    • Coloque o equipamento o mais próximo do ponto de uso do instrumental.

    • Desenvolva procedimentos que assegurem a propriedade asséptica dos instrumentos no transporte dos itens esterilizados.