SóProvas


ID
1371331
Banca
FCC
Órgão
TRT - 13ª Região (PB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Em um paciente com Linfedema, quando a carga linfática é normal e a capacidade de transporte está reduzida pela presença de um sistema linfático alterado ou enfermo, a característica e a causa do edema serão

Alternativas
Comentários
  • Existem duas formas principais de edema com a participação linfática : insuficiência linfática dinâmica e insuficiência linfática mecânica.

    A insuficiência linfática dinâmica - possui carga linfática aumentada e pobre em proteína. São também conhecidas por insuficiência da válvula de segurança dos tecidos, sendo exemplos típicos o edema da insuficiência cardíaca congestiva e edemas venosos.

    A insuficiência linfática mecânica - há perda da função normal dos linfócitos, mas com carga linfática normal, o edema é rico em proteína e são os verdadeiros linfedemas.

  • O sistema linfático normal, trabalha com uma grande reserva funcional, ou seja, a capacidade total de transporte é bem superior às necessidades fisiológicas. No estado de equilíbrio, o DÉBITO LINFÁTICO (volume de linfa transportada por unidade de tempo) é IGUAL a CARGA LINFÁTICA (quantidade de líquidos e substâncias de transporte linfático nos tecidos).

    Quando aumenta a quantidade de liquido e substâncias de transporte linfático nos tecidos, o volume dessa linfa transportada por unidade de tempo também aumenta, até que alcance o nível máximo do transporte: A partir daí ocorre o linfedema.

    São 2 as principais formas de linfedema:Insuficiência linfática dinâmica: com carga linfática aumentada, mas pobre em proteína. Insuficiência linfática mecânica: com carga linfática normal, porém o edema é rico em proteínas.


  • GABARITO = A