- ID
- 175315
- Banca
- FCC
- Órgão
- TRT - 9ª REGIÃO (PR)
- Ano
- 2010
- Provas
- Disciplina
- Fisioterapia
- Assuntos
As alterações hematológicas decorrentes do Lupus Eritematoso Sistêmico podem ser
As alterações hematológicas decorrentes do Lupus Eritematoso Sistêmico podem ser
Sobre o Ateroma é correto afirmar:
Coloque V ao lado das sentenças verdadeiras e F nas falsas e, em seguida, assinale a sequência correta.
( ) A maioria dos AVCs ocorre em pacientes que têm aterosclerose cerebral.
( ) A hipertensão arterial crônica não exerce influência sobre o processo aterosclerótico.
( ) Cardiopatias e AVC estão altamente correlacionados.
Para que serve o cateter de Swan-Ganz?
Entre as principais complicações no aparelho respiratório no pós-operatório das cirurgias abdominais do tipo laparotomia, está:
A dor nos pacientes oncológicos tem natureza complexa e sua abordagem deve ser feita por uma equipe multidisciplinar. Acerca das características e do manejo da dor nos pacientes com câncer, julgue o item subsequente.
A dor nos pacientes oncológicos tem natureza complexa e sua abordagem deve ser feita por uma equipe multidisciplinar. Acerca das características e do manejo da dor nos pacientes com câncer, julgue o item subsequente.
A hemoglobinúria é uma contraindicação ao uso do gelo em fisioterapia. Ela é definida como
Uma das principais causas de edema é
Em um paciente com Linfedema, quando a carga linfática é normal e a capacidade de transporte está reduzida pela presença de um sistema linfático alterado ou enfermo, a característica e a causa do edema serão
Quando comparamos os portadores de poliomielite com síndrome pós-pólio com aqueles sem esses sintomas, qual das seguintes afirmativas é verdadeira?
O sinal clínico que constitui uma emergência que necessita rápida intervenção médica durante o atendimento de uma lesão medular é
A queixa de dor visceral ou referida ocorre por perturbações no nervo sensorial provido pelo mesmo segmento da medula espinhal (metâmero). Uma “dor nas costas” de origem neurogênica pode ser indistinguível de uma dor ciática de origem musculoesquelética. Mas, a dor vasculogênica poderá apresentar que característica diferencial?
O paciente com colicistite aguda pode manifestar queixas de dor referida no ombro que geralmente surgem
O sintoma de claudicação intermitente geralmente é o primeiro sintoma da patologia vascular conhecida como
É característica do DPOC e não da asma:
Em relação aos sintomas clínicos de lesões vasculares, associe as colunas.
LESÕES VASCULARES SINTOMAS
1. Artéria cerebral média. ( ) Paralisia da língua e soluços.
2. Artéria cerebral anterior. ( ) Paresia no braço oposto e incontinência urinária.
3. Artéria vertebral. ( ) Paralisia contralateral e déficit sensorial.
4. Artéria basilar. ( ) Ataxia contralateral ou tremor postural.
5. Artéria carótida interna.
6. Artéria cerebral posterior.
A alternativa que apresenta a sequência correta é:
Os sinais físicos e sintomas, que os pacientes apresentam ou relatam, podem levar ao examinador, a precisão diagnóstica. Nesse sentido, observe as informações semiológicas das doenças cardiovasculares e pulmonares.
I. Na pneumonia, observa-se macicez à percussão e estertores crepitantes à ausculta.
II. No pneumotórax grande, a mobilidade do tórax encontra-se normal, ocorre hiposonoridade a percussão e redução do murmúrio vesicular.
III. No enfisema pulmonar grave, o tórax estará hiperinsuflado e ocorrerá hiposonoridade a percussão.
IV. No edema agudo de pulmão ocorre ortopneia e estertores inspiratórios à ausculta.
Está correto o que se afirma apenas em:
Em relação à neuroanatomia, à neurofisiologia e à semiologia neurologia, analise as afirmativas abaixo.
I - Os núcleos da base são estruturas fundamentais para o controle do movimento e possuem conexão direta com a medula espinhal.
II - Uma lesão cerebelar acarreta: alteração no tônus muscular, na coordenação dos movimentos e no controle postural.
III- Os tratos reticuloespinhal, vestibuloespinhal, tectoespinhal e rubroespinhal fazem parte das vias motoras descendentes.
IV - O sinal de Babinski caracteriza-se pela resposta em flexão de todos os artelhos, provocada pelo estímulo da parte lateral da sola do pé.
V - Em condições normais, a percussão com martelo de reflexo no tendão de um músculo desencadeia um reflexo de estiramento fásico.
Assinale a opção correta.
Em relação à trombose venosa profunda, assinale a opção INCORRETA.
A sarcopenia nos idosos está associada a mudanças intrínsecas do tecido muscular caracterizadas por perda da massa muscular, da força e da qualidade de contração em esforço máximo. Com relação a essa patologia, pode-se afirmar que
O método utilizado para classificar o câncer é denominado de estadiamento, com o objetivo de avaliar a evolução da doença, ou seja, o grau de disseminação. E o sistema mais utilizado e preconizado é o TNM – Classificação dos tumores malignos. Assim, um tumor maior de 5 cm de dimensão, sem metástase em linfonodos regionais e sem metástase a distância tem a classificação de
Uma úlcera por pressão é um tipo de lesão que pode complicar o tratamento de muitos pacientes em um pré ou pós-operatório. Por isso, é importante que o paciente, ao ser internado, seja avaliado para determinar o potencial de risco de desenvolvimento desse tipo de lesão e, se necessário, deve-se iniciar logo um programa de prevenção.
A avaliação deverá considerar, além da pressão sobre as proeminências ósseas, os seguintes fatores de risco:
Entre 5% a 10% dos pacientes admitidos em hospitais adquirem uma infecção durante sua permanência. O controle da infecção objetiva romper a cadeia de eventos que causam a disseminação da mesma. Para se conseguir isso, pode-se diminuir a suscetibilidade do hospedeiro, eliminar a fonte de patógenos e interromper as vias de transmissão. Com relação a esta temática, analise as afirmativas abaixo.
I. A diminuição da suscetibilidade do hospedeiro à infecção é a abordagem mais fácil e mais realizável no controle de infecção.
II. Os procedimentos de controle da infecção destinados a remover os patógenos do ambiente são de duas categorias: medidas gerais de limpeza e processamento de equipamentos especializados.
III. A desinfecção destrói a forma vegetativa de micro-organismos patogênicos e consegue matar todos os esporos bacterianos.
IV. Todos os terapeutas respiratórios, em razão do contato frequente com sangue e líquidos corpóreos contaminados, devem ser imunizados contra a Hepatite.
Estão corretas as afirmativas
Os distúrbios vasculares, que causam circulação insuficiente nos membros, podem resultar em comprometimentos físicos significativos e subsequente perda da função dos membros superiores e inferiores. Para contribuir para o tratamento efetivo de pacientes com distúrbios vasculares, o fisioterapeuta precisa de uma compreensão sólida das patologias de fundo e das manifestações clínicas de muitos tipos de distúrbios arterial, venoso e linfático. Com relação a esta temática, marque a alternativa incorreta.
Sobre bexiga neurogênica hiperativa e hipoativa,
respectivamente, assinale a alternativa correta.
Como podemos classificar o paciente que chega à
clínica com perda urinária de urina acompanhada
por forte desejo de urinar?
São critérios para diagnóstico em Sarcopenia, exceto:
Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo, nas afirmações sobre as principais indicações para radiologia do tórax, segundo o American College of Radiology para avaliação inicial.
( ) Mediante sinais e sintomas relacionados aos sistemas respiratório e cardiovascular.
( ) No estadiamento de tumores intra e extra torácicos.
( ) Na avaliação pré-operatória (cirurgia intra torácica ou paciente com alto risco para doenças do tórax).
( ) Para determinar precisamente a existência e magnitude de neoplasia.
A sequência correta é:
Com relação aos estágios das úlceras de pressão, assinale a alternativa correta:
Paciente de 70 anos deu entrada na emergência, ansioso, com queixa de dor torácica do tipo pontiaguda na região lateral do tórax, que piora com a inspiração profunda. Apresenta padrão respiratório diafragmático, SpO₂: 94%; FC: 96 bpm e PA: 100 x 60 mmHg.
Com base nas informações acima, assinale a opção que indica o diagnóstico provável.
A habilidade de monitorar os sinais vitais de modo preciso é um importante componente das habilidades gerais de avaliação da Fisioterapia. (...) Os sinais vitais, conhecidos como sinais cardeais, geralmente são: temperatura, pulso, respiração e pressão arterial. Esses sinais são importantes indicadores do estado fisiológico do corpo, refletindo o funcionamento dos órgãos internos. Variações nos sinais clínicos são um nítido indicador da ocorrência de alguma alteração no estado fisiológico do paciente.
(O'SULLIVAN, Susan & SCHMITZ, Thomas J. Fisioterapia - Avaliação e Tratamento. Editora Manole Ltda. São Paulo)
Entre os propósitos da obtenção de informações relacionadas aos sinais vitais, marque o incorreto.
Com relação a um paciente com hipertensão arterial, 87,5 kg de massa corporal, 188 cm de altura e diagnóstico de osteoartrite do joelho direito, com queixa de rigidez e dor nessa mesma estrutura articular, julgue o item que se segue.
No caso do paciente em apreço, a osteoartrite pode estar
relacionada com a hipertensão arterial.
A respeito dos mecanismos de lesões traumáticas, julgue o item que se segue.
A lesão em hiperextensão com estresse em rotação lateral na
tíbia, com pé sob um ponto fixo, é o mecanismo de lesão do
ligamento cruzado anterior.
A respeito dos mecanismos de lesões traumáticas, julgue o item que se segue.
A síndrome do chicote ocorre quando a coluna lombar sofre uma hiperextensão das vértebras inferiores, enquanto que as superiores se mantêm em flexão, caracterizando-se a forma da letra esse.
A respeito dos mecanismos de lesões traumáticas, julgue o item que se segue.
Os quadros de lesão do plexo braquial, que costumam decorrer
de traumas como acidentes automobilísticos, sustentação de
carga nos ombros e agressões por objetos cortantes e armas de
fogo, entre outros, podem apresentar, simultaneamente, fratura
de clavícula.
A respeito dos mecanismos de lesões traumáticas, julgue o item que se segue.
A lesão do menisco lateral ocorre quando há trauma rotacional
com o joelho em extensão ou flexão: caso se trate de rotação
medial, a lesão será interna (menisco medial); se o caso for de
rotação lateral, a lesão será externa (menisco lateral).
A respeito dos mecanismos de lesões traumáticas, julgue o item que se segue.
A lesão de músculos isquiotibiais ocorre durante a fase de
apoio da corrida, tendo em vista que, nessa fase, eles absorvem
a energia elástica para contrair e promovem a desaceleração do
avanço do membro na preparação do contato inicial do
calcâneo.
Considerando o caso clínico precedente e os cuidados no pré-operatório e no pós-operatório de mastectomias, julgue o próximo item.
A depressão do sistema nervoso central, imposta pela ação de
drogas anestésicas, a ineficácia da tosse e a dor são potenciais
causas das alterações respiratórias em pós-operatório.
Considerando esse caso clínico, julgue o item subsecutivo.
Assim como o tabagismo, o etilismo e o papilomavírus humano
são fatores de risco para o câncer de orofaringe.
Julgue o item subsecutivo, relativo ao tratamento do linfedema de membro inferior.
O risco para o desenvolvimento do linfedema após
linfonodectomias aumenta na presença de fatores como
obesidade e infecções, mas não está relacionado ao tratamento
adjuvante com radioterapia em cadeias de drenagem.
Com relação ao câncer de mama, seus sintomas e seu tratamento, julgue o item subsequente.
O câncer de mama é o segundo câncer maligno mais comum no
mundo e lidera as causas de mortalidade de mulheres.
Com relação ao câncer de mama, seus sintomas e seu tratamento, julgue o item subsequente.
Os procedimentos cirúrgicos para o câncer de mama podem
resultar em complicações como infecções, fraqueza e
restrição do movimento do membro superior, dor, perda
funcional e linfedema.
Com relação ao câncer de mama, seus sintomas e seu tratamento, julgue o item subsequente.
Mulheres submetidas ao procedimento de dissecção de
linfonodos axilares apresentam menor risco para o
desenvolvimento de linfedemas secundários quando
comparadas a mulheres submetidas ao procedimento de biópsia
do linfonodo sentinela.
Com relação ao câncer de mama, seus sintomas e seu tratamento, julgue o item subsequente.
É possível reduzir o linfedema secundário decorrente do
tratamento cirúrgico do câncer de mama por meio de
intervenção fisioterapêutica que combine drenagem linfática
manual, terapia compressiva, cinesioterapia para estimulação
do fluxo linfático e cuidados com a pele.
Considerando o caso clínico precedente, julgue o item a seguir.
O quadro clínico é de infarto agudo do miocárdio seguido de
parada cardiorrespiratória.
Assinale a alternativa que contenha o conceito correto em relação à frequência.
Durante consulta com o clínico geral, um paciente relatou ao médico apresentar os seguintes sintomas: fome
excessiva, sede excessiva, frequentes Infecções na
bexiga, rins e pele, feridas que demoram para cicatrizar,
alteração visual e formigamento nos pés e mãos. Estes
sintomas são específicos de
Analise as afirmativas sobre semiologia, modalidades e estratégias de tratamento fisioterapêutico para os problemas ortopédicos e neurológicos.
I.O fortalecimento dos músculos redondo menor e infra espinhoso constitui boa estratégia para tratamento da síndrome do impacto do ombro.
II. Redução do edema intraneural e da disfunção do nervo são benefícios da mobilização neural.
III. Na síndrome medular anterior, a função motoranão será afetada e a fisioterapia sensorial está indicada.
IV. Na distrofia muscular de Duchenne, a lesão encontra-se nos nervos periféricos e a cinesioterapia resistida está contraindicada.
Está correto apenas o que se afirma em:
Uma característica da doença articular degenerativa é:
A necrose da cabeça femoral em crianças é conhecida também como :
O raciocínio clínico intrínseco do método Mckenzie classifica as respostas mecânicas e sintomáticas à carga em três síndromes principais.
Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta. _____________é o principal membro de um grupo de distúrbios conhecidos como doenças desmielinizantes. Os sinais típicos nos membros são a tetraparesia espástica com aumento do tônus e fraqueza com distribuição piramidal.
São sintomas que indicam a ocorrência de um AVC:
Sobre as patologias pulmonares, assinale a afirmativa INCORRETA.
Paracoccidioidomicose atualmente é estudada sob duas formas clínicas básicas: a regressiva e a progressiva.
10 – É muito sombrio o prognóstico de pacientes com
São reflexos superficiais:
Sinal de Hoffman é:
A incontinência urinária por estresse é definida como queixa de perda
Com relação ao linfedema, assinale a alternativa incorreta.
Paciente admitido na emergência de um hospital, com quadro de traumatismo craniano, com Escala de Coma de Glasglow = 5, apresentando sinais de edema cerebral difuso e indicação de intubação orotraqueal. Foi colocado em modo ventilatório controlado.