TENS de alta frequência, atua no sistema sensorial, ativando o portão da dor no nível da medula. Uma frequência alta do tens, também evita a acomodação do tecido, e é mais recomendado especialmente se a dor for crônica.
TENS de baixa frequência, atua no sistema motor, em razão da liberação de opióides endógenos, que são substâncias que ativam os mecanismos analgésicos bloqueando os sinais nociceptivos e se fixando ao mesmos receptores que as endorfinas. Geralmente usado nas dores agudas ou sub agudas.
Vai depender também do que o fisioterapeuta quer conseguir.
TENS de alta frequência, uma vez que o paciente esta com tolerãncia medicação por uso crônico de opióide, isto já me diz que TENS de baixa frequência que atua pelo mecanismo de liberação de opióides endógenos não irá ter boa repercussão neste indivíduos.
Outro motivo de escolha para ser p TENS de alta frequência é o modo de analgesia mais rápido que já durante a sessão fisioterápica já é possível ter efeitos analgésicos - contudo é uma analgesia de curta duração. O TENS de baixa frequência demora mais tempo para ter o efeito analgésico.
Outro fator importante é que o TENS de alta frequencia atua diretamente no mecanismo de Comporta da Dor, a nível medula no qual este paciente demostra ser um bom cadidato a tecnica