SóProvas



Questões de Eletro-Termo-Fototerapia


ID
70018
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Sobre o Ondas Curtas é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • - A atração e repulsão das moléculas com carga aumentam a energia cinética, a qual é transformada em calor- Tecidos ricos em moléculas carregadas serão, teoricamente, os mais aquecidos pelo OC
  • Resposta: letra D

    Referência: Eletroterapia Prática Baseada em Evidências.

    a) O tecido adiposo é um mau condutor e, portanto, a magnitude da corrente produzida na gordura será mínima.

    b) As moléculas dipolares encontradas nos tecidos vivos consistem principalmente em água e algumas proteínas. As moléculas dipolares rodam à medida que o campo elétrico oscila.

    c) Os fluidos iônicos dos tecidos agem como correntes iônicas que podem conduzir substâncias com cargas tais como nutrientes e
    resíduos de um lado para outro e alterar as pressões osmóticas dos tecidos.

    d) O tecido que contém altas proporções de moléculas com carga apresentará maior aquecimento durante sua utilização.

    e) Tanto o metal quanto o suor são bons condutores. Isso significa que, se um implante de metal ou uma gota de suor estiverem dentro do campo elétrico, eles criarão uma área de campo com alta densidade e os tecidos adjacentes poderão ser expostos a uma grande carga térmica.


ID
70021
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

São características da radiação do laser terapêutico:

Alternativas
Comentários
  • * A monocromaticidade indica que a radiação é constituída por fótons com um único comprimento de onda e, portanto uma só cor, esta característica determina quais biomoléculas absorverão a radiação incidente.
    * A colimação significa que os raios são todos paralelos, o que mantém a potência agrupada numa área pequena e percorre grandes distâncias.
    * As depressões e picos das ondas de luz emitidas combinam-se perfeitamente no tempo e
    no espaço, isto determina a coerência do laser
     (Kitchen S, ed. Eletroterapia: prática baseada em evidências. 11ª ed. Barueri: Manole;2003. )
  • Resposta: letra E

    Referência: Eletroterapia Prática Baseada em Evidência.

    A radiação gerada pelos aparelhos a laser terapêutico difere daquela produzida por outras fontes similares nos três aspectos a seguir:

    Monocromaticidade
    A luz produzida por um laser é de "cor única", sendo a maior parte da radiação emitida pelo dispositivo de tratamento agrupado em torno de um único comprimento de onda com uma largura de banda muito estreita.

    Colimação

    Na luz laser, os raio de luz ou fótons produzidos pelo aparelhos laser são para todos os propósitos práticos paralelos, quase sem divergência da radiação emitida com a distância. Essa propriedade mantém a potência óptica do aparelho "agrupada" em uma área relativamente pequena durante distâncias consideráveis e, em certo grau, mesmo quando passando através dos tecidos.

    Coerência
    A luz emitida pelos aparelhos laser também apresenta a mesma fase, de modo que junto com as duas propriedades únicas já descritas, as depressões e picos das ondas de luz emitidas se combinam perfeitamente no tempo (coerência temporal) e no espaço (coerência espacial).


ID
70024
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A fotoquimioterapia com psoraleno é o tratamento combinado de distúrbios da pele com esta droga fotossensibilizadora e radiação ultravioleta

Alternativas
Comentários
  • PUVA é uma terapia usada na dermatologia no manejo da psoríase e vitiligo desde 1947. Outras afecções dermatológicas mais raras também podem ser tratadas com esta técnica. A sigla PUVA significa: Psolareno + UVA. Psoraleno é uma substância química sensível a radiação. UVA é a radiação ultravioleta A. O tratamento é feito com acompanhamento médico regular. Pode apresentar efeitos colaterais e intolerância. É considerada uma boa opção terapêutica.FONTE:Dermatologia Básica. Sampaio & Rivitti, 1999. Artes Médicas, São Paulo.

ID
70027
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Durante o trabalho de parto, entre e durante as contrações, a modulação da TENS deve ser respectivamente

Alternativas
Comentários
  • Durante as contrações... Usa-se o breve-intenso: alta frequencia e alta intensidade.
  • Não sei de onde eles tiraram essas recomendações. Eu encontrei esta revisão bilbiográfica de estudos usando esstimulação elétrica para analgesia durante o parto e o resultádo é tcharam....

    Conclusões: A utilização da EET não demonstrou nenhum impacto sobre a mãe ou concepto e nenhuma influência no trabalho de parto. De acordo com os resultados desta revisão, não há evidência de que a EET reduz o uso de analgesia complementar.

    O estudo é de 2010, mas como o que eles fazem normalmente em provas de concurso é usar uma bibliografia desatualizada o jeito é decorar. Abraço
  • O uso do TENS no parto diminui o uso de drogas, além de ser não invasivo é eficiente, barato, de fácil aplicação e ter o mínimo de efeito adverso. Apresentando como principal efeito a analgesia e consequente relaxamento da paciente. Geralmente se utiliza intensidade alta durante as contrações e baixa entre elas. A única opção que contém esse parâmetro é o gabarito E.

  • Que questão ridícula. 

  • A referência está em SHEILA KITCHEN.

  • GABARITO: E


ID
70030
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A frequência da corrente interferencial é de cerca de

Alternativas
Comentários
  • "...a corrente interferencial consiste basicamente de uma corrente de média freqüência, de aproximadamente 4000 Hz."

    Fonte:http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/eletro/terapia_interferencial.htm

  • questão mal elaborada!!!
    o autor devia ter dito com qual objetivo seria a corrente interferencial!!!
    Analgesia = 4000Hz
    Fortalecimento musular = 2000Hz

  • A corrente interferencial é o cruzamento de duas diferentes ondas de média frequência, em geral na faixa de 4000 e 4100 Hz. Apresenta uma vantagem terapêutica de encontrarem menor resistência na pele, o que permite penetrarem em tecidos mais profundos e menos desconforto.

    Gabarito B.


ID
70033
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A queda de temperatura na pele após a aplicação de uma bolsa de gelo em uma temperatura de contato que varia entre 0° e 3°, aplicada durante 10 minutos, é de cerca de

Alternativas
Comentários
  • Questãozinha,hein!!!
    De acordo com Placzek e Boyce (2004) o gelo aplicado em extremidades,principalmente em pacientes com pouco tecido subcutaneo 
    por um periodo de 5 a 10 minutos a temperatura da pele cai cerca de 20°C e a do tecido subcutaneo cai 15°C, já a temperatura muscular a uma profundidade de 2cm cai em 5°C.

ID
70036
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

As propriedades acústicas do agente acoplante utilizado na terapia por ultrassom devem

Alternativas
Comentários
  • a diferneça na impedancia acustica entre a agua e os tecidos moles é pequena, o que significa que ocorre apenas aproximadamente0,2% de reflexão na interface entre os dois. correta letra A
  • Resposta: letra A

    Referência: Eletroterapia Prática Baseada em Evidência.

    Contudo, o ultra-som se propaga através da água, um meio no qual a velocidade do som é de 1500 m/s. A 1,5 MHz o comprimento de onda na água é 1 mm. Esse fato é usado na medicina já que a maioria dos tecidos corporais são constituídos principalmente de água e os comprimentos de onda milimétricos nas baixas freqüências de megahertz usadas (0,75-10 MHz) são comparáveis ao tamanho das estruturas tissulares com as quais é necessária a interação. Por isso

    As propriedades acústicas do agente acoplante utilizado na terapia por ultrassom devem ter impedância semelhante à da água.



ID
70039
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

São mecanismos físicos envolvidos na produção dos efeitos não-térmicos do ultrassom, além das correntes acústicas, a

Alternativas
Comentários
  • cavitação, correntes acusticas e ondas estacionarias sao mecanismos fisicos presentes nos efeitos nao termicos do ultrassom.
  • Existem muitas situações em que o US produz efeitos físicos, sem envolvimento de uma temperatura significativa. Supõe-se que alguns mecanismos físicos estão envolvidos na produção destes efeitos atérmicos, como cavitação, correntes acústicas e ondas estacionárias (LOW & REED, 2001; TAYLOR et al., 2004).
  • Resposta: letra E

    Referência: Eletroterapia Prática Baseada em Evidência.

    a) A rotação de dipolos e distorção molecular ocorrem com a utilização de microondas gerando o aquecimento dos tecidos.
    Ultra-som.
    Os mecanismos físicos que parecem estar envolvidos na produção desses efeitos não-térmicos são um ou mais dentre estes: cavitação, correntes acústicas e ondas estacionadas.
    Cavitação:
    O ultra-som pode causar a formação de bolhas ou cavidades comdimensões de micrômetros em fluidos contendo gases. Dependendo da amplitude de pressão da energia, as bolhas resultantes podem ser úteis ou perigosas. Amplitudes de baixa pressão resultam na formação de bolhas que vibram até um grau em que são produzidas alterações reversíveis na permeabilidade das membranas celulares perto do evento cavitacional.
    Correntes acústicas
    Referem-se ao movimento unidirecional do fluido em um campo de ultrasom. Desenvolvem-se gradientes de alta velocidade perto das fronteiras entre os fluidos e estruturas como células, bolhas e fibras de tecidos.
    Ondas estacionárias
    Quando uma onda de ultra-som atinge a interface entre dois tecidos com impedâncias acústicas diferentes (por ex., osso e músculo), ocorre reflexão de uma porcentagem da onda. As ondas refletidas podem interagir com as ondas incidentes que estão chegando para formar um campo de ondas estacionárias.


ID
175354
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Os métodos de transferir energia aos tecidos usando o Ondas Curtas são

Alternativas
Comentários
  • Lembrando um pouquinho de eletro,no Ondas curtas OC
    a sintonia é feita atraves de um capacitor variavel podendo ser ajustavel manualmente ou automaticamente, dpd do tipo de aparelho
    após sintonizar o calor é controlado pelos comandosque damos ao aparelho chamado de Intensidade ou Dose.
    No tecido o OC pode ser acoplado de duas formas:
    *como parte dieletrico de um capacitor: com eletrodos metalicos flexiveis ou discos metalicos rigidos.
    *como parte da cargade um indutor: o campo magnetico é gerado qdo flui a corrrente eletrica em um material.




     
  • Resposta: letra B

    Referência: Livro - Modalidades Teraêuticas em Medicina Desportiva - 2002

    A diatermia por ondas curtas pode ser fornecida ao atleta por meio das tecnicas de capacitância ou indutância. Eletrodo capacitor: A tecnica de capacitância, usando o eletrodo capacitor, cria um campo elétrico mais forte que um campo magnético. Eletrodos de indução: A tecnica de indução, utilizando eletrodo de indução, cria um campo magnético mais forte do que um campo elétrico.

  • Os métodos de transferir energia aos tecidos usando o onda curtas são o MÉTODO INDUTIVO E CAPACITIVO, no primeiro coloca-se um espiral sobre o membro a ser tratado e este induz as rotações de polos; no segundo coloca-se placas flexíveis que promovem o campo eletromagnético e a alternância deste fazendo com que os dipolos criem essa rotação que promove energia térmica.


ID
175357
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Sobre a transmissão da energia ultrassônica entre um meio e outro, é correto afirmar que ela será

Alternativas
Comentários
  • A transmissão das ondas ultra-sonicas ocorre em maior quantidade quando a impedancia acustica dos dois meios estiverem mais próximas
    (casamento de impedancias) e quanto mais diferentes forem maoir será sua reflexão.
    Ao passarem de um meio para outro pode ocasionar refração, reflexão, absorção
    ocorrendo cada um desses atenuados em diferentes graus dependendo da impedancia e do grau de absorção.
    Wadworth e Chamunngan em seu estudo mostrou que qto maoir a quantidade de proteina maoir a absorção do US
    e qto mais proximas as moleculas estão do meio mais o US se propaga.
  • Resposta : letra A
    Referência: Ultrassonografia à Beira do Leito na Medicina Clínica.

    Uma forma de atenuação sofrida pela onda de ultrassom diz respeito ao grau de reflexão gerado na interface entre dois  tecidos de densidade diferente. A impedância acústica é a resistência oferecida por um tecido a passagem do ultra-som e é determinada pelo produto da sua densidade pela velocidade de propagação.
    Impedância acústica = densidade X velocidade de propagação.
    Calcula a refletividade da interface. Se não há diferenças na impedância de duas interfaces, não ocorrerá reflexão.
    A refelxão será maior quanto maior a diferença de impedância entre os dois tecidos.  Assim sendo, nas interfaces entre 2 meios acústicos com grande diferença de impedância a reflexão das ondas sonoras será intensa. Entretanto, na presença de meios com impedâncias muito próximas a reflexão das ondas sonoras estará diminuída pois grande parte destas ondas sofre uma mudança de direção (refração) não retornando ao transdutor.


ID
175360
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Sobre o efeito do frio na velocidade de condução nervosa, é correto afirmar que há

Alternativas
Comentários
  • Segundo Low e Reed(2001) a baixa temperatura produz efeito direto na condução nervosa
    reduzindo a velocidade e o numero de impulsos nervosos retartando a condução do estímulo doloroso,
    e ainda provoca estimulo sensorial no mecanismo das comportas.
    O frio deprime a excitabilidade das terminações nervosas livres e
    das fibras dos nervos periféricos que aumenta o limiar de dor.
    Starkey (2001) complementa que os nervos mielinizados de pequeno diametro são os primeiros a
    apresentar mudança velocidade de condução e os ultimos a responder são os amilenizados de pequeno diamtro
     consequentemente eleva o periodo refratario.
  • Ainda acho q eh letra A, limiar eh diferente de PEA.
    Porque C?
  • Também acho que a resposta correta é a letra A. Pois se aumentar o potencial de ação estará deixando as células mais excitáveis, e com a crioterapia aumenta-se o limiar de excitabilidade, deixando a celula menos susceptíveis a novos estímulos de dispolarização e transmissão da mensagem das terminações nervosas livres.
  • Segundo Knight, o resfriamento faz com que ocorra um aumento na duração do potencial de ação dos nervos sensoriais, e conseqüentemente um aumento do período refratário, acarretando uma diminuição na quantidade de fibras que irão despolizar no mesmo período de tempo. Conclui-se, então, que ocorre uma diminuição na freqüência de transmissão do impulso e uma diminuição da sensibilidade dolorosa....
    letra C está certissima
    É que qnd lemos entendendo que como aumento do potencial de ação, na verdade o potenção de ação não tem como diminuir ou aumentar, o pode ocorrer é diminuir ou aumentao seu tempo. E a Crioterapia aumenta esse tempo.
  • Quanto maior o potencial de ação, mais difícil de ser atingido.

    Mesmo princípio do limiar de dor, se for maior, precisa de impulso mais forte pra ser alcançado.

  • Muito mal elaborada a questão. Não dá para saber se a referência ao potencial de ação é a intensidade ou a duração do potencial de ação. 

  • Por que a resposta é a c?


ID
175363
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A ativação antidrômica gerada pela aplicação da TENS na fibra nervosa desencadeará

Alternativas
Comentários
  • As letras B, C e nao apenas a D estão corretas porque isso dependera do tipo de TENS
    usado, entao essa questão foi muito mal elaborada porque existem diversos tipos de TENS
  • Resposta: letra D

    Referência: Eletroterapia Prática Baseada em Evidência.

    Ativação antidrômica é a emissão de correntes elétricas sobre uma fibra nervosa que provocará impulsos nervosos correndo nos dois sentidos ao longo do axônio nervoso.

    Edson, você está correto em sua colocação, porém o que a questão pede é conhecimento a cerca da função de analgesia do TENS e o mecanismo de ação da ativação antidrômica. A ativação antidrômica é uma das formas de estimulação elétrica e o TENS é mais comumente utilizado para tratamento da dor.

  • Qualquer impulso nervoso provocado artificialmente ( seja qual for o tipo de pulso: tens, fes....) percorrerá as duas direções: ortodrômica e antidrômica. Logo se o sentido normal dos impulsos elétricos no neurônio é o ortodrômico( do corpo em direção ao axônio), os impulsos provocados pelo tens irão se chocar com o impulso proveniente do tecido lesado em direção ao SNC, bloqueando -o perifericamente.


ID
175366
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Um pulso elétrico monofásico pulsado com picos gêmeos caracteriza a corrente

Alternativas
Comentários
  • A eletroestimulação de altavoltagem(EEAV) consiste em pulsos gemeos, monofasicos,unidirecionais
    que se elevam instataneamente e decaem exponencialmenteem altavoltagem, até500voltas, com uma duração de pulso de 5 a 100
    com baixas amplitudes promovendo a cicatrização, aumento do fluxo sg, fagocitose,melhora oxigenação,redução do edema
    e atração da estimulação de fibroblastos e celulas epiteliais.
    (Allon G. High Voltage stimulation: amonograph.1984)
  • galvanica: baixa frequência, continua, unidirecional, polarizada. polo positivo: analgésico, reduz metabolismo e edema. polo negativo: alcalino e estimulante.
  • diadinamica: baixa frequência, senoidal, monofasica ou bifasica, alternantes. eletrodo de alumínio, tecnica de aplicação monopolar ( eletrodos de tamanho diferente) ou bipolar ( iguais). são 5 as correntes: monofasica ( atenua o tonus e aumenta o metabolismo conjuntivo), difasica( analgesia) curtos períodos ( aumento da circulação local), longos períodos ( mialgia e neuralgia), ritmo sincopado ( contração muscular)

ID
388810
Banca
FCC
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

No raquitismo, a utilização de Ultravioleta resulta em

Alternativas
Comentários
  • questão errada

    "A reposição de vitamina D se comprovou que corrige o raquitismo ao se usar métodos de medicina e terapia de luz ultravioleta.

    As recomendações são de 50 unidades internacionais de vitamina D por dia para crianças. As crianças que não adquirirem as quantidades adequadas de vitamina D estão em risco aumentado de ter raquitismo. A vitamina D é essencial para permitir que o corpo absorva o cálcio para o uso correto na calcificação e manutenção dos ossos."

    O correto seria letra E

  • Os efeitos biológicos do Ultravioleta são:

    Eritema: efeito fotoquímico.

    Bronzeamento: de acordo com o tipo de pele e quantidade melanina.

    Hiperplasia: espessamento benigno da pele para se proteger da radiação.

    Antiproliferativa, anti-inflamatório e imunossupressora.

    Produz vitamina D: a pele absorve UVB e converte precussores de esterol na pele transformando em vitamina D.


ID
388813
Banca
FCC
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A combinação de frequência e largura de pulso menos desconfortáveis para o paciente durante a aplicação da eletroterapia é:

Alternativas
Comentários
  • MAS QUAL É A BASE PARA QUE ESSA ALTERNATIVA SEJA A CORRETA, POIS  EXISTEM VALORES  NA QUESTÃO QUE SÃO DE MODOS DE APLICABILIDADE  EFICAZES E DE TOTAL CONFORTO PARA O PACIENTE. FOI UMA QUESTÃO MEIO SEM LÓGICA ...POR QUE ENTÃO A ALTERNATIVA "A" NÃO ESTÁ CORRETA? 
  • POR QUAL MOTIVO A ALTERNATIVA "E" É A CORRETA E NÃO POR EXEMPLO A ALTERNATIVA "A" SE FOR POR BASE E SEMELHANÇA ENTRE AMBAS?
  • Respondi essa questão de acordo com Agnes (2009). Ele afirma em seu livro "Eu sei eletroterapia" que quanto menor for a frequência, maior será a resistência (impedância) do tecido à corrente e para isso deverá ser usada uma intensidade elevada para se obter respostas.
    Ou seja, quanto maior a frequência, menor a resistência da pele,  menor a intensidade da corrente e menor desconforto do pcte.
    Do contrário, quanto menor a frequência, maior a resistência, maior a intensidade e mais deconforto o paciente terá.
  • Resposta: letra E

    Referência: Eletroterapia Prática Baseada em Evidência.

    Já sabemos que quanto maior a frequência, mais confortável é a corrente. A duração do pulso, conhecida como largura de pulso, é definida pelo tempo que leva para o valor instantâneo de um pulso subir e descer até uma fração especificada do valor de pico, ou seja, a duração do pulso de saída a 50% da amplitude máxima. Quanto maior a largura de pulso, menor a intensidade necessária para produzir efeito e menos confortável é a corrente.

  • Pensei numa questãozinha mal feita kkk Nem respondi pq n vale a pena

ID
388816
Banca
FCC
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O posicionamento da lâmpada de infravermelho deve ser feito em ângulo de

Alternativas
Comentários
  • * Posicionamento da lâmpada. A lâmpada é posicionada para permitir que a radiação iniciada na pele em ângulo reto de modo a facilitar a absorção máxima de energia. A distância ente a lâmpada e parte do corpo variará de acordo com a potência da lâmpada, mas é geralmente entre 50 e 75cm.

ID
388819
Banca
FCC
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Durante a aplicação da parafina, o paciente deve imergir a mão, para que ela tenha um bom efeito terapêutico, em número igual a

Alternativas
Comentários
  • O banho de Parafina é outro recurso muito utilizado, feito através da combinação da parafina com óleo mineral, pois este, reduz a temperatura ambiente da parafina. São utilizadas sacolas plásticas, toalhas de papel ou toalhas de pano para envolver o segmento corporal. A imersão em parafina pode ser feita em até 6 camadas. Causa aumento da temperatura tecidual e alívio da dor. O tempo de tratamento é de 20 a 30 minutos. É importante limpar o local antes do tratamento, lavando a área com álcool ou sabão.

    QUESTÃO MAL ELABORADA
  • Banho de parafina (MOTA, MAYRA)

    Formas de aplicação:
    1) por banho de imersão
    2) método da pincelada
    3) método da luva:
       neste último método deve-se mergulhar e retirar o membro da parafina de 6 a 12 vezes, deixando secar entre um mergulho e outro. Irá formar uma película de + ou - 3mm. Após a última retirada da parafina, cobrir a extremidade com saco plástico, folha de parafina ou papel alumínio. Ao redor, coloque uma toalha de algodão. Se indicado, o membro deve ser mantido elevado.  Manter a luva por 15 a 20 minutos. o tratamento pode ser feito várias vezes ao dia
  • GABARITO: B


ID
388822
Banca
FCC
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Durante a aplicação de gelo, ocorre

Alternativas
Comentários
  • Questão com gabarito errado. Correta é a letra E

    Fonte 1 

    ....Outra importante característica da hemoglobina é o fato de que, dependendo do ambiente no qual ela está, sua afinidade pelo oxigênio é reversível e agudamente modificada. Ela pode mudar sua conformação tridimensional, esconder o sítio de ligação do radical heme, e diminuir sua afinidade por O2 .

    Essa modificação é representada pelo desvio para direita da curva de dissociação da oxiemoglobina, que ocorre nos tecidos periféricos, ou em tecidos com o metabolismo aumentado. Nesses casos, ocorre aumento da temperatura , da PCO2* e diminuição do pH , que são os fatores típicos que desviam a curva para direita. Quando o sangue atinge a extremidade venosa dos capilares, a temperatura já está normalizada, bem como a PCO2 e o pH, o que torna a modificar a afinidade da hemoglobina. 

    Fonte 2



    ALTERAÇÕES DA AFINIDADE DA HEMOGLOBINA PELO OXIGÊNIO A hipotermia aumenta a afinidade da hemoglobina pelo oxigênio, em proporção à redução da temperatura. Quando a temperatura do sangue está baixa, a hemoglobina fixa o oxigênio à sua molécula, tornando mais difícil a sua liberação nos tecidos [68].
    Este fenômeno é o desvio para a esquerda da curva de dissociação da hemoglobina. Um baixo teor de dióxido de carbono no sangue (pCO 2 < 27mmHg) tem efeito semelhante sobre a hemoglobina. Alcalose e hipotermia, portanto, determinam uma menor liberação de oxigênio nos tecidos.
  • Concordo com o colega, o gabarito está errado, pois a curva desloca-se para a esquerda (alternativa E), conforme o gráfico abaixo:




  • Pessima questão, por favor questões de fisio e caso pratico sem tanta decoreba FCC

ID
388825
Banca
FCC
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Os tecidos corporais que mais se beneficiam com aplicação do ondas curtas pulsado são:

Alternativas
Comentários
  • Resposa: letra A

    Referência: Fisioterapia na Prática Esportiva e Eletroterapia Prática Baseada em Evidências.

    O conceito que escora as OCP é dar aos tecidos uma carga de energia na forma de campo eletromagnético sem que os tecidos precisem tolerar uma carga térmica. Low (1995) teoriza isso do seguinte modo: "a energia simplesmente 'agita' os íons, moléculas, membrana e a atividade metabólica das células; desse modo são aumentadas as taxas gerais de fagocitose, transporte através das membranas celulares, atividade enzimática, etc. Os tecidos que têm um alto conteúdo dielétrico e boa condutividade (maior conteúdo de água) devem, na teoria, absorver mais energia do campo de OC. Os tecidos muscular e sangüíneo contêm uma alta proporção de íons quando comparados com o tecido adiposo. As articulações sinoviais tem grande conteúdo hídrico.

  • Na letra a deve ser corrigido o termo: Somente será concedido auxilio-moradia a um deles. O correto é: Somente será concedido ajuda de custo a um deles.


ID
388828
Banca
FCC
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Para tratamento de disfunções musculoesqueléticas utili- zando um laser 904 nm, a Associação Mundial de Laserterapia (WALT) recomenda dose de

Alternativas
Comentários
  • Eles disseram a fonte mas nem se deram o trabalho de olhar o que é realmente recomendado. Abaixo está reproduzida a tabela, não sei nem exatamente se da pra se dizer que alguma resposta está correta já que não há uma dose especifica para todas as disfunções esqueléticas como é possível conferir abaixo.


  • Gabarito C
    mas isso vai depender em que fase a lesão está..questão deve ser cancelada

ID
388831
Banca
FCC
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Na fase inflamatória da lesão tecidual, o ultrassom promo- ve:

Alternativas
Comentários
    • Efeitos da aplicação do ultra-som:
    1. - Aumento da velocidade de reparo do tecido lesado
    2. - Aumenta reorientação e quantidade de fibras colágenas na fase de remodelagem
    3. - Aumento do fluxo sanguíneo
    4. - Aumento da extensibilidade do tecido
    5. - Dissolução de depósitos de cálcio
    6. - Redução da dor
    7. - Redução de espasmo muscular
    8. - Alteração da permeabilidade da membrana celular
    9. - Liberar medicamentos em tecidos subcutâneos
  • O ultra-som produz aumento da permeabilidade da membrana celular ao cálcio, que devido ao aumento intracelular rompe o mastócito (degranulação mastocitária) liberando histamina - vasodilatação. Os movimentos peristálticos, dos vasos, aumentam em dez vezes ao serem estimulados pelo ultra-som.

    As ondas ultra-sônicas, ao penetrarem nos tecidos, provocam uma vibração celular (micromassagem), produzindo o aumento da permeabilidade de sua membrana, acelerando assim, a velocidade de difusão iônica através dela.

    As correntes acústicas provocam o aumento da permeabilidade da membrana celular, ativando o segundo mensageiro, aumentando a síntese de proteína e o aumento da secreção dos mastócitos. Altera os movimentos dos fibroblastos (efeito fibrinolítico) e aumenta absorção de cálcio. Os fatores de crescimento dos macrófagos são aumentados, contribuindo com a aceleração do processo de reparo. Acelera os processos osmóticos, regulando os desequilíbrios em nível celular, nos casos de lesões ou enfermidades.
  • GABARITO: B


ID
388834
Banca
FCC
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Os tecidos mais profundos devem ser tratados com que frequência do ultrassom terapêutico?

Alternativas
Comentários
  • Levando-se em consideração os índices de absorção para 1MHz e 3MHz pode-se concluir que as intensidades terapêuticas devem ser menores para 3MHz que atinge tecidos mais superficiais, do que para 1MHz que atinge tecidos mais profundos. Segundo o artigo DOSIMETRIA PROPOSTA PARA O TRATAMENTO POR ULTRA-SOM – UMA REVISÃO DE LITERATURA. Fisioterapia em Movimento, Curitiba, v.18, n.3, p. 55-64, jul./set., 2005

    O aparelho de 5 MHZ é o mais superficial, atinge cerca de 0,5 cm de espessura abaixo da pele e serve para tratamento de estruturas de espessura fina como a face.

    O aparelho de 1 MHZ é o mais profundo e é muito utilizado pela fisioterapia no tratamento das dores musculares, sua penetração atinge 4cm abaixo da pele.

    A questão correta é a letra A

ID
388837
Banca
FCC
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Sobre a estimulação elétrica em músculos é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A estimulação elétrica  é um recurso utilizado após lesão nervosa periférica, com o objetivo de minimizar a degeneração e a fraqueza muscular durante o período em que o nervo está se regenerando.
     
     Podendo também ser usada no fortalecimento de musculos inervados como estimulaçao eletrica de alta frequencia para ganhos de força muscular.
  • A estimulaçao Eletrica neuromuscular(EENM) tem sido usada ha varios anos como um coadjuvante no treinamento fisico.Especificamente nas ultimas decadas, esta tecnica tem sido usada no fortalecimento de musculos inervados, com base nos trabalhos do cientista russo Yakiv Kots, que usou estimulaçao eletrica de alta frequencia para ganhos de força muscular. De acordo com Kots, as bases para o uso de EENM no fortalecimento muscular seriam de que mais unidades motoras poderiam ser recrutadas pela EENM do que durante contarçaoes voluntaris maximas realizadas pelo individuo. Entretanto muitos desses resultados sao atualmente questionados e ha ainda muita controversia na literatura sobre o palel da EENM no fortalecimento dos musculos esqueleticos.

    Fonte:
    Fisioter. Bras;5(3):224-230, mai.-jun. 2004. ilus.
  • O que é:

    A corrente russa é um aparelho de eletroestimulação que atua à nível muscular promovendo um aumento da força e aumento do volume muscular, sendo um ótimo tratamento para perder barriga.

    Para que serve a corrente russa

    A corrente russa serve para aumentar o volume muscular, melhorar a circulação sanguínea, promover uma melhor drenagem linfática e combater a flacidez. É especialmente indicada para facilitar a contração muscular, em casos de fraqueza e atrofia muscular, mas produz bons resultados quando é utilizada para fins estéticos.

    Como funciona a corrente russa

    O aparelho de corrente russa é composto de vários eletrodos que devem ser posicionados estrategicamente no ventre muscular da região a ser tratada.

    O aparelho irá promover um estímulo que gera uma contração involuntária do músculo. O ideal é sempre que este estímulo elétrico vier, o indivíduo faça uma contração do músculo ao mesmo tempo.


    Portanto na minha opnião é alternativa C!!!

    http://www.tuasaude.com/corrente-russa/

  • GABARITO: D


ID
388840
Banca
FCC
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O declínio da resposta à utilização do TENS, em função do tempo de uso, implica em

Alternativas
Comentários
  • Há uma evidência de que alguns  pacientes se abituam com as correntes de TENS devido a uma falha progressiva do sistema nervoso para responder aos estímulos monótonos. Pomeranz e Niznick (1987)  mostraram que a emissão repetitiva de pulsos de TENS a 2p.p.s. produz a habituação dos picos tardios (> 50 ms) dos PESs. Isso implica em que para algumas pessoas o sistema nervoso filtra os estímulos monótonos associados com a TENS.
  • Resposta: letra B.

    O declínio da resposta à utilização do TENS se dá em função do AUMENTO do tempo de uso.


    MAL ELABORADA PRA CARAMBA!

  • questão mal elaborada.

  • Eu não entendi nem a pergunta.


ID
388843
Banca
FCC
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

As contra-indicações ao uso do TENS são:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi nada. Dor diagnosticada?????
  • Algumas questões devem ser revistas, pois se a dor é diagnosticada, o profissional após avaliação utilizará ou não. Agora a dor não diagnosticada, é fato a se pensar. Porem a questão está mal elaborada.
  • alguem me explica pq eu to resolvendo as questoes da FCC e todos os gabaritos estao sem nexo!! sao respostas logicas com gabarito errado!!
  • Uma vez não diagnosticado o fator causal da dor, NÃO pode-se fazer uso do TENS. Por exemplo: um paciente relata ter sentido uma dor intensa no trapézio na noite passada - essa dor poderia ser uma angina que irradiou para o trapézio - então, como o fisioterapeuta poderia aplicar TENS no trapézio se o problema fosse cardíaco? Além disso, paciente cardiopata tem contra - indicação para uso da eletroestimulação. É isso que a questão pede quando se refere a dor não-diagnosticada!
  • Contra - Indicações


    TENS é uma modalidade extremamente segura/em geral as contra - indicacoes baseiam-se no bom senso comum, e são citadas pelos fabricantes como forma de evitar possíveis litígios. As contra - indicacoes mais comumente citadas são : 
     

    Não use em pessoas que :
     

    - Usam marcapassos;
    - Sofrem cardiopatia ou disritmias;
    - Apresentam dor não diagnosticada;
    - Com epilepsia;
    - Nos tres primeiros meses de gestacao;
    - Não usar na boca, no seio carotídeo, pele anestesiada, proximidades do olho.
     

  • Dor não diagnosticada, quer dizer que, não está claro a causa real da dor. Claro que quando você sabe a causa da dor, vai julgar se o uso do TENS é necessário ou não.
  • Qualquer livro de eltroterapia exemplifica a dor não diagnosticada como contra-indicação o TENS.
  • GABARITO: E


ID
388849
Banca
FCC
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A forma da corrente elétrica utilizada para tratamento sele- tivo das lesões nervosas periféricas é

Alternativas
Comentários
  • A corrente exponencial é uma corrente caracterizada por baixa freqüência, também chamada de corrente capacitativa. Mais usada para estimulação de músculos denervados.

    Esta corrente é baseada em alguns princípios da biofísica como o Princípio da Estimulação Seletiva, para tratamento de músculos denervados; Teoria de Lapique ou Isocronismo; e Princípio de Nest ou da Acomodação.


    Entre os efeitos fisiológicos podemos citar analgesia, emunctorial, hiperemia, estimulação neuromuscular denervado.
    http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/eletro/corrente_expo.htm
  • GABARITO: D


ID
404989
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Acerca da crioterapia e seus efeitos neurológicos e
neuromusculares, julgue os seguintes itens.

A aplicação de frio na fibra nervosa resulta em diminuição dos seus períodos refratários, justificando o aumento na duração do potencial de ação nervosa.

Alternativas
Comentários
  • o FRIO faz é dimunuir a duração do potencial de ação... deixa mais lenta a condução nervosa!
  • Acredito que o erro da questão está em: "diminuição dos seus períodos refratários". Num artigo da FisioWeb fala sobre isso: "A aplicação do gelo promove a estimulação dos receptores térmicos, que utilizam a via espinotalâmico lateral, uma das quais transmite os estímulos dolorosos. Segundo Knight, o resfriamento faz com que ocorra um aumento na duração do potencial de ação dos nervos sensoriais, e conseqüentemente um aumento do período refratário, acarretando uma diminuição na quantidade de fibras que irão despolarizar no mesmo período de tempo." 

  • "Período refratário -período de tempo durante o qual a célula excitável Não pode gerar Outro potencial de ação "(TORTORA;GRABOWSKI,2002)logo,na questão,ocorrerá um aumento do período refratario!




ID
404992
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Acerca da crioterapia e seus efeitos neurológicos e
neuromusculares, julgue os seguintes itens.

A diminuição das aferências cutâneas e da sensibilidade dos fusos musculares promovidos pela aplicação por 20 minutos de frio terapêutico fazem que as tarefas funcionais habilidosas sejam afetadas.

Alternativas
Comentários
  • O frio diminui aferências cutâneas e sensibilidade dos fusos musculares. Porém, a literatura mostra que estes efeitos não afetam a realização de tarefas funcionais habilidosas pelo fato de a aplicação do gelo (por imersão ou compressa) durante 20 minutos não exercer efeito significativo sobre a propriocepção.

  • Priscila como isso se os fusos fazem parte dos estimulos proprioceptivos enviando sinais tanto para medula como para os centros superiores?
  • Eu entendo que o estimulo é apenas térmico, o fuso somente é ativado por estimulo motor, porém isso não impede que ele sofra efeitos termicos.


ID
404995
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Acerca da crioterapia e seus efeitos neurológicos e
neuromusculares, julgue os seguintes itens.

O frio terapêutico, quando aplicado aos receptores de frio, aumenta a sua atividade, enquanto que, quando aplicado aos nervos sensoriais, responsáveis por transportar o impulso, diminuem sua atividade.

Alternativas
Comentários
  • Esses receptores são os receptores de KRAUSE...

ID
405019
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

No que se refere a efeitos, técnicas de aplicação, indicação,
precauções e contraindicações da fototerapia e da termoterapia,
julgue os próximos itens.

O efeito térmico do ultrassom terapêutico deve-se à absorção da onda ultrassônica pelo tecido, sendo que essa absorção aumenta exponencialmente dependendo da frequência do ultrassom utilizado.

Alternativas

ID
405022
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

No que se refere a efeitos, técnicas de aplicação, indicação,
precauções e contraindicações da fototerapia e da termoterapia,
julgue os próximos itens.

Visando a minimização da reflexão da radiação laser, o ângulo de incidência da aplicação deve ser diagonal à área a ser estimulada.

Alternativas
Comentários
  • o ângulo de incidência  da aplicação deve ser perpendicular à área a ser estimulada.
  • "O ângulo de incidência  da aplicação deve ser perpendicular à área a ser estimulada", pois ocorrerá a refração e maior penetração. Caso mantenha-se a caneta na diagonal, haverá maior reflexão, logo menor penetração e absorção.


ID
405025
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

No que se refere a efeitos, técnicas de aplicação, indicação,
precauções e contraindicações da fototerapia e da termoterapia,
julgue os próximos itens.

Em um paciente com um quadro de contusão na 4. ª , 5. ª e 6. ª articulação esternocondral e intersecção condrocostal, em fase crônica, está indicado o uso de ultrassom terapêutico na forma de onda contínua, com vista a estimular a cicatrização e a reorganização de tecido colágeno local.

Alternativas
Comentários
  • nao existe indicação de ultrassom pra nada,
    nao existe artigo de boa qualidade que o indique pra qlq tratamento.
    pena q poucos de nós sabemos disso e continuamos usando isso
  • Quanto maior a frequência, maior a absorçã ( DIRETAMENTE PROPORCIONAL) o e menor profundidade de penetração (HAAR, 1999).

  • Contrai-indicado utilização do US em área cardíaca. 

  • Encontra-se na literatura a contraindicação do US em área cardíaca na presença de marcapasso, não sendo o caso do paciente. A banca talvez indicou como FALSA por ser já na fase crônico, sendo pouco necessário estímulo à cicatrização e reogarnização, então o USCont. seria não exatamente contraindicado, mas não ''tão indicado''. Porém não sabemos que altura da ''fase crônica'' ele estaria. Enfim, caberia recurso ao meu ver.


ID
405028
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

No que se refere a efeitos, técnicas de aplicação, indicação,
precauções e contraindicações da fototerapia e da termoterapia,
julgue os próximos itens.

É contraindicada a aplicação de radiação de laser terapêutico sobre as glândulas mamárias.

Alternativas

ID
405031
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Considerando o caso de um paciente adulto jovem portador de
uma lesão traumato-ortopédica de mãos e dedos no lado direito,
sem fraturas, com comprometimentos musculares e articulares
importantes, julgue os itens subsequentes.

Nesse caso, estando indicada a utilização do ultrassom terapêutico, com a finalidade de tratar lesões da articulação interfalangeana proximal, a modalidade mais adequada dessa terapia é a subaquática, em comparação com o uso da placa de gel, independentemente do tamanho do cabeçote utilizado.

Alternativas
Comentários
  • seria falsa ja q se o tamanho do cabeçote for proporcional à articulação(area) deverá ser usado ele sem ser sub aquatica.
    pq verdadeira? isso eh interpretativo de mais.

  • Nas articulações interfalangeanas é sempre melhor o uso de US subaquático, pela pouca quantidade de tecido mole na região.

  • "O melhor agente acoplante em termos de propriedades acústicas é a água. A diferença na impedância acústica entre a água e os tecidos moles é pequena, o que significa que ocorre apenas aproximadamente 0,2% de reflexão na interface entre os dois. A água deve ser livre de bolhas, desgaseificada (água destilada será suficiente) deve ser mantida a 37 graus. Não é necessário fazer contato entre o cabeçote e o local da lesão, devido à boa transmissão do US atraves da agua. Assim como em qualquer outro tratamento de US, o cabeçote precisa ser mantido em movimento durante todo o tempo de aplicação, de forma circular, para evitar a formação de ondas estacionárias."

    Fonte: Eletroterapia: pratica baseada em evidencias.

    Resumindo: a agua é o melhor meio acoplante, por isso está certo quando a questao diz ïndependente do tamanho do cabeçote", principalmente em areas irregulares como art.interfalangeanas.

  • Concordo com o Edson, se for um cabeçote menor é possível a aplicação nessas regiões citadas, só não sei se existe tal cabeçote.

  • PERGUNTINHA DE PROVA : ESSE ULTRASSOM SERÁ DE 1MHZ OU 3MHZ? RSRS... JURO QUE SE EU TIVESSE CERTEZA NÃO ESTARIA PERGUNTANDO RSRS...


ID
405049
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Em pacientes idosos, diante da necessidade da implementação de
medidas de controle da dor, é importante a atenção às medidas
corretas para o alcance desse objetivo, assim como aos quadros
de indicação e contraindicação específica. A esse respeito, julgue
os itens a seguir.

Uma das contraindicações absolutas no tratamento da dor do idoso é o uso da iontoforese, com objetivos analgésicos ou anti-inflamatórios locais, devido à fragilidade cutânea apresentada por esses pacientes.

Alternativas

ID
405052
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Em pacientes idosos, diante da necessidade da implementação de
medidas de controle da dor, é importante a atenção às medidas
corretas para o alcance desse objetivo, assim como aos quadros
de indicação e contraindicação específica. A esse respeito, julgue
os itens a seguir.

Modalidades terapêuticas por agentes térmicos que visem vasodilatação cutânea, associadas ao aquecimento de uma grande área de superfície corporal, podem impor demandas perigosas sobre o débito cardíaco no idoso, devendo, por isso, ser evitadas.

Alternativas
Comentários
  • " Com o calor mais intenso, há aumento na temperatura central. Com o aumento na frequência cardíaca, o volume sistólico e a frequência respiratória são incapazes de manter um débito cardíaco adequado. Como resultado, há redução na pressão arterial. Pacientes com insuficiência cardíaca podem ter dificuldade com essa sobrecarga ao coração". (Modalidades terapêuticas para fisioterapeutas - Prentice, Willian E.).

    Seria portanto, uma precaução ao uso do calor.

  • COM O AQUECIMENTO DE UMA AREA EXTENSA, +/-50% DO CORPO , HAVERÁ, DEVIDO A VASODILATAÇÃO, UM DOS EFEITOS FISIOLÓGICOS DO CALOR, UM AUMENTO DA DEMANDA DE SANGUE QUE DEVERÁ RETORNAR AO CORAÇÃO, COM ISSO A FC CARDIACA SERÁ AUMENTADA, SOBRECARREGANDO O CORAÇÃO, QUE NO IDOSO JÁ NÃO É TÃO POTENTE. ISSO TUDO CONTRIBUIRÁ PARA QUE O DÉBITO CARDIACO AUMENTE. ( DC=FC X VL SISTÓLICO). OBS:SE EU ESTIVER ERRADA PODEM CORRIGIR-ME!

  • Calor profundo em área extensa causa diminuição da resistência vascular com consequente diminuição do retorno venoso, que gera diminuição do débito cardíaco (menor volume diástólico), Mecanismo de compensação será aumento da frequência cardíaca, gerando um sobrecarga ao idoso. Além de que a FC aumentada diminui o período de diástole, momento em que o miocárdio é vascularizado pelas coronárias. 


ID
542860
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

No ondas curtas,

Alternativas
Comentários
  • Aplicação Coplanar: os eletrodos são aplicados no mesmo lado do membro. O campo acompanha o caminho de menor resistência.

    Aplicação Longitudinal: Um eletrodo é aplicado em cada extremidade do membro. Esta aplicação permite que o campo elétrico seja orientado na mesma direção dos tecidos, proporcionando condições para que a corrente flua através dos tecidos de baixa resistência.

    Acredito que "espalhamento" seria o campo elétrico passando por vários tipos diferentes de tecido e não concentrando-se nos que tem menor resistência (i.e. maior quantidade de íons livres - músculos e articulações sinoviais). Desta maneira a aplicação coplanar faz com que o campo elétrico interaja mais com o tecido adiposo.
  • Contraplanar - a area a ser tratada deve ficar entre os eletrodos
    coplanar - os eletrodos ficam na mesma superficie

ID
542863
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Comparando a imersão de dedos da mão, antebraço e tornozelo durante 40 minutos a uma temperatura de 2 °C, observa-se que

Alternativas
Comentários
  • LETRA C??
    Superficies diferentes (areas) tanto absorvem quanto perdem calor de forma diferente entao seria impossivel pensar que
    a queda de temperatura foi similar nas 3 regioes,
  • A queda de temperatura é similar nas 3 regiões. Pois a temperatura é a mesma entre elas. Seria diferente, se as temperaturas também fossem diferentes.

  • também concordo....até porque áreas com menos tecido adiposo perdem calor mais rapidamente......

  • Pessoal, realmente a absorção e a queda de temperatura pelas regiões citadas acima são diferentes, porém, devemos considerar que a palavra SIMILAR não quer dizer IGUAL. As diferenças não são tão grandes de uma região para outra então a assertiva C torna-se correta.   


ID
542866
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O protocolo de Sussman, utilizado para aplicação da Corrente Pulsada de Alta Voltagem, na fase de edema, prevê os seguintes parâmetros:

Alternativas
Comentários
  • Fase de edema:
    Polo negativo, frequencia entre 30-50 pps, amplitude = 150 V duraçao da aplicaçao 60 minutos

    Fase de inflamação:
    Polo negativo, frequencia 30pps, amplitude = 100-150V e duração de aplicação 60 minutos

    Fase Proliferação:
    Alternar negativo e positivo a cada 3 dias, frequencia entre 100-128 pps, amplitude=100 V, duração de aplicação 60 minutos

    Fase de epitelização:
    Alternar negativo e positivo diariamente, frequencia entre 60-64 pps, amplitude 100-150V, duração de aplicação 60 minutos

    Fase de remodelamento:
    Alterar polaridade diariamente, frequencia entre 60-64 pps, amplitude=100-150 V, duraçao de aplicação 60 minutos
  • pura decoreba tento encontrar um jeito pra decorar mas não consigo...


  • GABARITO: D


ID
656122
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Pacientes com dores na coluna podem se beneficiar da analgesia através da contrairritação promovida pelo TENS. A modulação de intensidade neste tipo de técnica deve produzir no paciente, sensação de

Alternativas
Comentários
  • Dúvida: alguém sabe em qual livro a FCC se baseou pra dizer que o TENS deve produzir uma dor suportável?
  • Quem sabe? Na verdade, a dor suportável é o limite máximo da intensidade regulada, sendo o limite mínimo a percepção do estímulo.
  • na verdade a FCC deveria ter dito como era a dor e qual o tipo de tens utilizado, questão mal formulada!
  • QUESTÃO REALMENTE MUITO MAL FORMULADA. O TENS CAUSA "FORMIGAMENTO"  ...TANTAS PERGUNTAS A SEREM FEITAS...
  • DOR SUPORTÁVEL? Sinceramente, usar a dor como parâmetro p/ TENS é um absurdo. Imagina a cena: " Olha seu Fulano, quando o senhor estiver sentindo dor o senhor me avisa, mas tem que ser uma dor suportável, ok?" PQP.
  • dor suportavel?discordo totalmente!ao meu ver a sensaçao é de formigamento!
    questao mao formulada!
  • verdadeiramente o resultado deveria ser uma sensação de formigamento de leve a moderado, pois é como enuncia Jones Agne sobre esse assunto 
  • o TENS burst atua nas fibras de pequeno diametro (dolorosas) por isso que deve ser a intensidade maxima possivel suportavel pelo paciente
    com essas informações daria pra matar a questao mesmo sendo mt mal formulada.
  • Não especificou o tipo de TENS; e o TENS causa a sensasão de formingamento, questão mal formulada.
  • Contrairritaçao: mecanismo de analgesia do TENS tipo breve-intensa.
    sensaçao: parestesia forte, toleravel.
    eletrodos no local da dor
    pouco tempo de aplicaçao
  • Questão mal formulada e confusa. Pois o Tens causa sensação de formigamento, que por vezes pode ser ou não interpretado como dor pelo paciente, o que poem essa questão com um certo relativismo. 

  • Eyzaguirre, C. & Findone, S. J. (1977), definem a teoria da “porta” da dor ou “contra-irritação” como um fenômeno baseado no fato de que a estimulação mecânica indolor de uma região corpórea que acabou de sofrer uma lesão dolorosa, provoca uma diminuiçãosubjetiva na sensação da dor.

    Atesoria da “contra-irritação” e o avanço da teoria do portal da dor: substância P, inibição dos sinais nocioceptivos pela liberação de encefalina, corno dorsal - ME

  • Resposta: letra A

    Referência: Eletroterapia Explicada e Eletroterapia Prática Baseada em Evidência.

    Uma forte parestesia elétrica não-dolorosa é mediada por aferentes de diâmetro largo e uma parestesia elétrica levemente dolorosa é mediada pelo recrutamento de aferentes de diâmetro pequeno. A meta da TENS breve-intensa é ativar aferentes cutâneos Aô de pequeno diâmetro, emitindo a TENS sobre os nervos periféricos que se originam no local da dor em uma intensidade que seja apenas tolerável para o paciente. A presença de uma contração muscular fásica forte, não-dolorosa, provavelmente é resultado da excitação de ergorreceptores musculares.

  • Podemos usar o TENS convencional-intensidade sentitiva, o TENS acupuntura-intensidade motora, ou o TENS breve-intensa-intensidade no nivel doloroso. Os tres trazem analgesia pela teoria de fechamento da comporta medular (hiperpolarizacao da membrana, impedindo o envio de potencial de açao, e portanto, do sinal de dor ao SNC). O TENS acupuntura associa tambem a liberacao de endorfinas pela contracao muscular realizada. O tens breve-intensa tambem traz a regulacao central da dor, como a Camila colocou, na substancia P.

    Ou seja. MAL FORMULADA PRA CARAMBA A QUESTAO! 

  • Desculpem-me a minha ignorância, mas antes de decidir pelas modulações do TENS eu não teria que saber que tipo de dor é - aguda, sub-aguda e crônica - para que daí eu comece a pensar em como atuar? Até porque pelo pouco que li, dor sem diagnóstico aparente não é contraindicação para o TENS?

    Desde já, obrigado.

ID
683071
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto à seleção e ao posicionamento dos eletrodos para aplicação da diatermia por ondas curtas.

Alternativas
Comentários
  • Aplicação coplanar / paravertebral: os eletrodos serão colocados lado a lado ou um acima do outro. (http://www.concursoefisioterapia.com/2010/07/diatermia-por-ondas-curtas.html)


ID
683074
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A terapia interferencial consiste na aplicação transcutânea de correntes elétricas de média frequência, com sua amplitude modulada a baixa frequência. A respeito desse recurso terapêutico, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários

ID
683179
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A dor nos pacientes oncológicos tem natureza complexa e sua abordagem deve ser feita por uma equipe multidisciplinar. Acerca das características e do manejo da dor nos pacientes com câncer, julgue o  item  subsequente.


A estimulação nervosa elétrica transcutânea (TENS) tem como mecanismo de ação na dor crônica a ativação de fibras nervosas de diâmetro largo por meio de corrente com baixa intensidade e alta frequência, devido ao baixo limiar de ativação dessas fibras.

Alternativas
Comentários
  • Dor aguda

    Frequência : Alta  intensidade : baixa

    Dor cronica:

    Frequência : baixa  intensidade : alta


  • Dor cronica: baixa F e alta Intensidade com alto limiar

  • As fibras tipo C conduzem a dor crônica e são FINAS

    Dor cronica: intensidade alta; e frequência baixa; frequências baixas tem durabilidade alta e atuação central.

    Dor aguda: intensidade baixa; e frequência alta; frequências altas tem durabilidade baixas e atuação periférica.


ID
683182
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A dor nos pacientes oncológicos tem natureza complexa e sua abordagem deve ser feita por uma equipe multidisciplinar. Acerca das características e do manejo da dor nos pacientes com câncer, julgue o  item  subsequente.


Uma inibição sináptica no nível segmentar, por meio da TENS convencional, produz analgesia de longa duração e surgimento rápido.

Alternativas
Comentários
  • O TENS convencional é indicado para dor aguda tem tempo de analgesia de CURTA DURAÇÃO.


ID
683185
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A dor nos pacientes oncológicos tem natureza complexa e sua abordagem deve ser feita por uma equipe multidisciplinar. Acerca das características e do manejo da dor nos pacientes com câncer, julgue o  item  subsequente.


O calor é uma medida para alívio da dor, mas é contraindicado no local do tumor, pois aumenta a irrigação sanguínea local.

Alternativas

ID
683260
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A cirurgia no tratamento do câncer de mama ou de próstata pode apresentar complicações que alteram a funcionalidade dessas estruturas. No que concerne a essas complicações e ao seu tratamento, julgue o  seguinte  item.

A eletroestimulação para musculatura do assoalho pélvico, em altas frequências, é efetiva para incontinência por estresse, e, em baixas frequências, para incontinência por urgência.

Alternativas

ID
683848
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Em relação à terapia por ultrassom no reparo e remodelagem teciduais, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
683866
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Acerca do uso de correntes elétricas, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
683875
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Uma das formas de se utilizar a eletricidade como tratamento terapêutico para ganho de força é a Estimulação Elétrica Neuro-muscular (EENM). O ganho de força das unidades motoras durante a EENM depende de alguns fatores.

Sobre esse assunto, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.

I – As características das correntes elétricas usadas pela EENM irão induzir contrações de alta velocidade, o que pode explicar o seletivo recrutamento de fibras motoras rápidas.

II – A distância entre o eletrodo e o axônio pode afetar a ativação da unidade motora. Além disso, as unidades motoras de diâmetros largos, constituídas pelas fibras de contração rápida, são muitas vezes localizadas superficialmente no músculo, portanto, mais próximas do eletrodo.

III – A EENM ativa axônios colaterais no músculo antes dos axônios do nervo muscular.

IV – A EENM poderia ativar aferências musculares porque a localização dos eletrodos sobre o ponto motor ativa tanto fibras nervosas motoras quanto sensitivas. Como os motoneurônios mais largos suprem as unidades motoras mais rápidas que têm um limiar de excitabilidade mais baixo, os axônios colaterais com maiores diâmetros seriam ativados mais rapidamente por EENM do que os de menor calibre, diferentemente das contrações voluntárias.

A sequência correta é:

Alternativas

ID
683917
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Em pacientes que se encontrem no período menstrual, torna-se contraindicada terapia por ondas curtas contínuas na região lombar. Assinale a opção que apresenta o distúrbio que poderá ser produzido, caso as ondas curtas sejam utilizadas nesse período.

Alternativas
Comentários
  • Dismenorreia é a dor uterina por volta do período menstrual. A dor pode ocorrer com a menstruação ou precedê-la em 1 a 3 dias.

    Amenorreia é a falta de menstruação nas mulheres em idade fértil. O distúrbio pode ser classificado em amenorreia primária ou secundária.

    Hipermenorréia – Refere-se a sangramento prolongado, acima de 8 dias, ou quantidade excessiva, maior que 80ml, ou à associação de ambos. 

    A diminuição do fluxo menstrual, também conhecida cientificamente como hipomenorreia, pode acontecer tanto pela diminuição do volume da menstruação, como pela redução da duração da menstruação e, geralmente, não é motivo de preocupação, surgindo, na maior parte das vezes, temporariamente, especialmente durante períodos .


ID
684454
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A consequência da aplicação de calor ao corpo depende do tipo de energia térmica aplicada e de sua intensidade, dentre outros fatores.

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. O calor afeta a extensibilidade do tecido colágeno reduzindo o fluxo viscoso das suas fibras.

II. Terapeuticamente, o aquecimento do tecido conjuntivo contraído torna possível o alongamento.

III. O espasmo muscular causado por isquemia pode ser agravado pelo calor.

IV. O calor é produzido também por reflexos axonais e por uma modificação nos reflexos vasomotores.

V. Para que ocorra uma resposta fisiológica, o calor deve ser absorvido para o interior do tecido, acarretando um aumento na atividade molecular.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • O calor facilita a extensibilidade do tecido e provoca o relaxamento muscular.

ID
684457
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Fonoforese e iontoforese são duas formas terapêuticas frequentemente relacionadas como idênticas.

A esse respeio, analise as afirmativas a seguir.

I. Ambas as técnicas são utilizadas para retirar substâncias químicas de uma área edemaciada.

II. Fonoforese é um método de conduzir partículas através da pele utilizando a vibração mecânica do ultra-som.

III. Iontoforese usa uma corrente elétrica para transportar íons até o interior dos tecidos.

IV. A Iontoforese, ao contrário da fonoforese, não pode ser utilizada para administração de hidrocortisona.

V. A fonoforese pode ser utilizada para introduzir hidrocortisona e anestésico nos tecidos.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • A tecnica da iontoforese é utilizada para vários objetivos fisioterapeuticos, tais como:

    • Vasodilatação: Com o uso de produtos como o iodo (Salicilato de metila-iodex)
    • Analgesia: Com o uso de Mechoyl, Pomalgex
    • Cicatrização de feridas: Com o uso de zinco (Oxido de zinco a 20%)
    • Relaxante muscular: Lidocaina (xilocaina a 1%)
    • Antiinflamatório: com Hidrocortisona ou diclofenaco de sódio.
    • Vários outros medicamentos.

    É muito importante que o paciente consulte submeta-se a uma avaliação profissional, pois alguns fármacos podem não ser indicados para todas as pessoas. Sensibilidade ou reações alérgicas a um determinado fármaco são contra-indicações absolutas para a sua aplicação. Os profissionais capacitados para indicar a droga corretamente e principalmente em selecionar o tipo de corrente terapêutica são médicos, fisioterapeutas e farmacêuticos, que saberão qual a forma adequada para atender cada paciente.

    Além da Iontoforese para a aplicação de medicamentos também existe a fonoforese que utiliza o ultra-som terapêutico para a introdução de fármacos na pele do paciente. O objetivo é o mesmo, porém a forma de aplicação segue principios biofísicos diferentes!


ID
684460
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O ultra-som terapêutico é definido como vibrações acústicas inaudíveis de alta frequência que podem produzir efeitos fisiológicos térmicos ou não.

A respeito do ultra-som, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A impedância acústica pode ser caracterizada pela resistência oferecida pelos

    tecidos à passagem das ondas ultrassonoras. Cada tecido tem uma impedância diferente.

    Quanto maior for a agregação molecular, maior será a impedância acústica. Nos meios de

    maior agregação molecular ocorre maior interação das ondas sonoras com a estrutura

    molecular do meio, fazendo que sejam mais absorvidas, diminuindo a energia sonora e

    caracterizando maior resistência à passagem das ondas, ou uma maior impedância.

    Ressalta-se ainda que quanto maior for a impedância acústica maior será o aquecimento

    tecidual.


ID
723700
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Fluidoterapia é um agente de calor

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra E

    Referências:
    Site - Concurso e Fisioterapia

    A fluidoterapia é uma forma de aquecimento seco (38 - 45º C) e envolve uma suspensão de partículas de celulose que são mantidas em movimento pelo movimento do ar. Faz uso de forças de convecção para transmitir a energia.
  • MODO PRINCIPAL DE TRANSFERÊNCIA TÉRMICA MODALIDADE Condução -bolsas quentes -banho de parafina Convecção -Fluidoterapia -Hidroterapia           Calor superficial -Ar Umidificado Conversão -Calor radiante -laser -Microondas -Ondas Curtas         Calor profundo Ultra-som
  • Ainda existe essa tal de Fluidoterapia ?

ID
751105
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Como se denomina a corrente de média frequência homogeneamente alternada de 2500Hz, aplicada como uma série de disparos separados, onde ocorrem 50 períodos de 20ms de duração, que consistem em um disparo de 10ms em um intervalo de 10ms, sendo que cada disparo de 10ms contém 25 ciclos de corrente alternada, ou seja, 50 fases de 0,2ms de duração?

Alternativas

ID
751174
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Em relação ao ultrassom terapêutico, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
831082
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A termoterapia por calor, utilizando meio de contato para promover a transmissão térmica, provoca diversos efeitos físicos e químicos nos tecidos atingidos. Para alcançar os níveis ideais de aquecimento e os consequentes efeitos biofísicos e biológicos pretendidos, a temperatura obtida nos tecidos deve estar entre

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra C

    Referência:
    Slid -Share


    Calor profundo aumenta a temperatura da pele para 40ºC a 45ºC e atingem profundidades de 2 a 5 cm.
  • Aquecimento superficial devem aumentar a temperatura da pele num limite entre 40 e 45 graus C, a profundidade de aproximadamente, 2cm.


ID
831127
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Um paciente de trinta e sete anos de idade, portador de dedo em gatilho no segundo músculo flexor curto dos dedos da mão direita, referiu dor, edema na região da lesão e perda funcional da mão. Nesse caso, é contraindicado o tratamento fisioterápico de

Alternativas
Comentários
  • A letra E está certa, porque para este caso cujo o paciente apresenta edema e dor, o que caracteriza uma lesão de fase aguda, o MO mais indicado seria o pulsado e nao o contínuo. Levando em consideração que as contra indicações do MO são as mesmas do OC.
  • O  microondas contínuo nesse caso é contra-indicado, uma vez que, pode causar uma vasodilatação, com aumento do metabolismo, edema e temperatura local, maximizando a ação de agentes inflamatórios.

  • Resposta: letra E

    Referência: Eletroterapia Prática Baseada em Evidência.

    As características de propagação das microondas são primeiro determinadas através do comprimento de onda e frequência da energia. Enquanto a penetração das microondas é inversamente proporcional ao seu comprimento de onda. A energia de microondas tem a predisposição de penetrar os tecidos com baixa condutividade elétrica e ser absorvidas em tecidos com alta condutividade. Essencialmente, uma alta condutividade elétrica equivale a um alto conteúdo de fluido - tipicamente vasos sanguíneos, músculos, pele úmida... O grau de penetração das microondas é proporcional ao seu comprimento de onda e, assim, inversamente proporcional à sua freqüência. À medida que o comprimento de onda aumenta, a penetração aumenta e ocorre absorção nos tecidos mais profundos.

    Pense comigo:

    A energia do microondas será absorvida principalmente pelo tecido acometido pelo edema, uma vez que seu conteúdo de fluido estará aumentado (alta permeabilidade vascular, presença de carga elétrica da lesão...) e o aquecimento da área vai aumentar ainda mais a vasodilatação, podendo alterar a carga elétrica da lesão e atrapalhar a resposta imune.

  • O microondas contínuo é TÉRMICO, ou seja haverá calor na região tratada. E  o paciente apresenta edema e utilizando este recurso terá uma  piora do seu quadro clínico.


ID
831130
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Um paciente que teve o teste de Speed positivo, cuja indicação é a aplicação de fonoforese com diclofenaco dietilamônico, deve ter a aplicação ultrassônica direcionada para

Alternativas
Comentários
  • Como é realizado o teste:
    Paciente com o braço em flexão, com antebraço estendido e supinado, fisioterapeuta coloca o dedo indicador de uma das mãos sobre o sulco biciptal e a mão oposta sobre o punho do paciente, que deverá elevar o braço contra a resistência , desta forma estaremos testando o tendão do bíceps no sulco biciptal.
    O teste é positivo caso o paciente sinta dor espontânea ou durante a palpação e indica tendinite biciptal.
  • Também denominado PALM UP TEST.

  • A fonoforese consiste na introdução de substâncias selecionadas nos tecidos biológicos sob a influência do ultra-som terapêutico (US). Alguns produtos são absorvidos pela pele apenas muito lentamente, a vibração sonora de alta freqüência pode acelerar esse processo.  Existem várias vantagens na utilização dessa modalidade de tratamento, entre elas a ação localizada do "medicamento", com conseqüente ausência de efeitos colaterais decorrente de ações sistêmicas, caso a droga não tenha esse tipo de ação.

  •  O teste de Speed é muitas vezes combinado com o teste de Yergason para detectar uma tendinite bicipital.

    logo letra D
  • O teste de Speed serve para avaliar o tendão da porção longa do bíceps, através da flexão ativa do ombro em extensão e rotação externa, contra uma resistência empregada pelo terapeuta.


ID
1110181
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

São contraindicações para o uso do interferencial, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D


    INDICAÇÃO PARA USO: Alívio da dor, promoção da cicatrização, reparo nos tecidos e a produção de contrações musculares.

    http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/eletro/terapia_interferencial.htm


ID
1110214
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

São indicações para o uso da crioterapia, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • ENTORSE **


ID
1110217
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

São contraindicações para aplicação de calor (termoterapia), EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Para espasmo muscular é INDICADO a aplicação de calor!!!


  • O espasmo muscular que acompanha a hérnia de disco, lombalgias, cervicalgias e problemas articulares pode ser reduzido tanto pelo gelo, quanto pelo calor. Os efeitos do calor são: alívio da dor, diminuição da rigidez, aumento da flexibilidade, melhora do espasmo e da circulação.

  • não seria a letra D a resposta (área de contusão recente), é realizado aplicação de gelo nessa situação 


  • Raul Calazans, o enunciado da questão pede a "exceção", por isso o gabarito é letra (e).

  • Acertei pq já tinha visto essa questão em algum canto, mas AVE NÃO É CONTRAINDICAÇÃO da Termoterapia

ID
1209970
Banca
FGV
Órgão
FUNARTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O TENS (Transcutaneous Electrical Nerve Stimulation) revela-se um importante aliado do fisioterapeuta no controle da dor. Seu efeito analgésico pode ser explicado pela:

Alternativas
Comentários
  • Letra D !

    A explicação neurofisiológica mais provável que explica a modulação da dor pelo Tens, levando a analgesia , é através da ativação do "Portão espinhal da dor", proposta por Melzack e Wall. Teoria na qual há um bloqueio dos impulsos da dor que vem da periferia ( lâminas II,III e V),sendo assim , esse bloqueio na substância gelatinosa ( II e III) agiria como uma comporta que tem a capacidade de impedir que impulsos aferentes alcancem as células T , as quais conduzem a sensação de dor para diversas partes do cérebro ( cerebelo, tronco cerebral, tálamo e córtex). (UMPHERP, 1994).

    Quando se aplica um estímulo não doloroso através das fibras A ( rápidas) , esse estímulo "fecha" a "comporta , inibindo a percepção da dor ao nível medular, estimulando as células da substância gelatinosa , assim é necessário que as fibras A sejam ativadas primeiro, já que possuem limiar alto, sendo despolarizada pela corrente de alta freqüência e baixa intensidade que é indicado para dores agudas, onde o efeito analgésico é rápido, porém menos duradouro e uma sensação de formigamento. A alta insensibilidade e a baixa freqüência atuam no sistema nervoso central, estimulando substâncias analgésicas endógenas. São indicados para dores crônicas, onde o efeito analgésico é mais demorado, essa modalidade provoca uma sensação dolorosa. ( RODRIGUES E GUIMARÃES, 1998).

  • A errada, pois as fibras tipo C conduzem dor crônica.

    B errada, pois é estimulação antidrômica dos nervos Aferentes

    C errada, pois isso não explica o efeito analgésico do TENS

    D correta, pois o efeito analgésico do TENS pode ser explicado pela teoria das comportas estimulando seletivamente as grandes fibras A-alfa e A-Beta

    E errada, INIBE o influxo nociceptivo para a medula espinal


ID
1211068
Banca
FDC
Órgão
IF-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Considere o seguinte método de aplicação de calor em paciente idoso:

“Irradiação invisível com comprimento de onda que varia de 1500 a 12500 nanômetros. A potência é determinada pela intensidade e pela distância entre a fonte e a superfície.” Esse método é conceituado como:

Alternativas

ID
1211089
Banca
FDC
Órgão
IF-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Aplicação do laser de baixa potência no joelho de um paciente idoso deve ser feita com as seguintes técnicas:

Alternativas
Comentários
  • Basta usar a lógica: não existe extensão de 90 graus, logo, A e C eliminadas

    D também nada haver, aplicação de creme?? Não condiz com o uso do laser, logo a resposta é a letra B
  • a laserterapia sozinha é capaz de melhorar a funcionalidade do idoso provavelmente por meio da redução da dor e do aumento da ativação muscular;
    http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/93386


  • Extensão de 90 de graus foi sensacional kk

ID
1226692
Banca
FUNRIO
Órgão
INSS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Podemos afirmar que a exposição ao ultrassom de baixa frequência (44 – 48 KHz) com relação ao ultrassom mais usual (1 – 3MHz) resulta em

Alternativas
Comentários
  • Todos sabemos que no caso do US quanto mais baixa a frequencia, maior a profundidade de penetração.


    PAZ E LUZ SEMPRE, O ÚNICO CAMINHO É JESUS!
  • Efeito placebo (;

     


ID
1226698
Banca
FUNRIO
Órgão
INSS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O efeito térmico nos tecidos, quando expostos à ação de Ondas Curtas é muito eficientemoderadamente eficiente – e pouco eficiente, quando são elevadamente constituídos por moléculas, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Os tecidos vivos podem ser considerados como consistindo em três tipos moleculares: moléculas com carga, moléculas dipolares e moléculas não polares. Tecidos diferentes contêm proporções variadas dessas moléculas, o que influencia a condutividade.

    Produção de calor nos tecidos

    Moléculas com carga

    Dentro dos tecidos vivos há abundância de moléculas com carga – principalmente íons e certas proteínas. A exposição a um campo de OC faz com que as moléculas com carga sejam aceleradas ao longo das linhas de força elétrica. O campo de alta freqüência faz com que as moléculas com carga oscilem em torno de uma posição média, convertendo a energia cinética em calor. O tecido que contem altas proporções de moléculas com carga será, na teoria, o mais aquecido durante o tratamento com OC.

    Moléculas dipolares

    As moléculas dipolares encontradas nos tecidos vivos consistem principalmente em água e algumas proteínas. Elas podem também ser afetadas pelos campos elétricos. O campo de OC alternado causa rotação dessas moléculas a medida que a carga das placas se altera rapidamente. O aquecimento se dá como resultado do atrito entre moléculas adjacentes. Ward (1980) descreve esse processo como um meio moderadamente eficiente de aquecimento.

    Moléculas não polares

    As células adiposas são um exemplo de moléculas não polares. Embora as moléculas não polares não tenham íons livres ou pólos com cargas, elas ainda respondem à influência do campo de OC. Durante a exposição às OC a nuvem de elétrons se torna distorcida, porem é produzida uma quantidade desprezível de calor.

    Qualquer tecido altamente vascularizado é um bom condutor (alto conteúdo iônico em solução e íons livres).



ID
1226701
Banca
FUNRIO
Órgão
INSS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Marque a opção que não contém contraindicação para a laserterapia de baixa intensidade He-Ne.

Alternativas
Comentários
  • Não encontrei contraindicação para dor artrítica, pelo contrário..."Classificam-se basicamente quatro tipos de aplicações na prática clínica do laser de baixa intensidade, sendo eles a estimulação da regeneração em vários tipos de feridas abertas, tratamento de condições artríticas, tratamento de lesões de tecidos moles e alívio de dor".  

  • Quase caí dura quando vi que dor artrítica tem contraindicação de laser. Se alguém encontrar algo sobre o assunto, favor compartilhar.

  • Questão passivel de ser anulada, as vezes me pergunto se certas provas são elaboradas por Fisioterapeutas mesmo.

  • Prestei esta prova e lembro dessa polêmica questão, muita gente pôs recurso. Entretanto, parece que o gabarito realmente foi mantido...

    Foi uma prova cheia de equívocos por parte da FUNRIO

  • Bonito nome, Senhor Wiriter.

  • Bonito nome, Senhor Wiriter.

  • Bonito nome, Senhor Wiriter.


ID
1265293
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFGD
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde às indicações para o Ondas Curtas.

Alternativas

ID
1327219
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O(s) tipo(s) de laser que opera(m) na faixa de 632,8 nm é(são):

Alternativas
Comentários
  • 632,8 nm                         HeNe            (Hélio-Neônio)

    660   nm                          AlGaInP        (Alumínio-Gálio-Indio-Fósforo)

    830 nm (780 a 870 nm)  GaAlAs         (Arseneto-Gálio-Alumínio)

    904 nm                            GaAs            (Arseneto de Gálio)


ID
1327231
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A crioterapia produz no organismo os seguintes efeitos:

I. vasoconstricção e diminuição da viscosidade do sangue.
II. aumento do metabolismo e diminuição da extensão da lesão isquêmica.
III. redução do edema.
IV. diminuição da excitabilidade das terminações nervosas livres, elevação do limiar de resposta do nervo e analgesia.

Com base nessas afirmativas assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • I ERRADA, pois a crioterapia aumenta a viscosidade do sangue.

    II ERRADA pois diminui o metabolismo.


ID
1338055
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Osasco - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Com relação à Estimulação Elétrica Transcutânea do Nervo (TENS), assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A aplicação da TENS no nível motor moderado não aumenta, de forma significativa, o fluxo sanguíneo no local.
( ) A cafeína não compete com a adenosina, que é o principal mediador da redução da dor induzida pela TENS.
( ) A TENS reduz a condutividade e a transmissão dos impulsos dolorosos das pequenas fibras de dor para o SNC.

As Afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Mais alguém odeia quando uma questão de concurso coloca uma subjetividade como "de forma significativa" ?

    Baseado em quê é possível determinar se o aumento foi significativo ou não? Duvido que tenha sido em testes estatísticos. Como quase tudo na fisioterapia, as coisas são postas como verdades universais baseadas na conveniência de alguns autores ou fisioterapeutas mais experientes. O fisioterapeuta que é concurseiro tem que tentar acertar a questão sem ter bibliografia de referência, só na base do TENTAR SE COLOCAR NA PELE DO ELABORADOR DA QUESTÃO.

  • Alternativa: C

    Siga @fisiomauriciooliva - conteúdo para concursos em fisioterapia no instagram e t.me/fisioterapiaconcursos no telegram.

    “A aplicação da TENS no nível motor moderado não aumenta, de forma significativa, o fluxo sanguíneo no local.” Por mais que essas palavras sejam subjetivas é desta forma que consta na literatura, item VERDADEIRO.

    A cafeína compete com a adenosina, item FALSO.


ID
1371340
Banca
FCC
Órgão
TRT - 13ª Região (PB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Uma funcionária apresenta cólica menstrual e não há medicação disponível no ambiente de trabalho, porém há gelo e optou-se por utilizá-lo para alívio das cólicas. A forma correta de aplicação da crioterapia para esta finalidade é

Alternativas
Comentários
  • Pq a direita?

  • inibição reflexa

  • Existe referência bibliográfica disso ?

ID
1371343
Banca
FCC
Órgão
TRT - 13ª Região (PB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Um trabalhador apresenta Síndrome do Túnel do Carpo no punho esquerdo e optou-se pela utilização de laserterapia. A melhor opção de dosimetria para o tratamento desta patologia é:

Alternativas
Comentários
  • CONSULTAR O WALT

  • GABARITO: D


ID
1371346
Banca
FCC
Órgão
TRT - 13ª Região (PB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Um trabalhador apresenta epicondilite crônica no cotovelo esquerdo, caracterizada por dor e sem a presença de edema. Optou-se pela realização de fonoforese para tratamento desta disfunção. A medicação indicada para tratar esta patologia através da fonoforese é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E


ID
1371349
Banca
FCC
Órgão
TRT - 13ª Região (PB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Sobre o uso da estimulação elétrica é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO = B


ID
1371352
Banca
FCC
Órgão
TRT - 13ª Região (PB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Um paciente trabalhador apresenta tendinite do músculo supraespinhal, faz uso de medicação à base de opioides, desenvolveu tolerância analgésica e utilizará a TENS para diminuição da dor durante os movimentos do ombro. A modulação da TENS mais adequada para produzir melhores resultados analgésicos para este paciente é

Alternativas
Comentários
  • TENS de alta frequência, atua no sistema sensorial, ativando o portão da dor no nível da medula. Uma frequência alta do tens, também evita a acomodação do tecido, e é mais recomendado especialmente se a dor for crônica.

    TENS de baixa frequência, atua no sistema motor, em razão da liberação de opióides endógenos, que são substâncias que ativam os mecanismos analgésicos bloqueando os sinais nociceptivos e se fixando ao mesmos receptores que as endorfinas. Geralmente usado nas dores agudas ou sub agudas.

    Vai depender também do que o fisioterapeuta quer conseguir.


  • TENS de alta frequência, uma vez que o paciente esta com tolerãncia medicação por uso crônico de opióide, isto já me diz que TENS de baixa frequência que atua pelo mecanismo de liberação de opióides endógenos não irá ter boa repercussão neste indivíduos. 

    Outro motivo de escolha para ser p TENS de alta frequência é o modo de analgesia mais rápido que já durante a sessão fisioterápica já é possível ter efeitos analgésicos - contudo é uma analgesia de curta duração. O TENS de baixa frequência demora mais tempo para ter o efeito analgésico.

    Outro fator importante é que o TENS de alta frequencia atua diretamente no mecanismo de Comporta da Dor, a nível medula no qual este paciente demostra ser um bom cadidato a tecnica

  • GABARITO: B

  • Impressionante como caem questões sobre esse conceito. Bacana que cada vez mais fixo esse estudo.

ID
1371364
Banca
FCC
Órgão
TRT - 13ª Região (PB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Um paciente apresenta tendinite na cabeça longa do bíceps braquial. NÃO é um procedimento indicado para tratamento desta patologia na fase aguda:

Alternativas
Comentários
  • Ondas curtas não é indicado para fase aguda.

  • GABARITO: A


ID
1371367
Banca
FCC
Órgão
TRT - 13ª Região (PB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Um paciente que apresenta cervicalgia NÃO deve utilizar a TENS para o tratamento da dor, se a situação clínica também apresentar

Alternativas
Comentários
  • Dependendo de onde é este tecido desvitalizado a resposta seria outra. Sim, a epilepsia também é contra indicação, mas se o tecido desvitalizado fosse na região cervical...nem precisaria perguntar ao paciente se ele tem epilepsia...

  • A contra indicação aí tem duas respostas... Tecidos desvitalizados é contra indicado uso da tens, porém a questão não diz que que esse tecido está na cervical, então vamos pensar que o paciente apresenta mesmo epilepsia, que é contra indicado também.

  • GABARITO: A


ID
1411627
Banca
CEC
Órgão
Prefeitura de Piraquara - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Para se realizar uma correta aplicação do Ultrassom Terapêutico, devem-se levar em consideração algumas variáveis, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Durante a aplicação do Ultrassom terapêutico não se leva em consideração o gênero e/ou raça da pessoa, mas o estado da inflamação, profundidade da lesão. tipos de tecido afetado e natureza da lesão!


ID
1447267
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A dor tem um impacto significativo sobre a qualidade de vida de um indivíduo. Para o tratamento desta, deve-se identificar a causa, avaliar minuciosamente para que seja indicada a melhor intervenção física. O uso da termoterapia, em casos de dor periférica, promove analgesia, porque, entre outros fatores, diminui o espasmo muscular devido ao seguinte mecanismo:

Alternativas
Comentários
  • O aquecimento diminui a taxa de disparo das fibras eferentes do tipo II do

    Fuso neuromuscular e fibras gamas eferentes. Há aumento da taxa de disparo das fibras tipo Ib do OTG. Isso reduz a taxa de disparo dos motoneuronios alfa, levando a diminuição do espasmo.


ID
1447291
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A osteoartrose pode ser definida pelo quadro clínico articular que ocorre na cartilagem articular e no osso subcondral, com frequentes sinovites secundárias. Assinale a alternativa que indica por que o ratamento termoterápico baseado na elevação da emperatura intraarticular é contraindicado.

Alternativas

ID
1474594
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A luz do laser apresenta características que a diferem da luz de uma lâmpada incandescente. É correto afirmar que colimação pode ser definida como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

     

    colimação é o nome que se dá para o processo de tornar paralelas, com a maior precisão possível, as trajetórias de determinadaspartículas de determinados feixes, estes podem ser eletrônicos, luminosos, linhas de fluxo eletromagnético, etc.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Colima%C3%A7%C3%A3o

  • - Coerência: as ondas estão em fase no tempo e no espaço, alinhadas entre si;

    - Monocromática: tem o mesmo comprimento de onda (mesma cor);

    - Colimação: as ondas têm a mesma direção, os feixes são paralelos, não divergente, estreito, concentrado;

    - Alta intensidade: pelo fato de ser monocromática pode interagir muito com certas substâncias e pouco com outras. Como é emitida na forma de um feixe altamente colimado, pode ser direcionada com grande precisão para distâncias significativas.


ID
1474603
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Um paciente do gênero masculino, 45 anos de idade, sofreu uma lesão por estiramento no músculo reto femoral durante uma partida de futebol. Após passar por uma avaliação fisioterapêutica, foi indicada a realização de compressa de gelo por 20 minutos sobre a região. Considerando a realização da crioterapia, assinale a alternativa que indica efeito fisiológico.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

     

    A aplicação do gelo faz com que aumente o limiar de excitação das células nervosas em função do tempo de aplicação, ou seja, quanto maior o tempo menor a transmissão dos impulsos relacionados a temperatura o que pode gerar analgesia ou diminuição da dor.

     

    Uma articulação que apresenta menor espessura do tecido adiposo, o tempo necessário para atingir o resfriamento é menor do que em uma outra área que possui uma maior quantidade de tecido adiposo. (letra B)

     

    A mudança da temperatura dos tecidos causa diminuição do metabolismo, das ações químicas das células e conseqüentemente da quantidade de oxigênio e de nutrientes. (letra C)

     

    Redução da excitabilidade das extremidades nervosas livres. (letra D)

     

    Segundo Pedrinelli (1993) ap Hocutt “Baseado no conhecimento fisiológico determinado pelo uso da crioterapia verifica-se que o frio causa vasoconstrição diminuindo o fluxo sangüíneo regional e conseqüentemente, a hemorragia na área traumatizada. (letra E)

     

    http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/alternativa/crioterapia/crioterapia_flavio.htm

     

     

     

     

     


ID
1487605
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Analise o fragmento a seguir.

Para a utilização da estimulação elétrica transcutânea do nervo (TENS) foram criados alguns parâmetros elétricos. A faixa de 0-100 mA refere-se à _____; a faixa de 1-150 pps refere-se à _____; e a faixa 10-500 µs refere-se à _____.”

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

Alternativas

ID
1511365
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Considere verdadeiro (V) ou falso (F) as afirmações sobre laserterapia.

( ) As evidências mostram que essa modalidade de baixa intensidade, pode regenerar feridas, tratar condições artríticas, distúrbios músculo esqueléticos e dor.

( ) Para regeneração de feridas abertas é usada a técnica de contato convencional em torno das margens da ferida e no seu interior sem proteção.

( ) O tratamento pode ser feito em pontos de acupuntura e triggers points.

( ) Pode ser utilizada em áreas dos olhos e hemorrágicas por ser modalidade de baixa intensidade.

A sequência correta se estabelece em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

     

    Kitchen (2003), afirma que o tratamento de feridas abertas e úlceras representam a aplicação cardinal para os aparelhos de Laser de baixa intensidade e unidades combinadas de fototerapia/laserterapia de baixa intensidade. Para um tratamento abrangente de tais condições a irradiação é aplicada em dois estágios: o primeiro usando a técnica de contato convencional em torno das margens da ferida, a segunda tratando o leito da ferida com a técnica de não contato.

     

    Também é conveniente evitar a irradiação direta ou indireta no olho, pois a forma contínua pode causar desde cataratas até um processo degenerativo na retina e em áreas de hemorragia, pois esta representa contra-indicação absoluta do tratamento com laser devido à possibilidade de ocorrer vasodilatação.

     

    http://repositorio.ucb.br/jspui/bitstream/10869/868/8/Artigo_.pdf

     


ID
1511368
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A estimulação elétrica com corrente galvânica e farádica é capaz de provocar reações térmicas e químicas abaixo dos eletrodos, tratam–se de correntes:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

     

     

    Corrente Farádica ou Isométrica

    É uma corrente do tipo alternada, ou seja, que muda sua polaridade em um determinado tempo pré-estabelecido, e que realiza uma estimulação muscular por excitação nervosa. Cada estímulo provoca uma contração e em seguida há um período de repouso.

     

    Corrente Galvânica

    Também chamada voltaica ou contínua é unidirecional e essencialmente polarizada, mantendo seus polos bem determinados durante todo o tratamento uma vez fechado o circuito atravessando um eletrólito, os iões se dirigirão para os dois polos, conforme sua carga. 

     

    http://www.int-medicine.com/Servi%C3%A7osM%C3%A9dicos/Electroterapia/Estimula%C3%A7%C3%A3oGalv%C3%A2nica.aspx


ID
1518562
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Sobre a estimulação por meio de ondas sonoras (ultrassom) no modo contínuo em tecido biológico, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Ultra-som Contínuo. Benefícios: produz calor profundo na interface muscular, aumenta o fluxo de sangue para circular os nutrientes, reduz o espasmo muscular, elimina a formação fibrótica.
     

  • Resposta B é questionavel.

    Pois o ultra-som contínuo é considerado TÉRMICO, indicação anti-inflamatório, contratura muscular e espasmo muscular 


ID
1518571
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Os aparelhos de eletroterapia utilizam uma intensidade de corrente muito baixa, que é o miliampere. Os eletrodos são aplicados diretamente sobre a pele e o organismo é o condutor. Na eletroterapia, temos que considerar parâmetros como: resistência, intensidade, voltagem, condutividade, largura de pulso e frequência. Em uma lesão aguda, deve-se usar, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Uma das contraindicações do ondas curtas contínuo é quadro inflamatório agudo

  • Realmente termoterapia é contra indicada em quadro inflamatório agudo, mas a questão é "lesão aguda"...

    E se o OC tem, entre outros, o efeito analgésico, pq não usá-lo em lesão aguda?

  • Baixa Frequência: até  1000 Hz - TENS, FES, diadinâmica, farádica, galvânica.


    Média Frequência: Corrente Russa 2000-4000 Hz 2500 Hz ou Interferencial 1000 Hz a 100 KHz.


    Alta Frequência: Ondas Curtas maior que 300 KHZ e Microondas maior que 27 MHz 2450 MHz.

  • Lesão  aguda: ondas curtas modo pulsado.

    Lesão cronica: ondas curtas modo contínuo.


ID
1518580
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Existem vários tratamentos que podem ser utilizados na fisioterapia, cada qual com particularidades próprias quanto às indicações e contraindicações. Assim, para qual das situações apresentadas a seguir deve-se evitar o uso de gelo?

Alternativas
Comentários
  • Questão recorrente em concursos públicos: Fenômeno de Raynaud: caracteriza-se por episódios reversíveis de vasoespasmos de extremidades, associados a palidez, seguido por cianose e rubor de mãos e pés, que ocorrem usualmente após estresse ou exposição ao frio.

    O gelo é contraindicado no Fenômeno de Raynaud por causar mais vasoconstrição.


    http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0482-50042009000100006&script=sci_arttext


ID
1518586
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

É um recurso da fototerapia que vem sendo utilizado pela fisioterapia, por produzir um efeito anti-infamatório, analgésico, estimulante celular e modulador do tecido do conjuntivo na regeneração e na cicatrização de diferentes tecidos. O enunciado refere-se

Alternativas
Comentários
  • Termoterapia: Banho de Parafina


    Eletroterapia: Corrente Russa, FES e TENS


    Fototerapia: Laser
  • Resposta: E

    Única alternativa que contém uma modalidade de fototerapia.


ID
1525102
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

É uma técnica analgésica simples e não invasiva na qual são geradas correntes pulsadas por um gerador de pulso portátil e essas são enviadas através da superfície intacta da pele por meio de placas condutoras chamadas eletrodos. O enunciado refere-se

Alternativas

ID
1532254
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Duque de Caxias - RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Na utilização de meios físicos em reabilitação, são inúmeros os recursos utilizados como tratamento na fisioterapia. Com relação a utilização do laser e suas contraindicações absolutas, marque a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
1574560
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A eletroestimulação neuromuscular é uma estratégia terapêutica que pode ser empregada nos pacientes após acidente vascular encefálico com a finalidade de reduzir a subluxação e a dor da articulação glenoumeral (ombro). Os músculos que devem ser estimulados são:

Alternativas
Comentários
  • No estádio inicial após o AVC os músculos do membro superior afetado estão normalmente flácidos, favorecendo a subluxação glenoumeral. Apesar de vários autores associarem o ombro doloroso do hemiplégico (ODH) a este fenómeno, existem estudos que demostraram subluxação glenoumeral não dolorosa.Deste modo, existe evidência forte para a utilização da estimulação

    elétrica funcional na prevenção da subluxação glenoumeral, mas não para controlo da dor. De acordo com a literatura, deverão ser estimulados os músculos supraspinhal e deltoide posterior, tendo sido publicados diferentes protocolos, a grande maioria de aplicação transcutânea (30 minutos a 7 horas por dia, 5 a 7 dias por semana, durante 4-6 semanas, com uma frequência de 35-50 Hz, com pulsos retangulares, bifásicos, assimétricos, com duração de 300

    microssegundos, com uma intensidade que permita uma abdução e extensão mínima do ombro).

  • GABARITO: D

  • Santa Letícia! Dessa eu n fazia a menor ideia rs

ID
1574578
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A recomendação da Associação Mundial de Laserterapia para o tratamento da Síndrome do Túnel do Carpo, com relação ao tempo de tratamento, prevê aplicação

Alternativas
Comentários
  • Diagnoses            Min. area/points         Min. total dose
    Carpal-tunnel      2-3 4 Minimum         2 Joules per point

    Daily treatment for 2 weeks or treatment every other day for 3-4 weeks is recommended
    Irradiation should cover most of the pathological tissue in the tendon/synovia.

  • GABARITO: A


ID
1574596
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A massagem feita com o uso de gelo pode ser utilizada para facilitar a atividade muscular. Neste caso, ela deve ser feita

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta valendo 1.000.000,00 LETRA *C*

ID
1574599
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A aplicação de agentes térmicos sobre o processo de cicatrização tecidual provoca o deslocamento da curva de dissociação do oxigênio para a

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

  • Mas a diminuição de temperatura leva a curva para a esquerda, já o aumento para direita.. a questão não fala em frio ou calor :/

    Como falou em CICATRIZAÇÃO e não processo inflamatório, deduzi que era calor..


ID
1574602
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O movimento unidirecional de um fluido em um campo ultrassônico pode acarretar

Alternativas
Comentários
  • Kkkkkk essa aí foi a mais fácil. LETRA: A

ID
1574605
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

As reações produzidas pelo cátodo na aplicação da corrente contínua são:

Alternativas
Comentários
  • No cátodo (pólo negativo) vai ocorrer uma reação básica, com liberação de hidrogênio e necrose de liquefação. No ânodo (pólo positivo) vai ocorrer uma reação ácida, com liberação de oxigênio e necrose de coagulação.

    reação alcalina pela formação de NaOH, densidade diminuída de proteínas, excitabilidade aumentada do nervo pela despolarização e vasodilatação.


ID
1574608
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Durante o processo de reparo tecidual realizado pela aplicação de correntes elétricas contínuas ou monofásicas pulsadas, as células são atraídas por

Alternativas