SóProvas


ID
1371706
Banca
FCC
Órgão
TRT - 13ª Região (PB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente com 18 anos de idade, sexo feminino, relata ter febre, fotofobia e corrimento nasal. O exame físico mostra sinais de conjuntivite e o exame da cavidade bucal mostra máculas eritematosas e vesículas com centro branco na mucosa jugal. Na face, observa-se uma erupção eritematosa maculopapular na pele.

Este quadro clínico é compatível com o diagnóstico de

Alternativas
Comentários
  • A rubéola caracteriza-se por linfadenopatia generalizada, exantema de 2 a 3 dias deduração e sinais prodrômicos mínimos ou ausentes. É transmitida por um vírus do gêneroRubivirus e da família Togaviridae. As manifestações bucais consistem em eritema, edemade ambas as tonsilas amigdalianas e do palato mole. Não ocorre inflamação da mucosaoral que, normalmente, encontra-se empalidecida. As lesões do palato são petéquias quepodem preceder ou serem concomitantes às erupções da pele. 

    https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/O1/article/viewFile/3044/2854


  • a) Varicela, também conhecida no Brasil por catapora, é uma doença altamente contagiosa causada pela infeção inicial com o vírus Varicela-Zoster (VVZ). A doença provoca erupções cutâneas características na pele, a partir das quais se formam pequenas bolhas muito pruriginosas que ganham crosta.

    b) Rubéola (gabarito)

    c) A mononucleose infecciosa é causada pelo vírus Epstein-Barr (herpes-vírus humano tipo 4) e caracteriza-se por fadiga, febre, faringite e linfadenopatia. A fadiga pode persistir durante semanas ou meses. Complicações graves, incluindo obstrução das vias respíratórias, ruptura esplênica e síndromes neurológicas, ocorrem de maneira ocasional. O diagnóstico é clínico ou feito por testes de anticorpos heterófilos. O tratamento é de suporte.

    d)Herpangina é uma alteração febril provocada por numerosos vírus Coxsackie do grupo A e, ocasionalmente, por outros enterovírus. A infecção causa lesões vesiculares e ulcerativas na mucosa da orofaringe. A herpangina tende a ocorrer em epidemias, acometendo com mais frequência lactentes e crianças.

    e) eritema multiforme é uma reação imunológica das mucosas e da pele. Essa reação pode estar associada ao herpes ou a uma possível reação alérgia a medicamentos e/ou alimentos.