SóProvas


ID
1372435
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

De acordo com a Lei Nº 4.898, de 9 de dezembro de 1965, que regula o direito de representação e o processo de responsabilidade administrativa civil e penal, nos casos de abuso de autoridade, analise as afirmativas abaixo:

I. A ação penal será iniciada, independentemente de inquérito policial ou justificação por denúncia do Ministério Público, instruída com a representação da vítima do abuso.

II. Apresentada ao Ministério Público a representação da vítima, aquele, no prazo de quarenta e oito horas, denunciará o réu, desde que o fato narrado constitua abuso de autoridade, e requererá ao Juiz a sua citação, e, bem assim, a designação de audiência de instrução e julgamento.

III. As testemunhas de acusação e defesa poderão ser apresentadas em juízo, independentemente de intimação.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Lei 4.989/1965

    Art. 12. A ação penal será iniciada, independentemente de inquérito policial ou justificação por denúncia do Ministério Público, instruída com a representação da vítima do abuso.

    Art. 13. Apresentada ao Ministério Público a representação da vítima, aquele, no prazo de quarenta e oito horas, denunciará o réu, desde que o fato narrado constitua abuso de autoridade, e requererá ao Juiz a sua citação, e, bem assim, a designação de audiência de instrução e julgamento.

    Art. 18. As testemunhas de acusação e defesa poderão ser apresentada em juízo, independentemente de intimação.

  • Pequena dúvida minha.

    Não entendi a expressão "A ação penal será iniciada, independentemente de (...) justificação por denúncia do Ministério Público".

    Independentemente de justificação por denúncia do MP? Entendi que a denúncia não precisava de fundamentação/justificação.

  • Importante observar, diferente do que possa parecer, que a ação é pública incondicionada. Foi um vacilo grande do legislador, posteriormente corrigido com a edição da Lei 5.249/67.

    "O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o CONGRESSO NACIONAL decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
    Art. 1º A falta de representação do ofendido, nos casos de abusos previstos na Lei nº 4.898, de 9 de dezembro de 1965, nao obsta a iniciativa ou o curso de ação pública.
    Art. 2º A presente Lei entra em vigor na data de sua publicação.
    Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.
    Brasília, 9 de fevereiro de 1967; 146º da Independência e 79º da República."

  • No item I, a vírgula foi empregada de forma diferente do texto legal, desta feita, ocasionado a confusão que o amigo Nagell citou. Na minha humilde opinião tal equívoco muda completamente o sentido da assertiva, deste modo, eu a considerei incorreto o item.

  • Lei 4.989/1965

    Art. 12. A ação penal será iniciada, independentemente de inquérito policial ou justificação por denúncia do Ministério Público, instruída com a representação da vítima do abuso.

    Art. 13. Apresentada ao Ministério Público a representação da vítima, aquele, no prazo de quarenta e oito horas, denunciará o réu, desde que o fato narrado constitua abuso de autoridade, e requererá ao Juiz a sua citação, e, bem assim, a designação de audiência de instrução e julgamento.Art. 18. As testemunhas de acusação e defesa poderão ser apresentada em juízo, independentemente de intimação.

  • Comentando a questão:

    I) CORRETA. A assertiva é transcrição do art. 12 da Lei 4898/65.

    II) CORRETA. A assertiva é transcrição do art. 13 da Lei 4898/65.

    III) CORRETA. A assertiva é transcrição do art. 18 da Lei 4898/65.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D




















  • Questão totalmmente desatualizada.

     A Lei nº 13.869 de 2019 revogou totalmente a Lei 4898 de 1965.

    A questão trata da Lei 4898 de 1965.