SóProvas


ID
1372870
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em uma empresa, a exposição ocupacional ao asbesto é fator de risco de natureza ocupacional para

Alternativas
Comentários
  • 14.3.5 PLACAS EPICÁRDICAS OU PERICÁRDICAS CID-10 I34.8 1 DEFINIÇÃO DA DOENÇA – DESCRIÇÃO O espessamento da pleura é uma reação a distintos estímulos, com produção de líquido, ou não, e inflamação progressiva, podendo resultar em fibrose simples e isolada ou no desenvolvimento de enormes placas, hialinas ou calcificadas. Os grandes espessamentos pleurais, de um modo geral, são conseqüência de processos tuberculosos, hemotórax de maiores proporções e empiemas. Do ponto de vista ocupacional, a principal causa de placas epicárdicas e/ou pericárdicas é o asbesto ou amianto. Uma série de outras causas pode induzir ao espessamento das pleuras pela deposição local de fibrina: pneumonia, embolia pulmonar, manuseio da cavidade pleural, radioterapia, derrames de etiologias variadas, etc. A chamada asbestose pleural promove o aparecimento de placas ou o espessamento localizado, simples ou generalizado, uni ou bilateral, seguindo o contorno costal, que pode calcificar. Nas partes mais baixas do tórax, justadiafragmáticas, costuma-se observar melhor as calcificações e, em determinadas ocasiões, as incidências radiológicas convencionais não são suficientes para evidenciar a imagem, tornando-se necessário recorrer a posições oblíquas.
  • Placas epicárdica, depósito de cálcio a nível da base pulmonar asbestose.

  • Chutei bonito!

     

    Vai que é tua Tafaréu!!!

     

     

    Placas epicárdicas ou pericárdicas - Epidemiologia e Fatores de risco




    Entre os minerais fibrosos, o asbesto ou amianto é o de maior risco para a saúde. Os trabalhos na extraçãoe beneficiamento de amianto, em fábricas de artigos que o utilizam, tais como tecidos a prova de fogo e materiais de fibrocimento, particularmente na construção civil, constituem situações de exposição consideradas potencialmente importantes.

     

    Em trabalhadores expostos a poeiras de asbesto ou amianto, a presença de placas epicárdicas ou pericárdicas deverá ser enquadrada como doença relacionada ao trabalho, do Grupo I da Classificação de Schilling, em que o trabalho é considerado como causa necessária.

     

    http://doencas-trabalho.blogspot.com.br/2015/08/placas-epic-ou-peric-epidemiologia-e.html