SóProvas


ID
1372906
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O método de triagem mais difundido entre as escolas de treinamento de equipes em todo mundo é denominado pela sigla S.T.A.R.T., que em português significa Triagem Simples e Tratamento Rápido. Nele, um esquema de classificação por cor representa a avaliação das condições do acidente e as condições da vítima em três fatores: respiração, circulação sanguínea e nível de consciência, por meio de um fluxograma de cores.

Esse fluxograma prioriza o atendimento por cores da seguinte maneira:

Alternativas
Comentários
  • Cor Vermelha

    Significa primeira prioridade:

    São as vítimas que apresentam sinais e sintomas que demonstram um estado crítico e necessitam tratamento e transporte imediato.

    Cor Amarela

    Significa segunda prioridade: São as vítimas que apresentam sinais e sintomas que permitem adiar a atenção  e podem aguardar pelo

    transporte. 

    Cor Verde 

    Significa terceira prioridade: São as vítimas que apresentam lesões menores ou sinais e sintomas que não requerem atenção imediata.

    Cor Preta

    Significa sem prioridade (morte clínica): São as vítimas que apresentam lesões obviamente mortais ou para identificação de cadáveres

    Porem só ha um consenso entre os autores nas cores vermelho, amarelo e verde, em relacão as cores branco e preto não 

  • S.T.A.R.T. –Simple Triage and Rapid Treatment

    • Óbito (Preto): Pacientes que não respiram, mesmo após manobras simples de abertura da via aérea.

    • Imediata (Vermelho): Respiração presente somente após manobras de abertura da via aérea, ou respiração maior que 30 por minuto. Significa primeira prioridade, são as vítimas que apresentam sinais e sintomas que demonstram um estado crítico e necessitam tratamento e transporte imediato.

    • Atrasada (amarelo): Pacientes que não se enquadram nem na prioridade imediata e nem na prioridade menor. Significa segunda prioridade, são as vítimas que apresentam sinais e sintomas que permitem adiar a atenção e podem aguardar pelo transporte.

    • Menor (verde): Feridos que estão andando pelo local. Significa terceira prioridade, são as vítimas que apresentam lesões menores ou sinais e sintomas que não requerem atenção imediata.

    Resposta B

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Regulação médica das urgências / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Especializada. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2006.

  • Vítima verde: anda.

    Vítima vermelha: respiração > 30 ou Enchimento Capilar > 2 segundos ou pulso radial ausente ou respira após abertura de vias aéreas.

    vitima amarela: não anda mas cumpre ordens simples.

    vítima cinza ou preta: não respira mesmo após as manobras abertura de vias aéreas.

    • VERDE -Consegue andar e pode esperar e até ajudar
    • AMARELO - Sem risco iminente de morte. Não anda. FR <30 Enchimento capilar normal < 2 segundos
    • VERMELHO - Risco de morte. Respiração Ausente ou FR > 30. Enchimento capilar > 2 segundos. Não responde ordens simples.
    • PRETO - Óbito

    Vermelho – prioridade 1 Corresponde aos feridos graves, com lesões severas, em situações de riscos iminentes, cujas probabilidades de sobreviver dependem de cuidados imediatos, por equipe médica experiente, em local adequado (pacientes de alto risco).

    Amarelo – prioridade 2 Corresponde aos feridos com lesões graves, mas, que por não estarem em estado de risco iminente, tem menor prioridade que os de alto risco, já que sua sobrevivência independe de cuidados imediatos.

    Preto – prioridade 3 Corresponde aos pacientes terminais, com lesões de extrema gravidade e cujo prognósticos são sombrios, que, mesmo atendido imediatamente por equipe médica experiente, irão falecer.

    Verde – Prioridade 4 Pacientes com lesões leves e baixo nível de risco e são liberados para controle ambulatoriais