SóProvas


ID
1374304
Banca
FCC
Órgão
TRT - 13ª Região (PB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

“Uma empresa pode ter gestão de competências sem ter gestão por competências, mas o inverso não é verdadeiro” (Bruno Rocha Fernandes, 2013).

Com base nessa afirmação, a gestão por competências refere-se a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

     MODELOS DE GESTÃO POR COMPETÊNCIA

    A gestão de competências faz parte de um sistema maior de gestão organizacional, que toma como referência a estratégia da organização e direciona as suas ações de recrutamento e seleção, treinamento, avaliação, remuneração e gestão de carreira para a captação e o desenvolvimento das competências necessárias para atingir seus objetivos (BRANDÃO; GUIMARÃES, 2001).

    Questão de Concurso

    (Cespe/TST/Analista Judiciário/2008) A gestão por competências, por ser considerada ultrapassada pelas modernas técnicas de gestão, caiu em desuso nas organizações do conhecimento, tendo sido substituída pela gestão por objetivos e processos.

    Gabarito: errado. A gestão por competências é um tema contemporâneo e está em plena utilização, atrelada, inclusive, aos modelos de gestão estratégica.

    Para Brandão e Bahry (2005) a gestão por competências tem sido utilizada como modelo gerencial alternativo aos instrumentos tradicionalmente utilizados pelas organizações, tendo a capacidade de ser utilizado de forma estratégica pelas organizações, por meio do gerenciamento dos gaps ou das lacunas de competências, que se refere à diferença entre as competências necessárias à consecução dos objetivos organizacionais e às competências já disponíveis na organização. Para identificação e eliminação das lacunas de competências, é necessário realizar o mapeamento de competências.


    Fonte: RIBAS & SALIM (2013)

  • A) atividade informal, que pode ser executada por qualquer gestor no exercício de seu trabalho, por meio da atribuição de desafios, leituras, conversas de coaching feedback constante. ( Errada) GESTÃO DE COMPETÊNCIA 

    B) empresas que definem e formalizam um conjunto de competências, que esperam de seus colaboradores e as utilizam sistematicamente como parâmetro para trabalhar suas pessoas. (Correta) GESTÃO POR COMPETÊNCIA 

    C) empresas que promovem ações de treinamento pontuais ou realizam outras ações de desenvolvimento, com base nas solicitações de seus gestores e de seus colaboradores. ( Errada) GESTÃO DE COMPETÊNCIA 

    D) um conjunto de ações que gestores e/ou empresas realizam com vistas ao desenvolvimento de competências de seus profissionais, quando não há competências formalizadas. ( Errada) GESTÃO DE COMPETÊNCIA

    E) planos de desenvolvimento individuais estabelecidos entre o gestor e seus colaboradores, com foco no aprimoramento de capacidades intelectuais, que permitam elevar resultados. ( Errada) GESTÃO DE COMPETÊNCIA

    https://books.google.com.br/books?id=sTVHAAAAQBAJ&pg=PT74&lpg=PT74&dq=Uma+empresa+pode+ter+gestão+de+competências+sem+ter+gestão+por+competências,+mas+o+inverso+não+é+verdadeiro&source=bl&ots=8nr5aO0e_b&sig=66Qf8joWjwXyuCyQ-3v6rZPoKTU&hl=pt-BR&sa=X&ei=90baVOSiF4OTNq_YgbAL&ved=0CB8Q6AEwAA#v=onepage&q=Uma%20empresa%20pode%20ter%20gestão%20de%20competências%20sem%20ter%20gestão%20por%20competências%2C%20mas%20o%20inverso%20não%20é%20verdadeiro&f=false


  • Gestão POR competências: Mobilizar, Integrar, transferir conhecimento, recursos habilidade que agreguem valor econômico (para a organização) e social (para o indivíduo).

    Gestão DE competências: Açoes efetivamente realizadas pela organização para melhorar o desempenho. (ex. treinar, desenvolver habilidades, incentivar atitudes...)

  • Uma forma que eu pensei ser fácil para entender:


    Gestão DE competências: são desconhecidas; aquelas a serem desenvolvidas.


    Gestão POR competências: são conhecidas; definidas pela organização.


    Apenas na letra "b" as competências são explícitas. Nas demais alternativas serão desenvolvidas pelos gestores.

  • De acordo com Brandão e Guimarães citado Ribas e Salim (2015, p. 97), "cabe um distinção entre gestão por competências e gestão de competências. A primeira se refere à estruturação das atividades das áreas e das equipes de acordo com os tipos de competências necessárias para realizá-las. A segunda se refere ao conjunto de mecanismos utilizados para gerir as competências, incluindo o planejamento, a organização, a avaliação e a escolha das formas de desenvolvimento de competências necessárias ao alcance dos resultados pretendidos".


    De acordo com Chiavenato citado por Wikipidia "Gestão por competências é um sistema de gestão desenvolvido no sentido de identificar e gerir perfis profissionais que proporcionem um maior retorno à um negócio, identificando os pontos de excelência e fortaleça e as oportunidades de melhoria, suprindo lacunas e agregando conhecimento."



    Referência:

    RIBAS, Andréias Lins; SALIM, Cassiano Ramalho. Gestão de Pessoas para Concursos. 3ª ed. rev. e atual. Brasília: Alumnus, 2015.


    CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando Pessoas. 4. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003

  • Segundo Bruno Fernandes, Gestão de competências pode ser entendida como uma atividade informal, que pode ser executada por qualquer gestor no exercício de seu trabalho. Quando esse gestor ou essa empresa oferecem treinamento às suas equipes, atribuem desafios, estimulam leituras, mantêm conversas e dão feedback, sempre visando promover o crescimento profissional de suas equipes, realizam gestão de competências. Uma empresa também faz gestão de competências à medida que promove ações de treinamento pontuais ou realiza outras ações de desenvolvimento.

     

     

    Sendo assim, a gestão de competências pode ser definida como o conjunto de ações que gestores e/ou empresas realizam com vistas ao desenvolvimento de competências de seus profissionais, mesmo quando não há competências descritas e formalizadas – e essa é a diferença entre gestão de e gestão por competências.

     

     

    Bruno Fernandes - Gestão Estratégica de Pessoas (com foco em Competências)

  • Gestão DE competências: forma como a organização PLANEJA, ORGANIZA, DESENVOLVE, ACOMPANHA E AVALIA as competências necessárias ao seu negócio.

     

     

    Gestão POR competências: sugere que a organização divida o trabalho de suas equipes segundo as competências.

     

    A "DE" pode incluir ou não a "POR".

  • Desacato

           Art. 331 - Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela:

           Pena - detenção, de seis meses a dois anos, ou multa.

    O insulto não foi no exercício da função, foi por prática algo errado dentro da repartição.

  • GAB: LETRA B

    Complementando!

    Fonte:  (Fernandes, 2013)  / Rodrigo Rennó - Estratégia 

    A letra A está errada. A questão se baseou no conceito de Fernandes . Para esse autor, se a organização apenas executa ações ou atividades informais de desenvolvimento de competências, sem a definição de competências necessárias, ela estaria executando a gestão de competências.  

    Já a letra B está perfeita e descreve o conceito de gestão por competências de Fernandes.

    A letra C repete o erro da primeira alternativa: as ações não estão atreladas às competências formalizadas e definidas pela organização como necessárias para que a instituição obtenha sucesso.

    A letra D está também equivocada, pois nos apresenta o conceito de gestão de competências, com sua falta de formalização das competências.

    Finalmente, a letra E está também errada, pois o foco está no desenvolvimento individual, sem um “norte” da empresa.

    =-=-=-=-=-=-=

    INDO MAIS FUNDO!

    Fonte:  BRANDÃO e GUIMARÃES (1999) apud RIBAS, A. L., SALIM C. R, Gestão de Pessoas para Concursos. Alumnus, Brasília: 2013. 

    Gestão de Competências x Gestão por Competências:

    Gestão DE Competências:

    • Trata-se de algo mais “simples” e “informal”. A gestão de competências ocorre quando o gestor busca orientar e desenvolver as competências dos funcionários, de forma pontual, com o objetivo de melhorar o desempenho do trabalho e aprimorar o crescimento profissional do indivíduo. A gestão de desempenho pode ser realizada por qualquer gestor. Por exemplo: treinamentos, feedbacks, etc. 

    Gestão POR Competências:

    • Trata-se de um conceito muito mais abrangente. Consiste em uma forma diferenciada de gerenciar as pessoas. Ocorre quando a organização estabelece um “padrão” de competências que são necessárias aos indivíduos para que os objetivos organizacionais sejam alcançados. Ou seja, trata-se de algo “planejado” e “formalizado” pela organização, onde são definidas, descritas e formalizadas quais são as competências necessárias ao alcance dos objetivos estratégicos da organização.