-
A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) é o informe contábil que evidencia, de forma sintética, os valores correspondentes à formação da riqueza gerada pela empresa em determinado período e sua respectiva distribuição.
Obviamente, por se tratar de um demonstrativo contábil, suas informações devem ser extraídas da escrituração, com base nas Normas Contábeis vigentes e tendo como base o Princípio Contábil da Competência.
A riqueza gerada pela empresa, medida no conceito de valor adicionado, é calculada a partir da diferença entre o valor de sua produção e o dos bens e serviços produzidos por terceiros utilizados no processo de produção da empresa.
-
Questão chata, mas vamos lá...
I. Objetiva apresentar, depois de eliminados os valores que representam dupla contagem, a parcela de contribuição que a entidade tem na formação do Produto Nacional Bruto (PNB). Assertiva cobra do candidato conhecimento de econômia, o DVA mostra a parcela de contribuição do PIB. É importante entender que o PIB (Produto Interno Bruto) é o valor de todos os bens e serviços finais produzidos excluindo da conta todos os bens de consumo de intermediário (veja como o conceito é bem parecido com o de valor adicionado). Já o PNB é uma forma de identificar o quanto do PIB é oriundo de fator de produção nacional, logo sua fórmula é PIB mais o valor líquido de remessas do exterior ( recebidas menos enviadas).
II. Apresenta o quanto a entidade agrega de valor aos insumos adquiridos de terceiros e que são vendidos ou consumidos durante determinado período. O DVA apresenta o quanto a entidade agrega de valor aos seus produtos ou serviços, ela faz isso através da evidenciação do Valor Adicionado bruto ( Receitas - Insumos Adquiridos de Terceiros). O único erro possível de se inferir na questão é a palavra consumidos, é impossível verificar o que foi gerado de riqueza em itens consumidos, uma vez que não há negociação do bem nestes casos, logo não é possível fazer o cálculo do Valor Adicionado bruto ( Receitas - Insumos Adquiridos de Terceiros).
III. Apresenta o valor da riqueza econômica gerada pelas atividades da empresa como resultante de um esforço coletivo e sua distribuição entre os governos federal, estadual e municipal. Apesar de estar evidenciado no DVA esta distribuição, ela não fica limitada a estes participantes da distribuição da riquiza, mas evidencia todos, até a própria empresa. São eles: Pessoal, Impostos e Taxas (Subdivido por governo), Remuneração de capital de terceiros, Remuneração de Capital Próprio.
IV. Tem por objetivo apresentar o valor da riqueza econômica gerada pelas atividades da empresa como resultante de um esforço coletivo e sua distribuição entre os elementos que contribuíram para sua criação. Correto: Trecho retirado da Lei 6.309/1976.
-
Lei 6.404/76
Art. 188.
II – demonstração do valor adicionado – o valor da riqueza gerada pela companhia, a sua distribuição entre os elementos que contribuíram para a geração dessa riqueza, tais como empregados, financiadores, acionistas, governo e outros, bem como a parcela da riqueza não distribuída.
Gabarito: c, apenas o item IV está correto.
-
Pessoal, vejam os enunciados das questões:
1- Q424443 – FUNCAB 2014 – MDA - Essa demonstração apresenta o quanto a entidade agrega de valor aos insumos adquiridos de terceiros e que são vendidos ou consumidos durante determinado período
2- Q571291 -FGV 2015 - TJ-RO - Contador - A DVA apresenta o quanto a entidade agrega de valor aos insumos adquiridos de terceiros e que são vendidos ou consumidos durante o período
O item II está correto! A questão deveria ter sido anulada!
-