Os fatos contábeis alteram o Patrimônio sob seus dois aspectos básicos: o qualitativo e o quantitativo.
Ao analisar os fatos permutativos, observa-se que estes provocam variações estritamente qualitativas, isto é, modifica-se apenas a natureza dos elementos patrimoniais envolvidos.
Já os fatos modificativos e os fatos mistos geram mudanças reais na expressão monetária da situação líquida, ou seja, provocam variações de natureza quantitativa.
OBS.: Não confunda fato com ato administrativo. O ato administrativo, ao contrário do fato administrativo, não produz de imediato qualquer alteração no Patrimônio e não deve ser registrado na contabilidade. Se contabilizado, é chamado de operação extrapatrimonial (conta de compensação). Encarregar um empregado a desempenhar determinada tarefa constitui um ATO ADMINISTRATIVO. Agora, pagar a ele o seu salário define um FATO ADMINISTRATIVO, pois estará alterando o Patrimônio da entidade.
FONTE: http://www.socontabilidade.com.br/conteudo/fatos_contabeis.php
GABARITO "C"
Vamos analisar as alternativas apresentadas.
I. Correta. Os fatos contábeis são ocorrências que têm por efeito alterações quantitativas e/ou qualitativas no patrimônio de uma entidade.
II. Correta. Os fatos permutativos alteram a qualidade do patrimônio sem alterar a situação líquida da entidade, ou seja, o valor de seu patrimônio líquido.
III. Incorreta. Atos administrativos não provocam alterações patrimoniais na entidade (qualitativas ou quantitativas), razão pela qual não são evidenciados pela contabilidade (exemplo: contratação de funcionários, realização de avais etc).
IV. Incorreta. Os fatos contábeis são ocorrências que têm por efeito alterações quantitativas e/ou qualitativas no patrimônio de uma entidade.