SóProvas


ID
1376050
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A estratégia analítica de Edgard de Decca (1992) para pensar a memória histórica, elaborada nos enunciados dos discursos políticos, como na assim chamada “Revolução de 1930”, consolidada por certa prática historiográfica, legitimadora desse processos históricos como revolucionário é problematizada pelo autor. Em suas palavras: “Esse discurso como exercício efetivo do poder político, além de periodizar a história, define o lugar onde ela deve ser lida - o passado memorizado como domínio das oligarquias e o presente como uma revolução sem prazo para acabar. (...) Como discurso do exercício do poder, a Revolução de 1930 oculta o percurso das classes sociais em conflito, não apenas anulando a existência de determinados agentes, mas, principalmente, definindo enfaticamente o lugar da história para todos os agentes sociais. (...)” (1992:72)
Na configuração do “Discurso do Poder”, segundo Decca(1992), assinale a alternativa que apresenta quem teve o seu percurso ocultado e mostra como foi interpretada a etapa histórica anterior a “Revolução de 1930”:

Alternativas
Comentários
  • Gab: A

  • Gab A

  • A questão fica linda na frase( ... ) que anunciaram a tomada do poder em 1930 como marco principal do movimento (...) pois quem ganhou as eleições na época foi Júlio Prestes, entretanto, Vargas colocou pra correr kkkkkkk e tomou o poder .

    gabarito A

  • Velho a galera coloca tanto comentário desnecessário. Se ja tem um comentário com a resposta (para os não assinantes) Por que a galera fica botando de novo?? desnecessário. Vamos melhorar !

  • Também achei seu comentário desnecessário, Breno Lins!

    Eles comentam porque também são assinantes e possuem o mesmo direito que vc tem de fazer comentários.

    Aff! Sem paciência pra gente que reclama de TUDO!