SóProvas


ID
1376404
Banca
ESAF
Órgão
SMF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Avalie, se verdadeiro ou falso, os itens a seguir a respeito do uso de amostragem estatística em auditoria e assinale a opção que indica a sequência correta.

I. O nível de risco que o auditor está disposto a aceitar não afeta o tamanho da amostra exigido em razão da existência de outros controles a serem utilizados;

II. O auditor seleciona itens para a amostragem de forma que cada unidade de amostragem da população tenha a mesma chance de ser selecionada;

III. Existem outros riscos não resultantes da amostragem tais como o uso de procedimentos de auditoria não apropriados;

IV. Para os testes de controle, uma taxa de desvio da amostra inesperadamente alta pode levar a um aumento no risco identficado de distorção relevante.

Alternativas
Comentários
  • letra B

    o nivel do risco afeta o tamanho da amostra
  • Item I ERRADO. De acordo com o item I, do Apêndice I, da NBC TA 530,
    “a eficiência da auditoria pode ser melhorada se o auditor estratificar a
    população dividindo-a em subpopulações distintas que tenham
    características similares”.
    Item II CORRETO (Apêndice 3 da NBC TA 530)
    Item III CORRETO (Apêndices 2 e 3 da NBC TA 530).

    Professor Guilherme Sant’Anna, passo estratégico

  • item I - Falso. Quanto menor a amostra maior o risco. Logo para diminuir o risco é preciso aumentar a amostra. 

    item II - Verdadeiro. Se não há chances iguais de seleção não temos amostragem estatística. O item 8 da NBC TA 530 esclarece: 

    “O auditor deve selecionar itens para a amostragem de forma que cada unidade de amostragem da população tenha a mesma chance de ser selecionada”. 

    item III - Verdadeiro. É o chamado risco de não amostragem. Decorrem de imperícia, falta de experiência, ou qualquer outra razão não resultante da amostragem. O item A1 NBC TA 530 exemplifica:

     “Os exemplos de risco não resultante da amostragem incluem o uso de procedimentos de auditoria não apropriados ou a interpretação errônea da evidência de auditoria e o não reconhecimento de uma distorção ou de um desvio".

    Item IV – Verdadeiro. Transcrição do item A21 da NBC TA 530: 

    "A21. Para os testes de controles, uma taxa de desvio da amostra inesperadamente alta pode levar a um aumento no risco identificado de distorção relevante, a menos que sejam obtidas evidências adicionais de auditoria que comprovem a avaliação inicial". 

    Resposta B