Ergonomia - é a ciência que procura configurar, projetar e adaptar o trabalho ao homem, mediante a compreensão das interações do ser humano com os demais elementos de um sistema de trabalho. Também designada como o estudo dos fatores humanos no trabalho, consiste na aplicação de teorias, princípios, dados e métodos para a concepção de produtos e sistemas de trabalho visando, de forma integrada, a saúde, a segurança e o bem-estar do indivíduo, bem como a produtividade dos indivíduos e a eficácia dos sistemas.
O arranjo físico ou leiaute (do inglês layout) consiste no esquema de disposição física dos equipamentos, das pessoas, dos materiais e mesmo das unidades administrativas de uma organização. O layout é relevante para tornar o processo produtivo mais eficiente e eficaz. Assim, a posição de cada equipamento deve ser planejada.
Segundo Chiavenato, o arranjo físico possui os seguintes objetivos:
1. Integrar máquinas, pessoas e materiais para possibilitar uma produção eficiente.
2. Reduzir transportes e movimento de materiais
3. Permitir um fluxo regular de materiais e produtos ao longo do processo produtivo, evitando gargalos de produção.
4. Proporcionar utilização eficiente do espaço ocupado
5. Facilitar e melhorar as condições de trabalho
6. Permitir flexibilidade, a fim de atender a possíveis mudanças imprevistas
Alternativa A. Errado. O layout não se relaciona com a avaliação de pessoal.
Alternativa B. Certo. Um dos principais objetivos do layout é melhorar a eficiência do processo produtivo. Para tanto, busca-se um esquema físico que favoreça o fluxo regular de materiais e a ergonomia dos empregados.
Alternativa C. Errado. Não existe uma regra única sobre o layout. Tudo depende daquilo que é produzido e do tipo de organização. Em muitos casos, o layout fomentará a integração dos diferentes setores da empresa.
Alternativa D. Errado. Custos de decoração? Não tem nada disso. O layot busca tornar o processo produtivo mais eficiente e não se confunde com decoração.
Gabarito: B