-
Gabarito Letra A
I - CERTO: O equilíbrio do consumidor é a junção entre a curva de indiferença (o que ele quer) + a restrição orçamentária (o que ele pode).
A escolha ótima do consumidor estará onde a razão das utilidades marginais dos bens for igual à razão entre os preços dos bens (princípio da igualdade marginal). (Umg1/Umg2) = (p1/p2).
II - Errado, trocaram os conceitos de isoquanta com o de isocusto
Isoquanta: é a curva que relaciona capital (K) com mão de obra (L), sendo a produção (Y) constante, ou seja: é a combinação de fatores de produção variáveis que implica o mesmo VOLUME de produção
Isocustos: é a combinação de fatores de produção variáveis que implicam mesmo CUSTO de produção
III - CERTO: Bem de giffen possui Efeito Substituição negativo, Efeito Renda negativo, sendo que ER com MAIOR intensidade que o ES, em valores absolutos. (Mais do que compensa).
IV - CERTO: Deseconomia de escala é quando uma empresa aumenta os seus investimentos (em capital ou trabalho) para ganhar produtividade, mas acontece o contrário, ela perde produtividade
bons estudos
-
A afirmação III está correta. Podemos dizer que o consumidor fica tão mais pobre quando aumenta
o preço do bem de Giffen (efeito renda), que ele precisa deixar de consumir os outros bens para
consumir mais bens de Giffen. Portanto, o efeito renda supera o efeito substituição, em valores
absolutos.
-
I. É exatamente isso! Note que a FCC insiste muito nesta relação de igualdade entre as inclinações da reta de orçamento e da curva de indiferença no ponto ótimo do consumidor.
II. Veremos a reta de isocuto na próxima aula, mas está errado. A reta de isocusto está para a teoria da produção como a reta de orçamento está para a teoria do consumidor. A afirmação trouxe o conceito de isoquanta, que também será visto na próxima aula.
III. Perfeito. Se o bem é de Giffen, o efeito renda supera o efeito substituição (é a mesma coisa de dizer que o efeito substituição é menor que o efeito renda) e, mais ainda, age em sentido contrário.
IV. É outro conceito que veremos mais à frente, mas está correto. Se há deseconomias de escala, ao elevar a quantidade de insumos, a produção aumenta menos do que proporcionalmente.
Resposta: A
-
GAB: LETRA A
Complementando!
Fonte: Celso Natale - Estratégia
Questão que cobra diversos conceitos vistos até aqui. Vale como revisão.
Para começar, a afirmação I está correta. A melhor cesta para o consumidor está no ponto onde a curva de indiferença tangencia a reta de restrição orçamentária, fato que tem por requisito que suas inclinações sejam idênticas. Vale lembrar que esse é o caso geral, havendo as soluções de canto que ocorrem quando os bens são substitutos perfeitos. Com isso já eliminamos as alternativas “d” e “e”.
A afirmação II está errada. Estaria correta se trocássemos “isocustos” por “isoquantas”. Mas não tem como você confundir, sabendo o significado desses nomes, não é? As alternativas B e C também devem ser descartadas, e já podemos marcar o gabarito. Mas vamos adiante para confirmar nossa opção.
A afirmação III está correta. Podemos dizer que o consumidor fica tão mais pobre quando aumenta o preço do bem de Giffen (efeito renda), que ele precisa deixar de consumir os outros bens para consumir mais bens de Giffen. Portanto, o efeito renda supera o efeito substituição, em valores absolutos.
-
Não consigo entender como a IV está correta.
Deseconomia de escala num seria a relação Delta(c)/c/Delta(q)/q > 1 ? Pela alternativa não da para inferir que a variação do custo foi maior que a variação da quantidade.
Alguém entendeu da mesma forma?