-
Gabarito C.
Características da Teoria dos Sistemas
Os principais conceitos da Teoria dos Sistemas são:
Ø Entrada – se relaciona com tudo o que o sistema recebe do ambiente externo para poder funcionar.
Ø Saída – é o que o sistema produz. Uma saída pode ser: energia, uma informação, um produto etc.
Ø Feedback – é o retorno sobre o que foi produzido, de modo que o sistema possa se corrigir ou modificar.
Ø Caixa-preta – se relaciona com um sistema em que o “interior” não é facilmente acessível (como o corpo humano, por exemplo). Assim, só temos acesso aos elementos de entrada e saída para sabermos como ele funciona.
-
Tipos de feedback
O primeiro é o feedback de reforço (o antigo positivo). Ele tende a amplificar a saída, até que algum outro mecanismo o impeça. Por exemplo, se você recebeu um elogio de algum colega que você é prestativo, você tende a ser ainda mais prestativo. Pelo menos até que algum outro mecanismo entre em ação, como a sua própria consciência, dizendo que você não precisa ser ainda mais prestativo, ou que tem outras prioridades.
O segundo tipo é o feedback de equilíbrio (popularmente chamado de negativo). Este tende a buscar o equilíbrio em algum comportamento. Se você for muito contundente em seus argumentos, alguém pode dizer que você está sendo agressivo. Neste caso, você tende a reduzir a sua agressividade, para buscar equilíbrio perante o ponto de vista do seu time.
https://targetteal.com/pt/blog/feedback-como-a-sua-empresa-deveria-estar-tratando-esse-tema/
C) as pequenas ações podem evoluir transformando-se em grandes conseqüências, para melhor (POSITIVO/REFORÇO/AMPLIFICAÇÃO) ou pior (NEGATIVO/EQUILÍBRIO/ESTABILIZADOR).
https://coede.wordpress.com/2015/06/02/resenha-a-quinta-disciplina/
-
A questão foi ANULADA.
Notem que o enunciado faz referência às duas concepções de feedback adotadas pela visão sistêmica de Peter Senge: o feedback de reforço, que leva à ampliação de uma determina situação; e o feedback de equilíbrio, que corresponde a um mecanismo de estabilização em torno de uma meta pretendida. Porém, ao solicitar a alternativa correta, a questão não especificou a qual dos dois modelos se referia, passando a enumerar assertivas adequadas a um dos tipos, mas não a ambos.
Assim, por exemplo, a ideia de autocorreção (item A) e o mecanismo para comportamentos orientados a metas (item B) se referem ao feedback de equilíbrio. Por sua vez, a ideia de que pequenas ações podem levar a grandes consequências (item C), em um efeito "bola de neve", está associada ao feedback de reforço. De forma semelhante, as opções D e E serão certas ou erradas conforme o tipo de feedback, não sendo possível avaliá-las fora de contexto.
Portanto, não havendo item sempre certo entre as alternativas apresentadas, de forma independente do tipo de feedback considerado, a banca agiu corretamente ao promover a anulação da questão.
Comentário Adriel Sá
-
isso é a teoria do caos!!! Aff...
-
Boa noite!
Resumo interessante das cinco disciplinas da aprendizagem por peter senge.
https://www.youtube.com/watch?v=3cX-IblfJKA