SóProvas


ID
1380577
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca das abordagens clássica e sistêmica da administração, julgue o item a seguir.

De acordo com a abordagem sistêmica da administração, as organizações, quando vistas como sistemas abertos, podem se adaptar ao ambiente em que estão inseridas, bem como influenciar fortemente a natureza desse ambiente.

Alternativas
Comentários
  • A abordagem sistêmica está mais interessada em juntar as coisas que em separá-las.

    Os sistemas são abertos -> os sistemas abertos são caracterizados por um processo infinito de intercâmbio com o seu ambiente para trocar energia e informação. 
    As funções de um sistema dependem de sua estrutura, sendo assim cada sistema tem um objetivo ou finalidade que constitui seu papel no intercâmbio com outros sistemas dentro do meio ambiente.
    fonte: Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública 3ªed.

    GAB CERTO

  • CERTO.


    Em meados de 1950, Ludwig von Bertalanffy, um biólogo alemão, elaborou a teoria denominada Teoria Geral dos Sistemas (TGS). Esse postulado, em síntese, tem sua base nos sistemas, que não podem ser compreendidos apenas pela análise separada e exclusiva de cada uma de suas partes, mas sim na compreensão da dependência recíproca de todas as disciplinas e da necessidade de sua integração. 



    Como não poderia ser diferente, assim como muitas ciências adotam essa teoria, a Administração também o faz. De acordo com os pressupostos da abordagem sistêmica, deve haver constante interação e interdependência entre as partes integrantes de uma organização. Adicionalmente, essas partes devem ser orientadas para um propósito comum, de modo a estarem com plena capacidade de influenciar e serem influenciadas pelo ambiente externo.



    https://concurseiro24horas.com.br/artigo/544/comentarios-prova-agente-de-policia-federal-disciplina-de-administracao.html


  • É pacífico que as organizações, tendo como referência a abordagem sistêmica, estão inseridas em um meio e sofrem interações com este. Porém, afirmar que uma organização (sem deixar claro se estamos tratando de uma organização de pequeno ou grande porte) é capaz de influênciar FORTEMENTE a natureza do ambiente me parece absurdo. So nos resta esperar o gabarito oficial

  • esse "FORTEMENTE" me derrubou fortemente no dia da prova...

  • Questão abordou de forma genérica, não especificou o ambiente(interno ou externo).

  • CERTA

     Q327923 Prova: CESPE - 2013 - IBAMA - Analista Administrativo

    Na abordagem da administração pelo pensamento sistêmico, a ideia de sistema refere-se a um conjunto de entidades, denominadas elementos ou componentes, que mantém uma espécie de relação ou interação, o que possibilita a visão de uma entidade nova e distinta, em que é possível o foco no todo e não apenas nos seus componentes.
    GABARITO: CERTO

    Q58348 Prova: CESPE - 2008 - TCU - Analista de Controle Interno – Tecnologia da Informação - Prova 1

    De acordo com os pressupostos da abordagem sistêmica, em uma organização que vise fazer frente às pressões geradas pelo aumento da competição no mundo globalizado, deve haver constante interação e interdependência entre suas partes integrantes. Adicionalmente, essas partes devem ser orientadas para um propósito comum, de modo a estarem com plena capacidade de influenciar e serem influenciadas pelo ambiente externo.

    GABARITO: CERTO

  • "Influenciar fortemente" foi dolorido...

  • A TGS se fundamenta em três premissas:

    1. Os sistemas estão dentro de sistemas maiores.

    2. Os sistemas são abertos e interagem com o ambiente.

    3. As funções exercidas pelo sistema dependem da sua estruturação.


    Segundo Chiavenato (2011):

    • Sistema é um conjunto de elementos em interação recíproca.

    • Sistema é um conjunto de partes reunidas que se relacionam entre si formando uma totalidade.

    • Sistema é um conjunto de elementos interdependentes, cujo resultado final é maior do que a soma dos resultados que esses elementos teriam caso operassem de maneira isolada.

    • Sistema é um conjunto de elementos interdependentes no sentido de alcançar um objetivo ou finalidade.

    • Sistema é um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado cujas características são diferentes das características das unidades.

    • Sistema é um todo organizado ou complexo; um conjunto ou combinação de coisas ou partes, formando um todo complexo ou unitário orientado para uma finalidade.


    A visão organizacional a partir dos sistemas é que a empresa (ou organização) é um sistema aberto que interage com o ambiente para receber insumos de todas as naturezas e fornecer produtos ou serviços como resultado do seu processamento interno.


    Fonte: Professor Carlos Xavier, material do Estratégia Concursos.

  • "PARA BERTALANFFY, A TEORIA DOS SISTEMAS VÊ AS ORGANIZAÇÕES COMO SISTEMAS ABERTOS, QUE ESTÃO EM UMA CONSTANTE RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE EXTERNO E QUE SÃO IMPACTADAS POSITIVA OU NEGATIVAMENTE POR ELE. 

    ESTES ORGANISMOS TERIAM, PORTANTO, PARTES INTERDEPENDENTES E ESTARIAM EM CONSTANTE CONTATO E INFLUÊNCIA COM O AMBIENTE EXTERNO" Rodrigo Rennó

  • Questão Certa


    Na abordagem sistêmica deve haver constante interação e interdependência entre as partes integrantes de uma organização e entre a organização e meio em que ela se encontra, podendo a mesma influenciar e ser influenciada.


    Sistemas Abertos -> os sistemas abertos são caracterizados por um processo infinito de intercâmbio com o seu ambiente para trocar energia e informação. Onde a organização poe influenciar e ser influenciada, já que é um sistema aberto.

  • lembra da teoria dos sistemas, tem foco aberto.

  • Gabarito Correto

    A Teoria dos Sistemas engloba a noção de que as organizações são sistemas abertos, que estão em uma constante relação com o meio ambiente externo e que são impactadas positiva ou negativamente por ele.

    Fonte: Estratégia Concursos - Administração - Apostila 06, Pág 25 - Professor Rodrigo Rennó

  • De fato as organizações podem influenciar o ambiente externo, contudo essa influencia não é fortemente .O contrário é valido : o ambiente influencia fortemente as organizações.

  • Concordo com o colega abaixo, podem influenciar, entretanto o termo "fortemente" está de forma abusiva. Temos o caso do ex-Ministro do STF, Joaquim Barbosa, que ironizou a Justiça Desportiva dizendo "que tal 'instância' rebaixou a portuguesa", por exemplo. Houve repercussão, mas não chegou a criar nenhum efeito para falarmos que a coisa foi forte. Mas, cespe é cespe né...

  • Galera, talvez a banca inverteu as parada ... O ambiente externo pode influencia fortemente as organizações ....

  • Um exemplo grosseiro seria uma pessoa que está recepitível a novas amizades: ela tanto pode se adaptar a novos costumes quato pode influenciar o grupo em que está se iserindo.

    E.

  • "Fortemente"??? Putz...quero saber qual autor defende esse "fortemente" em algum livro!!!
  • Bom, não encontrei uma fonte consistente para explicar esse gabarito. Entretanto, chego à conclusão que a banca (possivelmente) utilizou o termo “podem” para justificar o termo “fortemente”. Ou seja, há caso em que a organização PODERÁ influenciar FORTEMENTE o ambiente, seja uma organização grande influenciando o ambiente EXTERNO ou mesmo uma empresa pequena influenciando o seu ambiente INTERNO.

  • Correto. O que está em jogo é o termo influenciar. A organização sempre poderá influenciar, o que não se pode afirmar, como já caiu em outras questões, é que vai modificar, mudar, alterar e etc.

  • As organizações como sistemas abertos podem influenciar no ambiente. É o caso de uma relação de interdependência com o ambiente, ou seja, uma dupla capacidade de influenciar o meio externo e ser por ele influenciado. A minha dúvida mesmo ficou na palavra ''fortemente''. 

  • ELA INFLUENCIA E É INFLUENCIADA PELO AMBIENTE EXTERNO.

     

    PRINCÍPIOS DA ABORDAGEM SISTÊMICA:

        - EXPANSIONISMO: TODO FONÔMENO É PARTE DE UM FENÔMENO MAIOR. O DESEMPENHO DE UM SISTEMA DEPENDE DE COMO ELE SE RELACIONA COM O TODO MAIOR QUE O ENVOLVE E DO QUAL FAZ PARTE. VISÃO FOCADA NO TODO.

     

        - PENSAMENTO SINTÉTICO:  É O FENÔMENO VISTO COMO PARTE DE UM SISTEMA MAIOR E É EXPLICADO EM TERMOS DO PAPEL QUE DESEMPENHA NESSE SISTEMA MAIOR. POSSUI INTERESSE EM JUNTAR AS COISAS.

     

        - TELEOLOGIA: É O ESTUDO DO COMPORTAMENTO COM A FINALIDADE DE ALCANÇAR OBJETIVOS. A RELAÇÃO CAUSA-EFEITO NÃO É UMA RELAÇÃO DETERMINÍSTICA OU MECANICISTA, MAS SIMPLESMENTE PROBABILÍSTICA.

     

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • Correta. A abordagem clássica desenhada na teoria geral dos sistemas vai apresentar o modelo de sistema aberto e nessa perspectiva as organizações influenciariam e seriam influenciadas através do meio e das outras organizações.

  • Gabarito: CERTO.

     

    A Teoria dos Sistemas engloba a noção de que as organizações são sistemas abertos, que estão em uma constante relação com o meio ambiente externo e que são impactadas positiva ou negativamente por ele, ou seja, influenciam o ambiente.

     

    PONTO DOS CONCURSOS.

  • Professor Marco Ferrari é fera.

  • Gabarito: CERTO

     

    Teoria dos Sistemas  {   ---> Organizações são sistemas abertos

                                      {   --->  Há constante relação com o meio ambiente externo

  • Trata-se de uma característica TGS:

    Estado firme e Homeostase dinâmica.





  • CORRETO

     

    Característica da teoria geral dos sistemas

     

    Toda organização é um sistema aberto. A empresa é caracterizada como um Sistema Aberto, pois sofre interações e flutuações de seu ambiente interno (departamentos, processos, recursos humanos etc.) e do ambiente externo (economia, política, meio ambiente etc.).

  • Os sistemas são abertos ,sistemas vivo,orgânico,flexivel e que tudo se relaciona.

  • Gab C

    As organizações são sistemas abertos, que estão em uma constante relação com o meio ambiente externo e que são impactadas positiva ou negativamente por ele.

    Fonte : Estratégia.

  • De acordo com a TGS, os sistemas são considerados como abertos. Por esse motivo, estão em constante interação com o ambiente, mantendo-se um equilíbrio dinâmico, em que as partes interagentes influenciam e são influenciados uma pela outra.

  • Sistemas que interagem com o ambiente externo, adaptando-se e influenciando fortemente a natureza desse ambiente.

    Sistemas são abertos:

    Cada sistema existe dentro de um meio ambiente constituído por outros sistemas. Os sistemas abertos são caracterizados por um processo infinito de intercâmbio com o seu ambiente para trocar energia e informação.

  • GABARITO CERTO.

    ESTOU ME SENTIDO EM ADMINISTRAÇÃO GERAL HAHAHA OS MESMOS CONCEITOS, PORÉM USADO NA INFORMÁTICA.

    --------------------------------------------------------------

    *A organização pode ser vista como um sistema que interage com o seu ambiente, ou seja, que recebe insumos (inputs), realiza o processamento desses insumos, e apresenta saídas (outputs) para o ambiente.

    1. Insumos ou entradas (inputs).

    2. Processamento. (Throughput)

    3. Saídas (outputs).

    4. Impactos (outcomes)

    5. Retroação.

    6. Ambiente que envolve o sistema.

  • Um sistema aberto

    se adaptar e sofre influencia do ambiente ( natureza)

  • Sistema ABERTO : > tem interação dual com o ambiente, em que influencia e é influenciado.

  • Para a abordagem sistêmica, as organizações são sistemas abertos que,

    assim como os organismos vivos, interagem com o meio externo em que

    estão inseridas. Sendo uma organização um sistema aberto que troca

    influências com o meio, pode ser considerada um sistema menor dentro de

    um sistema maior denominado sistema social.

    Gabarito: Certo.

  • Sistemas Abertos: Interagem com o ambiente. Existem diversos graus de abertura de sistemas. Os sistemas abertos são caracterizados por um processo infinito de intercâmbio com o seu ambiente para trocar energia e informação.

    As Organizações quando são vistas como sistemas abertos, podem se adaptar ao ambiente em que estão inseridas, bem como influenciar fortemente a natureza desse ambiente.

    Trocam informações, materiais e energia com o meio ambiente.

    Tem um ambiente, que são outros sistemas com os quais eles se relacionam, efetuam trocas, portanto se comunicam.

    Tendem à adaptação frente às mudanças ocorridas em seus ambientes de forma a procurar garantir a sua própria existência (HOMEOSTASIA).

     

    Sistemas Fechadas

    São autocontidos.

    Não trocam material, informação ou energia com o ambiente.

    Vão esgotar-se ou tornar-se desordenados, o chamado movimento que aumenta a ENTROPIA.

     

    Sistemas Dinâmicos:

    Recebem entradas do ambiente, as processam e produzem resultados.

     

     

    >> Um sistema com intenções é um sistema criado pelo homem que busca um conjunto de objetivos para o qual ele foi criado (SI tem objetivos).

     

    >> Sistemas existem dentro de outros sistemas: Cada sistema é constituído de subsistemas e, ao mesmo tempo, faz parte de um sistema maior: o suprassistema.

     

    >> As funções de um sistema dependem de sua estrutura. Cada sistema tem um objetivo ou finalidade que constitui seu papel no intercâmbio com outros sistemas dentro do meio ambiente.

     

    Entropia: É um processo de desorganização natural das coisas.

    A organização precisa ter um excesso de energia para poder combater o processo de entropia.

    A entropia interna trata do grau de desordem ou do desequilíbrio de um sistema e costuma ocorrer em sistemas fechados, pois eles não interagem com ambientes externos.

    Um sistema com entropia interna não funciona corretamente, pois quanto maior a entropia interna, maior o desequilíbrio e pior seu funcionamento.

    Entropia NEGATIVA é a força que o sistema usa para combater a entropia.

    Uma das características de todo sistema aberto é a entropia negativa, isto é, a capacidade de combater a entropia.

     

     

    Homeostase ou estado firme: A capacidade do sistema em voltar à sua situação de normalidade quando ocorre uma ação imprópria.

    A organização precisa manter um estado firme ou de equilíbrio em seu funcionamento (praticamente constante).

    Trata do grau de ordem ou do equilíbrio de um sistema e costuma ocorrer em sistemas abertos, isto é, aqueles que interagem com o ambiente externo.

    Se o ambiente fica mais quente, a organização se adapta; se fica mais frio, ela também se adapta.

    Fonte: Meus resumos do Gran, professora PATRÍCIA QUINTÃO.