-
Resposta: ERRADA.
Comentário: A curva de Engel não tem relação com a curva dos rendimentos decrescentes.
http://blog.alfaconcursos.com.br/gabarito-da-policia-federal-2014-economia/
ou pelo entendimento do gráfico, Resposta: Errada...
Conforme a informação da questão, a curva de Engel teria um formato em que a concavidade estaria voltada para o eixo das abscissas (x), parecido com uma equação de segundo grau com o elemento "A" sendo menor que zero (a<0)
RESUMINDO: Questão informa que a concavidade (parte aberta da parábola) está voltada para baixo, mas na verdade a curva de Engel a concavidade está voltada para a esquerda.
-
ERRADO
A lei dos rendimentos decrescentes está associada à produção de CURTO PRAZO para a empresa. A curva de Engel, por sua vez, relaciona a renda e a quantidade consumida pelo consumidor.
A curva de Engel não tem relação com a lei dos rendimentos decrescentes (que se estuda na teoria da produção). O que sabemos é que a curva de Engel pode ser positiva (bem normal) ou negativamente inclinada (bem inferior).
-
ERRADO
Rendimentos decrescentes: teoria da firma. "Produto marginal decrescente: propriedade pela qual o produto marginal de um insumo declina à medida que a quantidade do insumo aumenta." (MANKIW, 2001, p. 273).
Curva de Engel: mede a quantidade demandada de um bem em função da renda. "Bem normal: bem para o qual um aumento na renda é seguido por uma elevação na quantidade consumida"
"Bem inferior: um bem é inferior se o consumidor comprá-lo em menor quantidade quando sua renda aumenta" (MANKIW, 2001, p. 473).
-
Curva de Engels relaciona renda (eixo Y) e qtd do bem (eixo X). Lógica é que num bem normal quanto maior sua renda, menos vc vai consumir (proporcionalmente ao aumento da renda) de um mesmo bem, tornando a inclinação positiva. No limite, vc consome a mesma quantidade de um bem se sua renda for muito alta.
-
Esse é o conceito da curva de Laffer?
-
Curvas de Engel- representa a relação entre o rendimento do consumidor e a quantidade consumida de um bem ou serviço.
Essa curva é formada a partir da curva de rendimento-consumo. Mostra-nos que à medida que o rendimento aumenta o consumidor está disposto a pagar mais pelo bem ou serviço. Ou, pelo contrário, quando o rendimento diminui o consumidor tende a diminuir o consumo desse bem ou serviço. Ou ainda que à também o caso de o rendimento aumentar e ainda assim o consumo de um bem ou serviço diminuir.
Àqueles bens ou serviços cujo consumo diminui com o aumento do rendimento dá-se o nome de “Bens Inferiores”. Dá-se o nome de “Bens Superiores” aos bens ou serviços para os quais um aumento do rendimento determina um aumento mais que proporcional do consumo. E ainda aos bens e serviços cujo consumo aumenta quando o rendimento aumenta chamamos “Bens Normais”.
-
A curva de Engel não tem relação com a curva dos rendimentos decrescentes
-
Na curva de Engel fixamos os preços dos bens no eixo
“x" e no eixo y, consequentemente podemos averiguar como a demanda varia à
medida que a renda varia, ou seja, é um gráfico da demanda de um dos bens como
função da renda, com os preços constantes. A referida curva pode ser
positiva, se o bem for normal, ou negativamente inclinada, se o bem for
inferior.
Quanto à primeira parte da questão, devido à lei dos
rendimentos decrescentes, não tem nenhuma relação com a curva de Engel.
-
A curva de Engel não tem relação com a lei dos rendimentos decrescentes, embora tenha relação direta com a renda do consumidor.